Presidente do STF rasga a Constituição e revela sua reverência e defesa ao petismo.


Líderes de partidos da oposição reagiram nesta sexta-feira, 13, às declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que, em evento na capital paulista, disse que o País precisa ter “paciência” nos próximos três anos e não embarcar em um “golpe institucional” que pode por em risco, as instituições democráticas. As matérias são do Estadão.

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), avaliou que, ao se referir indiretamente aos pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o presidente da Suprema Corte “reverbera discurso do petismo”.

“É lamentável a declaração do presidente do STF quando falou de forma indireta do impeachment, que é uma prerrogativa constitucional do Congresso. Ele reverbera muito mais o discurso do petismo ao invés de se colocar como magistrado da mais alta corte do País”, disse.

O deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) foi na linha. “Na medida em que o ministro envereda por essa questão, tem que ter muito cuidado para não defender questão partidária, que não acredito que seja o caso”, afirmou o tucano.

No evento em São Paulo, o presidente do STF também criticou o legislativo por priorizar investigações “amadoras” em vez de cumprir sua função de legislar. O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), evitou polemizar com Lewandowski. Ao Estado, o peemedebista afirmou que, embora pessoalmente avalie que a investigação política pelo Senado ou pela Câmara não tem sentido quando o tema já é investigado pelo polícia e judiciário, a abertura de CPIs é “direito conferido às minorias”.

Um dos investigados pelo STF e pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato, Renan Calheiros fez questão de ressaltar que o Congresso e o STF têm uma “relação institucional boa”, que não deve ser abalada com as declarações do presidente da Corte.

“É lamentável a declaração do presidente do STF quando falou de forma indireta do impeachment, que é uma prerrogativa constitucional do Congresso”

DECLARAÇÃO DE MARCO AURÉLIO DE MELLO, MINISTRO DO STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, classificou como “um verdadeiro arroubo de retórica” a declaração do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, sobre o que chamou de “golpe institucional”. Em palestra a estudantes de direito nesta sexta-feira, 13, em São Paulo, Lewandowski afirmou que o País precisa “ter paciência para aguentar mais três anos sem nenhum golpe institucional” sob pena de retrocesso.

“Não há campo para se imaginar golpe institucional”, disse Marco Aurélio ao Estado. O ministro observou que o impeachment é um mecanismo previsto na Constituição que pode ser aplicado desde que, para isso, haja um fato jurídico que se justifique a medida.

“O impeachment é um mecanismo previsto na Constituição, mas é claro que tem que haver um móvel. Existente esse móvel, e eu não sei se há ou não, terá evidentemente um procedimento alusivo ao próprio impeachment. Não há campo para se imaginar golpe institucional”, disse.

Marco Aurélio relacionou o respeito às instituições republicanos do País com o “preço da democracia” a ser pago pelos cidadãos. “É módico e está ao alcance de todos o respeito irrestrito ao arcabouço normativo. Não há espaço para saudosismo e muito menos para retrocesso. Nós vivemos em um estado democrático de direito e assim devemos atuar. É o preço a ser pago por se viver em democracia.”

“O estágio da vida pública nacional é, talvez num exagero, surrealista”, afirmou o ministro. Segundo ele, o Brasil precisa buscar uma “correção de rumos sob o figurino legal”. E elogiou o trabalho do juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações em primeira instância da Operação Lava Jato. “É claro que se houve cometimento de desvios de conduta que aquele que o implementou seja realmente chamado às barras da Justiça. E isso estamos vendo que vem ocorrendo principalmente nos processos que estão no Paraná (base das investigações) sob a orientação e a presidência do juiz Sérgio Moro. Que sirva de exemplo a atuação da magistratura da Justiça Federal do Paraná.”

26 comentários

Como pode o Presidente do STF dizer tamanho absurdo!!!!!!!!!

Reply

temos que ir as ruas pelo impeachmentm pois está tudo aparelhado pelo lula, stf puxadinho do pt, tse tambem tá aparelhado, , cunha e renan blindando dilma, chega d lenga -lenga, vamos as ruas

- impeachment
este lewandowski presidente do stf é vermelho, se reuniu escondido com dilma em portugal.......

Reply

Coronel,

está sim tudo aparelhado pelos vermelhos, e não há como negar.

Só por misericórdia divina... Não vejo luz no fim do túnel.

Je suis Sérgio Moro.

Flor Lilás

Reply

Coronel,
depois dessa declaração do Presidente da Mais Alta Corte do País, não podemos criticar os que querem os militares de volta. Já basta a esculhambação que os petralhas instituíram no Brasil.

Reply

5 milhões de reais é o que o Cunha tem na Suíça? Isto é "lambari ou seja peixe pequeno", o povo brasileiro quer os bilhões desviados ou roubados, como queiram!

Reply

Tá tudo dominado!
Vamos ter que derrubar tudo e reconstruir o Brasil do ZERO, não há mais instituições no Brasil!

Gabriel-DF

Reply

Dever favor dá nisso!Acaba ficando submisso!Foi indicado por favor,não por mérito!!!Agora fica nesse jogo de cena!E pior,acha que todo mundo é bobo!!Deveria ficar calado e cumprir as leis e resolver com imparcialidade o que lhe compete!Pra que serve o STF????

Reply

Esse presidente do Tribunal Federal é um pau mandado e de tanto se envolver com o PT sofre de burrice.

Reply

Me sinto feliz... Toda vez que vejo a figura do Lula. É o nosso melhor presidente de todos os tempos.

Reply

O lacaio terá o mesmo fim de seus líderes. Somos 200 milhões que derrubarão a ditadura nazicomunopetralha.

