O mercado não perdoa.

(foto Blog Hoje em Pauta)

No ranking do Ibovespa, entre as ações que mais caíram estão as da TAM (-33,97) e da Gol (-27,15), uma resposta dos investidores brasileiros ao caos aéreo, causado pela má gestão do Governo Lula, mas que poderia ser bem menor se as companhias tivessem mais competência, transparência e eficiência. Aqui dentro, estes números não fazem muita diferença, mas lá fora contam na busca de financiamento para a compra de aeronaves e na avaliação do potencial da empresa para atuar em rotas internacionais. Apenas como referência: a American Airlines, após o atentado de 11 de setembro, teve uma queda de 42% no preço de suas ações. Não é muito mais do que a TAM desabou em 2007, perdendo 1/3 do seu valor de mercado.

2 comentários

Bom bia,
Meu primeiro comentário neste blog: me desculpe mas discordo parcialmente das razões da queda das ações da Gol e da TAM. O outro motivo é a atual carteira de pedidos destas companhias junto à Boeing e Airbus. Tem muitos aviões comprados e reservados neste instante (o que é positivo). O alto empenho de recursos explica em parte a queda no valor das ações. Outras causas: a tragédia de Congonhas fez a TAM reservar uma bela provisão para indenizações e isto afetou o penúltimo balanço. No caso da GOL foi a compra da Varig. Vi muitos gerentes de cabelo em pé quando descobriam contas não pagas pela píoneira em alguns aeroportos europeus. Mas eles estão resolvendo muito bem estes problemas.
[ ]´s

Reply

Caro comentarista:

Para duas empresas que dividem entre si praticamente 100% do mercado, bastava que tivessem oferecido aos operadores do mercado um relatório sobre como estão gerindo estes problemas de caixa: isto é governança com transparência.
Da mesma forma, no momento em que mais brasileiros estão investindo em ações, bastava que as companhias tivessem um posicionamento ético mais estruturado frente aos problemas de atrasos e cancelamentos para que a imagem não tivesse sido tão afetada. Ao contrário, existe uma caixa-preta nos balcões, com grosseiras mentiras aos passageiros.
Por fim, a encomenda de aviões às duas grandes fornecedoras mundiais não é garantia de entrega. E uma má situação financeira gera contratos de leasing muito mais duros, em condições menos favoráveis.
Claro que eu torço para que a Tam e a Gol não desabem e que revejam os seus modelos de governança e gestão. O céu ainda é muito melhor que a terra no Brasil das estradas sangrentas do Governo Lula.

Um abraço e volte sempre.

CORONEL

Reply