Bolívar manda recado para Chávez.
às 20:18:00
E o Coronel completa:
"O passo foi dado".
Feliz Ano Novo, América Latina.
às 18:58:00
Uribe pede DNA da avó de Emannuel.
às 18:51:00
A bola está com Chávez.
Uribe faz declaração de diplomata.
às 18:04:00
Agradece a Hugo Chávez pelos esforços. Em segundo lugar, "expressa gratidão aos diferentes governos e delegados", que "estão pacientemente" em Villavicencio.
Afirma que fez uma reunião com os observadores e manifestou preocupação de que a imprensa argentina, boliviana e venezuelana "que não se há dado garantias, e isto me angustia, pois queremos que todos estão rodeados de plenas garantias por parte do Governo de Colômbia".
(POSTANDO AO VIVO)
Afirma que orientou ao comissário para que, passadas 48 horas, para que informasse aos observadores sobre como as FARC não cumpre o que promete. Informa que o governador de Meta, província onde está Villavicencio, foi seqüestrado durante o momento em que havia uma comitiva de paz das Nações Unidas no local e um acordo para que ações fossem cessadas naquele momento.
(POSTANDO AO VIVO)
Uribe segue contando casos de seqüestros em que os mesmos acabaram em assassinatos dos reféns. Como os narcoterroristas mataram a sangue frio os onze deputados, além de um governador e um ministro.
Afirma que "deu instruções de que o comissário não deveria ir ao local, pois temia que algo acontecesse a ele".
(POSTANDO AO VIVO)
"A FARC se negou a dar as coordenadas". Uribe afirma que sempre houve a garantia de aqui não haveria combates. Pode haver presença militar, mas estava garantido que não haveria combates. E que não houve nenum combate nesta área.
(POSTANDO AO VIVO)
Entra o Comandante do Exército Fredy Padilla de Leon para dizer que tudo estava garantido em termos de segurança, que não haveria nenhuma atividade ou ação militar seria feita na área. Nas últimas 68 horas não houve nenhuma movimentação na área, garante o Comandante.
Uribe informa que o comissário entrou em contato com Chávez, e que este informou que havia recebido um comunicado das FARC, dizendo que, por causa das movimentações militares, a operação não poderia ser concretizada.
Continua Uribe: "Informava ao Chanceller Maduro, de Venezuela, que as coordenadas só seriam dadas com os helicópteros em vôo. Eu respondi em total concordância, aceitando a exigência e que as coordenadas só fossem dadas quando estivessem em vôo. Também concordamos em não fazer um só disparo na área. Também aceitamos que as nossas Forças não tivessem ação militar numa zona de onde estão os sequestrados e para onde fossem levados".
(POSTANDO AO VIVO)
Continua Uribe:
"As FARC mentem se dizem que houve mau tempo. O tempo está muito bom na Colômbia".
"Acabamos de aceitar ante os delegados que se crie este corredor livre de operações militares ativas, para facilitar oi transporte dos reféns do cativeiro até o lugar de libertação. Não tem desculpa o grupo terrorista das FARC. "
(POSTANDO AO VIVO)
"As FARC não tem em seu poder ao menino Emmanuel. Na manhã de hoje, 31 de dezembro, o Instituto Colombiano de Bem Estar Familiar, recebeu uma solicitação de defensor de São José, cidade próxima a Villavicencio, aqui próxima, onde poderiam liberar os seqüestrados, que estavam reclamando um menino que haviam entregue ao instituto em julho de 2005. Pois bem: este é o ocorrido no dia de hoje...A inteligência do estado vinha recebendo informações de que Emmanuel se encontraria em Bogotá no sistema de bem estar familiar. Em 28 de dezembro, os fiscais receberam estas informações."
(POSTANDO AO VIVO)
Uribe afirma que o menino Emmanuel está sendo investigado, para verificar se seria o mesmo. Está fazendo exame de DNA, mas não há como confrontar com o pai.
Agora o Comissário Restrepo lê o comunciado do Instituto de Bem Estar. O menino Emmanuel teria sido recebido em péssimas condições, vítima de maus tratos, apresentando desnutrição, paludismo, diarréia aguda, fratura de um braço e abandono social.
(POSTANDO AO VIVO)
Chávez comunica que a operação está suspensa.
às 17:51:00
Ouça aqui o relato completo sobre a liberação dos reféns.
às 17:28:00
Feliz 2008.
às 16:22:00
"Lula, por que no te miras?"
às 15:28:00
O Rei Don Juan Carlos, aquele que mandou Hugo Chávez calar a boca e ele calou, vai passar esta noite de ano novo com as tropas espanholas, no Afeganistão. Chegou de surpresa para dizer aos seus soldados:"Trago o desejo de toda minha família de felicitar-lhes, dar-lhes obrigado e muitas felicidades".
