O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, afirmou que
seu país era contrário ao ingresso da Venezuela no Mercosul e que ele
só foi aprovado pela intervenção da presidente brasileira, Dilma
Rousseff. Segundo a imprensa uruguaia, não só Almagro como o chanceler brasileiro,
Antonio Patriota, se opuseram na reunião da semana passada em Mendoza
(Argentina) à entrada da Venezuela. O argentino Héctor Timerman teria
defendido a proposta.
O ingresso da Venezuela no bloco foi possível por causa da suspensão do
Paraguai -que decretou o impeachment de Fernando Lugo na semana
retrasada. "Isso [entrada da Venezuela] foi resolvido em uma reunião fechada dos
presidentes [Dilma, Cristina Kirchner e José Mujica]. Dilma disse que
precisava falar politicamente com os outros dois, e os chanceleres
saíram da sala. Dessa reunião saiu a decisão", disse o ministro. "A iniciativa foi mais brasileira, a posição do Brasil foi decisiva
nessa história", afirmou Almagro, que disse não saber o que foi
negociado.
Patriota disse, via assessoria, que o governo brasileiro foi favorável à entrada da Venezuela durante todo o debate em Mendoza. Ele ressaltou que o Brasil apenas acatou uma ponderação do Uruguai,
expressa na reunião de chanceleres: a de que a decisão do ingresso
precisava de um respaldo jurídico sólido, como forma de evitar
questionamentos futuros. Por isso a decisão de Dilma de convocar o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, para a cúpula.
Segundo Patriota, as posições defendidas por chanceleres (na véspera da
cúpula) e pelos presidentes(na última sexta) foram consensuais, sem
votação. De acordo com ele, nenhum dos países, nem o Uruguai, apresentou
questionamentos à entrada do novo sócio permanente. O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco
Aurélio Garcia, disse que não houve pressão do governo. "Isso não
corresponde ao estilo da política externa brasileira e menos ainda da
presidente Dilma."
O Planalto avaliza a versão de Patriota e diz que as declarações do
chanceler uruguaio miravam o "público interno" -ou seja, o Congresso e
os setores empresariais do país que não veem a Venezuela de Chávez com
bons olhos. O chanceler uruguaio havia manifestado publicamente antes do encontro
ser contra o ingresso da Venezuela enquanto o Paraguai estiver suspenso
do bloco -até a eleição presidencial em 2013.(Folha de São Paulo)
21 comentários
Quero dar os parabens à presidenta Dilma por sua posição algo machiavélica: botando a Venezuela no merdosul e defenestrando o Paraguai ela está conseguindo acelerar a liquidação dessa paiaçada...
ReplyA Dilma Kosel Filho não tem limites. O Brasil é Mentirocracia mais corrupta que existe. Agora as FARC serao reconhecidas com entidade de utilidade púplica Internacional. Impuzerama Venezuela do Comunista Ditador Chaves, Irã e Cuba por exemplo de demoscracia às avessas serão membros honorários.
ReplyEsta Dona acha que as pessoas são imbecis.
A ex guerrilheira e a piriguete da Argentina ditando a história politica sul americana. DECADENCIA e OBSCURANTISMO.
Até o momento ainda acredito que a presidanta tenha ido na conversa de "La Loca" para apoiar a entrada do porco bolivariano no Mercosul, mas se Dilma fez essa proposta empurrada pelo velhaco bêbado que é amante do Chápolim vermelho ai é demais.
ReplyÉ inadmissível que o Brasil continue a reboque de Chávez, nós somos o maior país da Amerda Latrina e deveríamos nos posicionar como tal, chega de bolivarianismo imbecil, o Brasil não deve nada a Simão Bolivar, isso é coisa de demente terminal e não leva o Brasil a a lugar nenhum.
O Bêbado asqueroso se meteu nessa aventura estupida apenas para conquistar votos por uma cadeira no conselho de segurança da ONU.
Por esse delírio ele se aliou ao que tem de mais degradante na politica internacional.
Dilma, você pode mais que isso, chega de MAG, Amorim, Patriota, Chávez, Morales, Cristina, Fidel e acima de tudo de Lulla, chute o balde e mostre ao mundo que a mulher brasileira não nasceu para ser pau mandado.
E terá assim o respeito de todos os brasileiros, aqueles que pagam a conta.
A diplomacia internacional tem de reverter isto.
ReplyO APEDELTA está sumido. Sussurros nos corredores do Hospital.
'Por isso a decisão de Dilma de convocar o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, para a cúpula'.
ReplyTá mais do que confirmado, esse tal de 'Luis Inácio' só podia ser mesmo da família Adams!
Dilma é a irresponsável, a marionete subserviente da criminosa dupla Lula&Chávez!
ReplyIMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
Coronel,
Replye ainda tem "otários" que acreditam na presidAnta.
O cachaceiro vagabundo depois da aliança com o maluf, foi jogado para escanteio.
Replyquem manda no Brasil é aquele suíno podre la da Venezuela.
Como já era sabido, "ELA" faliu até uma lojinha de 1,99.
Enquanto isso nosso congressim, dança com, oppss, A quadrilha
ReplyTadinha da Dilma, ela é apenas a estafeta do ratão.
