Pressionado, o PGR Janot diz que "não vai descansar" até fazer com que TODOS paguem pelos seus crimes na roubalheira da Petrobras.

André Dusek/Estadão
Em um duro discurso na manhã desta terça-feira, 9, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o escândalo na Petrobras "convulsiona" o País e, como "um incêndio de largas proporções" consome a estatal e produz "chagas que corroem a probidade e as riquezas da nação". Janot disse ver "um cenário tão desastroso na gestão" da empresa e prometeu "não descansar" para fazer com que todos respondam pelos crimes cometidos. Para o procurador, a corrupção é um problema que "mata e sangra" e defendeu que "corruptos e corruptores precisam conhecer o cárcere".

"Urge um olhar detido sobre a Petrobrás, em especial sobre os procedimentos de controle a que está submetida. Em se tratando de uma sociedade de economia mista, com a presença de capital majoritário da União - e, pois, do povo brasileiro - é necessário maior rigor e transparência na sua forma de atuar", afirmou o procurador-geral. 

A procuradoria tem conduzido as investigações da Operação Lava Jato com a constituição de uma "força-tarefa" atuante no Paraná, onde se concentra a apuração do caso, conduzido pelo juiz Sérgio Moro. Janot foi responsável pela criação do grupo de procuradores e é o competente para pedir ao Supremo Tribunal Federal a abertura de ação penal nos casos em que há envolvimento de autoridades ou parlamentares com foro privilegiado.

"Nem bem se encerrou a ação penal 470 (mensalão), revela-se ao País outro grande esquema de corrupção em investigação profunda", disse Janot, em referência à Lava Jato. O PGR garantiu que a "resposta aos que assaltaram a Petrobrás será firme" dentro e fora do País e disse que caberá aos procuradores que atuam na primeira instância do Judiciário propor ações penais e de improbidade "contra todos aqueles que roubaram o orgulho dos brasileiros pela sua companhia". A ele próprio, disse, cabe apoiar a atuação dos colegas e apresentar ação penal contra os detentores de foro especial. "Ninguém se beneficiará de ajustes espúrios, podem ter a certeza", disse.

Ele informou que em janeiro uma missão de procuradores da República irá aos Estados Unidos para cooperar com o Departamento de Justiça norte-americano e "sufocar" criminosos que se valeram de fraudes e lavagem de dinheiro para "destruir" o patrimônio e a marca da Petrobrás. Missões da Procuradoria já foram à Suíça e à Holanda para realizar investigações relacionadas à Lava Jato e ao caso envolvendo a SBM offshore.

Ao falar sobre os problemas na gestão da estatal, o procurador disse que são esperadas as "reformulações cabíveis" inclusive com eventual substituição da diretoria e trabalho colaborativo com o Ministério Público. "Aqui e alhures, a decisão é de ir fundo na responsabilização penal e civil daqueles que engendraram esse esquema. Não haverá descanso. O PGR não tergiversa nem renuncia ao dever de fazer valer o interesse maior da nação. A PGR age", disse Janot. Ele garantiu que o Ministério Público Federal fará com que "todos os criminosos" envolvidos no esquema respondam perante o Judiciário. 

Sangra e mata. As declarações foram feitas na abertura de evento organizado pela PGR em celebração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, nesta terça-feira. Um dia em que o País tem motivos para lamentar, disse Janot. "E lamentar muito." "O Brasil ainda é um país extremamente corrupto (...) Envergonha-nos estar onde estamos", afirmou Janot, dizendo que a culpa por esta situação "é de maus dirigentes, que se associam a maus empresários, em odiosas atuações, montadas para pilhar continuamente as riquezas nacionais". 

"Corruptos e corruptores precisam conhecer o cárcere e precisam devolver os ganhos espúrios que engordaram suas contas, à custa da esqualidez do tesouro nacional e do bem-estar do povo. A corrupção também sangra e mata", disse o PGR. Ele afirmou que o País "não tolera mais a desfaçatez de alguns agentes públicos e maus empresários". Janot cobrou a edição de decreto para implementar medidas de combate à corrupção previstos na nova Lei Anticorrupção Empresarial e permitir a punição administrativa de empresas corruptoras. (Estadão)

50 comentários

Por enquanto, não acredito nele.


