Mais um absurdo contra o Código Florestal(2).

Hoje pela manhã escrevi um post sobre uma matéria publicada na Folha de São Paulo. Está logo abaixo. Como não sou um especialista, apenas fiquei surpreso com um aspecto do absurdo ali reportado. Agora leiam, abaixo, o post do Ciro Siqueira, do Blog Código Florestal, que deveria fazer parte dos favoritos de qualquer jornalista ou blogueiro do país. Vocês vão ver que o absurdo é muito maior do que parecia.

Ministro Herman Benjamin reconhece que floresta não vale nada

De acordo com o Código Florestal vigente as APPs e Reservas Legais não são contabilizadas como área produtiva dos imóveis rurais. Por essa razão, caso sejam desapropriadas para fins de reforma agrária ou criação de unidade de conservação, não são passíveis de indenização mesmo que estejam ocupadas há séculos. O relatório do deputado Aldo Rebelo, aprovado por ampla maioria na Câmara, trata parte dessas áreas, já ocupadas e em produção, como áreas consolidadas.
Em reportagem publicada hoje no jornal Folha de São Paulo, o Ministro Herman Benjamin, do STJ, soltou essa pérola sobre a situação acima descrita:
"No instante em que você legaliza isso passa a ter valor econômico"
Entenderam? O que Benjamin disse é que área de preservação não vale nada. Um produtor rural que invista em sua área de produção, que refloreste, replante e dela cuide, caso seja desapropriado, não receberá absolutamente nada por ela. O produtor desapropriado não terá direito a indenização mesmo que ela seja uma área de produção agricultada legalmente em 1850.
O Ministro Herman Benjamim é uma espécie de sumidade da doutrina jurídica sobre ½ ambiente no Brasil, é a Marina Silva dos jurisconsultos. Grande parte do consenso oco de que um imóvel apenas cumpre sua função social se obedecer ao Código Florestal deve-se a ele. De acordo com a mente perturbada de Benjamim uma fazenda que suporte 5 UA/ha sem RL não cumpre sua função social, ao passo que uma outra que suporte 0,2 UA/ha com RL, cumpre.
Também na mente entorpecida pela vontade de salvar o mundo de Herman Benjamin jaz outro consenso oco de que floresta é um bem valioso. E é. Mas grande parte desse “valor” é um valor “de não mercado”. Ninguém paga por ele. É por isso que algumas vezes Benjamin diz que floresta vale muito e outras vezes ele diz que floresta não vale nada.
Benjamin e os fundamentalistas de ½ ambiente variam a semântica do termo “valor” conforme a conveniência. Quando querem justificar a preservação, dizem que floresta vale muito; quando precisam pagar o detentor do recurso florestal, dizem que floresta não vale nada. Ora o termo “valor” se refere ao valor de mercado, ora se refere ao valor espiritual das florestas. Justamente nesse ponto reside um dos problemas fundamentais da preservação florestal: Quem deseja a preservação deseja pelo valor espiritual, mas não paga nem o valor de mercado.
Ainda outro ponto me impressionou muito na reportagem da Folha. Tenho três cães em casa e não consigo controlá-los. Quando digo: deita! Eles quase nunca deitam. Quando digo: rola! Eles quase nunca rolam. Mas quando alguém do movimento ambiental diz para um jornalista da Folha de São Paulo: rola ou deita! Eles obedecem. É impressionante. Meus cães têm mais capacidade de decidir por eles mesmos do que os jornalistas da Folha. Fico pensando qual é o petisco que eles recebem em troca depois de abanar o rabo.
A jornalista Carolina Sarres protagonizou hoje mais uma pérola da sofismologia ambiental sobre o relatório do Aldo Rebelo. Segundo reportagem assinada por Sarres na Folha de hoje o texto de Rebelo tornará mais cara as desapropriações de imóveis rurais. O mote do texto é o seguinte, pela lei vigente APPs e RLs não valem nada, mas com o relatório Rebelo passaram a valer e terão que ser indenizadas, logo, encarecerão as desapropriações.
Sarres tem razão. O que ela não percebeu foi que o fato das áreas produtivas e florestadas em APP e RL não valerem absolutamente nada é um dos principais motivos da reforma que culminou no Relatório Rebelo. O texto de Rebelo não tornará mais caras as desapropriações, ele as tornará mais justas.
Os jornalistas urbanóides não conseguem enxergar essas obviedades porque se abstiveram de pensar por eles mesmos. Eles apenas escrevem dando vazão aos lugares comuns do assunto esquecidos de que jornalismo é outra coisa.