Por que Lula não "se mira"no exemplo do Rei e vai passar a noite de ano novo no Haiti, onde estão 1.200 militares brasileiros? Por que não embarca no Aerolula e dá um pulinho lá, Lula?"El Pingüim"quer voar de volta.
às 14:33:00

Um contra todos.
às 13:52:00
Álvaro Uribe, Presidente da Colômbia, encerra o ano com mais de 60% de aprovação do povo de seu país, por não dobrar os joelhos para as FARC, tampouco para a turma unida do Foro de São Paulo e do Socialismo do Século XXI. Disse não ao Mercosul, disse não ao Banco del Sur, disse não à liderança do mameluco meio louco.Feliz Ano Novo, brasileiros mundo à fora.
às 12:37:00
Na Austrália, onde a carga tributária é menos de 30% do PIB, já é Ano Novo. O título do tradicional espetáculo de Sydney foi "O melhor de nossas vidas". O blog deseja um feliz ano novo para a brasileirada jovem que cansou de esperar pelo Lula e que está lá, buscando algo melhor para as suas vidas. Já são mais de 2 milhões de brazucas neste mundão. Olha o mico!
às 12:22:00
Posso queimar a língua, mas parece que o mico que Chávez vai pagar será grandioso. Chávez combinou com os colegas bolivarianos, com a imprensa, com o Oliver Stone, só faltou combinar com o Manuel Marulanda, o bandidão que comanda a narcoguerrilha. Dado o adiantado do tempo, o petroditador já começa a culpar os Estados Unidos da América e a insinuar que podem haver ataques das tropas colombianas. E justifica que os seus camaradas guerrilheiros terroristas estão apenas buscando toda a segurança para não serem capturados.A estratégia de Álvaro Uribe é manter-se mudo. Ninguém sabe ao certo o que se passa na cabeça do presidente colombiano, que colocou um único interlocutor a falar sobre o tema. Ao contrário de Chávez, que armou um verdadeiro circo em torno da libertação dos reféns, incluindo um bufão brasileiro que para lá foi enviado pelo Presidente Lula, fantasiado de Fulgência Batista, como disse um comentarista do Coturno Noturno. E lá está o Brasil, pagando mico junto com a indiada bolivariana.
Imposto sueco, serviço afegão.
às 10:49:00
Assistimos, durante a votação da CPMF, ao deprimente espetáculo de um governo incompetente querendo mais R$ 40 bilhões em impostos. Mais deprimente ainda está sendo assistir a este mesmo governo, que assalta nossos bolsos, com uma das maiores cargas tributárias do mundo sobre o consumidor, maior do que a dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Espanha, não conseguir cortar gastos, tal o grau de corrupção e conivência que permeia as suas relações políticas e econômicas. Cobram muito porque são mal intencionados. Cobram muito porque sempre viveram pendurados nas tetas dos impostos sindicais. Cobram muito porque sempre sonegaram dentro dos seus sindicatos, que não são fiscalizados, onde rolam os convênios, as verbinhas para capacitação, os jabás desta verdadeira quadrilha que tomou conta do país.
Assinante da Folha pode ler a matéria completa aqui. Parte da matéria também está na Folha Online.
Deu "ARGH!"na enquete: tim-tim, Lula!
às 10:00:00
O povo decidiu e o povo é soberano. O drink vencedor para a virada do Lula de 2007 para o melhor ano da história do Brasil, na Granja do Torto, tem cachaça a gosto, pimenta, sal, limão e caldo de mocotó de ontem. Obteve 52%, ganhando em primeiro turno, tendo, portanto, um desempenho muito melhor do que o homenageado sempre teve em eleições. O ARGH!venceu com folga o segundo drink colocado, que na verdade era uma bebida mais adequada para o dia, uma mistura do tradicional CAPETÃO com o inimitável LÚCIFER. Cabe aqui um aviso ao nosso homenageado: o ARGH! não tem problema quanto a pimenta, o sal e o limão. O segredo está na mistura balanceada entre a cachaça e o caldo de mocotó. Desculpe, presidente, olha eu aí querendo ensinar o padre a rezar a missa. Bem-vindo, Emmanuel.
às 01:49:00
Todos estamos torcendo para que Mogli, um garoto nascido na selva, vença a sua grande jornada rumo à civilização, acompanhado de sua mãe doente. Que vença o orangotango maluco chamado Hugo Chávez, a cobra com poder de hipnotizar chamada Piedad Córdoba e o tigre ameaçador que quer mantê-lo preso, chamado Manuel Marulanda. Seja bem-vindo, Mogli Emmanuel. Uma nova vida lhe espera. Uma vida de criança, como você merece. Uma vida em democracia.Reveillón na selva.
às 01:05:00

A senadora colombiana Piedad Córdoba é a musa das FARC. Dizem pela América bolivariana à fora que algo mais une Chávez e Piedad do que o Socialismo do Século XXI.