Tree

Reply

JANOT se vc lutar pelos interesses da nação brasileira, DEFINIDAMENTE VC VAI POR O SEU NOME NA HISTÓRIA DO BRASIL!COMO AQUELE JUIZ QUE DESMANTELOU A MÁFIA ITALIANA, PAGOU COM A VIDA MAS NÃO FOI COVARDE EM NENHUM MOMENTO. FAÇA-NOS ACREDITAR NA JUSTIÇA BRASILEIRA, O ULTIMO PILAR DA DEMOCRACIA.

Reply

Todos não. Os diretores da petrobras e das empreiteiras. Aposto que os políticos ficarao de fora.

Reply

Trecho do artigo : Envergonha-nos estar onde estamos, dizendo que a culpa por esta situação é de maus DIRIGENTES que se associam a maus EMPRESÁRIOS em odiosas atuações , montadas para pilhar continuamente as riquezas nacionais. FALTOU MENCIONAR OS POLÍTICOS .

Reply

...e se forem investigar o próprio PGR é provavel descobrir mais escandalos. Aliás Janot foi um grande Kamarada nos tramites do mensalão. Ele mesmo quase atuou como advogado dos mensaleiros que o colocaram no posto que esta.

Não poderia dizer nada diferente do que esta dizendo. Ou se acredita que admitiria a culpa???

O fato é que está facilitando para os corruptos seus camaradas. Basta ver que ele fala de:

"alguns agentes públicos" e "naus empresários".

Por que não alguns maus empresários???

Afinal, nem todos os maus empresários se enrabicham com o Poder estatal. Muito menos todos os empresários são maus empresários.

Reply

Só acredito vendo ! Os petralhas foram presos no mensalão, mas foram todos beneficiados com o regime aberto, e agora descansam em casa. Uma beleza!

Enquanto, Marcos Valério, a dona do Banco Rural e alguns outros levaram as maiores penas.

O Sr. Janot tem de colocar TODOS na cadeia, independente se é de empreiteira, se é político, ou se é agente público.


Chris/SP

Reply

Seria interessante que antes de "encontrar" os corruptos Lula e Dilma fosse considerado a corrupção como crime hediondo para ver essas bestas apodrecerem na prisão cheia de ratos.

Reply

Se ele estivesse falando sério... E os ministros, que ainda decidirão se recebem a denúncia dele? Receberão contra alguns, contra outros, não e assim la nave va.

Reply

O discurso foi bom. Mas vejamos se as ações que o procurador Janot irá tomar em relação ao Petrolão serão realmente coerentes com esse discurso. Ele tem papel-chave que as denúncias sejam corretamente embasadas e encaminhadas para o STF, com chances de cobdenação dos culpados. Espero que não seja só "cortina de fumaça". Fiquemos de olhos bem abertos sobre cada passo do procurador. É pressão constante até a queda dos larápios PTralhas instalados no Planalto!!

Reply

Ser amoral, me engana que eu gosto...........

Reply

Quem não te conhece, que te compre!
Conversa pra boi dormir.

Esse governo cometeu crimes durante 12 anos. "Deixar" tantos escâdalos de roubo do dinheiro público acontecerem não dá pra acreditar em nenhum tipo de desculpa. Dizer que foi Incompetência, seria inadimissível. Ninguém tão incapaz chegaria à Presidência do Brasil. Sem nenhuma dúvida, foi bandidagem mesmo, má fé, atos criminosos de uma SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO. Tudo premeditado, com a leniência da justiça, que não faz cumprir a Lei, não por incompetência mas por pura prevaricação, que também é um crime a ser punido.

Portanto certos discursos, mais parecem embromação para ganhar tempo.

Em vez de retórica pra preencher tempo, o povo EXIGE providências urgentes, competentes e eficazes. Que a justiça cumpra HOJE o seu dever e não tente manobras e subterfúgios. A LEI existe para ser cumprida, e os juízes PAGOS PELO POVO para cumprí-las sem delongas. Eficiência e presteza é o mínimo, antes que a falta de paciência se esgote. Ninguém gostaria de fazer justiça com as próprias mãos, para isso os togados são pagos.

