O triste canto do cisne do tucano Azeredo.

Se existe uma figura patérica na oposição é o senador mineiro Eduardo Azeredo que, para o bem da democracia e da moralidade na política, está acabando o seu triste mandato. Azeredo, além de ter contra a si a acusação de ter sido o mentor do "mensalão mineiro", ainda relatou o PLS 76/2000, de autoria de Renan Calheiros,  que censura a internet no Brasil. Agora, no seu canto do cisne,  o mineiro propõe  uma legislação exdrúxula para controlar as pesquisas eleitorais. Ninguém nega que os institutos precisam ser policiados e que a maioria deles não vende pesquisa: vende resultados e margem de erros. O Ibope, por exemplo, nunca processou Ciro Gomes, que declarou isto textualmente. A Vox Populi é o instituto do PT nacional e do PSDB mineiro. A Sensus tem como sua vitrina uma pesquisa feita para a CNT, comandada há séculos por outro acusado no "mensalão mineiro", Clésio Andrade, que também preside o PR naquele estado. O Datafolha, tido como o mais sério dos institutos, é a única referência na área no Brasil. As pesquisas, no primeiro turno de 2010, erraram feio e foram avisadas antes, bem antes, que estavam equivocados. Os institutos se acorvadaram ou foram comprados, literalmente, pelo governo Lula para mentir para o eleitorado brasileiro.

O projeto de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado,entre outras mudanças, estabelece regras mais duras para a realização de pesquisas eleitorais próximas às eleições. Pelo projeto, as pesquisas realizadas 30 dias antes do pleito têm que ouvir pelo menos 0,01% do eleitorado nacional, o que equivale a cerca de 13 mil eleitores. A maioria das pesquisas ouve, em média, 4.000 brasileiros. A regra também vale para as eleições municipais e pode entrar em vigor em 2012 se o projeto for aprovado até meados do ano que vem. Segundo Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, a regra de ouvir pelo menos 0,01% do eleitorado "praticamente inviabiliza, do ponto de vista financeiro, a realização de pesquisas".

Querer limitar o tamanho da amostra é uma agressão à estatística. É uma solução burra, idiota e estúpida. Bastariam algumas pequenas medidas para que toda as constantes falcatruas praticadas fossem eliminadas. Uma delas é que o sorteio da amostra de uma pesquisa, aquela que define os municípios, os bairros e as ruas onde será feito o levantamento, seja feito dentro do TSE, garantindo, assim, que a amostra será efetivamente aleatória. Outra é que 20% da amostra seja auditada por uma auditoria independente, não ligada aos institutos, que validaria ou não o levantamento. Por fim, que todos os questionários respondidos também sejam auditados, antes da publicação dos resultados, por esta mesma auditoria independente, que poderia  ser uma ONG fiscalizada pelo Ministério Público, OAB, universidades e sociedade civil. O problema das pesquisas não é estatístico. É a manipulação dos números.

14 comentários

Minas o berço do desgosto do Brasil, que começou com Silverio dos Reis, JK, Azeredo e agora Aécio dos Reis.

Reply

Segundo um membro fundador do PSDB de Minas Gerais, também meu amigo, Azeredo é o maior corrupto da atualidade mineira. Segundo ainda esse meu amigo ele também é o "fundador" do mensalão no Brasil.

Há muito tempo os mineiros do PSDB vem querendo expulsa-lo do partido e não conseguem por causa de ingerências em favor do criminoso Azeredo.

Sua fortuna é oriunda dos cofres públicos que estiveram sob sua responsabilidade. Esse crápula é, sem duvida, a figura mais repugnante que existe dentro do PSDB.

Reply

Coronel,
o Azeredo foi o senador que entrou mudo e saio calado. O PSDB é a oposição que qualquer governo quer. Uma grande mentira.

Reply

esse ja vai tarde....

não faz a menor falta na oposicao (???)...

Reply

Ja vai tarde...
nem vale a pena gastar o teclado
Amem!

APA

Reply

e já começou la no Reinaldo a briga SP x MG...

porra, que saco!

sou catarinense, mas sinceramente, o Reinaldo tem que dar um tempo naquela fixação de que o candidato oposicionista tem que ser paulista...

vamos de Serra de novo?

com a mesma ladainha?

Reinaldo e os tucanos paulistas nao querem que o partido chegue ao poder central com um mineiro pelo simples fato de que perderiam poder internamente do partido...

eh o partido colocado acima dos interesses nacionais, inclusive dos nossos, os 44 milhões de eleitores que rejeitaram a boneca, que querem eh retirar o petralhismo do poder...

Reply

A verdade é que o PSDB mineiro (e suas crias) é algo inteiramente triste e vergonhoso.

Reply

Coronel, o Azeredo foi o causador de todo o mal, passado e presente.
Por causa dele, o PSDB aceitou e fêz acordo com o PT sobre o mensalão.
O partido deveria ter deixado o congresso banir esse cara de lá, o PSDB teria saído limpo no caso para bater no molusco.
Assim, deu no que deu......

Reply

Quero so acrescentar um fato historico ao elenco da trairagem mineira descrita pelo Baraodeitauna 7:59: os mineiros comecaram a trair os paulistas desde os tempos dos Bandeirantes no famoso "capao da traicao". Naqueles tempos os trairas mineiros eram conhecidos como "emboabas".

Reply

para compensar o serrismo fanático do Reinaldo, prestigiemos o Coturno Noturno.

(Sou de SP e não tenho nada a ver com rivalidade entre estados.)

Reply

Tanta coisa para fazer e vem com esses projetos sem razão. Tchau!!!

Reply

4 mil ou 13 mil, a venda vai continuar. Elles sempre vão achar um jeitinho. Já ouviu falar de Gerson??? Era brasileiro.

Reply

Tá bom Coronel este projeto, vão dar mais empregos aos surdos mudos.
Deficientes tem que ser empregados, agora irão também fazer pesquisas na população de 0,01%. Legal !!!

Reply

. LAMENTAVEL A FALTA DE RESPEITO COM O SENADOR EDUARDO AZEREDO. ELE SEMPRE ESTEVE NA MIRA DOS PAULISTAS ESPECIFICAMENTE DOS JORNAIS. NAO EXISTE NENHUMA PROVA CONTRA QUALQUER ATO ILICITO PROTICADO POR ELE

Reply