Confesso que fiquei preocupado com o Marco Aurélio Garcia, o “Companheiro Boca”. Ninguém merece passar a noite de ano novo em Villavicencio, lá no interior da Colômbia, esperando que o Marulanda dê as famosas “coordenadas”para que os helicópteros do Chávez apanhem os reféns. O hotel é cinco estrelas, mas réveillon longe de casa, olhando para a cara do Nestor Kirchner, é o fim da picada. Aí fui no site do Del Llano ver se ia rolar a festa e, sim, a festa vai rolar na “Gran Gala de San Sivestre”.
A ceia será servida ao som de uma orquestra local. Entrada: coquille de mariscos. Prato principal: lomo de cedro Rey Farut. Sobremesa: porfait con dulces colombianos. Tudo isto ambientado em um bodegón de frutos tropicais e com juegos pirotécnicos, por módicos $ 125.000 por "persona" (o equivalente a R$ 120,00).
Na virada, haverá um brinde com champanha à beira da piscina. Para se vingar, sugiro que o nosso assessor internacional "invite" a Senadora Piedad Córdoba para um bailado, só para "hacer um chiste con Chávez". Mas sem barraco, que ninguém merece.
Camaradas, pero no mucho.
domingo, 30 de dezembro de 2007 às 23:42:00
Humor com interatividade.
às 23:01:00

Vem aí o Banco del Sur.
às 21:53:00

Dia 21 de janeiro, em Caracas, os Ministros da Fazenda de Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, estarão reunidos para definir o modelo de financiamento do Banco del Sur, onde o Brasil vai colocar entre U$ 1 a 2 bilhões para começar.
O Coturno Noturno sugere, acima, um logotipo para o Banco del Sur. Uma mulher formada por folhas de coca, de braços abertos para a América. Folhas de coca por causa da coca, uma das grandes riquezas regionais, de grande circulação pelo continente. Verde por causa dos malditos dólares! O lettering em vermelho, lembra as cores do socialismo. Mais bolivariano, impossível.
"Farcsantes".
às 19:34:00
Os observadores bolivarianos chegando a Villavicencio, ponta de partida para a busca dos reféns. No centro, o "Companheiro Boca", Marco Aurélio Garcia. Cada vez chegam mais aviões e, dos reféns, nada. A Colômbia está dando o prazo que for necessário e todas as garantias para a Operação Emmanuel. Postado às 17:03 da Colômbia.Yamile, llame el "Companheiro Boca" al teléfono!
às 17:47:00
Marco Aurélio Garcia está hospedado no luxuoso Hotel Del Llano, em Villavicencio, Colômbia. Já que ele e seus companheiros estão gostando da hospedagem e a cada momento é uma notícia diferente sobre a libertação dos reféns, perguntem diretamente a ele. Afinal de contas, ele está lá para trabalhar pelo nosso país. Atenção: o fuso atual é três horas menos, para que vocês possam acordar o tipo na madrugada. Basta ligar para a gerente, a Yamile Franco Vargas, no fone 6623490 ou no celular 311 8447641 e pedir para "llamar el Companheiro Boca al teléfono". Cruz Vermelha nega ter as "coordenadas".
às 15:28:00
Emmanuel é um novo Élian?
às 13:45:00
Fidel recebe o garoto Élian em Cuba, em 2000, assim como Cháves quer receber Emmanuel em território venezuelano, em 2007. Previsível demais.Lula fora, lá fora.
às 12:37:00
Hugo Dada Chávez.
às 12:01:00
"Toda Venezuela está indignada diante do tristíssimo papel que tem feito Hugo Chávez, pretendendo-se um herói cinematográfico que vai ao resgate de poucas vítimas de seqüestro que tão gentilmente a narcoguerrilha colombiana está liberando. Passeando em uniforme militar, com toda a parafernália midiática do caso, simulando estar à frente de uma grande batalha histórica, Chávez não faz outra coisa que imitar Idi Amim Dada.”Clemente Bolívar, da Direção Nacional do Partido COPEI, da Venezuela, lembrando o episódio do resgate de reféns em Entebbe, em 1976.
Duas visões sobre Emmanuel.
às 10:36:00
Universidade pública forma menos.
às 09:56:00
A Operação Condor da esquerda.
às 02:23:00
Participavam da junta o chileno Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR, na sigla em espanhol), o argentino Exército Revolucionário do Povo (ERP), o uruguaio Movimento de Libertação Nacional (Tupamaros) e o boliviano Exército de Libertação Nacional (ELN). Segundo o general, o secretário da JCR era o cubano Fernando Luis Alvarez. Assim, a criação da junta levou os Exércitos da América do Sul a reagir. "Mas a participação brasileira na Operação Condor se limitou a colaborar com informações, a treinar agentes estrangeiros e a monitorar subversivos."
FARC ataca a Imprensa.
