É de um cinismo impressionante a análise de certos jornalistas sobre a campanha eleitoral. Como se a imprensa não tivesse contribuído, blindado Lula durante os últimos quatro anos, contribuindo para reduzir o debate político a zero e ajudando a criar a maior rede de assistencialismo do mundo. Vejam o que escreve o cínico Fernando Rodrigues, na Folha de São Paulo, um dos tantos jornalistas que já saudavam, até alguns dias atrás, a vitória de Dilma, justamente em cima do quê? Da campanha mais mentirosa de todos os tempos:
A regressão do debate eleitoral não ocorre só por causa do fundamentalismo religioso adotado "con gusto" pelos dois concorrentes ao Palácio do Planalto. Há também nas propagandas uma forte conotação assistencialista.O candidato nhonhô José Serra (PSDB) promete salário mínimo de R$ 600 e um 13º aos beneficiários do Bolsa Família. A sinhá Dilma Rousseff (PT) fala em distribuição de remédios e luz de graça para pobres. Não há um trecho das propagandas eleitorais sugerindo como os brasileiros, eles próprios, têm também de participar do processo de desenvolvimento do país.
E por aí vai o colunista da Folha de São Paulo, até encerrar o seu artigo com o seguinte parágrafo:
Dilma e Serra falam sobre valores e desenvolvimento. Mas nenhum menciona o quanto cada eleitor terá de trabalhar para tornar realidade o Brasil mostrado no horário político pelas lentes digitais com "efeito de cinema". É uma atitude cômoda. Dilma e Serra manipulam as crenças e a fé da massa maior de eleitores. Gente a favor de manter como crime a prática do aborto.
Manipular os eleitores não é o que a imprensa mais tentou fazer nos últimos meses, com as suas pesquisas eleitorais, por exemplo? E já sobre o aborto, porque o jornalista, nunca, tendo coluna praticamente todos os dias, assumiu uma posição a favor e apenas a coloca nas entrelinhas. É o cinismo da imprensa a todo vapor.
12 comentários
É um brincalhão esse F. Rodrigues. Francamente: é tão ridículo que dá vontade de rir. O cara passou oito anos achando o máximo cada traque do Cachaceiro; cada gesto assistencialista dessa malta. Agora, vem com essa pose de progressista preocupado com o destino das gentes. Ora, monta uma casa com o das Botinhas Rosas e vai ser feliz, meu.
ReplyCoronel,
ReplyALERTA GERAL: essa é exatamente a NOVA tática que começou a ser adotada pela imprensa favorável ao PT. Nenhum dos dois é bom, então vamos continuar com o que temos, no caso o PT!!!
Aqui no RS a Zero Hora começou a adotar no dia 12/10, após a repercussão positiva ao Serra no debate da BAND.
Não é cinismo, é TATICA de guerrilha!!!
JulioK
CORONEL, é fato, enquanto jornalistas da laia desse Fernando Rodrigues se acumpliciavam com as pesquisas que davam como certa a vitória da Dilma no primeiro turno, nada tinham para criticar.Agora, frente a realidade que desmascarou,entre muitas falácias, a unanimidade de aprovação do mais amoral Presidente que este país já teve a desgraça de ter,aparecem os reparos à campanha conduzida pelos candidatos,e, para dar um ar de isenção, supostamente atingem a candidata oficial.Silenciaram ante as vergonhosas afrontas cometidas pelo Presidente Lula aos princípios republicanos insculpidos na Constituição Federal, a falta de respeito ao cidadão pelas mentiras apregoadas pela propaganda eleitoral oficial, e aos tradicionais valores morais aceitos pela maioria do povo brasileiro.Agora, porque lhes é desfavorável, trazem à baila em suas análises temas que representam " a regressão do debate eleitoral" como a questão do aborto tratada como fundamentalismo religioso.
ReplyHá sim um visível esforços desses colunistas fretados em misturar tudo e nivelar.Procuram agora se acomodar na coluna do meio, posando de equilibrados, equidistantes, responsáveis, esquecidos de que fizeram todo esforço possível para idiotizar a campanha com histórias de mainha e painho, cuidar do povo,dar banhos e trocar de fraudas, sem esquecer de incensar o cachaceiro.