ReplySe Dilma foi realmente responsável pela "introdução" da Venezuela no Mercosul, ela trabalhou "CONTRA" os 350 mil brasiguaios que vivem lá e são responsáveis pela produção de grãos do Paraguai.
ReplyA manchete seria: DILMA BENEFICIA VENEZUELANOS E TRAI BRASILEIROS QUE VIVEM NO PARAGUAI.
Tem iludido no pedaço. Tia Dilmona não pode mais que isso, não! Ela trabalha, disfarçadamente, pela implantação do socialismo bolivariano no sub-continente do atraso.
ReplyUma vez bolchevique, sempre bolchevique. É o caso da Estela, é incorrigível, é irrecuperável. Alguém duvida?
Çi o voçço xançeler é patriota quem é o idiota?
ReplyFora porcos comunistas bolivarianos.
Coronel, onde tem o DEDO SUJO do comunista delirante Marco Aurélio Garcia, certamente tem MALANDRAGEM política. E a Dilma, agindo como irresponsável demente nesse episódio, demonstra que jamais terá condições de governar um País como o Brasil. Ela agora escancacara porque deixou sua lojinha de 1,99, no Rs, ir à falência ... Também pudera, com uma gerente tão INCAPAZ como a Dilma, não se poderia esperar outra coisa. Mas, nesse episódio do Mercosul, a Dilma, para proteger o seu DILETO aliado Hugo Chaves, se SUPEROU !!! Demonstrou que é uma comunista autoritária e covarde, prejudicando inexplicavelmente o valente Paraguai ... Formou um triunvirato com Mujica e a Cristina Louca que nem para picadeiro de circo mambembe serviria ... Que vergonha para o Brasil ter uma presidente tão BURRA e INCAPAZ !!! A História, em mais alguns anos, vai colocar toda essa gentalha na LATA DO LIXO ... Ah, que mal cheiro no Palácio do Planalto ...
ReplyCel
ReplyA PresidANTA Laranja nada mais faz do que obedecer as ordens do Ex-Presidente em Exercício. Isto é coisa desse ANIMAL, que jamais conseguirá, assim agindo, um acento no Conselho de Segurança da ONU.E depois dizem que ele é "gênio" político. Não sei aonde.
Esther
Dilma, enfim mostra a cara e o resto...????? Alguma surpresa????
ReplyVou tentar deixar um pouco de lado as questões puramente ideológicas ao considerar a atuação de Dilma nesse vergonhoso episódio. Ela nada entende de política externa. Seu quadro mental, importante para julgar como pretende agir, é o dos anos cinquenta da esquerda atrasada de então: o mundo é dividido entre ricos (os maus) e os pobres (os bons). O principal representante dos ricos são os Estados Unidos. Qualquer eixo anti americano, não importa a motivação, é favorável aos pobres, aos bons. Acho que ela enxerga algum tipo de "convergência" entre essa bobagem na qual acredita e as posturas políticas de vagabundos como Kirchner e Chávez. A conta será paga pelos interesses externos do Brasil, que o PT subjugou aos seus próprios, partidários. No caso da Venezuela temos de acrescentar as Oddebrechts da vida, e seus interesses comerciais pouco disfarçados (toda vez que um país deixa interesses privados de empresa alterar seus interesses nacionais, se dá mal). Nossa eserança agora são os uruguaios e os paraguaios.
ReplySe tivéssemos gente séria como ministros das Supremas Corte, poderíamos acreditar em punição desse bandidos. Mas como afirma Eliana Calmon categóricamente, hoje as togas escondem bandidos, portanto será preciso o povo fazer Justiça com as próprias mãos, porque no Brasil de hoje, com esses ministros meliantes não podemos contar, indolente, vendedores de senteças, estarão sempre prevaricando e defendendo a quadrilha.
Replydilma é a esatfeta dos crimonosos comunistas enrustidos de partido democrata, ora o PT nunca foi democrata coisa nenhuma, é um bando de corruptos loucos para roubarem o máximo possível e depois fugirem para as BAHAMMAS, pertinho do carrasco Fidel Castro, os petistas possuem a maior lavandeira de dinheiro do cMMUNDO, e dinheiro sem lastro feito na CASA DA MOEDA, verificquem nunca se viu tantas notas novas no comérico , isto é dinheiro sem lastro feito sob encomenda da guerrrilheira, para encherem os bolsos de bufunfa e fugirem do pais.
ReplyVou contrariar o amigo das 13:31. Nossa esperança não são os uruguaios e paraguaios - nossa esperança são as economias das nossas queridas republiquetas sul americanas irem logo para o vinagre. A Argentina, a Bolívia e a Venezuela já estão bem encaminhadas para o buraco.
ReplyAí a populaça vai acordar, pois vai sentir no traseiro o porte do nabo que está a caminho.
Sds
Por mim, já há elementos mais do que suficientes para o impeachmilma da mãe do pac. Como nosso congresso é a casa de noca... deixa pra lá!
Reply"Isso não corresponde ao estilo da política externa brasileira e menos ainda da presidente Dilma."
Como assim não é o estilo da nossa política externa. E Honduras? E o apoio ao iraniano maluco? A Coréia do Norte? Ao Kadaf? E Cuba?
Tá de brincadeira esse povo?