Inflação chega a 8,3% ao ano e não para de subir.

(G1) A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) ganhou força da terceira para a quarta semana de maio, encerrando o mês em 0,72%. No ano, o indicador acumula alta de 5,55% e, em 12 meses, de 8,63%, bem acima do teto da meta para a inflação oficial (IPCA) do Banco Central, que é de 6,5%.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (1º) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No final de maio, três das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo despesas diversas (0,66% para 2,67%), com destaque para a loteria, cuja taxa passou de 0,00% para 20,62%.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos habitação (0,74% para 0,81%) e alimentação (0,76% para 0,82%), com destaque para tarifa de eletricidade residencial (1,93% para 2,07%) e hortaliças e legumes (7,87% para 9,58%), respectivamente.

Em contrapartida, apresentaram decréscimo os grupos: saúde e cuidados pessoais (1,51% para 1,21%), transportes (0,12% para 0,09%), vestuário (1,00% para 0,86%), educação, leitura e recreação (0,42% para 0,40%) e comunicação (-0,03% para -0,07%).

5 comentários

Despetralhando mod

Só 8% deve ser mensal o que sobe menos é o combustível que botou a petralhossauro no chão.
è só pegar os preços em qualquer supermercado e veremos que este índice é petralha, é mentiroso e é manipulado.

Reply

é sabido que os índices de inflação são calculados por diversos componentes e médias, onde a FGV, utiliza até arame farpado. porém, para quem faz compras semanais, é visível a diferença dos preços dos produtos de uma semana para outra e, individualmente, o acréscimo é bem acima de 10%. há também o desabastecimento de alguns produtos e marcas. e, o golpe mais conhecido, algumas marcas começaram a mudar as embalagens e junto vem a diminuição de peso ou quantidade. os potes de sorvete que era de 2kg, uma marca já lançou potes de 1,5 kg, mas os preços não mudam ou têm diferença mínima para quantidade maior em outra marca. considerando tudo, a sensação é de uma inflação muito maior. isso é sentido porque as filas nos caixas de supermercados diminuiu. notei isso, comparando com os dias de compras que fazia anteriormente. nos sábados, por exemplo, era terrível ir ao supermercado. neste último sábado fui fazer compras e pude escolher o caixa com menos movimento. eu disse, escolher !

Reply

Pensando e comprar barato? Vejam o que os nossos parlamentares estão preparando. Será verdade? Não v ninguém falar sobre isso.

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/parlashopping-vai-custar-mais-que-o-triplo-de-shopping-luxuoso-bfeeyfa6gfb89us2r46znchqk

Reply

A inflação já chegou aos dois dígitos e vai célere rumo aos três.

Tirem esta ciclista louca do poder!!!

IMPEACHMENT JÁ!!!

Reply

Calma,ainda não está faltando papel higiênico.

Reply