Crise na visão de Lula: é proibido poupar.

Do Estadão:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje a possibilidade de mudar o cálculo de rentabilidade da caderneta de poupança. "Nós temos de pensar, não podemos permitir que os poupadores tomem prejuízo no Brasil, nós precisamos defender a poupança", disse, durante seminário sobre o País em Nova York. Muitos analistas têm alertado para o fato de que a tendência de forte queda da taxa básica de juros (Selic) beneficiará a poupança em detrimento de outras modalidades de aplicação financeira. Isso porque a poupança tem rendimento garantido por lei de 6% ao ano, mais a variação da TR. Setores do governo já vêm discutindo o tema reservadamente, mas hoje foi a primeira vez que Lula admitiu publicamente a preocupação. O presidente afirmou que vai ter uma reunião com a equipe econômica quando chegar ao País "para ver como fica". "Vamos discutir o que vamos fazer, porque eu também não posso adivinhar." "Mas nós já mexemos dois anos atrás, quando descobrimos que gente que tinha muito dinheiro queria pôr na poupança. E nós mexemos para garantir a poupança apenas para os pequenos poupadores, aqueles que precisam da poupança. Aqueles que têm dinheiro que façam outro tipo de investimento", afirmou.

7 comentários

A “cardeneta “



Essa é apenas uma das diversas razões porque o governo não abaixa os juros. Abriram a panela, e remexeram.

Vão começar os problemas. O governo, pressionado pelas pessoas do governo, tanto fez que deixou a caderneta, a poupança do povão, mais atraente do que os títulos públicos. Agora o Lulla marolinha vai ter de consertar.

Um nó, e meio. Se baixar a remuneração da caderneta o povo grita. Não se pode escutar esse povo gritando. Se não baixar, o dinheiro que financia o governo desaparece dos fundos baseados nos títulos públicos, os chamados fundos DI.

A queda na Selic foi um tiro no pé, como eu havia dito. O mercado está aguardando mais quedas por ai. Se baixar mais que isso, o Brasil quebra. Haverá uma corrida para as cadernetas de poupança geral e irrestrita. Nada de bolsa, vai ser caderneta mesmo, remuneração segura e sem imposto de renda. Junto com o financiamento da dívida a arrecadação também vai por água abaixo.

O barco do Lulla marolinha acaba de inclinar uns 25 graus a barlavento. Se adornar, e vai, não sobrará ninguém vivo para contar essa estória.

A escolha é fácil de ser feita, ou o financiamento da dívida desaparece, ou se aumenta os juros.

E agora José?

http://nathal.zip.net/

Reply

É isso aí!
Como se podia esperar a idéia é transferir poupança para o setor público usurpando o capital honestamente acumulado da população.

Mas como as palavras valem mais que os fatos para os simios racionalóides, então o negócio é falar, falar, falar e falar ...independentemente da realidade.

A riqueza acumulada terá que caminhar para "bolsos públicos" - transferencia de riqueza strictu sensu.
Terá ainda que existir um arroxo na renda de modo a complementar essa canalhice.

...São os ajustes que a realidade cobra.

MAS É CLARO QUE O PULHA, subverme de rato moribundo, foi instruído para SOLTAR UM BALÃO (aprenderam com Geisel (argh! cuisp!) para ver a reação.

A idéia não é o tar di povu gastar e sim, a idéia, é gastar/consumir a poupança do tar de povu. Afinal, quem mandou poupar para se resguardar para imprevistos futuros. O governo gasta (distribui o assaltop entre cumpanheros e cumplices) e depois que não dá mais, mete a mão gorda no bolso dos otários que trabalham, produzem, investem e poupam.

Vai vir mais porradas da mão gorda do governo.

E esse troço de pensar que dinheiro vai resolver é tolice. Não adianta dar dinheiro para cobrir a "cassinagem" idiota que gerou uma grande ilusão de ganhos, desde que não consumidos. Pois o fato, sobretudo no braziu (é assim mesmo), é que os impostos inviabilizam a produção. Só um arroxo salarial dará folego (transferir dos assalariados produtivos para os recebedores de impostos a fim de as empresas sobreviverem).

A corporação estatal quer consumir e não é possivel mais de um consumir um produto ao mesmo tempo. O preço cobrado (mafia) para deixar a população que trabalha honestamente produzir está caro demais e desestimula a produção, possível só entre os mestres, os mais produtivos/eficientes, capazes de pagar tal custo e sobreviver.

Esses tipos são imbecis e safados, inescrupulosos e irresponsaveis, imediatistas vagabundos. Salafrários desavergonhados e FALASTÕES falaciosos.

A inflação virá exclusivamente causada "made in braziu" mesmo, para transferir capital e renda da população produtiva para a corporação estatal.

Abs
C. Mouro

Reply

E os bancos ? Porque não abaixam a taxa de administração dos fundos ?
Essa seria uma solução, mas a ganância os impede de fazer isso. Daí, é mais fácil para os çabios do governo mudar o cálculo de rent. da cad. poupança.
Eta paiseco fajuto,
Eta Brasilzinho !!

Reply

Vem aí o festival de distorções e em muitas delas veremos a expropriação pura e simples de ativos privados para sustentar a política de compra de popularidade via assistencialismo e empreguismo.

No entanto, conforme bem analisou o MS, nossa situação vai de mal a pior.

Reply

uau!

existe alguma lei que impeça quem tem dinheiro de ter caderneta de poupança????

e que tipo de investidor seria esse que - podendo - deixaria de aplicar num investimento que rende mais para aplicar em outro de menor rendimento????

so mesmo um investidor muito do incompetente!

Reply

e esse "pra ver como fica" demonstra o domínio do governo sobre a situacao...ahahah

nem treinador de time de futebol de varzea coloca a equipe em campo sem planejamento, "pra ver como fica"...

nau a deriva!

Reply

Coronel:

uma conferência de economia em Harvard concluiu no fim de semana (enquanto Lulla e Obama trocavam farpas) que os defensores do livre mercado são loucos.

In short, the conference was about this: Why do people still think the interaction of free individuals is a superior economic system to one directed by Harvard Ph.D.s like us?

Se não contarmos o fracasso do planejamento central em todos os casos em que foi tentado, porque ninguém desiste da idéia que se tornar gado numa fazenda coletiva dirigida pelos "experts" não é o melhor meio de se viver?

Os "experts" é que são os loucos.

Hereticus

PS: O correio acaba de me entregar a cópia do livro Meltdown de Thomas E. Woods Jr, que comprei na Amazon.com. Como disse em comentario anterior, se alguém só tem tempo para ler um único livro este ano, que seja este.
Quem o ler vai entender como é ridícula a critica de Sarkozy (repetida por Lulla) de que o livre mercado acabou. Como acabou, se não foi tentado? Enquanto um Federal Reserve existir, o mercado não será livre, e não pode ser culpado pelos erros a ele atribuidos.
O Capitalismo não é o culpado!

Reply