Ex-tucano que virou a casaca diz que Eduardo Campos pratica "políticas do passado" e avisa aos "sonháticos" de Marina: o sonho acabou.

Um dos responsáveis pela articulação da aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos, o ex-tucano e deputado federal Walter Feldman (PSB-SP) critica a postura de integrantes da Rede que rejeitam a união de ambos e defende que esses se afastem do projeto."Tem debate dentro da Rede que parece coisa do passado mais distante. Tem posturas de patrulha, que não compreende a crítica e trata como pessoal. Não consegue fazer transição para o novo se não tiver muita autocrítica", afirmou Feldman sobre os chamados "sonháticos", como são conhecidos parte dos apoiadores de Marina.
Segundo ele, quem acreditava que a Rede deveria caminhar sozinha no seu ideal político, deveria retornar ao Movimento Nova Política, que a precedeu. "O que eu acho é que aqueles que imaginavam que a Rede deveria ser sozinha um núcleo transformador da realidade brasileira tem que ir embora. O Movimento Nova Política é uma coisa mais ampla, fora das instituições. Lá cabe tudo. No campo da ação partidária tem outras regras." O deputado avalia que a Rede é uma parte do Movimento. "É o braço institucional, tem que fazer isso que a Marina fez. Os que acham que não, têm que voltar."
Questionado se os críticos da aliança têm razão, disse: "Seria fraudar a verdade (dizer que não têm razão). Claro que (Campos) tem políticas do passado. Mas vivemos num regime de coalizão. O que não pode é achar que o novo por si é bom. Porque o novo pode ser tanto quanto o velho em relação ao que temos. Evidente que vamos ter de discutir dentro do que a Rede considera o mais adequado para fazer a transição. Seria hipócrita dizer que é tudo lindo. Se fosse tudo lindo já teria sido feito. É claro que tem problemas que precisam ser resolvidos."
Para Feldman, ao optar por Campos, Marina mostrou ter "os pés na realidade". "Sonhático é você se dispor a construir um novo modelo. É diferente de dizer que 'as minhas ideias me bastam, eu vibro com elas', mas não se dispor a ir no dia a dia enfrentar uma duríssima realidade, contraditória com seus sonhos e dizer 'vou mexer pra mudar e alcançar meus sonhos. A Marina não é pragmática, é programática. Ela diz, sou programática, tenho um sonho, isso tem de ser construído. Não adianta subir no púlpito e dizer, tem que mudar." (Estadão)

9 comentários

"Não consegue fazer transição para o novo...", essa história do novo foi o Lulalau quem cunhou, esse cara Coronel jamais foi tucano, era petista enrustido.

Reply

resumindo: eh tudo mais do mesmo!

Reply

nao aguento mais essa conversa de "programática"!

jizuiz, essa eh uma das maiores imbecilidades já lançadas na politica nacional com o intuito de criar uma marca para um politico...

Reply

Walter Feldman é uma praga! Falou, falou e não disse nada. Demente!

Reply

Novo!? Com essa velharia aí da foto?

E o fascismo nasceu junto com a humanidade. Não, não tem nada de novo.

Reply

Cel
É cel parece que o Eduardo Campos já enquadrou a Marina e seu discurso depois daquela cagada que ela fez em relação ao Caiado. Eu falei que quem mandava era Ele. O pacto de não agressão com o Aécio está mantido pode apostar. Por enquanto ela serve para viabilizar e turbinar a candidatura dele pois tudo que ela fala é um estrondo na mídia ( é a queridinha). Os sonháticos sonham com ela candidata e sem querer vão se acostumando com ele. Quando o anuncio for feito oficialmente em Março ou um pouco antes ela já terá transferido grande parte de seus votos pra ele.
Temos que trabalhar muito para o Aécio. Fazer o jogo que ele, Eduardo, está fazendo usando Ela como boi de piranha. vamos preserva-lo pois será um aliado valioso no segundo turno.
carioca

Reply

Este regime de coalizão me faz lembrar os mensalões e uma frase famosa do Diogo Mainard: "O Brasil não tem partidos de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem pra roubar juntos,"

Reply

Cel
Programático foi um termo cunhado ha muito tempo pelo Aécio e que a Marina está copiando. Ele dizia que faria uma oposição programática, daquilo que fosse do interesse da nação.
Esther

Reply

programático eh tao imbecil quanto propositivo...

haja mediocridade nessa politica nacional...

Reply