Mensalão: Lewandowski é o relator do B.

A coluna de hoje, de Dora Kramer, com o título de "A hora H", não tem nada a ver com Haddad. Ou tem, dependendo de como se leia o recado dado.  Aborda a semana decisiva que teremos pela frente, com o julgamento dos "cabeças" da sofisticada organização criminosa. O que chama mais atenção é a comparação que ela faz entre Barbosa e o Lewandowski, no julgamento do Mensalão. 
 
Semana que vem o julgamento do mensalão vai pegar fogo. Dentro e fora do Supremo Tribunal Federal, onde começará a ser examinada a parte da denúncia relativa aos personagens que põem o PT direta e nominalmente no banco dos réus: José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.
Até agora só desfilaram coadjuvantes naquela passarela. Operadores financeiros, facilitadores de negócios, espertalhões, aprendizes e professores de feiticeiros.
Gente permanentemente conectada na oportunidade de levar alguma vantagem, para a qual importa pouco quem esteja no comando. Basta que os comandantes liberem a livre navegação pelas águas do poder.
Esse pessoal já está condenado, sem despertar grandes suscetibilidades. A reação às condenações diz respeito ao indicativo de que podem também alcançar os réus que de fato interessam - os representantes mais graduados, entre os citados na denúncia, do projeto beneficiário do esquema de financiamento.
Pois é a partir daí é que os ânimos realmente se acirram.
Quem se espanta com divergências entre ministros do Supremo ou se apavora com o tom mais incisivo de um ou de outro não leva em conta as implicações de uma decisão colegiada envolvendo legislação, doutrina, agilidade de raciocínio, capacidade de encadeamento lógico e muito conhecimento acumulado em trajetórias jurídicas distintas entre si.
De outra parte, quem vê despropósito na acusação de que o STF funciona como tribunal de exceção a serviço de uma urdidura conspiratória, não sabe o que é o furor de uma fera ferida.
Muito mais além do que já houve ainda está para acontecer.
Os ministros do Supremo vão discutir dura, detalhada e por vezes até asperamente todos os aspectos do processo, dos crimes imputados aos réus e das circunstâncias em que foram ou não cometidos, para mostrar as razões pelas quais condenam ou absolvem.
Nada há de estranho, inusitado ou inapropriado nisso. Não é nos autos que os juízes falam? Pois estão falando neles e deles. É o foro adequado para a discussão. Se a interpretação da lei não fosse inerente à função do magistrado, um bom programa de computador que cruzasse a legislação com as acusações daria conta do recado.
Descontados excessos de rispidez de um lado (do relator) e exageros na afetada afabilidade de outro (do revisor), os debates são apropriados e indispensáveis em caso de alta complexidade e grande repercussão como esse.
A peculiaridade aqui é o conflito de temperamentos e da interpretação dada pelo revisor ao seu papel. Ele deveria revisar o trabalho de Barbosa, mas na prática faz uma espécie de voto em separado. O relator que passou cinco anos examinando os autos, conduzindo interrogatórios e acompanhando todas as fases do processo, irrita-se.

22 comentários

O julgamento referente ao crime de formação de quadrilha da turma dos corrompidos está meio a meio, o que lá na frente pode livrar o Zé da acusação de chefe da quadrilha.

Reply

E com toda a razão. Não apenas pelo imenso trabalho por ele realizado. Mas por saber, como toda a torcida do flamengo que o Lewandowski atua no sentido não de contribuir para aclarar as teses dp relator, mas para contrapor se a elas, visando sua desqualificação e consequente absolvição dos réus mais culpados deste processo. Os chefes e chefetes. Os verdadeiros mensaleiros.

Reply

Mais uma Veja chegando as bancas.
Terror e correria entre a rataiada.


Reply

Lewandowisky é cinico. Esta alí pela mão do CHEFE Luiz da Silva/Marisa. Atrasou o processo, fez relatorio paralelo, esta visto de quem se trata. Queimou o proprio filme para o resto da vida juridica.

Reply

TEM QUE BATER FORTE NO MENSALÃO NO HORÁRIO ELEITORAL. bater! bater! Até liquidar esse partido trambiqueiro comandado por mafiosos e associado a narcoterroristas.

Reply

Prezado coronel
Li na coluna do Reinaldo que o voto da ministra Rosa Weber pode significar uma pena branda ou a absolvição do Zéianov Dirceunovick. É o rabisco da sentença final em que pese a tinta da caneta do ministro Barbosa. A postura do ministro Liberandowski e do pupilo do STF, está sim para aliviar a barra dos que, em países sérios, já teriam cumprido pelo menos parte da pena. Só nos restará os consolo, improvável, de que os que forem para a cadeia, se forem, relatem as suas memórias. E duela a quem doer.