às 01:44:00
É impressionante como o discurso é o mesmo, aqui ou em qualquer buraco onde a esquerda apodrecida quer tomar o poder. Depois de dias de silêncio, o site das FARC publicou, no final do dia de ontem, um artigo atacando veículos de comunicação da Colômbia e da Espanha, além de dizer que a CIA está atuando para tirar do ar alguns meios de comunicação que atuam pela internet. O artigo poderia ter sido escrito por Paulo Henrique Amorim ou por Valter Pomar. O site poderia ser o do PT. As FARC, assim como toda a esquerda latino-americana, têm a noção exata de que a liberdade de imprensa é a mais forte trincheira que protege a democracia. Por isso, fecham emissoras de TV, fundam TVs públicas, alugam jornalistas com linguas afiadas, a peso de ouro e por meio de conexões com as máfias italianas . Mas esta batalha eles estão perdendo em todos os lugares do mundo. Eles sabem disso. Por isso, em vez de atacar Uribe, as FARC resolveram atacar a imprensa, às vésperas da liberação dos reféns. Eles piscaram. Eles estão sentindo o peso da opinião pública.Quantos Alans mais?
sábado, 29 de dezembro de 2007 às 19:27:00
"A verdade é que a gente se sente um pouco triste, mas também feliz porque são pessoas cujas famílias também estão esperando".Eletricistas colombianos, cuidado!
às 19:15:00
Nosso apoio irrestrito ao povo colombiano.
às 18:46:00
Os seqüestros são a grande estratégia do movimento terrorista denominado FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, que já tirou a vida de milhares de civis desarmados, em 43 anos de clandestinidade. O seqüestro, este ato covarde, é a principal arma usada pelos narcoterroristas, mais poderosa que um AR-15 ou que as minas terrestres, mais letal que metralhadoras e granadas, pois arrasa com a alma de um pobre povo.
Portanto,não venham com esta expressão cínica, esta “troca humanitária”.
O tema não é humano, pois é desumano quem seqüestra, mata e assassina como os guerrilheiros das FARC. O tema é político e deve despertar, na comunidade internacional, uma nova consciência para esta violação inominável dos direitos humanos, para esta tortura a que são submetidos inocentes, que demonstra cabalmente a real natureza deste movimento terrorista. Um movimento que suplicia. Um movimento que tortura. Um movimento que mata. Um movimento que deve ser responsabilizado pelo crime mais hediondo que pode existir: o seqüestro.
Não aceitemos esta algema política que os bandidos do Foro de São Paulo tentam colocar nos pulsos do Governo colombiano. E que o Governo colombiano não aceite a armadilha de que deve pagar qualquer preço por uma vida humana, quando sabe que mais de 700 inocentes continuam morrendo no meio da selva. Vidas humanas não são matéria-prima de troca. Vidas humanas estão acima de qualquer ideologia. E por favor, bandidos: um refém não é um guerrilheiro. Um refém é alguém que foi preso à força, desarmado, em tocaias planejadas, por grupos armados. Um guerrilheiro não, um guerrilheiro é alguém que foi pego quando tinha uma arma na mão, quando estava vestindo um uniforme, quando estava infringindo a constituição de um país democrático, em plena luta armada. Os seqüestrados são completamente inocentes, os bandidos das FARC são totalmente culpados. E assim seriam nas selvas colombianas no século XXI ou nas savanas africanas no século XIX. São apenas bandidos, assassino, sanguinários, covardes armados até os dentes.
Não condenemos a Colômbia à derrota, como este governo brasileiro engajado no socialismo, que presta aval a esta "troca humanitária”. Onde estão os representantes do Peru? Do Chile? Do México? Não estão lá, porque são países sérios, que não se prestam a esta palhaçada comandada por um aloprado bolivariano . Não vamos condenar a Colômbia, onde não existe um só cidadão que, direta ou indiretamente, não foi afetado, no seu dia-a-dia , por este bando de assassinos covardes. Não vamos , aqui à distância, dar valor ao “intercâmbio humanitário”, pois estaremos conferindo valor ao seqüestro hediondo, que está na origem de tudo. Não vamos deixar um ditador que, alguns dias atrás, tentava golpear a democracia do seu país, assumir a condução do destino de vidas humanas, montando esta operação midiática carregada de más intenções.
Esta “troca humanitária” não tem nada de humanitária. Não resolve. Não soluciona. Vão continuar os seqüestros, as mortes, os assassinatos. Não é um passo rumo à paz, pois qual paz é possível quando o que move as FARC é a busca de um sistema sórdido para um país livre, baseado no comunismo jurássico que move as suas fileiras. Os bandidos vão depor as armas? Vão voltar à vida democrática e se submeter às urnas? Ou contam em ser assimilados pela sociedade colombiana como um poder paralelo, mergulhando a nação num banho de sangue?
