Cai mais um estelionato eleitoral da Dilma: em vez de 3 milhões, Pronatec só terá 1 milhão de vagas.

(O Globo) O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira que o governo abrirá mais de um milhão de novas vagas no Pronatec este ano. A estimativa corresponde a um terço das 3 milhões de matrículas registradas em 2014 no programa, que foi uma das vitrines da presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral que levou à sua reeleição.

Janine anunciou o tamanho da redução no número de vagas nesta manhã durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O Ministério da Educação (MEC) havia informado que o Pronatec seria redimensionado, em função de cortes no orçamento feitos este ano como parte do ajuste fiscal. Mas não havia, até então, previsão de quantas vagas seriam criadas.

— Estamos administrando isso (os cortes no orçamento) com o cuidado, com o carinho de evitar maiores prejuízos. Na última semana, liberamos mais de R$ 270 milhões para as entidades afiliadas (ao Pronatec). Se houve atraso, não foi absolutamente por vontade, foi por falta de recursos — afirmou Renato Janine durante a audiência.

As inscrições para o programa, que deveriam ter acontecido em maio, foram adiadas para este mês. Segundo o site do Pronatec, a janela para quem quiser se inscrever ficará aberta de 22 a 26 de junho. A matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada deve acontecer de 1 a 3 de julho. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 07 de julho e a matrícula acontecerá nos dia 08 a 10 de julho.

O corte deste ano interrompe um histórico de crescimento no número de vagas. O Pronatec teve início em 2011, quando houve cerca de 770 mil matrículas. Logo no ano seguinte, o programa registrou 1,6 milhão de estudantes. Já em 2013, foram 2,7 milhões, enquanto, em 2014, houve um total de 3 milhões de matrículas., houve um total de 3 milhões de matrículas.

10 comentários

Amigos meus que fizeram o pronotec disseram que gostaram muito e realmente os qualificaram para o mercado de trabalho. Porém ao mesmo tempo disseram que virou também uma espécie de Moubral, porque gente que não aprendia nada se formavam junto com as pessoas que aprendiam. Imagino como está as faculdades federais então com o sistema de cotas. Primeiro começaram com as escolas, depois com os cursos técnicos e agora com as faculdades. Se você acha que o Brasil anda mal de profissionais esperem pelo próximos anos! Nada de profissionalismo, só ideologia!Enquanto isso o governo e seus amigos chutam o povo que nem cachorro morto e mesmo não faz nada.

Reply

acabo de assistir pronunciamento no senado do sanguessuga humberto costa. estew, baixou o cacête no PSDB e FHC. disse muitas e boas. que veio à tribuna após ? o senador álvaro dias. respondeu alguma coisa ? não ! o covarde disse que deixaria para o senador cunha lima responder ! covarde ! impostor ! petista camuflado !

Reply


Enquanto isso em Minas Gerais e já que o desgoverno federal não consegui criar os conselho federais, em Minas eles criam...

Pimentel lança Fóruns Regionais para assegurar participação popular na gestão estadual


Iniciativa pretende criar canais de diálogo com a sociedade para um melhor planejamento de políticas regionalizadas

Em uma iniciativa inédita em Minas Gerais, o governador Fernando Pimentel assinou na terça-feira (9/6), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, decreto que cria os Fóruns Regionais de Governo. O objetivo é incluir a população no processo decisório das ações governamentais, com a elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada.

Reply

Vitrine embaçada, governanta desgovernada!

Reply

tadinha da elizabeth !!!

Reply

Ao meu ver Minas Gerais está virando um laboratório de teste do PT! Tudo que eles querem fazer com o Brasil estão testando lá!

Reply

Gostaria muito de ver o Pinóchio em visita ao Brasil,ele ficaria desapontado,não iria acreditar que aqui é a verdadeira terra de Pinochios.Nem os pinochios brasileiros estão acreditando mais no que dizem.

Reply

Se a estória do Pinóquio fosse verdadeira hoje Dilma tinha um nariz de no minimo 2 metros kkkkkk

Reply

Cai todas as máscaras dos petistas, só não cai essa ANTA do cargo de presidente! PORQUE?

Reply

Vagabunda mentirosa enganadora.

Reply