Reply

Golpe baixo – Como sempre afirmamos, na política não há acasos. Tudo ocorre de forma maquiavelicamente premeditada. Como antecipamos na edição de quinta-feira (27), a semana que antecede as eleições municipais seria marcada por jogo sujo e rapapés, em especial na capital paulista, onde o Partido dos Trabalhadores luta de forma desesperada para levar o “lulodependente” Fernando Haddad para o segundo turno.

Empatado tecnicamente com o tucano José Serra, o petista Haddad terá uma ajuda extra da “companheirada” que inunda os sindicatos. Em assembleia realizada na noite de ontem, membros do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (aproximadamente sessenta pessoas) decidiram cruzar os braços na próxima quinta-feira (4), como forma de pressionar o governo do Estado a mudar a forma de pagamento da participação nos resultados da empresa.

A greve acontecerá três dias antes das eleições municipais, mas o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres, garante que o movimento não tem ligação com o pleito. Caso dissesse o contrário, o sindicalista estaria dando um tiro de bazuca na campanha do petista Fernando Haddad. “Nossas reivindicações vêm desde a campanha salarial (em março, quando houve a última paralisação). Só estamos em estado de greve porque as negociações não avançaram. Além disso, não sei como a greve poderia ser vantajosa para nenhum dos lados (na disputa pela Prefeitura)”, disse.

Altino Prazeres disse também que ainda não está decidida a forma como se dará a paralisação. “Poderá ser greve ou a liberação de catracas. Vamos negociar isso com o Metrô e com o governo do Estado, para não prejudicar a população.”

Apesar dessa lufada de “bom-mocismo” que sopra sobre o Sindicato dos Metroviários, o objetivo é, além das reivindicações, é atacar o PSDB às vésperas das eleições, paralisando a mais importante cidade brasileira. É com esse pensamento obtuso e baderneiro que o PT quer administrar a quarta maior cidade do planeta. Enfim,como disse certa vez o abusado Lula, “nunca antes na história deste país”.

Reply

Dado ser o caso muito intrincado, fica difícil querer dos ministros comportamentos de carmelitas.

O problema é o revisor parecer, em alguns casos, estar refazendo o que fez o relator.
Renegando a forma como a lei foi trazida para suportar a pena, pelo relator, optando pela sua tese.
Caso obtenha a confirmação da maioria dos demais para suas teses, poderá, ter peso para que suas interpretações, aparentemente, mais brandas, possam levar à absolvição dos réus mais importantes.
De todo modo, não será tarefa fácil obter maioria, por exemplo, para atenuação do que caberia a Delúbio Soares. Para este, mensalão seria mera conversa de salão dali a algum tampo.
De todo modo, o Ministro Barbosa não deveria mostrar-se tão irritadiço. Ele desenrolou um enorme e bem urdido novelo em cerca de 7 anos de delongas, apelos, ameaças. As chances dele vir a perder o que construiu é muito difícil.

Reply

@off (para refletir): Se os candidatos petistas planejam governar apenas para pobres e que a "classe média" representa agora quem recebe de 291 reais até um pouco mais de 1.000 reais, quem sobra, mendigos e crackeiros? A petezada vai distribuir lanches e pedras para eles ficarem felizes? Governar assim é fácil, até mesmo para despreparados.

Reply

Caro CN. Noticia ruim para os mensaleiros. As viaturas(camburão) que transportarão os presos do Mensalão dos petralhas, já estão sendo revisadas, lavadas, higienizadas, pulverizadas, calibradas, tanques cheios, só aguardando os mandados de prisão.Abs.

Reply

Cel.

Um debruçou-se sobre o processo, em todas as suas fases (relator)durante 5 anos, o outro reescreveu, não revisou nada, e fez o seu voto do B, seguindo o scrit recebido do apedeuta, com cópia distribuida ao Toffoli.

Mantenha-se calmo Min. Joaquim Barbosa, não entre em provocações!!!

Chris/SP

Reply

OFF

PRB LEVA AO AR COMPARAÇÃO DE RUSSOMANNO A LULA NA SEMANA QUE VEM

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1161071-prb-leva-ao-ar-comparacao-de-russomanno-a-lula-na-semana-que-vem.shtml


Chega!!! Não precisamos de outro candidato como o Lula e sua trajetória mentirosa. Era o que faltava!

Chris/SP



Reply



O levandowyske é menininho de recados do cachaceiro vagabundo.

Esta encerrando sua carreira de modo desastrato, e será enterrado na história como um merda de um ministro que tentou desmontar o STF, pondo-se a serviço da bandidagem petista.

Reply

OFF

HADDAD ADERE À CAMPANHA SUJA – PT manda “repórter” da CUT para tumultuar entrevista de Serra. Não tem jeito! Eles odeiam a democracia!

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/haddad-adere-a-campanha-suja-pt-manda-reporter-da-cut-para-tumultuar-entrevista-de-serra-nao-tem-jeito-eles-odeiam-a-democracia/


Eles odeiam a democracia, odeiam as leias, odeiam as pessoas. Não se enganem os pobres!


Chris/SP

Reply

OFF

LUIZ INÁCIO DESESPERADO DA SILVA PRESSIONA, E DILMA ACUADA ROUSSEFF PARTICIPA DE COMÍCIO PRÓ-HADDAD. ESPERO QUE PRESIDENTE NÃO ADOTE A LINGUAGEM DA CHANTAGEM
(...)
Brasil afora, o PT tem usado explicitamente a linguagem da chantagem: se os eleitores votarem no candidato do partido, haverá mais dinheiro do governo federal. Logo, entende-se que, se não votarem, haverá menos.

Em síntese: o petismo só promete dar aos pobres aquilo que já lhes pertence e que foi gerado por eles, com o seu trabalho, só se forem obedientes.

Espero que Dilma Acuada Rousseff resista a se comportar como Dilma Chantagista Rousseff.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/luiz-inacio-desesperado-da-silva-pressiona-e-dilma-acuada-rousseff-participa-de-comicio-pro-haddad-espero-que-presidente-nao-adote-a-linguagem-da-chantagem/

Vão aparecer gatos pingados! Ou talvez alguns curiosos queiram ver o hidrante vermelho de perto!

FORA PETRALHAS!!!!


Chris/SP

Reply

Vamos e venhamos, a história de Barbosa, seu competente e coerente desempenho como relator, sua seriedade e postura enérgica tem lhe conferido credibilidade e admiração por parte da sociedade. Já o lambisgóia defensor dos capangas do chefe da SOC, sua postura jocosa, sua pretensão em ser mais entendido do assunto e aparecer mais do que qualquer outro participante do processo e principalmente sua tentativa de fazer crer que a revisão seja mais correta e importante do que os trabalho de muitos meses dos relator. Isso tudo faz parecer que o revisor está querendo confundir, atrapalhar e atrasar o julgamento, ainda mais quando sua história conta que é filho da cumadre da galega e que Lula o presenteou com uma toga do STF para que ele justamente avacalhe, impeça e atrase o julgamento dos capangas de Lula, justamente como está fazendo.

Reply

Pelo que se vê na TV na campanha do PT nós paulistas ficamos em dúvida, quem é o candidato: Lula e Dilma ou esse desconhecido e sem curriculo Haddad?

No horário na TV se ouve muito mais o nome de Dilma e Lula do que o nome do candidato!

Reply

O Lewandonuosque é idiota e provocador barato. Está a serviço do PT, não vê quem não quer! Coronel, só faço uma pergunta: na foto com o Haddad, o que o Lula está fazendo atrás dele? E COM AQUELA CARA! Não quero pensar mal, mas nessa hora vem na cabeça a história do menino do MEP. Coronel, o que o Haddad tá fazendo ali, Coronel?

Reply

>>

Levandowisky está desmoralizando com o julgamento. Ele está inocentando quase todos para mostrar lógica quando inocentar os petistas da sofisticada organização criminosa. Porque não pedem o impeachment desse sujeito?

<<

Reply

Esse levandolero é uma vergonha! Será que ele não pensa nos filhos, netos, família para fazer esse papel tão ridículo?! O sujeito é uma marionete do pt! Está o tempo todo defendendo a bandidalha! Inverte as provas para provar a "inocência" de condenados por seus pares. Só ele absolve os corruPTos! Vergonha!
O Ministro Joaquim Barbosa tem toda razão de ficar irritado. Este SIM!, está defendendo o país, o STF e cumprindo as leis.

SALVE! SALVE! MIN. JOAQUIM BARBOSA

Reply

A culpa é do presidente do Tribunal que não chama atenção do revisor para que assim se comporte, enquanto este insiste em fazer da revisão uma relatoria num ato que detona não só menosprezo, como também revela puro racismo velado. Isto é que tem irritado de fato o Relator e a todos nós o comportamento distante do Brito que deixa passar ao largo a função que deveria estar exercendo. Afinal, pode ou náo pode existir um julgamento com dois relatores, um que leu o processo e o outro que só defende os interesses dos poderosos do momento. O que estão fazendo é verdadeiramente transformando o julgamento num juízo de excessão, já que é evidente que todos serão condenados.

Reply

O voto da ministra Carmem Lucia e Rosa Weber, sobre formação de quadrilha, parece mesmo antecipar posicionamento para o Jose Dirceu e Genuino, e Duda Mendonça.
Quem não enxergou equipe articulada e objetivo ciminoso no Mensalão só podem ser cegas, miopes, ou como o petofilos serem comprometidos com a causa.

Reply