Do PMDB para Dilma: "cuide de seus corruptos, de meus corruptos cuido eu!"

Em um gesto público de insatisfação com o governo de Dilma Rousseff, o PMDB desafiou ontem o Planalto a demitir o apadrinhado da legenda que comanda órgão federal de combate à seca. O recado foi dado pelo líder da bancada de deputados federais do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), que é o candidato oficial da base governista a comandar a Câmara a partir de 2013. "O governo vai brigar com metade da República, com o maior partido do Brasil? Que tem o vice-presidente da República, 80 deputados, 20 senadores? Vai brigar por causa disso? Por que faria isso?", questionou Alves, responsável pela indicação sob ameaça de exoneração. 

O deputado também cobrou reciprocidade, defendendo que Dilma aja em relação a seu afilhado da mesma forma que agiu com ministros que, mesmo sob suspeita, foram mantidos nos cargos. No centro da crise está o diretor-geral do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), Elias Fernandes, filiado ao PMDB. O governo cogita tirá-lo depois que a CGU (Controladoria-Geral da União) apontou desvios de R$ 192 milhões na estatal. O Dnocs é vinculado ao ministro Fernando Bezerra (Integração), do PSB, que confirma a informação de que haverá mudanças no órgão. 

"Se fosse assim, o Fernando Bezerra tinha sido demitido; o Fernando Pimentel [Desenvolvimento] tinha sido demitido; o Paulo Bernardo [Comunicações] tinha sido demitido. Mas não. Apresentaram suas explicações, convenceram, com nosso apoio inclusive, e ficaram", disse Alves. Ele se referia a ministros contra os quais pesaram suspeitas de irregularidades. Bezerra, de favorecer parentes e seu Estado na liberação de verbas da pasta, entre outros pontos; Pimentel, por suspeitas em consultorias de sua empresa; Bernardo, por suposto uso de jato particular. Alves acrescentou: "Eu quero o mesmo tratamento ao representante do meu partido no Dnocs. Por que com o PMDB o tratamento é diferente? Não pode se explicar." O PMDB é o principal aliado do PT na coalizão de Dilma Rousseff e foi um dos fiadores do governo em votações polêmicas de 2011, como a do Código Florestal.

Apesar da aliança, nos bastidores peemedebistas manifestam insatisfação. O partido avalia que não irá ganhar espaço na reforma ministerial e que o governo tenta enfraquecer Alves na disputa pelo comando da Câmara. Apesar do acordo para a candidatura do peemedebista, setores do PT trabalham para que isso não aconteça. A demissão de Fernandes já havia sido pedida à Casa Civil pelo ministro Fernando Bezerra em dezembro. O vice-presidente Michel Temer (PMDB), porém, interferiu na última quinta ao convocar o ministro para uma conversa em seu gabinete. 

A Folha apurou que Bezerra foi lembrado nesse encontro que também enfrenta suspeitas de irregularidades e que foi defendido pelo PMDB. Nessa conversa, o ministro foi convencido em rever sua posição e encaminhar para o TCU (Tribunal de Contas da União) o relatório da CGU, inclusive avalizando a defesa do Dnocs. As declarações ontem do ministro de que a faxina no Dnocs será feita, porém, surpreenderam o PMDB. Por essa razão, Alves teria feito a citação explícita a Pimentel, ministro mais próximo de Dilma, e Paulo Bernardo, marido de Gleisi Hoffmann (Casa Civil), a quem compete operar a demissão. O próximo foco de conflito com o PMDB será a Petrobras. Segundo peemedebistas, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), já foi informado da exoneração do presidente da Transpetro, o ex-senador Sérgio Machado, indicado por Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado. "Isso seria acertar o coração de Renan", disse Alves.(Da Folha de São Paulo)

5 comentários

lulla vá tomar no SUS! mod

Em suma...

Nenhum desses facínoras está pensando no Brasil!

Por essas razões o Congresso foi fechado em 1968, resultado:

- O MILAGRE BRASILEIRO da década de 70.

Com os ladrões de fora, o dinheiro SIMPLESMENTE APARECEU!

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Tá feia a coisa então se já chegou a este ponto de cuida do seu que eu cuido do meu, estão admitindo abertamente que a corrução está correndo as mil maravilhas, e os militares, o judiciário ou até mesmo os caras pintadas, o que estão esperando pra colocar estas corjas na cadeia? O Batistti? Vai muito bem, comendo e bebendo as nossas custas e o trabalhador honesto brasileiro só se f....(Z)

Reply

A búlgara do tico e do teco aprendeu com seu doador de poderes, o Çábio Çinhor de Çélebro Çinzento, que quando a coisa aperta demais e se aproxima do limite de ruptura com o "maior ajuntamento de ladrões do Brasil", negocia-se então com a caciquia pemedebê a troca de seis por meia-dúzia. Sai o gato e entra o bichano... Tudo até a próxima cena e com a enorme vantagem da búglara do tico e do teco ainda poder faturar popularidade como "faxineira"...

Reply

Nada de soluções autoritárias resolveria essas coisas.
A pergunta é: quem está governando afinal?

Reply

O PMBD cobrar coerência do PT é de uma incoerência sem tamanho.

Reply