Reply

Por enquanto as investigações atingem os agentes da corrupção.Pergunto eu: E OS MENTORES DELA, OS ARQUITETOS DESSA TRAPAÇA TODA?
Estou me referindo ao ministro das minas e energia, da casa civil, os presidentes no período dessa esbórnia vergonhosa.

Reply

So acredito Em JANOT se ELE AGIR COM TODO RIGOR E MANTER O QUE DISSE HOJE EM SUAS AÇÕES!!

Ele precisara MERECER E AGORA FAZER VALER O TRABALHO IRREPREENSÍVEL EVA CORAGEM DE SERGIO MORO , e nao facilitar como fez com mensalão que foi UMA VERGONHA!!
JANOT poderá entrar para história pela porta da frente, pelo BEM do Brasil se quiser !!!

Reply

Começo a encontrar um certo elo de faz-de-conta entre esse procurador e o ministros presidente do TSE.
Ambos estão fazendo o gênero indignado, mas certamente estão tramando para o de sempre.
A aparente indignação de tofoli pode significar apoio irrestrito para verbas publicas de financiamento de campanhas politicas, o que sabemos no que vai dar.

Já PGR " dialogar " com suspeitos ou seus representantes, dá no mesmo, e coisa boa não é, exceto para os bandidos, e sempre contra nós que idiotamnete costumamos pagar a conta sem discutir.
Parece que temos de prestar mais atenção para ver onde fatalmente desembocam nossos impostos. O ralo da corrupção está com vazão exagerada. Fechemos as torneiras escancaradas, contribuintes.

Reply

Sua Excelência vai se cansar demais, certamente.

Reply

Essa conversa desse ministro está muito tosca,empresários ou diretores não roubariam nenhuma Estatal,sem o aval de quem manda e de quem é o maior beneficiário.O maior beneficiário do Mensalão foi o Sr.Luis Sabe Nada da Silva e do Petrolão,foi ele e sua cria,Sra,Dilma Ruimssef,que por sinal foram pegos inúmeras vezes aos beijos e abraços com toda essa gangue,ou será que vão pegar outro idiota a lá Marcos Valério,pra ficar engaiolado no lugar dessas duas tragédias presidenciais?

Túlio Xavier

Reply

Enquanto isso, a CORRUPTA Graça Foster continua forte e firme na presidência da Petrobras.

E tem gente que ainda diz que beleza não ajuda.

Portanto, dia 13 de dezembro vamos sair às ruas desse país exigindo o IMPEACHMENT da Gorda do paletó vermelho.

A Diaba é a grande responsável pelo maior crime de CORRUPÇÃO da História Moderna.

FORA DILMA!
IMPEACHMENT JÁ!
IMPEACHMENT JÁ!
IMPEACHMENT JÁ!

Reply

Esse cara tem que ter cuidado para sua ação não provocar a desmoralização de mais uma instituição da república: as promotorias. Pelo andar da carruagem, ele está trabalhando para punir peixinhos e deixar a Dilma e o Lula de fora. Vergonha nacional.

Como cobrar penas para delinquentes no varejo do dia-a-dia, Sr. Janot?

Reply

A CASA CAIU PT!!!

O Petrolhão é tão gigantesco que o advogado do PT não tem como esconder os roubos da quadrilha.

Reply

A unica esperança é a ação judicial nos EUA. Será apagada do noticiário, mas com a internet dá pra acompanhar até sair a sentença. Lá não haverá pizza.

Reply

É extremamente difícil acreditar numa mudança radical, em função do demonstrado no julgamento do mensalão, que difere apenas nos montantes envolvidos, não na essència de roubar o país para favorecer a hegemonia de um partido antidemocrático, cujos beneficiários, criadores e apoiadores não poderão ser poupados. Renato Duque e Joáo Vacari, propositadamente ainda livres, encobrem as digitais dos mandatários do crime propagado em todas as obras públicas federais.
Quem não se lembra do DELTADUTO, abafado imediatamente, sem nenhuma investigação que impedisse a descoberta da ponta de um iceberg criminoso?
Quem prevalecerá, a Nação e suas instituições democráticas fragilizadas, ou a bandidagem no poder ?

