Reforminha política! Com um deputado ou senador eleitos no Brasil, partidecos terão direito a tempo de TV e fundo partidário.

 
(G-1) A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (28) instituir uma cláusula de barreira para limitar o acesso de partidos pequenos a recursos do fundo partidário e ao horário gratuito em cadeia nacional de rádio e televisão. Pelo texto, terão direito a verba pública e tempo de propaganda os partidos que tenham concorrido, com candidatos próprios, à Câmara ou Senado e eleito pelo menos um representante para qualquer das duas Casas do Congresso Nacional.

A intenção de instituir uma cláusula de barreira ou desempenho é evitar a proliferação de partidos que só tenham interesse em receber os recursos do fundo partidário ou negociar alianças em troca de tempo a mais de televisão. O fundo partidário é formado por dinheiro de multas a partidos políticos, doações privadas feitas por depósito bancário diretamente à conta do fundo e verbas previstas no Orçamento anual.

Pela legislação atual, 5% do montante total são entregues, em partes iguais, a todos os partidos com estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os outros 95% são distribuídos às siglas na proporção dos votos obtidos na última eleição para a Câmara.

Em discurso no plenário, parlamentares do PSDB criticaram a regra de barreira proposta pelo relator da reforma política, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e que acabou sendo aprovada em plenário. Para os tucanos, os limites aos pequenos partidos deveriam ser ainda maiores que o previsto no relatório. “Está cheio de partido sem voto com tempo de TV, com tempo de rádio, portanto queremos uma cláusula de barreira verdadeira, não essa para que continue tudo como está. Precisamos de uma cláusula que exija 1%, 2% ou 3% de votos para acesso aos recursos e tempo de TV.”, disse o deputado Samuel Moreira.

O vice-líder do PSDB Marcus Pestana (MG) classificou as mudanças aprovadas até agora pelo plenário de “puxadinhos” que não representam uma verdadeira reforma política. “Essa reforminha, esse puxadinho que estamos produzidos, que não merece o nome de reforma, sai desse tamanho pequenininho. Graças ao vácuo de lideranças e alienação da presidente Dilma. Reforma depende de estadista que não quer popularidade fácil, se faz enfrentando interesses.” 

Já integrantes de partidos pequenos defenderam a proposta de exigir apenas um representante eleito no Congresso para que os partidos tenham acesso a recursos do fundo partidário e tempo de TV. "A partir do momento em que um deputado superou o quociente eleitoral [mínimo de votos] e chegou nesta Casa, não podemos tirar o direito de ele ir a televisão falar de suas propostas", disse a deputada Renata Abreu (PTN-SP).

12 comentários

A despeito da indiferença dos jornais e de blogs tucanos como o seu, Coronel, não será fácil apagar o exemplo de coragem, determinação e patriotismo que os jovens da Marcha Pela Liberdade deram à juventude brasileira, à classe política e aos brasileiros em geral.

fazer oposição à oposição só serve ao PT, Coronel!

Reply

Pelo menos, não ficou do jeito que o PT queria, pois tudo que o PT quer, não presta!
Menos ainda para o Brasil e aos mais pobres!

Reply

Precisam ganhar salário tão alto, custar tão caro para o contribuinte para conseguirem apenas TROCAR 6 POR MEIA DÚZIA?
QUE POUCA VERGONHA!

Reply

Estou esperando mesmo que aprovem o voto facultativo.
Não terei mais que sentar em frente a urna eletrônica e ver a imagem ridícula desses bostinhas que se dizem a favor do povo.

Vão trabalhar de verdade vagabundos. Não deveria existir doação de qualquer espécie. Querem se eleger? Usem dinheiro do próprio bolso. Ganham uma grana federal e não precisam de ajuda.

Na verdade não me importa mais as mudanças que estão fazendo. No Brasil atual não encontro nenhum político em quem eu possa confiar. Estão todos na mesma barca, tem todos a mesma idéia, buscam todos a mesma coisa. Poder e interêsses próprios.

Reply

Chega dessa cada legislar somente em causa própria e desse governo explorar o povo
Deve reduzir no de deputados
Acabar com senadores
Reduzir ministérios
Com isso vamos eliminar desperdício e melhorar a gestão desses governo
Chega
Basta


Reply

A falsaria REFORMA POLÍTICA que o PT pretendia fazer era, como tudo desse partido, uma farsa, fraude, esquema de mamar nas estatais e por fora os homens da mala-preta, tipo Vaccari.
Também, sua apoiadora, a direção da CNBB sempre do lado do PT se ferrou - certos bispos precavidos não aceitaram coleta dessas assinaturas em suas dioceses - e se ficasse como o chantagista PT queria, aí sim, a corrupção eleitoral camuflada seria ainda maior.
O PT sempre mamou nas empreiteiras e depois querendo dar uma de moralista, é a raposa no galinheiro!

Reply

Resumo da ópera: A festa continua! Embora alguns festeiros queriam outro tipo de música para bailar mais a vontade (KKKKKK). Aliás, aqui parece mesmo com o Titanic: Nos decks superiores os bam bam bans só fazendo festa, comendo do bom e do melhor, com roupas chiques, jogando baralhos, conspirando uns contra os outros, cada um querendo se dar melhor que o outro, enquanto isso no deck inferior (literalmente) o povão (que só serve para burro de carga mesmo) ficam naqueles espaços apertados, úmidos, sem ventilação, sem saída de emergência, imundos, desconfortáveis, etc colocando carvão nas caldeiras para que a festa lá em cima continue. A diferença do Titanic do passado com o Brasil de hoje é que hoje nos decks inferiores tem televisão para o povão idiota assistir novelas e futebol enquanto jogam carvão nos motores. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

O problema e ter que aguentar tanto partido pequeno na TV.

Reply

O Dep. Rodrigo Maia(DEM) de uma certa maneira pensou nele e no PPS, estao pequenos, eu aceito, se nao estiver errada,porque sao partidos que ja ajudou muito o Brasil,ao contrario do PT e PCdoB que eu abomino.

Reply
Despetralhando mod

Desde seu apossamento banânia não decepciona, nasceu nas coxas criou-se no bordel e vive na rua da amargura de frente para o portal do inferno; Que por sinal é de lá que sai os comandantes desta pocilga.
Para a canalhada petralha e incompetente, meritocracia é uma palavra que não figura em seu vocabulário.

Reply

OBA!!!!!!!! Vamos fundar um partido, já de ante mão convido o "Coronel"!!!!!

Reply

Tomara que os nanicos começem a descer a lenha no PT e seus irmãos do PSDB do moleirão Aécio e do petista FHC!
Cunha dá de 10 a zero em voc~es de oposição!
Um candidato menos ruim de todos seria o Cunha e outro seu vice, quem sabe o JB?

Reply