Esta “troca humanitária” é uma lança cravada no coração do Governo colombiano. Tudo começou com uma troca “justa”. Chávez prometia 60 reféns se Uribe libertasse 500 guerrilheiros. Mas o que é isso, fanfarrão vagabundo? Vale mais um bandido armado até os dentes, preso em batalha, do que uma professora, um funcionário público, um comerciante, seqüestrado na calada da noite? E quem falará pelos mais de 700 inocentes que vão continuar apodrecendo nas selvas, depois que os jornalistas forem embora?
Vamos, nós, a opinião pública internacional, evitar que este golpe contra a Colômbia prospere, manifestando a nossa indignação contra este verdadeiro complô contra a democracia colombiana. Fora, Chávez! Fora, Kirchner! Fora, Lula! Fora, Evo! A Colômbia merece respeito ao sofrimento do seu povo.
Torto sem febre amarela.
às 17:04:00

Marulanda, cabrón!
às 16:21:00
Ei, Marulanda, comandante cabrón de las FARC asesinas! Onde está la mierda de las coordinadas? Está com medinho, número 1? Vai amarillar, cobarde?Tudo parado na Venezuela, esperando que os assassinos narcoterroristas botem o seu na reta, fornecendo o local onde os helicópteros da Cruz Vermelha devem pousar para liberar três míseros reféns, enquanto os vagabundos assassinos mantém presos outros 743. Aguardemos.
"Companheiro Boca" dá entrevista.
às 11:18:00
A mentira tem perna curta.
às 09:38:00
"(Contra a prorrogação da CPMF) são aqueles que adorariam poder sonegar como sonegaram a vida inteira neste país"- Dilma Roussef, pré-candidata do PT para 2010, exercitando o "neste país".
O mercado não perdoa.
às 09:09:00
(foto Blog Hoje em Pauta)O ano em que Fidel não morreu.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007 às 23:29:00
Miguel Cossio escreve artigo no El Nuevo Herald, de Miami, lamentando a sobrevivência de Fidel Castro. Trechos abaixo, íntegra aqui.Operação "Deus Está Conosco".
às 22:01:00
"El diablo" está ganhando um chifre.
às 21:51:00
É castigo. Há algum tempo atrás, Chávez chamou Bush, o homem mais popular dos Estados Unidos, segundo pesquisa do Gallup para o US Today, divulgada hoje, de "el diablo". Minha avó sempre dizia que basta chamar o capeta que ele aparece. Pois não é que o demo não só encarnou no petroditador populista, como também está fazendo crescer um chifre na sua cabeça? Estamos sendo roubados!
às 18:31:00
Apagão estatístico.
às 17:52:00
Por que Chávez não liberta reféns venezuelanos?
às 15:05:00
Querem "lavar" a imagem de Chávez.
às 14:17:00
Jornalista Patrícia Poleo denunciou em agosto passado todo o esquema de Chávez e das FARC na libertação de reféns.
Os fatos de que estamos testemunhando hoje, com o amplo apoio dos governos de esquerda da América Latina, confirmam a tese levantada pela jornalista venezuelana.

Esta informação já havia sido revelada em agosto passado, em artigo publicado no El Nuevo Dia.
O "valijagate" e a ponte aérea bolivariana.
às 13:31:00
Operação Avestruz.
às 10:31:00
Enquanto abundam indícios e evidências atualíssimas contra vários luminares da esquerda brasileira, por envolvimento e acobertamento de transações ilícitas da Telecom Itália, um procurador italiano quer extraditar supostos autores de crimes contra terroristas e guerrilheiros do seu país, que teriam ocorrido nos anos setenta, durante o regime militar, na denominada Operação Condor.Democratas com as FARC.
às 08:40:00
Senadores democratas Delahunt, Meeks e McGovern: Bin Laden, da AlQaeda, é diferente de Marulanda, das FARCO teatro de operações de Chávez.
às 08:02:00
A senadora colombiana Piedad Córboba, sendo homenageada por Iván Márquez e pelo alto comando das FARC. Atrás, Rodrigo Granda, já de volta à farda assassina da guerrilha, graças ao pedido de Sarkozy.
Rodrigo Granda, indultado por Uribe, de volta à selva, ao lado de Iván Márquez, o guerrilheito narcoterrorista que negocia em nome das FARC.
Ivan Márquez, Hugo Chávez e a senadora colombiana Piedad Córdoba, negociando em Caracas, em novembro. Estiveram novamente juntos, na última semana, recebendo conselhos da turma de Fidel.Rodrigo Granda foi posto em liberdade recentemente e indultado pelo presidente Álvaro Uribe, em resposta a um pedido direto de Nicolás Sarkozy. Solto, o guerrilheiro voou imediatamente para Cuba, com a concordância do governo colombiano. ''Márquez'', que faz parte da Chefatura Colegiada das FARC, durante as negociações rompidas por Uribe, viajou a Caracas, para tratar da liberação de reféns diretamente com Chávez.
