Entrevista de Nelson Jobim(PMDB-RS), ministro da Defesa, ao Estadão:
OESP: Como é que foi conquistada essa lealdade dos militares?
Nelson Jobim: O que asseguramos foi a exclusão da intervenção militar nas decisões políticas. Isso veio com redução da presença militar nos cargos da administração pública direta e indireta e a perda do poder de veto.
OESP: De onde vinha esse poder político dos militares e por que agora, legalmente, não existe mais?
Nelson Jobim: Desde a Carta de 1891 os militares entenderam que eles tinham uma destinação constitucional para garantir a lei e a ordem. Por uma definição deles mesmos, sem intermediação dos poderes políticos. Em 1987, na Constituinte, houve uma discussão e se manteve o mesmo modelo (fiadores da garantia da lei e da ordem), mas se estabeleceu uma diferença: os militares só agem por iniciativa dos Poderes da República. Antes, os próprios militares é que decidiam se podiam intervir ou não. Na Constituição de 88, submetemos o poder militar aos Poderes constituídos, mas não quisemos saber da questão militar porque esse é um assunto vinculado à repressão política. Os civis não assumiram a parte que lhes cabia na Defesa porque os objetivos para as Forças Armadas precisam ser definidos e escritos pelos governos. Daí vem a redução contínua do orçamento, os equipamentos começaram a ficar obsoletos. Como a relação era só para resolver problemas pontuais, as decisões eram todas dos militares.
19 comentários
Militares, no braZil? Sobrou algum? Pensei que os ultimos morreram em 1985.
ReplyAh...vc fala daquele pessoal fantasiado de verde que faz pose nos quarteis?
Depois que eles se inseriram no contexto da quadrilha o discurso é bem ensaiado e afinadíssimo com a cartilha vermelha. Não demora vão trocar o verde oliva pelo vermelho tomate, depois de terem pisado no próprio.
ReplyOs militares brasileiros aceitaram muito facilmente o papel de capacho dessas autoridades mal paridas e mal votadas...
ReplyCoronel
ReplyE o Golpe de Estsdo palaciano, confirmou-se.
O panaca do jobim disse: deita, rebola, dá a pata, não ladra, abana a cauda, põe a lingua de fora. Lindos cachorros vestidos de verde oliva!!
Militares agora são mesmo merda! Cócó de cão!
Desarmados, serão presa fácil para chavez e quem está por trás das ONGs na Amazonia, mais especificamente na "reserva" Raposa Serra do Sol e Yonomanis.
Os fuzis, são para meterem bunda acima quando estiverem com obstrução intestinal.
Saiam dos quarteis e casernas. Desocupem já! Deixamos de ter FA.
Deixem entrar os terroristas do MST e LCP. O Brazil è deles, não è vosso!
E por que razão esse grande FDP do jobim, não mencionou o juramento da Constituição e o artigo da Constituição que os obriga a defenderem a Nação e não os governos?
Coronel
ReplyFinalmente, jobim deu a machadada final para implatação da Ditadura do Proletariado, sem tiro sequer. Que militares tão merdas, tão covardes, tão podres, tão boiolas!
Cuisp no focinho deles, dos responsáveis, apenas nesses covardes! Quanta propina receberam para entregarem o Brazil aos bolcheviques, seus traidores?
Esse panaca do jobim, apenas com um par de estalos, caia de focinho no chão.
1- Controlar politicamente o Judiciário;
2- Desmoralizar o Congresso;
3- Amordaçar o Ministério Público;
4- Arrochar a coleta de impostos de toda a ordem;
5- Valer-se de dossiês para impor a vontade a banqueiros, empresários e adversários políticos;
6- Direcionar a produção artística e cultural; controlar a imprensa e a internet;
7- Instalar núcleos de ativistas em todos os órgãos da administração pública;
8- Promover a instabilidade no campo;
9- Desmoralizar e desmantelar as Forças Armadas, criando forças paralelas
10- Desarmar a população.
Por isso mais uma vez afirmo Coronel, a culpa será das FFAAs, que se deixaram pautar, infelismente.DJ
ReplyAtenção!!!
ReplyO peixe é a isca
Julio Severo | 13 Março 2009
Artigos - Governo do PT
Aparentemente, a intenção original do projeto era lidar apenas com peixes. Mas então, políticos petistas tiveram a inspiração de sequestrá-lo para outro objetivo. Afinal, quem é que desconfiaria que a agenda gay poderia vir embutida numa legislação sobre peixes? Foi com tal inspiração que a deputada Irini Lopes (do PT do Espírito Santo) apresentou a emenda 34 ao PL 3960/2008.
MAIS:
http://www.midiasemmascara.org/index.php?option=com_content&view=article&id=37:o-peixe-e-a-isca-projeto-de-lei-sobre-pesca-vira-peixe-de-troia-da-agenda-gay&catid=9:governo-do-pt&Itemid=15
A desmontagem das FA no Brasil foi algo pensado, medido e premeditado. O Brasil vai pagar caro por mais esse absurdo. Isso não foi exclusividade deste governo vermelho, mas só piorou desde a posse do molusco.
