Comissão da meia verdade.

A Comissão da Verdade encerrou ontem uma de suas principais polêmicas ao oficializar que suas investigações alcançarão somente as violações aos direitos humanos praticadas por agentes do Estado, ou a serviço deles. A decisão foi formalizada em resolução interna publicada no "Diário Oficial", segundo a qual o grupo elucidará abusos (como assassinatos, torturas e desaparecimentos) praticados "por agentes públicos, pessoas a seu serviço, com apoio ou no interesse do Estado". 

Ela encerra a possibilidade de eventuais apurações de atos de militantes de esquerda que praticaram sequestros e atentados durante a ditadura militar (1964-1985). Também ficam excluídos dos trabalhos do grupo a investigação dos "justiçamentos" -julgamentos e execuções de integrantes de grupos armados, suspeitos de delação, pelos próprios resistentes ao regime. O texto da lei que criou a comissão era impreciso em relação a seu raio de alcance, o que levou à especulação de que a esquerda poderia sim ser alvo da comissão.

Para os militares, críticos da Comissão da Verdade, a investigação sobre a esquerda armada indicaria a neutralidade do trabalho. Para ex-militantes e seus familiares, ela seria desnecessária, uma vez que os integrantes da resistência foram processados e punidos já à época da ditadura. Desde o início, apesar de declarações de alguns membros do colegiado, a tendência era que só os agentes públicos fossem investigados. 

Integrante da comissão, o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles nega que a restrição ao alcance das apurações prejudique a colaboração de militares que participaram da ditadura. "Mesmo aquelas pessoas do passado, que viveram aquele período, têm que ver que essa nossa decisão é estritamente legal. Acho que isso não criará nenhum problema com ninguém." Entre militares, contudo, a decisão foi recebida como uma manobra. "A comissão está alterando ao seu bel-prazer a lei que instituiu a comissão. Infelizmente, isso era algo já esperado", disse o vice-presidente do Clube Militar, general da reserva Clovis Bandeira.(Folha de São Paulo)

17 comentários

O melhor era apurar e fazer devolver o que o Capitão Luiz Inacio da Silva desviou com o Mensalão. Esta historia desta gang de sequestradores e ladroes de bancos ja foi apurada. O soldado Mario Kosel Filho, a Caixa e a familiado Ademar de Barrros é que sabem a Verdade.

Reply

mais um aglomerado de esquerdistas correndo atras de alguma gorda indenização...

a população esta kagando e andando pro trabalho dessa turma...

nao deveria, porque eh ela quem paga o salario e as indenizações dessa cambada...

Reply

bando de dejetos sobre duas pernas!!!!!!!!
esta corja vermelha enoja qualquer um que tenha consciência!!!

Reply

Coronel,
é a vingança face ao julgamento do MENSALÃO onde os bandoleiros canalhas que queriam implantar um regime comunista no Brasil deverão ser condenados. Esta é a verdadeira "Comissão da Mentira".

Reply

Isto é mais um ato dos terroristas que se safaram naquela época e hoje estão locupletados no governo.
Agiram de má fé e com entremeios e falcatruas criaram essa fajuta Com(e)ssão da Verdade, compostas por simpatizantes ou cumpanheiros dos marginais da época.
O fato de impedir que a história seja abordade como um todo é porque querem esconder os atos terroristas cometidos contra a Lei vigente.
Essa palhaçada tem que ser desmascarada.

Reply

É por isso que eu digo: se tivesse, as FFAA , seguido o exemplo do Chile e da Argentina nao teríamos criado cobras para nos picar!
Agora aguenta! Essa "Comissão Revanchista" reproduz o famoso dito popular: "Quando a onça sai pra beber água, macaco desce da árvore!"

Gililiu

Reply

Esse grupelho prototerrorista deveria ser denominado "Omissão da Verdade", a bem da verdade. Nenhum verdadeiro militar que se preze deveria prestar qualquer apoio a essa corja.

Reply

Eles querem limpar seus nomes para a história, não querem aparecer como terroristas / assassinos.
Mas não adianta, a verdadeira "história" saberá, ao longo do tempo, definir bem que foi quem nessa época.
Uma questão de tempo.

Reply

Peguem a ficha corrida da madame satã (GOVERNanta) e publiquem de cabo a rabo.

Reply

Coronel, vamos entupir esses caras de mensagens. Por favor, divulgue blogs, endereços e outras maneiras de mostrarmos nossa insatisfação com essa farsa!

Reply

Cel,

Como tudo no regime vermelho do PT, essa comissão é mais uma farsa.


Índio Tonto/SP

Reply

VERGONHA ,esta comissão está mostrando a cara.

Reply

Esta será a maior Comissão da MENTIRA!!! RA escreveu o excelente artigo que segue abaixo sobre isto.

A COMISSÃO DA VERDADE DÁ UM GOLPE NO PRÓPRIO TEXTO QUE A CRIOU E JÁ PODE SER CHAMADA DE COMISSÃO DA MENTIRA. OU: ANTEVI CADA PASSO DA TRAMOIA

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-comissao-da-verdade-da-um-golpe-no-proprio-texto-que-a-criou-e-ja-pode-ser-chamada-de-comissao-da-mentira-ou-antevi-cada-passo-da-tramoia/

Os petralhas não tem limites em matéria de falta de VERGONHA NA CARA !!!

Chris/SP

Reply

A busca da VERDADE é algo que jamais esta comissão irá alcançar por seu maniqueísmo.

Reply

Na reserva é fácil ser general falante e machão, né não? As FFAA mostraram o que realmente são por ocasião do Jobim fardado alisando cobras e onças. Ficaram de 4 e nem pediram 'dignidade, já'! Também,né? Convenhamos que o que tem de bagaceira e rafuagem entanguida e criada no 'proibido proibir' dentro dos quartéis e não só entre os sodadinhos corta-gramas, entre os oficiais tb, não tá no gibi. Estão lá só pelo emprego, cumprem horário e recebem no fim do mês o garantido pela preguiça e pela estabilidade. Fazem hora até aparecer alguma coisa que valha a pena sair da zona de conforto e renda mai$, lambendo botas de políticos... Certos eles.

Reply

Alguém esperava que fosse diferente considerando o passado de estela?

Teríamos um presidente julgado por crimes de tortura e outros?

Não. No fim das contas, são mais petralhas para o estado alimentar com gordas indenizações e etc.

Reply
ANSELMO FERREIRA SANTOS mod

ESSA "COMISSÃO??" É UMA TREMENDA VERGONHA. A VERDADE "VERDADEIRA" NÓS JÁ SABEMOS. FORAM ESSES VERMELHOS QUE PROVOCARAM A REAÇÃO. NÃO ADIANTA COLOCAR NOS LIVROS QUE VÃO LER PROS NOSSOS FILHOS NA ESCOLA QUE ELES FORAM OS HERÓIS PORQUE ELES NÓS VIRÃO PERGUNTAR E DIREMOS O QUE REALMENTE ACONTECEU. NÃO ADIANTA, "POR AQUI NÃO PASSARÃO!!"

Reply