Ministro do STF que soltou Paulo Roberto Costa vai decidir se depoimento da delação premiada será enviado ao Congresso.

O ministro Teori decidiu soltar todos os 12 presos da operação em 18 de maio passado por considerar que o juiz federal, Sérgio Moro, havia invadido a competência do Supremo. Inclusive Paulo Roberto Costa, que só voltou a ser preso porque descobriram que ele tinha um passaporte português não declarado. O que fará este ministro indicado por Dilma e pelo PT? Encontrará alguma "pérola" jurídica para impedir que o Brasil saiba, antes das eleições, qual o envolvimento de Dilma Rousseff e do falecido Eduardo Campos no Mensalão II da Petrobras?

O presidente da CPI mista da Petrobrás, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresentou nesta segunda-feira um pedido para que a Justiça Federal do Paraná dê acesso à comissão a todas as informações da delação premiada que está sendo feita pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. Vital quer que o juiz Sérgio Moro, responsável pela condução do caso, compartilhe com a comissão os depoimentos e os vídeos da delação. 

Ele pediu ainda que o Supremo Tribunal Federal compartilhe com a comissão os documentos decorrentes de desdobramentos da Operação Lava Jato que chegarem até a Corte.  A Petrobrás também solicitou à Justiça acesso às informações fornecidas por Costa. 

O compartilhamento não afeta a validade da delação. Mas cabe ao Supremo autorizá-lo.  Na quarta-feira, integrantes da CPI mista e líderes partidários devem se reunir no gabinete de Vital para discutir qual a melhor estratégia para cuidar do caso. Parlamentares da base e da oposição passaram a defender a presença de Paulo Roberto na CPI somente após o acesso a todas as informações da delação premiada. 

O ministro Teori Zavascki, que é relator de processos sobre a Operação Lava Jato no Supremo, deverá decidir nos próximos dias sobre o pedido. 

O ofício foi protocolado no STF após a revelação de que Costa citou nomes de políticos que teriam recebido pagamentos de comissões sobre contratos da Petrobrás. Diante das revelações de Costa, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá analisar a possibilidade ou não de pedir a abertura de inquéritos no Supremo para investigar suspeitas de envolvimento de parlamentares. No Brasil, autoridades como senadores e deputados somente podem ser investigadas e processadas perante o STF. Se receber algum pedido de Janot, a tendência de Teori Zavascki é determinar a abertura de inquéritos, com a realização de diligências. 

Conforme a revista Veja, o ex-diretor da estatal citou na delação nomes de 12 políticos. Não foram divulgados, porém, documentos, detalhes ou valores. Citada, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), negou ontem, por meio de nota, que tenha participado de esquema de desvio de recursos na estatal. “Nunca participei de nenhum esquema de corrupção e muito menos solicitei ao ex-diretor da Petrobrás recursos de qualquer natureza”, afirma a governadora em nota oficial.

Auditorias. No pedido que fez à Justiça, a estatal informa que quer ter acesso aos depoimentos para utilizá-los em suas auditorias internas. Atualmente, a Petrobrás tem três comitês de auditoria investigando irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), e nas construções da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). 

A nota oficial foi o primeiro pronunciamento da estatal sobre o conteúdo dos depoimentos do ex-diretor. A empresa nega que falte transparência na divulgação de informações internas que deem margem a suspeitas de corrupção. (Folha de São Paulo)

18 comentários

Já vimos essa figura como protagonista em outras decisões duvidosas!
Se as provas estão aí, se a Nação Brasileira vê os crimes e clama por justiça, como um "cego útil à corrupção", um incapaz de defender o Estado Brasileiro, faz ocupando um cargo na Suprema Corte, que exige competência, dignidade, ética e honestade?

O abuso chegou ao limite, é o momento da população promover um movimento contundente para acabar com a corrupção na política e exonerar os bandidos togados que defendem descaradamente a quadrilha comunista que está no poder.

FORÇA BRASIL! OS BRASILEIROS HONESTOS QUE SÃO A MAIORIA NO PAÍS, ACABARÃO COM ISSO, CUSTE O QUE CUSTAR.

Reply

Coronel,
quem tem um amigo deste, pode aprontar todas.