ReplyJobim não depende da mídia nacional para saber o que é Foro de São Paulo, Diálogo Interamericano, Clube Bilderberg ou qualquer outra verdade oculta que permeia as decisões em alto nível judiciário e sabe perfeitamente onde isso vai dar.
ReplyO digno papel das FFAA, como fiadores das decisões políticas tem limite constitucional.
Esquece, porém, que não há como fazer valer uma Constituição quando os valores e a essência dela são vilipendiadas pelo poder político civil de plantão.
A própria noção de soberania impede que se acate passivamente a entrega do território aos interesses estrangeiros rompendo o liame constitucional, o nexo, acicatando com o vácuo uma tomada de posição daqueles que juraram defender a Pátria.
O paradoxo.
Um governo eleito para governar o Brasil , em verdade, acumula funções, na MESMA PESSOA, encarregada de governar, concomitantemente, um colegiado, não; uma ORGANIZAÇÃO SECRETA, pelo menos dos brasileiros, em função executiva, Presidente de Honra da COISA, o Foro de São Paulo.
Em flagrante conflito de interesses, cabalmente demonstrados na 'mecânica' diplomática adotada pelo MRE, causando enormes contrariedades, devidamente abafadas, dos quadros mais antigos do Itamaraty, temos o custeio de um projeto transnacional, bolivariano, comunista ou socialista do século XXI como querem os jornais, retirado, com inigualável desfaçatez, do Orçamento da União.
Equivale dizer que elegemos um governo que tinha um projeto que não nos foi informado, POR NINGUÉM, e a denúncia deste estelionato eleitoral nos foi impedida simplesmente por que 'convencionaram' transformar o sistema político brasileiro na maior estória da carochinha dos tempos modernos.
O seu voto, cidadão, não tem valor nenhum, é ratificador, mera estatística.
A vontade do povo é encaixada, 'na medida do possível', no quebra-cabeças do projeto de poder dos comunistas do Foro e para que isso se sustente nas aparências de que sejam as vontades do povo que se está satisfazendo, uma máquina de propagandear fumaça de governo constitucional brasileiro movimenta mundos e fundos fazendo o povo tapar o sol com a peneira em total submissão alegre, festiva, ignorante e subornada.
Essa vírus, governo populista, ao exame da consciência limpa nos remete imediantamente ao desejo de voltar no tempo e simular o que não estaríamos alcançando hoje se o governo respeitasse a Constituição que jurou defender e operasse segundo suas premissas, ou seja: Patrioticamente!
Quando o governo eleito descumpre acintosamente a Constituição, se movimenta para desacreditá-la e manobra com a desobediência civil para romper-lhe a expressão legítima de valores ínsitos, escolhidos e referendados por todo um povo, o país não pode ficar à mercê dos TRAIDORES e a previsão legal de defesa da soberania que junge as FFAA não pode tergiversar sob pena da nação se dissolver em violência, em crime, em imoralidade e ruptura institucional irremediável como querem ver acontecer no Brasil os mentores do 'Foro do Inferno'.
É o 'colapso premeditado' que a maioria jamais ouviu falar e se demoram na letargia, na perplexidade, justamente por não o examinarem como hipótese de revolução branca e eficaz.
Coronel
ReplyNelson Jobim: Desde a Carta de 1891 os militares entenderam que eles tinham uma destinação constitucional para garantir a lei e a ordem. Por uma definição deles mesmos, sem intermediação dos poderes políticos. Em 1987, na Constituinte, houve uma discussão e se manteve o mesmo modelo (fiadores da garantia da lei e da ordem), mas se estabeleceu uma diferença: os militares só agem por iniciativa dos Poderes da República.
Pergunta ao Jobim: E o que os militares devem fazer quando esses poderes civis da República estiverem corrompidos, roubando e entregando a nação?, assistir de camarote?
Esse povinho brasileiro não tem jeito mesmo. Agora a culpa é dos militares?
ReplyColocam Lula no poder duas vezes. Trabalham 4 meses do ano só para pagarem impostos ao Governo, e ainda dizem que os militares é que são cachorrinhos da esquerda?
Vão engolir tudo dessa vez. Não vão ter a moleza de 64 em que ficaram livres de virar Cuba, cambada de acomodados.
O que é que há? Estão com medinho de experimentar o Grande Irmão Vermelho? Qua´quá quá Se fodam todos vocês!!!
Periga as forças armadas se converterem em milicia, como é na venezuela de chavez.Ou reagem agora ou serão sepultados vivos.
ReplyCoronel
ReplyGoverno FDP.
"Campanha no Araguaia
A despedida do general Luiz Cesário da Silveira Filho do Comando Militar do Leste causou grande alívio no governo. Porta-voz da linha-dura, provocava tensão nas Forças Armadas com sucessivas manifestações de apoio ao golpe de 1964.
Quando o assunto é ditadura, o presidente Lula prefere o diálogo.
