O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, alertou em discurso na noite desta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, sobre os riscos correntes à liberdade de imprensa no Brasil. Durante evento de abertura do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, Cavalcante demonstrou-se preocupado com a visão do governo sobre o papel dos meios de comunicação e dos profissionais que neles trabalham. "Ataques à liberdade de imprensa são verberados, perigosamente, dentro do próprio governo, da figura do presidente da República, como se de repente jornalistas e formadores de opinião tomassem parte de uma conspiração eleitoral", afirmou. "[Os ataques] são, na verdade, um atentado ao estado de direito na medida em que a liberdade de imprensa é um bem fundamental à cidadania desse país e à democracia. Eu tenho certeza que mais do que isso, o mais importante é privilegiarmos e fortalecermos as instituições. Elas são muito maiores que os homens, sejam eles presidentes sejam eles de quaisquer condição social", continuou. "A liberdade de imprensa é uma instituição da República, é um direito constitucional inegociável. Não será o ataque de uma autoridade ou de quem quer que seja que vai jogar por terra esse direito tão dificilmente conquistado", afirmou. Ainda no discurso, o presidente da OAB lembrou os recentes "escândalos", como "casos de quebra de sigilo fiscal e financeiro com envolvimento de agentes públicos", assim como "denúncias sobre a existência de tráfico de influência e corrupção na esfera do poder, resultando no afastamento de uma ministra de Estado e na prisão de mais um governador", em referência à queda da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, e à prisão do governador do Amapá, Waldez Goez. "Por fim, acredito ser este o momento propício para diante de tãos maus exemplos advindos do sistema eleitoral partidário, rediscutir o nosso processo eleitoral interno, não deixando ser contaminados por práticas condenáveis e toda sorte de abusos", completou.
OAB defende a liberdade de imprensa contra a ofensiva do PT, Lula e Dilma.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010 às 00:59:00
Do G1:
10 comentários
O mais correto, a meu ver, seria o adiamento das Eleições, Rigorosa, Transparente e Celere Investigação e Condenação, após celere processo judicial eleitoral dos "investigados".
ReplyIh! 1:00 da manhã, acordei!!! Achei que estava na Suécia.
A Bóia!...
Reply“Jornalistas” são aqueles que honram a nobre profissão e aqueloutros que a deslustram, estes os que cooptam as causas do momento surreal que presenciamos no exercício da política? Ora, mas por quê! Porque esses “agentes orgânicos da Imprensa”, submetidos ao aparelhamento desse Governo, resolveram, também, exercer a liberalidade dessa ética, onde cada um constrói a sua.
Se o Jornalista é esse agente, como admitir-se dele essa liberdade se até ao mais alto Mandatário do País são impostas regras para professar suas preferências por postulante a cargos? Qual será a razão?
Tenho certeza que a Imprensa ética não participa dessa promiscuidade, mas aquela, ou aquele, que se submete, ao mesmo tempo, rasga os conceitos dos princípios e dos ideais democráticos.
Agora, nesse momento, só sentem “dor” porque pisaram nos seus “pés”. Enquanto pisavam – continuam pisando – nos “pés” da “moralidade e da ética da política”; da Correção Moral, da Compostura, da Decência, da Dignidade, da Nobreza, da Honradez e do Pudor Ético que constituem a essência do Decoro, em qualquer Dimensão do Tempo e do Espaço da “Coisa Pública” nada fizeram, ou melhor, fizeram sim: deram luz ao “maquiavélico sequestrador de almas”, que mantém os incautos submetidos à “Síndrome de Stocolmo” escudado “nos agentes dessa Imprensa”, que agora choram e pedem abrigo sob o “Manto que ajudaram deixar roto sem condições de nos cobrir”, quando deveriam se “penitenciar exercendo seu verdadeiro papel”!
Ainda há uma “BOIA” a espera que “essa Imprensa” nade até ela, mas faça agora e rápido, só restam dez dias!...
São 01:52 da manhã e o STF acaba de empatar.
ReplyPode crer, o pau que quebrou não foi nada sueco.
Depois de muita discussão a sessão foi adiada.
Agora sim, várias entidades se manifestam. Democrata ilustres assinam o manifesto.
ReplyLula, que estava tão "nervoso", já começa a dizer que pode ter sido traído (novidade....). Sempre joga a culpa nos outros (nunca sabe de nada).
Ato no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo reduzido a uns gatos pingados (e olhe que pensei que elles levariam muita gente). A coisa tá feia.
Associação Juízes RJ e ES se manifestam.
Manifesto pela democracia com mais de 20.000 assinaturas.
NO PT, todos estavam de salto. Parece que o salto quebrou. Começam a fica mansinhos. A Erê que se vire, não vi, não sei, acho que fui traído.
Já não era sem tempo, Lula extrapolou, pensou que sua popularidade poderia atropelar tudo e todos.
Pode não, respeito é bom e a gente gosta.
Não vai rasgar nossa Constituição de jeito nenhum. Muitos que lutaram ao lado do PT no passado, agora se manifestam contra o autoritarismo (criticam Lula).
É a vida. Prepotência, desafiar o povo e as instituições dá nisso.
Vamos resistir. Não vem não ZD, se coloque no seu lugar, não vamos permitir retrocesso.
Só falta a PF, MP e Judiciário parar com a subserviência. Chega de covardia.
Dirma, cê acaba com a língua portuguesa. Não consegue falar com objetividade, repete chavões, vira uma confusão danada.
Para o PT e Lula, Brizola não passava de um "caudilho".
Nada como um dia atrás do outro: caudilho é o Lula.
Que isso gente, a petralhada só quer roubar em paz.
ReplyAbsurdo cometido pela mais alta corte (em minísculo ) da Nação.
ReplyQue mau exemplo deram estes ministros, para a toda população Brasileira.
DE QUE JEITO QUEREM ACABAR COM A CORRUPÇÃO ? A ladroagem vai continuar solta !!!!!!
Ministros nomeados pelo presidente em sua maioria. Tofoli, foi um deles.
Isto é uma vergonha !
No debate da rede Vida, ficou claro que vai haver segundo turno.
ReplyMarina tira mais votos da guerrilheira, do que de Serra.
Esse Ophir é mais um coveiro da democracia. Omisso quando é necessário, falante e irrelevante quando é preciso...
ReplyOs incompetentes inveterados não aceitam críticas, só elogios,...É isso,....
ReplyNunca na historia dessepaiz vimos um presidente tão presicu! Os relacionamentos do chapelleiro malluco são ótimos! Só tem corrupto... isso sem contar que ele nunca sabe de nada... alliás sabe tão pouco que hoje somos obrigados a aprender a escrever de novo simplesmente porque ele não sabe colocar crase e acentuação, e ainda temos que lidar com sua megalomania, distúrbio bipolar, enfim... faltam pouco mais de três meses!
Reply