Reply

O primeiro passo para entender porque Lewandowski lambe a bunda de Lula em todas as oportunidades possíveis é ler o artigo "A republica de São Bernardo" da Revista Época. Só procurar o termo no Google.
Esse artigo está disponível integralmente pelo portal da revista, e merece a atenção do Coronel.

Reply

Esse ministro já revelou seu voto com essa declaração a favor da Anta, quer nos condenar a um governo mentiroso e incompetente. O Fernando Henrique construiu e o Lula e Dilma distribuiu a vontade.

Reply
Brasileiro Indignado mod

O PT reune o que ha' de pior na historia do Brasil.
@Marcos Braga:
- Se o Lulla e' o melhor presidente de todos os tempos, entao somos mesmo um paiseco.

- Se um pais de 200 milhoes nao consegue criar uma unica liderenca melhor do que ele, entao somos mesmo um paiseco.

Espero que o problema se resolver de forma pacifica e seguindo o imperio das leis.

Mas nao me surpreenderia se toda a falta de carater e hipocrisia de quem dirige o pais (classe politica - resssaltando PT e PMDB - e elite rica) vai terminar bem.

Tomara que tenhamos um pais depois disso tudo.

Brasileiro Indignado: um pai de familia trabalha duro pra ganhar salario minimo; enquanto isso tem todo tipo de bolsa pra quem nao quer trabalhar (simbolo maximo o Lulla).

Reply

Cel, me diga como o impeachment da dilmANTA vai melhorar alguma coisa nesse país com esse grau de aparelhamento das instituições? Só há uma chance do país sair desse atoleiro institucional: a saída da dilmandioca, não tem outro!

Reply

Meu consolo é que estes três que aparecem na foto já são idosos e não durarão para sempre!!! Enquanto isso, temos que conviver com eles, infelizmente!!!

Reply

O presidente do supremo esta' sob suspeita. Seu comentario sobre o impedimento de Dilma e' de um partidarimo terrivel. Deveria pedir demissao. Nao esta' a altura do cargo que ocupa. O povo brasileiro que torce pela decencia deve fazer pressao sobre o Lewandowski, mostrar para ele que juiz nao e' deus. Ele deve se sentir impedido de julgr. O impeachment e' prerrogativa do legislativo e esta' na constituicao federal.

Reply

O "nosso" eh seu e nao do Brasil decente.

Reply

Esse ai que se diz feliz ao ver a figura do 9 dedos, só pode ser um infelicitado fisico, mental e moral.

Você tem mãe , cara, ou foi parido no curral?

Recomendo uma visita ao psiquiátra, com urgência.

Cruz credo- como tem debilóide neçepais

Reply

Corja maledita esquerdalha vermelha,o sapo asqueroso acha q manda no Brasil pesquisas compradas e urnas fraudulentas smartmatic

Reply

Bom, se a CF fosse grandes coisa ninguèm teria coragem de rasgá-la. O Professor Villa sempre diz que esta Carta embora ruim é a melhor que todas (!!!) que tivemos, imagina então as outras. Tá na cara que bananeiro entre várias coisas que não sabe fazer (porque só entendem de futebol!) uma é fazer leis e constituições que não sejam idiotas ou desmoralizadas pelos próprios conteúdos patéticos. Que tal pedirmos para os americanos fazer uma nova constituição para o Brasil? Eles fizeram uma para o Japão e eles adoraram, aliás gostaram tanto que só agora querem mudar e ... para poder se armar mais ainda!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

BANDIDOS DE TOGA, PAIS DE M. ESTE, SEM LEIS, TERRA DE M, BANANOLANDIA, SÓ VAI PRESO LADRAO DE GALINHA,ESTE SAPO ASQUEROSO PINTA E BORDA , AINDA RI DA JUSTIÇA, E NADA LHE ACONTECE

Reply

Velhote nojento, não é de hoje
que ele paparica essa quadrilha,.....

Reply

Coronel, ponha a postagem em ordem inversa. As novas no início e não ao final.
No mérito: Lembrar a ele que a instituição da dignidade, da honra, da moral, da ética, da HONESTIDADE, DEVE VIR ANTES DE TUDO, INCLUSIVE DO HINO, QUE DEVE SER MUDADO. (Tirar: "Deitado eternamente em berço esplêndido...." Quem vai levantar para ir à luta?)Antes da bandeira, antes do Supremo e muito antes de seus ministros, pois no Brasil existem n pessoas mais preparadas do que ele para o cargo. Estamos fartos de ouvir que as instituições estão funcionando. Ora, os ladrões que o digam, já que a instituição que mais se destaca no Brasil de hoje é a do roubo.

Reply

É impressionante... que alguém não tenha realizado que esse sujeito já jogou a CF no chão, pisoteou em cima e tocou fogo faz é muuuuuito tempo!

Lewando que anda se encontrando escondido com a presidente investigada para tramar os próximos passos????

Reply

Será que o emburrecimento é tão profundo, que as pessoas falam o óbvio (aparelhamento do Estado)e ainda assim pedem o impeachment. Não há um contrassenso aí? Acordem! Saiam dessa bolha e vejam o óbvio: Intervenção popular com o auxílio das FFAA. E parem de ficar repetindo como matracas treinadas que estamos pedindo ditadura militar, estudem de verdade o que aconteceu em 64, mas não pelos livros marxistas e gramcistas do MEC que doutrinaram todo o povo brasileiro. Ditadura é esta que nós estamos vivendo, a ditadura comunista. Na década de 60 e 70 vivemos no regime militar, onde a disciplina e a ordem regiam e não a ditadura.

Reply

Prova cabal q pessoas que, atualmente, ocupam postos de alta responsabilidade - e antigamente dignidade - não estão minimamente preparadas para tal.

Reply