A OPOSIÇÃO ACORDOU. Finalmente. Tinha imaginado que a eleição era na Lapônia. E que a candidatura oficial tinha a lhaneza do Papai Noel. Descobriu que vivemos em um país onde as instituições democráticas são frágeis. Onde o Poder Judiciário é de mentirinha. E o Legislativo está sendo invadido -para a alegria mórbida dos inimigos da liberdade- por humoristas decadentes, ex-jogadores de futebol, celebridades instantâneas e "sambeiros" que espancam suas mulheres.
Lula rasgou a Lei Eleitoral. Depois de ter sido multado diversas vezes pela TSE resolveu, a seu modo, a questão: passou a ignorar solenemente o tribunal. Manteve a rotina de associar o cotidiano administrativo com o processo eleitoral. Em outras palavras: "peitou" o tribunal e ganhou. Ganhou por omissão do TSE. Para Lula, a democracia não funciona pelo respeito às leis, com uma oposição vigilante e pela crítica às ações do governo. Não. Para ele, a democracia só tem uma fala, a dele.
Transformou as cerimônias públicas em espetáculos de humilhação. Aos adversários, como na Revolução Cultural chinesa, reserva o opróbrio. Basta citar dois incidentes recentes: um em São Paulo e outro em Sorocaba. Manteve-se impassível quando a claque vaiou e quase impediu de falar o governador Goldman. No fundo, estava satisfeito. O mais triste é que o fato foi considerado absolutamente natural. No Brasil lulista a prática de impedir pelos gritos e, se necessário, pela força um opositor de falar está virando rotina. A associação indevida entre governo e Estado é evidenciada a todo momento. Tanto no escândalo dos dossiês, como no comício de Guarulhos -onde nem usou o disfarce da presença da candidata- ou na decoração do gabinete presidencial, que tem na parede um adesivo com o logotipo do governo em vez de algo símbolo nacional.
O lulismo desqualifica a política. E abre caminho para o autoritarismo. A eleição deixa de ser uma salutar disputa pelo futuro do país e vira uma guerra. Para ele, os opositores não são adversários, são inimigos. Enfatiza alguns êxitos econômicos (parte deles sem qualquer relação com o atual governo) e sonha com o poder absoluto. Despreza os defensores das liberdades e, por vontade própria, já começou a miniconstituinte: aboliu informalmente o artigo 5º da Constituição.
Age como o regime militar. Tem medo de, cara a cara, enfrentar um oposicionista. Ridiculariza a política. Neste ritmo logo veremos, como na ditadura, algum outdoor com a frase: "Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada".
7 comentários
Coronel
ReplySerá que adianta alguma coisa? Será que os ratos togados irão cumprir seus deveres?
O que que tá faltando para chutar o pau da barraca?......
ReplyHoje é um dia muito importante, vamos preparar o caminho para uma nova Independencia.
ReplyNos libertamos de Portugal, e ficamos livres da tirania.
Vamos nos libertar agora da bandidagem petista, tiranos no poder, que estão acabando com o Brasil.
CORONEL
ReplyO QUE MAIS FALTA ACONTECER PARA QUE ESTE CANALHA ANALFABETO QUE PENSA(?) QUE TODOS SÃO IGUAIS A ELE POSSA SER FREIADO ? ONDE ESTÃO AS INSTITUIÇÕES E HOMENS DE BEM QUE TEM PODER PARA FAZÊ-LO A NÃO FAZEM ? A CADA DIA MAIS EU ME PERGUNTO:
SERÁ QUE NÃO TEM HOMEM NESTE PAÍS PARA METER UM PROJÉTIL EM SUA CABEÇA ? POIS SÓ ISSO O DETERÁ !
O sambeiro espancador de mulheres é aquele EVANGÉLICO?
ReplyAh,tá, então tá limpo,faz em nome de deus,pode.
Uma pena ele não bater na Marta Suplício,talvez até eu me convertesse à adoradora de bules voadores...
¬¬
LULA INIMIGO N. 1 DOS BRASILEIROS E DA DEMOCRACIA.
ReplySalve "HONDURAS" q tem uma Suprema Corte que FUNCIONA!
Que TSE?
Replypra que serve?
Que leis Eleitoral ignorou?
que Tribubanal?
Ques Ministros?
que julgamento?
quem acredita que vai julgar quem?
quem acredita que haverá Justiça?
que Constituinte?
aqui nesse brasil do pt, kkkkkkk,
contem outra,
eu não creio em mais nada nessa terra brasil,
só em Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo