O primeiro canal da transposição do rio São Francisco, que inicialmente seria
inaugurado pelo ex-presidente Lula em 2010, avançou apenas 1% no último ano e
não ficará pronto até o fim do governo Dilma Rousseff. O chamado eixo leste da transposição, iniciado por Lula em 2007 e que corta
Pernambuco e Paraíba, somente deverá ficar pronto em dezembro de 2015, segundo a
previsão oficial do governo.
Assim, se as obras de fato avançarem, caberá ao próximo presidente eleito
cortar a fita dos dois canais que o governo promete levar água a 12 milhões de
habitantes de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Além do eixo leste, há o eixo norte, que cruza Pernambuco, Ceará e Paraíba,
cuja entrega também está prevista para o final de 2015.
Um dos carros-chefes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), vitrine
de Dilma na campanha presidencial de 2010, a transposição do São Francisco deve
ser um dos temas da disputa eleitoral do ano que vem.
PSB
Além de centralizar o discurso do Planalto nos investimentos no combate aos
efeitos da seca nordestina, a maior em cinco décadas, a obra é de
responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, comandado até o início do
mês pelo PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato à
Presidência em 2014. Com a decisão de entregar os cargos no governo federal, o ex-ministro da
Integração Fernando Bezerra (PSB) saiu da pasta para se dedicar à candidatura de
Campos ao Planalto. O próprio Bezerra, por sua vez, quer disputar o governo de
Pernambuco.
Outro presidenciável, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), já colocou a obra na
disputa pelo Planalto. Em setembro, o tucano foi à região do São Francisco, caminhou em trechos
paralisados da obra e abordou o atraso em gravações do programa de seu partido.
Disse, na ocasião, que Dilma deixará um "cemitério de obras inacabadas" como
legado. Procurado ontem, o Ministério da Integração Nacional atribui a lentidão ao
tempo usado para licitar novamente as obras e liberar recursos (leia texto nesta
página).
CRONOGRAMA
Até novembro de 2012, o governo federal prometia os 217 km do eixo leste da
transposição para dezembro de 2014, com percentual de execução à época em 51%. No entanto, balanços do PAC divulgados ao longo deste ano mostram que o
percentual não saiu da marca de 52% desde fevereiro. Apesar da estagnação, o Ministério do Planejamento, responsável pelos
balanços, avaliou que o ritmo das obras passou do estágio de "atenção" para
"adequado".
Entre fevereiro e outubro, o outro braço da transposição, o eixo norte, saiu
de 34% para 43% de execução. Quando a obra foi lançada, há seis anos, após uma série de embates de
políticos e entidades contrárias à transposição, o então presidente Lula
prometia o primeiro trecho (o leste) para 2010. Toda a transposição ficaria
pronta em 2012 por R$ 4,6 bilhões.
Alguns trechos foram licitados de novo. Agora, pelo atual cronograma, a obra
só deverá ficar pronta em 31 de dezembro de 2015, num custo total de R$ 8,2
bilhões. Até o final do ano eleitoral de 2014, o governo terá gasto R$ 7,7 bilhões
desde o início das obras. Depois de 2014, ainda há previsão de gastar outros R$
561 milhões. (Folha de São Paulo)
6 comentários
Este é apenas mais um engodo do maior mentiroso "desti paiz", vejam também o caso da refinaria Abreu e Lima cujo custo de construção foi estimado dem U$2,5 bilhoes e deve custar mais de U$15 bilhoes com o prazo de términio da construção previsto para 2010 e ao que tudo indica deve ficar pronta só em 2015.Como ete pessoal consegue errar tanto?
ReplyA novidade seria se aparecesse uma obra não superfaturada. Tudo neste desgoverno é superfaturado.
Reply
ReplyEste túnel tem uma história de fracassos que desmoraliza a engenharia brasileira, ele começou a ser escavado e quando estava a metade desmoronou, refeita as necessárias sondagem descobriu-se que onde ele estava locado a montanha era só de terra e em terreno instável, refeito o projeto o,eixo do túnel foi deslocado de 25 a 30 metros e dai si a montanha era de pedra, resultado, perdeu-se metade do trabalho executado em local impróprio. O mesmo aconteceu em um grade reservatório as margens do Velho Chico, onde as escavações teriam que ser em terra e está sendo executada só na pedra, a Camargo Correia está rindo atoa.
Mas a realidade do atraso das obras pode ser outro, já imaginaram a derrota caso sejam comprovado os estudos feitos pelos israelenses nos anos 90? Que nas épocas de seca o Velho Chico não terá águas suficiente para alimentar os canais da transposição mais a usina de Paulo Afonso.
Ai será escolher mandar a água para os canais ou iluminar Salvador.
Quem viver verá a merda que o bêbado fez.
CHARGE PRÊMIO 2013 / 2014
Replyhttps://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/p480x480/11467_10200703616225727_702054710_n.jpg
em tudo quanto obra enxerga-se o dedo do lula - é aquele que êle perdeu - imaginem. Um governo formado por partidarios - caso a petralhada - nada pode dar certo. Cada um puxa a brasa para o seu churrasquinho.0 que importa é sobre dinheiro para contratar cada mais "companheeeros". Competência? esta palavra não existe. Daí - nãos afobem - 0s governos do pt se acabam por sí e o PT junto.Temos agora mais um caso - 0 dos Médicos. Já surgiram médicos de todo quanto tipo . aguardem que vai ter mqais - é apenas o começo - pois precisam de mais verbas...............
ReplySem dúvida, um escândalo. Ai o Aécio grave um vídeo sobre o assunto, atravessando uma estrada muito bem pavimentada, passando sobre um verde de dar gosto. Pior que esse descalabro, digo, desgoverno, é essa insossa oposição de punhos de seda de renda. Acorda, Aécio, é para mostrar o gado morto no chão não a mata verde que não é do sertão.
Reply