A reunião de planejamento do teatro de operações para libertação dos seqüestrados ocorreu na semana passada, em Santiago de Cuba, onde Chávez casualmente estava em visita.
Direto de Caracas.
às 00:41:00

A liberdade tem preço.
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 às 20:29:00
Os aviões de Chávez, que saem da Venezuela ao encontro dos guerrilheiros amigos das FARC, desta vez não correm riscos.Crônica de uma morte anunciada.
às 17:44:00
Foto: Mian Khursheed, Reuters.Benazir Bhutto, com 55 anos, é assassinada em atentado terrorista no Paquistão
- 1977: completa seus estudos em ciências políticas em Harvard (USA) e Oxford (Inglaterra), retornando ao país
- 1979: o pai Ali Bhutto é executado e Benazir assume a direção do Partido Popular do Paquistão
- 1981: é presa pela primeira vez por participar da formação o Movimento pela Restauração da Democracia. Foram sucessivas prisões até o exílio.
- 1984: vai para o exílio em Londres
- 1985: volta para assistir o enterro de um irmão morto por envenenamento e fica dois meses em prisão domiciliar. Retorna para a Inglaterra
- 1986: volta ao país e novamente é presa, sendo solta em seguida
- 1987: escapa do primeiro atentado
- 1988: é eleita primeira ministra
- 1990: é deposta, acusada de abuso de poder, nepotismo e corrupção
- 1993: é eleita novamente primeira ministra
- 1996: é destituída mais uma vez, acusada de corrupção, má gestão econômica e morte extrajudicial de presos. Neste mesmo ano, seu segundo irmão é morto em confronto com a polícia.
- 1998: parte para o exílio em Dubai e, em seguida, para o Reino Unido.
- 1999: é condenada junto com o marido a cinco anos de prisão, por recebimento de propina
- 2001: é sentenciada a mais três anos de cadeia, à revelia
- 2005: é absolvida das acusações, mas persiste uma série de mandatos de prisão na Interpol
- 2007: após ampla campanha internacional, retorna ao país em busca de uma anistia presidencial. Uma onda de atentados varre o Paquistão, com a morte de centenas de pessoas. Em 3 de novembro, o presidente Musharraf declara estado de exceção. Em 9 de novembro, Benazir é posta sob prisão domiciliar, por poucas horas. Em 27 de dezembro, morre assassinada, em plena campanha eleitoral.
Exclusivo! O discurso de final de ano do Lula.
às 15:00:00
Minhas amigas e meus amigos,
Nunca nestes 507 anos de Brasil, a gente tivemos um ano que nem esse que, mesmo assim, nem chegará perto do que será o ano de 2008. Podemos dizer que teve um Brasil de Cabral até Lula e outro de Lula em diante. Claro que este Brasil não é resultado apenas do trabalho de um presidente ou de um governo, mas do sofrimento, digo, do esforço de todos os brasileiros e brasileiras. Mas o sofrimento agora está curando as suas feridas e mesmo sem a CPMF vamos garantir que o SUS cumpra a sua função de continuar dando uma saúde quase perfeita a todos os necessitados que, aliás, já são menos, muito menos.
Você aí de casa, que lê muito jornal, vê muita televisão e folheia muita revista pode não estar percebendo a tamanha mudança do Brasil, pois a imprensa não mostra tudo. E pobre tem mania de só ver as dificuldades passageiras e não estou falando aqui das companheiras que penaram nas filas dos aeroportos que, por sua vez, também não estão mais tão apagados assim, pois hoje mesmo vi vários aviões passando por cima da Granja do Torto. A verdade é que o Brasil vive hoje um período de solidez econômica e política. Nunca fizemos tantas inclusões. É inclusão social, inclusão digital, inclusão quilombola, inclusão de boiola, inclusão até na selva colombiana, onde hoje estamos buscando alguns reféns das FARC nos aviões do companheiro Chávez.
Em 2007, mais de 8 milhões de brasileiros saíram da linha de miséria. E mesmo que outros 6 milhões de brasileiros ainda estejam na fila da penúria do seguro-desemprego, tudo melhorou. O crescimento se espalha por todos os setores e por todo o País. A renda aumentou mais de 2%, mais de 2%! Mais um pouco e a gente vamos pegar a danada da inflação, que vai aumentar mais de 4%, por causa daquela “herança maldita” que vocês sabem bem de quem veio. Já o IGP-M chegará a 7,8%, portanto, o aluguel vai subir e por isso vou financiar mais casa própria para todos vocês. Porque não vai ter IGP, IPG, GPI que vai impedir que o nosso seja o governo de um pobre para os mais pobres.