Reply

PÉSSIMOS PRESSAGIOS PARA DILMA ANO QUE VEM!
Os que farão a diferença nesses próximos passos anti PT são UZAMERIKANU que agora partem para cima; se a pressão se mantiver deles, se cuide PT, Dilma salvar a pele e Foro de S Paulo!
Mas que está difícil doravante, está.
Já pensou se Aécio ganhasse que pressão faria o PT em cima dele e jogar a culpa no PSDB?

Reply

Não esqueçam que ele não julga, dependemos do Supremo e lá que mora o perigo.

Reply

Eu fico pensando se todas essas ¨tôridades¨ fossem tão eficientes e fodões como aquele juiz que mandou prender os funcionários da TAM só porque o coitadinho perdeu o voo. Viram só que cabra macho? Os perigosos funcionários não deixaram ele subir no avião e ... pau na boneca. O engraçado é que esse mesmo juiz foi investigado pelo MT (calma gente, já tá tudo arquivado, não deu em nada pro juiz, tamos no Brasil não na Noruega) por trabalho escravo na fazenda dele. Realmente não sei como o Brasil está essa merda toda com tantos exemplos bonitos das nossas autoridades. É só fazer concurso público aqui nessa zona e se pode virar dotô, mesmo sem ter nenhum caráter para o cargo. E o povão idiota vendo tudo isso e preocupadíssimos com o ... Botafogo!!!

Reply

CORONEL

ao fim e ao cabo a recuperação da empresa se fará pelo alto preço dos combustíveis, pela reedição da CIDE e da CPMF .A bandidalha não terá nem mesmo seus nomes inscritos no SERASA.

Reply

Coronel,

O Dr. Janot atribuiu os desmandos nas empresas públicas brasileiras a uma herança do regime militar. Afirmou: “A opacidade, o fetiche do sigilo e a cultura da autoridade deram o tom e o traço das relações dos agentes públicos com a sociedade civil por muito tempo, talvez por tempo demais, neste país”.

No texto abaixo, Reinaldo Azevedo dá-lhe um ótima resposta!

RODRIGO JANOT, A CORRUPÇÃO E O FETICHE-FARSA DA “DITADURA”

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/rodrigo-janot-a-corrupcao-e-o-fetiche-farsa-da-ditadura/



Chris/SP

Reply

Acredito que entendi o principal dessa palhaçada continuada.
O ponto central é que a lei anticorrupcao não foi ainda regulamentada ou algo de sentido equivalente.
Brasil, país do futuro ...

Reply

Mais vale uma ação que mil palavras.

Reply

Até parece !!!! #MeEnganaQueEuGosto
Só, se eu fosse a velhinha de Taubaté ou Eremildo O Idiota, para acreditar no engavetador geral do PT.

Reply

O país precisa de heróis, torne-se um deles Sr Janot ,cumpra-se com o seu dever que a população brasileira agradece. Deixe um legado positivo para futuras gerações deste país inclusive para sua própria família .Que a justiça prevaleça doa a quem doer .

Reply

Os togados comparsas do governo combinaram um "'mis en cena" do maior cinismo, para ganhar tempo? Arrefecer os ânimos da população? Tentars cair no esquecimento?
Esse pulha está com o mesmo discurso de espanto do Tóffoli. Quanta coincidência, né?

Vai te catá ô safado!

Reply

Concordo com o que disse o PGR Janot,mas entre o discurso e a ação há uma distância que pode ser maior ou menor dependendo da vontade do executor.O Lula,por exemplo,vai ser punido ou vão deixar para Deus a responsabilidade?No último caso é pior para Lula porque para Deus ele não pode dizer que "não sabia de nada".

Reply



E aí Já-NOT vai abraçar ou, digamos assim, engavetar.
A irresponsabilidade desse pessoal é absurdamente responsável.!!!.Quaqua. Trazemos o Pizzô ou não.!!!.

Reply

'Eleições na Vila Belmiro'

Coronel, o Santos FC tinha cinco candidatos à presidência do clube:

Nabil Khaznadar
José Carlos Peres
Fernando Silva
Orlando Rollo
Modesto Roma Júnior

Acontece que as eleições geraram inúmera confusões: das 10 máquinas eletrônicas que seriam usadas, nove não funcionaram.