Reply

Um grande amor nunca se esquece!
Assim como nunca se esquece os grandes traidores!

A Nação Brasileira já gravou na sua história os traidores da Suprema Corte na ERRA Lula, capangas do "ômi"

Ricardo Lewandowski
Dias Toffoli
Rosa Weber
Teori Zavascki
Roberto Barroso


Não perdem por esperar!
O semear é uma escolha, a colheita é obrigatória!

Reply

M.L.


Olá,

Gente, vamos "afogar" de mensagens lá no STF. Eu já faço isso. Deixo registrado minha indignação.

Reply

VÓS, Ó SUPREMO, ANIMAIS NO SEIO DAS SÃS FAMÍLIAS AS MAIS TEREBRANTES DÚVIDAS! UM LEVANDO UÍSQUE AO BARBA, OUTRO TEORIZA VASCA E,SEM PEJO, A PÕE EM PRÁTICA. E ÉREIS A ESPERANÇA ÚLTIMA!...SOIS UM SUPREMO ERIGIDO PELO BARBA COM SEU POSTE:SOBRANCEAREIS OS TAIS COM HONRADEZ E EPIQUEIA?!NUNCA TANTO O QUIS A PÁTRIA: O FRIO IMPÉRIO DA LEI!SACAI A VESTE PETRALHA, POR QUE FIQUE A TOGA IMÁCULA, E SEDE O ALENTO DA PÁTRIA!

Reply

Coronel,

A bandidagem petralha vai arrumar um jeito de deixar a culpa apenas para este "Marco Valério" atualmente chamado de Paulo Roberto da Costa.

Reply

Não adianta, a situação do Brasil está crítica, nós atualmente não temos mais os três poderes na República, todos foram contaminados com esta corrupção deste desgoverno da era petista no poder. Será que para acabar com toda esta patifaria que se instalou na política brasileira, vamos ter de acionar de novo as Forças Armadas, como aconteceu em 1964?
Se o PT permanecer no poder depois das eleições, o bicho vai pegar por que eu falo isso? Simplesmente por duas reportagens que eu li de dois Generais. O primeiro respondeu a um repórter quando lhe fez a seguinte pergunta. General e os comunistas no Brasil? Ele foi curto e grosso, por aqui eles não passam. Uns dois meses depois outro repórter perguntou para outro General. General e esta bagunça em que se encontra o Brasil, quando as Forças Armadas irão agir, ele também foi curto e firme na sua resposta, ainda não chegou o momento de agir.
Acredito que as Forças Armadas estão esperando pelo resultado das eleições!!! A volta delas está em nossas mãos em outubro nas eleições. Se nós votarmos errado, com certeza elas voltarão, será que isso que nós queremos???

Reply

Anônimo - 08:10.
Faltou o nome do "deucano".

Reply

Vamos ver a teoria do Vascki.
Vergonha alheia.

Reply

esse juiz calvinho tem cara de engavetador também alem de soltador...........

Reply

tamo mal de juizes no supremo ...... hein tudo petista......... que maerda.

Reply

Está faltando uma ministra como foi Eliane Calmon para chamar as coisas pelo nome que elas tem.

Saudade também do grande Joaquim Barbosa, que no final de seu discurso, naquele dia fatídico que aprovaram os embargos infringentes, disse: "esta é uma tarde triste... e este é só o começo..."

Ele sabia do que estava falando e o que poderia acontecer com o STF.

Desânimo de viver num país onde estamos cercados por CORRUPTOS!


Chris 45/SP






Reply

Coronel,

Ver o RENAN CANALHEIROS e a ROSEANA SARNENTA na cadeia vai lavar a alma de todos brasileiros honestos.

Reply

Cel
Ontem no Jornal da Cultura o MAVilla falou direto ao Zavaski: "o senhor já soltou uma vez o PRCosta; estou de olho no senhor." E nós tb estamos de olho. Ele que não pense que fará o que quiser.
Esther

Reply

Quem sabe um dia por aqui na "terra Brasilis" não acontece uma queda da Bastilha ? haja guilhotina...fui jarjura

Reply

Quem sabe não seja o outono do STF?

Reply

Um grande morfético esse cara.

Reply

Sei não este Mestre dos Magos fajuto não me cheira confiança nenhuma.

Reply