Confirmada denúncia feita neste Blog. Pronatec não paga e quebra escolas.

Post de 26 de janeiro passado.

Capa de hoje da Folha e matéria abaixo.

O governo federal deixou de pagar as aulas dadas desde outubro pelas 500 escolas privadas participantes do Pronatec, programa que oferece cursos técnicos gratuitos subsidiados pela União. O programa foi um dos destaques na campanha da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Por causa do atraso, donos de instituições de ensino dizem que estão tendo de pegar empréstimo bancário e adiar pagamento de professores. Escolas afirmam ainda que, se a situação persistir, terão de deixar o programa. 

O Pronatec prevê que a União repasse recursos referentes ao número de alunos que cada escola possui no programa. A verba costumava chegar às escolas nas primeiras semanas de cada mês. Para a maioria das instituições, o último repasse ocorreu em novembro, pelas aulas dadas em setembro. Estão atrasados os pagamentos referentes aos meses de outubro a janeiro (pelas regras do programa, repasses devem ser feitos mesmo nas férias). 

Diretores de escolas ouvidos pela Folha dizem que a explicação do governo é que os recursos estão contingenciados (bloqueados). A União enfrenta situação que combina alta de gastos nos últimos anos com arrecadação abaixo do previsto em 2014. O Ministério da Educação afirmou à reportagem que o repasse de janeiro não foi feito devido ao atraso na aprovação do Orçamento de 2015. Mas não explicou o problema dos meses de 2014. A pasta também não informou qual o montante de verba atrasado. Estimativa da Folha, com base em dados oficiais, indica que, apenas na cidade de São Paulo, 35 escolas têm de receber R$ 20 milhões referentes a outubro. 

As escolas privadas possuem cerca de 40% das 8 milhões de matrículas no Pronatec. Há também vagas no Senai, Senac, Senat e Senar e em escolas públicas. O Pronatec virou a principal fonte de recursos das escolas privadas, disse um diretor de escola em Minas Gerais (os dirigentes ouvidos dizem não querer ser identificados para evitar represálias). "Depois da vitrine que o programa teve na eleição, ninguém aceita pagar mensalidade", afirmou. 

Dilma colocou como uma de suas principais promessas para o segundo mandato a oferta de outras 12 milhões de matrículas no Pronatec. Escolas de São Paulo, Minas e Espírito Santo dizem que entre 50% e 90% dos alunos estão no programa. O dono de uma instituição capixaba afirmou que não conseguirá pagar salários dos professores a partir de março se o problema persistir. "Até agora, atrasei só alguns dias. Nem isso conseguirei mais."

16 comentários

Incompetente pra ninguém botar defeito. Mas esse povo merece tudo isso que está aí e ainda virá. A vaca tossiu e fica tudo por isso mesmo.

Reply

se a única coisa que dilma vana falava durante a campanha está desse jeitão, o que sobrou desse governo xexelento ? pronatec, aliás, que ella roubou o projeto do serra...

Reply

Sem verbas, sem pronatec, sem escolas. E agora? Aonde será que os burros vão ¨estudar¨? E depois, se conseguirem ¨estudar¨, onde esses burros vão trabalhar? Uma dica: puxando carroças!!! Agora que acabou a festa maior da gentalha brasileira vamos ver se de fato essa cambada vão ¨acordar¨ para a calamidade que esta o país. Xííí, ainda falta o BBB, o futebol, a novela...

Reply

no debate dilma mandou uma economista fazer um curso no pronatec para arrumar emprego,praticamente mandou se fuder... Bandida e mentirosa essa Dilma...

Reply

Dilma não paga nada: Pronatec, ONU, Embaixadas, hospitais... Tem que instituir a CPI do Brasil. O que ela está fazendo com o nosso dinheiro? Porque impostos estamos pagando, e muito!
Bia

Reply

Brasil patria educadora?????????????

Reply

Toma povo otário!!! Tem mais é que se ferrar mesmo. Mais uma das mentiras da Dilma que foi desmascarada e vem muito mai por aí.

Reply

'FALHA' publicou?! Milagre !!!
Ou, querem lula de volta!

Reply

Primeiro o FIES, agora o Pronatec. E', Patria educadora...piada de mal gosto. Povo enganado.

Reply

As "qualidades" que levam os petralhas ao poder, além de outras, são quase as mesmas, que os derrubam depois:mentira, roubalheira e incompetência.

Reply

Economia é uma ciência exata, pode ser maquiada por um tempo, até a hora da cobrança, aí é quando a roubalheira vêm átona!

Reply

Mais uma enganação da eleição. Dilma trapaceira, vai tomar no cu.

Reply

Bolsa família para haitiano: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/12/1557643-estrangeiros-vao-poder-receber-bolsa-familia-em-sao-paulo.shtml

Reply

Universidade gratuíta para haitianos: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-01/universidade-em-santa-catarina-oferece-vagas-gratuitas-para-haitianos

Reply

Ta demais eles falam que esse dinheiro que nos ganha e para o lanche então vc pensa nos estamos com fome até hoje pois não recebi nenhum real furado

Reply

Pois é, estamos em Janeiro de 2016 e continua a mesma palhaçada. Estou registrada no Colégio Papamike em Osasco, e ainda não recebi meu salário referente o mês de Novembro/2015. e não sei onde reclamar.

Reply