Série "Bobagens do Toledo" - Episódio I.

Hoje o colunista e blogueiro do Estadão José Roberto de Toledo, que considera a si mesmo um mago do marketing eleitoral, publica a primeira avaliação sobre as eleições paulistanas. E o nosso blog aproveita para publicar o primeiro episódio da série "Bobagens do Toledo", que se estenderá até outubro de 2012. Vejam as bobagens de hoje:

"No caso de Serra, porém, mais reconhecimento implica mais rejeição: um terço dos paulistanos disse que não votaria nele, principalmente petistas e os mais críticos à atual gestão municipal. Por isso, interessa a Serra uma campanha curta e intensiva. Uma longa exposição, como aconteceu em 2010, só aumentaria o risco de desgastar sua imagem. É o oposto do que seria a campanha do PSDB se o candidato do partido fosse, por exemplo, Bruno Covas."

Bobagem! Tempo de exposição não tem a mínima relação com desgaste de imagem. Muito antes pelo contrário. Mais tempo na mídia oferece melhores condições para mostrar as qualidades do candidato. Além disso, depois da renúncia, Serra já enfrentou duas eleições na cidade de São Paulo, uma para governador e outra para presidente da República. Em ambas fez mais de 50% dos votos na capital. O paulistano vê em Serra valores muito maiores do que ter saído da prefeituta para ser governador, o que representa uma vitória para o seu eleitor.

Quem representa o governo do prefeito Gilberto Kassab. Se a articulação de Lula para cooptar o PSD em São Paulo tivesse dado certo, o ônus de defender a gestão kassabista ficaria dividido entre PT e PSDB. Com Serra na disputa, o atual prefeito sai da esfera tucana para a petista. Serra ganha a ajuda da máquina municipal, um tempinho a mais na TV e o peso de falar bem de uma prefeitura malvista por 4 em cada 10 eleitores. O saldo tende a ser mais negativo do que positivo, porque reforça sua rejeição.

O analista do Estadão esquece que até as eleições são oito meses de obras e de investimentos. E que acaba o fogo amigo do PSDB e de outros partidos contra Kassab. Em fevereiro de 2008, o atual prefeito tinha a mesma rejeição de Serra. Chegou a outubro com 59% de aprovação e venceu a eleição contra Marta e Alckmin. "Tempinho a mais de TV"? Não, estúpido, ganha DEM, PDT e possivelmente PSB, isso sem contar o eventual tempo concedido ao PSD.

Quem galvanizará o antipetismo. Serra sai na frente das pesquisas, mas não é certo que chegue ao segundo turno. O fracasso de Geraldo Alckmin em 2008 relembrou que quando o PSDB racha e tem pouco tempo de TV o candidato tucano chega em terceiro ou quarto lugar - também foi assim em 1988, 1992, 1996 e 2000. A primeira missão de Serra é curar as feridas tucanas, depois somar partidos coligados, e, só então, mirar no eleitorado antipetista.

O blogueiro tenta fazer uma relação entre duas eleições completamente diferentes. Alckmin não tinha a máquina municipal a seu favor, tinha um tempo muito menor de TV e parte do PSDB estava apoiando Kassab. Há riscos de parte do PSDB apoiar Chalita? Como condutor da sucessão paulistana, um eventual insucesso na prefeitura paulistana significaria o fim das suas prtensões para 2014. Gostando ou não, o PSDB já está tendo que engolir Serra e assim será, por uma questão de sobrevivência.

São os spots, estúpido! Por essas três razões, o nome do jogo é coligação. A primeira briga é por tempo de TV - especialmente pelas propagandas de 15 a 60 segundos distribuídas ao longo da programação. Elas são o principal trampolim para alcançar o eleitor a partir de 21 de agosto. É vital para PT, PSDB e PMDB o tempo de outros partidos, que vão cobrar caro pelo apoio. O leilão está aberto.

Pois é, estúpido, o PSDB já arranca com no mínimo mesmo tempo de TV do PMDB e do PT.