13 comentários

PTs da Vida

A Petralhada ficou alarmada com uma cartinha da leitora Beatriz Campos, de São Paulo, publicada no Estadão de 24 de junho, e que ganhou ação viral na web:

Para um bandido procurado em outros países receber asilo no Brasil:

1- Entre com Passaporte falso.

2- Mostre que tem preferência pelo Comunismo!

3- Procure emprego em cidades onde o PT comanda.

4- Imediatamente fique amigo de um deles. Mas tem de ser rápido.

5- Monte uma historinha que é perseguido no seu país de origem, mesmo que seja um bandido comum, porque para eles não existe diferença.

6- Faça qualquer serviço para um petista e o adule bastante. Eles adoram ser bajulados.

7- Diga que é escritor. Faça alguns rabiscos e de vez em quando dê para o mais ingênuo deles ler. Eles não conseguem interpretar textos e repassarão aos outros que você é um grande escritor. Aí você já está com meio caminho andado.

8- Manifeste vontade de conhecer os chefões do PT, principalmente aqueles que um dia foram presos. Eles amam ex-presidiários por pura empatia.

9- Quando estiver com eles não se esqueça de chorar ao contar sua história. Nunca vi gente de coração tão mole!

10- Faça servicinhos de graça para os chefões, como carregar malas cheia de dinheiro para pagar falsos dossiês. Você ficará para sempre no coração deles.

11- Não os entregue jamais, porque pela lei do silêncio eles farão tudo por você.

12 - Se um dia você for preso e por acaso seguiu todos os itens acima, seus novos amigos irão contra tudo e todos para te defender, até rasgar a Constituição Brasileira. Darão um jeito junto aos "juízes" para que você não seja extraditado e receba o visto de cidadão brasileiro.

Ahhh, ia me esquecendo! Se você mostrar que odeia os Imperialistas Norte americanos ainda pode receber um emprego garantido no Governo Federal!

Ou quem sabe você faça um livro. Mesmo que seja de péssima qualidade e a sociedade brasileira se recuse a comprá-lo, eles darão um jeito do Ministério da Educação distribuí-lo na rede pública! Sem dinheiro para viver com certeza você não ficará. Eles são eternamente gratos aos seus.

Reply

Pelo que dá para entender da interpretação, supostamente, a terra não vale nada para quem quer produzir nela. Mas, supostamente, passaria a valer muito caso seja invadida e utilizada para assentamentos e/ou agricultora de, supostamente, baixa qualidade, insuficiente até para a própria subsistência dos assentados. Suposição correta?

Reply

Cel,

Minha sugestão para acabar com a polêmica em relação ao novo Código Florestal é introduzir uma Aspidosperma polyneuron no tubo retal dos ongolóides, das marinóides, dos urbanóides, dos jonalistóides, dos ministróides, dos politicóides e dos vermelhóides.

Pronto, tudo resolvido e não se fala mais no assunto.

Índio Tonto/SP

Reply

CORONEL

PARA REFORMA AGRARIA IR EM FRENTE QUEM SABE UM PANCHO VILLA POR AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

tô na área
Sabem,segundo me passou um nativo,por quê existem alguns INcÊNDIOS catastróficos e Portugal e Espanha?.Devida à lei burra que existe e não dá chance de se evoluir.
O "dono"da mata sem valor de mercado,mas de alto valõr espiritual METE FOGO e arranja uma ÁREA DE ALTO VALÕR DE MERCADO.
facim,facim.
fui....

Reply
Ernesto Genaro mod

E aí coronel,
nenhuma palavra sobre o ABSURDO do incentivo fiscal pro estádio do corinthians que foi assinado hoje pelo Kassab a mando de Lula?