O próximo passo será uma grande campanha para estimular os brasileiros, civis e militares, a fornecerem informações e documentos sobre a Guerrilha do Araguaia."
http://congressoemfoco.ig.com.br/DetArticulistas.aspx?colunista=23&articulista=570
E volta e meia um aresnal cai.
ReplyCrime organizado invadindo área militar ? É o fim da picada.
Estes criminosos deveriam ser fuzilados para começar a conversa.
Bandido não pode ser tolerado.
E chega de soldados em assistencia social. Soldado deve ser treinado para combate-guerra mesmo. Comandante que não tiver culhões para assumir seu papel que vá ser designer de moda.
Se Osório, Barroso e os outros Grandes pudessem voltar esta cambada iria ver o que é bom pro catarro.
Quarto Anjo
Coronel
ReplyOs militares já estão liquidados. Já eram. Nem têm o direito de defender a Soberania, nem porra alguma, mas sim o separatismo, o entreguismo e a TRAIÇÃO. Os militares são TRAIDORES! Falo dos responsáveis! Desses canalhas!
Agora está destruindo o mais forte pilar de uma Democracia, o elo aglutinador da sociedade, a Familia.
"Governo de Mr. Da Silva: destruição da família e degeneração da Nação"
"Fama, poder e dinheiro, o exemplo imoral de uma ex-humilde família idolatrada por marxistas, socialistas, comunistas, pensionistas da ditadura, capachos da política, tiranos, e 83% da população idiotizada que espera o DVD e a revista em quadrinhos de "Da Silva, o filho do Brasil", filme que estará nos cinemas em 2010."
"Depois de conduzir o Brasil ao status de vice-campeão mundial de consumo de cocaína, abaixo dos Estados Unidos da América, o presidente do governo mais corrupto da história do pais, segundo o seu ministro do futuro, filósofo Mangabeira Unger, menospreza as elites pensantes da educação, da sociologia ,da cultura e da vida religiosa, arrasta a família brasileira e a Nação para a sua destruição moral e ética, num quadro total de anomia cívica."
(...)
http://brasilacimadetudo.lpchat.com/
Coronel
ReplyMilitares sem bala na agulha? Olhe que não Coronel! Ainda tem General e maçon com colhões, sem nenhum medo dessas ratazanas bem vermelhas que estão destruindo nosso Brazil.
"OS VELHOS SOLDADOS SE DESPEDEM, MAS NÃO SE VÃO"
(General Orlando Geisel)
(...)
http://bootlead.blogspot.com/
Quando vejo o jobinho falar lembro do Rolando Lero. Como minstro do supremo era fraquinho. Assisti uma seção e fiquei estupefado. Realmente o Brasil não é dos brasileiro, mas sim desta corja.
ReplyPenso que estão todos muito críticos e pessimistas. Quem afastou os militarea da política partidária foi Castelo Branco que, já como presidente, alterou a lei de promoções, fazendo com que o tempo de srviço no generalato fosse finito, no máximo 12 anos. A Constituição prescreve explicitamente as missões das Forças Armadas e eu garanto, pelos 34 anos de serviço ativo que passei no Exército, elas serão cumpridas, até pelo juramento de sangue que fazemos. Lembro que a Constituição é do Estado brasileiro, da nação e não deste ou daquele governo. O governo FHC veio com a estrita missão de implantar o parlamentarismo no Brasil, até como uma forma de o partido permanecer por longo tempo no poder. Deram azar: os esteios para tocar o projeto morreram, a saber: Franco Montoro, como figura respeitável politicamente e Serjão, o homem que viabilizaria a parte financeira. Mas, a verdade é que a criação do MD se ajustava a isto e por mais que se reagisse à época, se tornou inexorável. Passou-se à fase de grupos e mais grupos de estudos, reunindo as forças e o então EMFA e o projeto como foi implantado era o que mais ou menos se chegou de consenso. O resto viria depois, muito em função das cabeças pensantes que estiveram todos estes anos lá, participando do processo. O Ministro, este sempre foi mais ou menos um enjeitado em algum lugar ou um quebra-galho, nunca teve participação efetiva em nada. Até que surgiu o gauchão dos pampas aí, cuja atuação é no mínimo suspeita. Nada do que fala ou se discute é novo, posso lhes garantir isto, muitas das coisa têm só nova roupagem ou uma linguagem mais empolada e atualizada, por vezes para pior. A Estratégia é um blá-blá-blá só e nada, nada do que está ali é factível de ser implantado a curto ou a médio prazo. Será ele um pau mandado de Lula? Quer ser candidato a vice? ou a governador do RS? Aguardemos, mas eu lhes garanto que, assim como Castelo rasgou a Constituição lá atrás, lembrem-se que foi ele que redigiu o documento do EME que detonou a revolução, assim também quando chegar a hora alguém o fará.
ReplyResposta do Gen Rosário a Jobim em http://democraciaoumorte.blogspot.com/2009/03/carta-um-jobim-fora-do-tom.html
Reply