11 comentários

Hahaha, vejam aí o que nos conta a jornalista Vera Rosa, do mesmo Estadão do blogueiro praticamente chapa branca José Roberto de Toledo: "Sem nenhuma dúvida de que o ex-governador José Serra (PSDB) será candidato à Prefeitura de São Paulo, o novo líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), não faz rodeios: acha que seu partido corre o risco de perder a eleição na maior cidade do País, caso não se alie ao PMDB no primeiro turno. Ex-secretário municipal na gestão Marta Suplicy (2001-2004), ele teme a reedição do fiasco ocorrido há quase oito anos, quando o PT rejeitou o PMDB na chapa e foi derrotado. “O PT precisa parar de brincar de fazer política. Se há um movimento de rearticulação das forças conservadoras do lado de lá, temos de nos unir do lado de cá e procurar o PMDB”, diz Tatto, um dos entusiastas da parceria com o prefeito Gilberto Kassab (PSD).
Apesar de apoiar a candidatura do ex-ministro Fernando Haddad, o deputado chega a afirmar que, para não ser arrogante, a direção do PT deve se sentar à mesa com os partidos da base aliada do governo Dilma Rousseff e discutir até mesmo a cabeça da chapa. “Eu defendo o PMDB para vice de Haddad, mas isso não pode ser colocado como precondição”, ressalva. “Não podemos sair divididos nessa campanha. Isso é de uma miopia política muito grande.” Na avaliação de Tatto, que desistiu de disputar prévia no PT, o deputado Gabriel Chalita (SP), pré-candidato do PMDB, “não é um nome ruim”..." Acho esse tal de Jilmar Tatto um estorvo pré-histórico, tão dinossauro quanto pode ser um esquerdiota petralha. Mas besta política o PaTeta em questão com certeza não é. Martista renitente Jilmar Tatto é, claro, o que sugere certa antipatia pelo companheiro Fernando Fracasso do Enem Haddad, mas antes de ser martista ele é petista, de modo que sua preocupação com o naufrágio da candidatura dos trubufus vermelhos do atraso ideológico milenar parece sincera e demonstra cabalmente o quanto a entrada de José Serra no processo sucessório de Gilberto Kassab mexeu com o ninho dos escorpiões vermelhos. Para nós outros, do universo civilizado da política brasileira, a agitação dos JEGs - Jornalistas da Esgotosfera Governista - também escalona o tanto que a malta vermelha do PT se apavorou com a entrada de José Serra no pocesso. Daí que o negócio é a gente não dar qualquer refresco para os asnos vermelhos do petismo e seus irmãos JEGs - Jornalistas da Esgotosfera Governista da imprensa comprada. É borduna na mão o tempo todo e cacetadas na (i)moral vermelha do PT a todo tempo e a qualquer hora!

Reply

quer dizer então que o lance para ganhar uma eleição eh ficar escondidinho?

kkkkkkkkkkk....

de prefrencia nem a familia saber que o sujeito eh candidato...

Reply

Toledo é um legítimo JEG. Só isso.

Reply

Esses comunistas são tão filhas-da-puta que fazem coisas que até a oposição nem se dá conta - a estratégia delles aqui no Brasil é exatamente igual a que está sendo usada nos Estados Unidos para tentar emplacar Obama novamente: devido à condição democratica do meio, se infiltrar e trabalhar dentro da própria oposição, semeando confusão e manobrando internamente para que a "entidade inimiga" acabe escolhendo o candidato mais fácil de ser derrotado por elles depois...

Reply

Sabe... no Brasil a coisa tá tão feia que, ficar quietinho até o último momento, não é de se descondiderar - evita a preparação de uma força contrária pela koluna vermelha...

Reply

Como todo petista, esse também só fala MERDA!

..... prefeitura malvista por 4 em cada 10 eleitores! ... Ha! Ha! Ha!
Mesmo so querendo falar mal, ele mesmo prova que 60% de eleitores aprovam Serra, e a eleição está ganha.

Esse babaca é apenas mais um petralha Mula tentando ganhar eleição no tapetão, sem candidato qualificado, sem ninguem com competência para o cargo (como sempre), sem curriculo, .... apenas com mentiras, ilações e tentando denegrir o adversário, que está anos luz na frente dos pangarés do PT!
Petralhas, o fim chegou, "ninguem engana todo mundo o tempo todo" já dizia Abraham Lincoln!

Reply

Eles vão tentar de tudo para enfraquecer a oposição, tumultuar quanto puderem, mentir, prometer, inventar, ..... Haja saco para aguentar as armações radicais e de desespero dos petistas em época de eleição. Sem escrúpulos, desonestos, corruptos, não medirão esforços nem consequências para acabar com o adversário.
Mas dessa vez estão lascados, boa parte do povo que lambia o molusco já acordou! O omi entalou o megafone na laringe, e sem o bravateiro a quadrilha não é nada, apenas aloprados.

Reply

Este, sim, é um jegue JEG, ou um JEG jegue.

Que tal darmos um centavo a mais para este asinino passar para o nosso lado, o lado do bem? Pensando melhor, não. O barato pode sair caro.

Reply

Impressionante. Tortura as palavras para que elas confessem. Impressionante.

Reply

esse tatoo não é da famiglia da mafia das lotações junto com o pcc ?

Reply

Putz! Esse Toledo é intragável. É um baita petralhão! Cuisp!

Reply