Se o Kassab for pro lado de lá vc vai junto?
Desculpe a rispidez, mas sou leitor assíduo do seu blog e as vezes me incomoda como vc pega leve com o Kassab.
Não, não sou nenhum petralha revoltado. Sou um opositor revoltado, inclusive com a própria oposição.
Abraços

Reply

Cel,tive um sonhO terrivel e é verdade,sonhei com o josé genuino e no sonho me contavam que genuino só andava de sapato de camurça,e eu respondi isso não tem importancia ,no que me disseram mas era de camurça branca!!
NUNCA MAIS LEIO SEU BLOG A NOITE

Reply

Nós já sabemos a sacanagem da Marina Silva e grande parte da imprensa dando apoio as ONGs internacionais contra o Código florestal.
A Marina Silva se tornou um câncer contra os produtores Brasileiros em detrimento a produção de mais alimentos.
Agora, quando vejo estampado na Mídia o Kassab junto com o Alkminn dando ao Corinthians 420 Milhões para construir um estadio com dinheiro publico aí Cel., me desculpe, é uma esculhambação, o que o Kassab está fazendo com o povo de S. Paulo, é de estarrecer qualquer contribuinte Brasileiro.
Só está faltando o kassab aumentar o IPTU para que o contribuinte Paulista no futuro termine o Estadio do Corinthians, porque com certeza esta grana toda que o Kassab está disponibilizando para o Corinthians não será suficiente para terminar a obra.
E ainda mais, tem o dedo do velhaco nesta safadeza!!!!!

Reply
Dois brasileiros mod

Há em curso um plano de ocupação da Amazônia, engendrado pelos controladores da economia e mídia mundiais, e empreendido pelas ongs de inúmeros desocupados ditos defensores do ambiente. O governo do pt abriga tanto as idéias, quanto as hordes destruidoras. Se o Brasil não der ouvidos, e fizer vistas grossas ao que Aldo Rebelo dispõe, teremos mais e mais raposas do sol dilapidando a Nação, roubando, inclusive, porções significativas do território nacional.

Reply

Para quem eu torço? Eu torço para que o PT, como máquina de produção de ideologia e de falsificação da história, se exploda. Torço para que alguns de seus mistificadores terminem na cadeia. Mas isso ainda está longe. A hidra, como é de sua natureza, tem muitas cabeças. Os que combatem esse ente criado para tomar o lugar da sociedade têm de saber que, na “hora h”, eles sempre se juntam. O petismo trava uma disputa interna pela consolidação de imagens. Às pessoas decentes cabe a torcida pelo triunfo da lei

Reply

Coronel, desculpe o assunto fora do tópico, mas foi bem oportuna essa postagem do Ernesto Genaro, 13:55. Está vendo que não apenas eu estou com um pé atrás?

Eu sei, eu sei... Já o conheço o suficiente para ter a certeza de que vc nunca passará para "o lado de lá", nem sob tortura!

Mas vou lhe repetir o que acho: Não conheço esse Kassab, é político que passa longe da minha terra, mas ele não me causa boa impressão! Para mim ele está mais para se bandear para o lado da petralhada de vez, ou, no máximo, fazer uma leve "oposição propositiva".

Também não confio no que vem dele, e penso que esses políticos que estão confiando vão se dar mal, inclusive a nossa querida Kátia Abreu... É hora de observar e advertir...

Reply

O post mostra burrice explícita pois a reserva legal se fosse destacada da propriedade, dos 20% restantes teríamos que separar mais 16% pois ficaria sem reserva legal a área remanescente, os 4% restantes teriam 3,2% como área APP terciária e depois dos 0,8% 0,7% a quarta área de APP e seria dízima até chegar aos cem por cento de APP.
LOGO, JUMENTOS MARINISTAS, OS OITENTA POR CENTO NÃO PODEM SER DESTACADOS DA ÁREA SOB RISCO DO RESTANTE FICAR ILEGAL SEM RESERVA LEGAL (APP).
Em vendas de terra, os preços são para toda a propriedade, algo como 20 mil o alqueire ( preservado ou devastado). Se um fazendeiro vender parte do lote, este passa a ter o direito de desmatar 20% e o remanescente, mesmo que seja a metade vai ficar ilegal com 60% de floresta e vai ter que regenerar os 20% que faltarem ou comprar área fora da gleba para averbar como reserva legal. Mesmo uma área de dez mil alqueires totalmente desmatada pode ser regularizada, desde que o fazendeiro compre 40000 alqueires e averbe como reserva dos 10000 alqueires usados ( somam 50 mil sendo 40 mil em mata ) propriedade legalizada.

Reply

Esse post me fez lembrar desse video satírico sobre Karl Marx
http://www.youtube.com/watch?v=8W7OptYkBxQ

Reply