ReplyÉ o que os comentaristas dizem. A matéria, não de hoje, aliás, ao não ter mais como defender Dilma, ataca também Serra. Os erros de Dilma, ele atribui também ao Serra. Qual aspecto programático ele aponta para Dilma? Nenhum. Assim, ele diz que Serra também não tem. Demagogia pura.
ReplyPetralha quando quer criticar sua candidata, coloca junto o adversario.
ReplyA própria Marina Silva no meio do debate escreveu no Twitter que nem o Serra nem a Dilma estavam apresentando propostas.'
Já sei. Quando o cara fica assim é petralha.
Por exemplo: pegam a Erenice enrolada no Palácio. Aí falam que um adversário cometeu um delito. como se isso equilibrasse o jogo.
Petistas nào se emendam.
O fato é que o PMDB aos poucos deixa a Dilma. No Rio Grande do Sul, hoje, haverá peemedebistas apoiando Serra.
Aos poucos o PMDB vem em maioria. Só não queremos a banda podre. Essa pode ficar com a Dilma.
A base aliada já virou base assustada .
ReplyEm breve , base debandada .
..
ReplyVocês podem chamar esse Fernando Rodrigues de qualquer coisa, mas chama-lo de "jornalista" ofende, desprestigia e agride os profissionais que fazem e praticam o verdadeiro e sério jornalismo.
..
A rádio que eu ouço o "jornal" quando acordo reproduz este imbecil, aqui em São Paulo duas vezes. Sempre que ele entra eu abaixo o volume, pois ele me dá nojo. Como fiquei até tarde vendo o heróico resgate chileno, conduzido por um presidente segundo a imprensa vermelha, direitista, que desbancou o candidato (poste) da ex, que tinha até mais aprovação que o Lula, mostrando que é possível sim, acordei hoje mais tarde (sou aposentado). Fui pego de surpresa com a fala do FR e não é que ele desesperado falava da introdução na eleição do tema religião, que ele achava muito perigoso. Perigoso para quem, cara pálida, só se for para a Dilma. Para disfarçar um pouco ele acusa a Dilma de também se aproveitar do tema. A grande verdade é que eles estão vendo a D. Dilma indo para o brejo.
ReplyEu até concordo que o debate regrediu por conta desse foco exagerado no aborto. É importante cravar na mente do brasileiro que Dillma não serve por não ter luz própria, por não ter exercido qualquer cargo político, por sabidamente tratar seus subordinados na base da arrogância e no grito, por ser do PT (claro, mas isso ninguém discute), por não ter experiência, por... a lista é longa. Agora, jura que ele gastou tempo para escrevder isso???? Ou seja, agora ele incluiu Dilma nas críticas a Serra. Vou dizer... se ela tá criticando ella, as coisas não andam boas pelos lados de lá mesmo... já começouo a saltação de lado desses "repórteres".
ReplyTudo isso , no fundo, é "tática pra se dar bem".Ganhe quem ganhar.Um bando de gente sem caráter mesmo, pois ideologia não existe mais faz muito tempo.Tristes tempos vem por aí, até que o ser humano deixe de ser "uma besta"e passe a ser "uma pessoa menos manipulável por ordinários que chegam ao poder.As pessoas do bem precisam estar vigilantes, mesmo após a vitória do Serra,para que não prevaleçam sujeitos do tipo desse jornalista. Um governo sozinho não pode nada contra o mal, mas pode tudo se aliar-se ao mal.Não poderemos, nunca, deixar Serra sozinho.Nossa participação terá de ser constante. Isso é vital.Elles fizeram, até aqui, o papel delles. Quando faremos, definitivamente, o nosso???
ReplySó no Brasil um bosta desse faz sucesso. Não consegue esconder sua torcida pela Dilma mas se diz isento. Simplesmente não leio nada que esse cara escreve. Um bosta!
Reply