A imprensa e as mentiras sobre o Código Florestal.

O veto à comunicação desonesta no Brasil
Marcos Fava Neves

Na Câmara dos Deputados em 16 de maio foi realizada mais uma audiência para discutir o recém-aprovado Código Florestal, que impactará nas atividades agrícolas. Deputados, jornalistas e interessados lotaram o auditório. O evento teve detalhada explanação do relator, mostrando as mudanças do novo aparato institucional que visa contribuir ao avanço ambiental no Brasil.

Segue-se uma apresentação do agro como o principal negócio da sociedade brasileira e abre-se aos debates, em mais um exercício de democracia. Ao final de quase 5 horas, são evidentes os ganhos na compreensão dos presentes, e aparecem mais convergências do que divergências, mostrando consenso.

O Código foi debatido por anos pela sociedade, em audiências por todo o País e foi aprovado democraticamente no Senado e na Câmara. Este artigo chama a atenção para algo que será cada vez mais frequente e para o qual o agro deve estar melhor preparado: a perigosa inovação na batalha de comunicação, liderada por ONG’s internacionais e nacionais, que encontram eco na parte desinformada e incendiária da imprensa e tem rápida adesão das mídias digitais e redes sociais.

Esta inovadora ação, encontrando eco na população desinformada, pois não dedicou tempo para estudar o Código, foi muito hábil para oportunisticamente colar o Código e a agricultura ao aumento do desmatamento, à motosserra, à destruição da Amazônia, secas, enchentes, desmoronamentos, aquecimento global e outros flagelos, cuja ciência leva tempo para desmistificar, mas desmistifica.

Destruição de árvores e matas são imagens sensíveis a todos os seres humanos e a campanha ganhou rapidamente conotação internacional, tendo ainda a sorte de ter a conferência Rio+20 como fato de pressão. Nota dez para a inovadora campanha, nota zero para o conhecimento, para a leitura e para a ética.
Associar a agricultura e o desenvolvimento do agro à destruição de matas foi uma deplorável mas vencedora estratégia, que maculou a imagem nacional e internacional do principal setor econômico do país, responsável por US$ 100 bilhões em exportações. O Código Florestal é similar a um processo de planejamento para uma organização.

Após ampla discussão, o processo termina, aprova-se e coloca-se em marcha. Agora é sancionar, implementar e iniciar os debates para corrigir e continuamente aprimorar. Aos que aderiram à inovadora campanha “Veta Dilma” na empolgação das mídias sociais, opiniões de artistas, intelectuais, empresários e ONG’s, fica o aprendizado de sempre ler, estudar e perguntar sobre o assunto a quem é do ramo, antes de aderir à onda, para depois não se arrepender do ímpeto.

Ver a vergonha que hoje passam os apocalípticos do aquecimento global. Deve-se vetar os que desrespeitam quem acorda cedo e enfrenta todas as adversidades para plantar, produzir, industrializar e colocar comida boa e barata nas mesas dos brasileiros e que financiam, com os alimentos exportados para as mesas estrangeiras, as importações dos equipamento digitais usados na campanha. O agro não precisa derrubar uma árvore sequer para triplicar a produção de alimentos.

Marcos Fava Neves é professor titular de planejamento e estratégia na FEA/USP Campus Ribeirão Preto, Chefe do Departamento de Administração e coordenador científico do Markestrat. Tem 25 livros publicados em 8 países.

4 comentários

Prezado coronel
Quero ver mesmo se os nossos deputados vão enfiar o rabo no meio das pernas, caso haja veto. Qualquer veto, quero ver a reação dos deputados. Vão engolir quietinhos, com certeza.

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Coronel,
agora, a DilmAnta irá dizer se realmente estar com boas intenções ou não. Esta é sua grande oportunidade de se firmar como presidente, inclusive desbancando por antecipação o Aécio Silvério Neves e sua trupe.

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Eu também não concordo com a campanha pelo veto. O Brasil está se inviabilizando para a produção de alimentos no futuro. Estamos entregando áreas férteis exploradas há anos para índios que jamais se interessaram por elas antes e só agora, depois da influência das ONGS estrangeiras, "despertaram" para a "herança indígena" delas. Vamos cortar nossa área de produção em milhares de hectares para preservar o que a natureza já digeriu e assimilou há décadas (as montanhas de Minas e São Paulo com suas produções de café) e acabaremos tendo de importar alimentos como já acontece no caso do coco verde, do dendê e de outros produtos que eram abundantes aqui e, por essas restrições, acabaram perdendo a viabilidade econômica de suas culturas.

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O "veta dilma" é a maior campanha de desinformação nos últimos tempo. São milhões de pessoas enganadas em defensa de um crime contra o Brasil.

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