Resolveu-se então passar para as cédulas, mas no reinício das votações uma jovem eleitora flagrou um mesário colocando duas cédulas nas urnas.

O acusado confessou o crime e as eleições foram anuladas.

Alguém da diretoria do Clube teve a ideia de pedir as urnas do TSE.

Uma semana depois o TSE, após minuciosos e complicados detalhes técnicos, preparou as urnas e gentilmente as cedeu ao Santos FC.

Com as urnas do TSE, finalmente os associados do Santos FC puderam votar.

Uma hora após as eleições terem sido encerradas, veio então o resultado oficial do tão concorrido pleito.

Votos Brancos e Nulos: 8%

Abstenções: 18%

Dilma Rousseff 74%

Reply

Esse cara pálida deveria começar pelo Lula e Dilma.Se quiser fazer a faxina e não ficar falando que a corrupção é herança do regime militar.

Reply

CORONEL

Em matéria de corrupção nosso país virou um balaio de siris.tudo junto e misturado.Se puxar um vem uma fiada inteira, uns agarrados nos outros. Já não temos ministros de estado, temos ministros de partidos, procuradores de partidos .Zorra total.

Reply

janozinho treme-treme é um petralha da pior espécie. Se tivesse um pingo de honestidade, não estaria no governo do PT. E suas declaralçies ridículas já declararam de que lado está. Não aceditem nele.

Reply

Não acredito neste camarada. Vai acusar só alguns como bodes expiatórios e aliviar a barra dos políticos.

Reply

Esse sujeito disse na revista Veja que a corrupção de hoje é herança do regime militar? Parei por aqui... Isso sim é verdadeiro saudosismo misturado com cinismo.

Que tristeza vê o estado em que o Brasil se encontra.

Reply

Não acredito. Dilma também faz discursos duros. Nada mais que manter as aparências.

Reply

Não levo fé nesse PGR Janote. É falso, sabe-se bem disso, desde que se comportou mal, omisso como um múmia paralítica, quando substituiu os ex-PGR Roberto Gurgel. O qual, por sua vez, substituiu brilhantemente o também ex-PGR Antônio Fernando de Souza. Esses, sim, homens honrados.

Fica ele se encontrando às escondidas com quem não deve, com partes sujas do processo lava-jato, onde deve agir com imparcialidade, aplicando apenas a devida Justiça, como fez Joaquim Barbosa. E não assim, com maracutaias e chicanas.

Vai ver que já está ficando com medo da opinião pública. É possível. Não é tão idiota pra não saber que mentira tem perna curta.

Mariana

Reply


Esse vendido vai radicalizar contra os empresários mas vai defender o PT....e tenho dito!

Reply

Esse homem me assusta Coronel, sua palavra não vale nada. É só fumaça para encobrir a cena dantesca na Petrobrás.

Reply

A linguagem corporal do Procurador era oposto exato da linguagem oral. E uma coisa que não entendi, o que os ditadores militares têm a ver com o Petrolão?

Reply

Fingindo que acredito, lembro ao 'iluminado' que tem Portos, Eletrobrás, Rodovias, Aeroportos, estádios e muito mais! É trabalho para Hércules!

Cavalaria Ligeira

Reply

Pensar que a Procuradoria da União está nas mãos desse pixote, vendido, cínico $%#@*... dá muito nojo.
Homem dissimulado, capanga da corja bolivariana, o Brasil não merece essa gentalha no comando.

Reply

É pegadinha do Janot.

Reply

Quem era o presidente do Brasil quando tudo começou? E a presidente do conselho da petrobras, alem de ministra das minas e energias? Quem era presidente do Brasil apos 2010, quando toda roubalheira continuou? Crime de responsabilidade, no minimo. Se a procuradoria de justiça quiser fazer o povo brasileiro acreditar, de novo, na justiça brasileira tem que alcançar os verdadeiros mandantes ou os governantes da hora. Simples assim.

Reply

Só os petralhas acreditam nos petralhas, por encenarem a mesma farsa com inigualável competencia...

Reply

Vamos dar um voto de confiança e aguardar, amigo... Depois que vc fizer o que está dizendo, aí vc pode falar - mas só depois...

Reply