O emprego cresce muito, o diabo é que a juventude cresce muito mais. Crianças viram jovens. Jovens viram adultos. Adultos viram velhinhos e temos que governar para todos, não importando se tem dentes ou se já perderam os dentes, pois todos merecem comer nem que seja uma sopinha. Hoje já temos 4,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos que estão desempregados, fora da escola e sem o ensino fundamental completo. Mas isso não é nada, o PAC vai resolver, vai ter muito emprego de pedreiro, de auxiliar de pedreiro, de assistente de pedreiro, uma verdadeira cascata de empregos, uma panela de siri de emprego, você vai puxar um emprego e vai vir mais outro emprego grudado, vocês vão ver, vai ter emprego para todos.
O investimento se amplia, o PAC vai investir mais de 500 bilhões. O crédito se multiplica, o consumo aumenta e a conta a gente paga depois, porque senão pobre não compra. Veja o caso dos aposentados, mais de 5 milhões de velhinhos estão felizes com os seus empréstimos , comprando pela primeira vez o que precisam. Demos prazos de até 60 meses para eles, com um jurinho baixo de 5,4% ao mês. E nós vamos emprestando e eles vão devendo, eles devendo e nós emprestando, é o círculo virtuoso do crédito consignado, esta coisa linda que faz tantos velhinhos sorrirem com as suas dentaduras novinhas doadas pelo Brasil Sorridente.
Nosso País também reforça sua presença no mundo e assume a vanguarda em setores estratégicos, como o dos biocombustíveis. Para isso, estamos plantando como nunca, estamos entupindo a Amazônia de cana e cana. Este ano o desmatamento aumentou 10%, mas não é culpa nossa. É a “herança maldita” dele, que abriu o mercado para as motosserras. Mas não vamos admitir que os estrangeiros venham aqui dizer como é que nós devemos usar o machado nos nossos mognos, depois que eles acabaram com os matinhos deles, que nem chegavam perto da nossa imensa Amazônia, que eles vêm pra cá com os olhos compridos para levar as nossas ervas, os nossos animais, arriscam até querer levar nossos indiozinhos para mostrar na Quinta Avenida.
Mas quero dizer também que há motivos de sobra para não nos deitarmos nos loiros da nossa camisa canarinho pois, como o Corinthians, nós podemos acabar na segunda divisão mundial dos países. Temos que buscar resultados cada vez melhores, temos que nos classificar para a Libertadores do desenvolvimento e temos que levantar a Copa do Mundo do progresso, dando de goleada nos outros países. O Lula tem que ser o Kaká, a Dilma tem que ser a Marta, o Mantega tem que ser o Burú e assim vamos formar um time que vai jogar em qualquer terreno.
Estamos melhorando muito. Já somos mais de 30 milhões de brasileiros fazendo dupla jornada, acima das 44 horas semanais, trabalhando até 70 horas por semana para completar a renda. É ou não é um povo danado de trabalhador? E é um povo que tem responsabilidade social, que paga a segunda maior tributação do mundo sobre os salários, 42,5%. De cada 10 real que ganha, mais de 4 real fica pra gente governar cada vez mais e melhor. Só a Dinamarca ganha de nóis, com 42,9%. Em compensação, arrasamos a Argentina, onde eles pagam miseráveis 27,7% de impostos sobre os salários.
Amigos e amigas:
Vejam vocês que o Índice de Competitividade Mundial 2007 já mostra o Brasil em 49ª. colocação. Estamos na frente de outros grandes países como a Tunísia e Serra Leoa. A gente perdeu algumas posições, mas é só como aquele time que recua para poder atacar com mais força, que é que vamos fazer em 2008, como o Corinthians que vai sair lá debaixo e chegar lá nicima.
E assim como dois e dois não são cinco, vamos mostrar que as nossas crianças vão melhorar em matemática. Afinal de contas, considerando que toda a criança nasce analfabeta como a minha mãe nasceu, estar em 54ª. posição na frente daTunísia, Catar e Quirguistão nem é tão ruim assim. Em leitura, já estamos na 49ª posição e nossos estudantes foram lá e superaram eles, os argentinos que são todos metidos a leitores, vivem com jornal na mão só pra enrolar os pobres dos brasileiros.
Também continuamos avançando na corrupção. O que importa não é quem está na frente do 79º. lugar dos mais corruptos, que é onde estamos, mas sim os que estão atrás. E novamente tiramos 3,5 e ganhamos da Argentina de novo, que tirou 2,9 e da Venezuela, que tirou 2,0 e da Bolívia que tirou 2,9. Por isso, a Polícia Federal nunca trabalhou tanto, pois nunca teve tanto corrupto pra prender como agora.
Por fim, já somos o 70º país no Índice de Desenvolvimento Humano, o que nos coloca entre os melhores do mundo. Estamos em último lugar entre os grandões, lutando contra o rebaixamento e vamos conseguir, porque não vamos vacilar como o Corinthians vacilou.
Esta é a transformação que estamos fazendo do nosso querido Brasil. Por isso, tenho viajado tanto, sempre com a Dona Marisa do meu lado, que é a companheira que todo o companheiro sempre sonhou na história deste país, uma verdadeira guerreira silenciosa. Foram 32 viagens ao exterior, fui nos Estados Unidos, no Congo, na Angola, na Índia e perdoem a brincadeira, fui até lá onde o diabo perdeu as “burkinas”. Se contar nos dedos, foram um mês de 30 dias mais um mês de 31 dias, deixa eu ver, então isso dá 61 dias de viagem em 2007, sempre vendendo o Brasil e ainda criticam um presidente que se deu um avião à sua altura, pois o “sucatão” não teria entrado no espaço aéreo nem da Bolívia.
Fico sastifeito porque os juros também baixaram de taxas. A SELIC baixou de 13,25% para 11,25% ao ano, mesmo assim os estrangeiros ficaram investindo aqui com a gente, porque acreditam no Brasil e é crítica dos derrotados que é só porque pagamos os juros mais altos do mundo e que não cobramos impostos das aplicações dos investidores de outros países. Os juros do cheque especial já baixaram muito também. Em 2007, a média foi de 8,24%! E a Caixa Federal cobrou ainda menos, só 7,20%. E não venham fazer terrorismo contra o primeiro governo deste pobre metalúrgico, só porque estas taxas são mensais.
Estou sastifeito porque temos novos programas modernos, e não estou falando aqui do Café do Presidente: é PAC, é FUNDEB, é PRONASCI, é PDE, é a PQP de tanta coisa boa que estamos fazendo para este país. Hoje, por exemplo, demos mais de 500 bolsas de estudo em dinheiro para cubanos, angolanos, bolivianos, sem exigir nada em troca destes países, só para que eles estudem aqui nas vagas dos brasileiros nas universidades públicas. Eu sou um Presidente que gosta de dar sem receber, perdôo dívidas e dou de presente até refinarias de petróleo, às vezes penso que sou a reencarnação de São Francisco de tanto que dou sem receber. Aliás, com a transposição do Velho Chico nem bispo vai mais morrer de sede no Nordeste, eu garanto para vocês. De fome não sei, mas de sede não morre mais ninguém. E prometo que, além da Luz para Todos, vou garantir a Descarga para Todos, antes do final do meu governo, dando o direito supremo ao esgoto, que ninguém merece fazer no mato em plena sociedade do conhecimento.
Poderia aqui ficar falando, falando, falando, mas cansei que nem as madames de São Paulo. Sabem o quanto falei em 2007? Dei 162 entrevistas e vou dar muito mais, porque já reservei R$ 350 milhões para fundar a TV Pública. Aí sim, vou poder estar todos os dias junto com o meu povo e não duvido que o pessoal queira, além do Café, um Almoço, um Lanchinho e até um Jantar com o Presidente.
Tudo isto me deixa muito sastifeito. Mas estou insastifeito porque ainda há uma forte dívida social a resgatar com os mais pobres. Tanto é que os jovens de 15 anos pra cima também vão ganhar Bolsa Família. Serão mais um milhão de bolsistas, totalizando 12 milhões, quase 35 milhões de eleitores, porque isso de votar é cidadania.
Minhas amigas e meus amigos:
Quero desejar aos mais de 30 milhões de trabalhadores informais que encontrem uma empresa que não dê tanta importância aos mais de 40% de carga tributária e lhe assine a azulzinha em 2008. Que os 5 milhões de aposentados consigam pagar os empréstimos de hoje, para poder fazer um novo amanhã. Que os 6 milhões de desempregados da fila do seguro-desemprego sejam atendidos com maior rapidez nas filas da Caixa. Que possamos trabalhar muito, unidos, para pagar os juros da nossa dívida de R$ 1 trilhão e 200 bilhões, que aumentou R$ 600 bilhões nos meus governos, devido a uma certa “herança maldita", vocês sabem, dele, aquele que vocês sabem quem é. Eu fiz o que pude: paguei o FMI, que cobrava 3% de juros ao ano e disse para mim mesmo, vale à pena pagar 12% ao ano para os banqueiros, mas vamos nos livrar desta praga deste FMI, daquela mulher que vinha aqui com o nariz empinado e levava o leitinho das nossas crianças para os sobrinhos do Tio São, aquele da cartola cheia de estrelinhas.
Minhas amigas e meus amigos,
Existe uma hora para falar, outra hora para calar e, principalmente, uma hora para brindar. E eu devo confessar que, de tanto falar, já estou com a goela seca. Portanto, encerro dizendo: acreditem no Brasil a acreditem em Lula. Desde Cabral, passando por Colombo, Bolívar, Napoleão Bonaparte, até hoje, deste lado do Pacífico, o Brasil nunca me teve, agora quando me tem deve aproveitar, porque eu sou uma metamorfose ambulante, mas não arredarei pé um melímetro de construir um país como nunca na história deste país teve outro. Um feliz e infinitamente melhor 2008 para todos os brasileiros de todo o Brasil. Tim-tim!






