Mensalão da Petrobras derruba presidente do PT da coordenação da campanha de Dilma. Objetivo é distanciar candidata do partido que comandou o propinoduto.

Em meio ao impacto negativo provocado pela delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras que acusou políticos petistas e da base aliada de envolvimento em um suposto esquema de desvio de recursos da estatal, a presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu alterar o comando de sua campanha à reeleição. O ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) assume a partir de hoje a coordenação geral da campanha. A função vinha sendo dividida entre o presidente do PT, Rui Falcão, e Giles Azevedo, que foi chefe de gabinete de Dilma.

A entrada de Rossetto dilui o poder de Falcão, que integra o campo majoritário do PT, do qual faz parte também o tesoureiro nacional do partido, João Vaccari Neto, também envolvido por Paulo Roberto Costa no suposto esquema de recebimento de propina da Petrobras. A entrada de Rossetto, além de mudar o comando político e estratégico da campanha, tenta demarcar melhor a distância de Dilma em relação a Vaccari.

A mudança não retira totalmente o poder de Falcão, porque, como presidente nacional do PT, ele tem a prerrogativa estatutária de integrar a coordenação de todas as campanhas. Mas seu poder agora será compartilhado com um petista de ala mais à esquerda do partido e mais próximo a Dilma. Rossetto não integra o campo majoritário do PT, ala à qual também pertence o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quanto a Giles, apesar de ser um nome ligado à presidente, ele sempre teve uma atuação mais burocrática e menos política no governo e na campanha. As mudanças ocorrem num momento em que o ex-diretor da Petrobras denuncia o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Vaccari e parlamentares da base governista de terem recebido propina de contratos da estatal.

Rossetto terá “autoridade” e “autonomia”
  
O crescimento de Marina Silva (PSB) e as denúncias envolvendo políticos da base aliada em meio a uma campanha que, há duas semanas, parecia consolidada em favor da reeleição levaram a presidente a destacar um auxiliar de sua extrema confiança e que parece ter mais habilidade para fazer um elo entre governo e campanha. Rossetto assume com “autoridade” e “autonomia” dados por Dilma para tomar decisões estratégicas a partir de agora.

A primeira delas será a de também manter a principal adversária, Marina Silva, na defensiva. Integrantes da coordenação da campanha petista dizem que Marina terá que responder pelo envolvimento de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, morto em um acidente aéreo no mês passado, no esquema de recebimento de propina delatado por Costa. — Marina é do PSB. Era candidata a vice de Eduardo Campos. É sua herdeira política na disputa eleitoral. Não há como ela se descolar das denúncias — disse um auxiliar da presidente. 

O comitê de Dilma provocará a adversária a defender Campos sempre que forem mencionadas as denúncias de Costa. A estratégia é de contra-ataque, respondendo na linha de que Marina não representa “a nova política” no momento em que pairam dúvidas sobre a conduta política de Campos.
Quanto ao tucano Aécio Neves, a avaliação entre os aliados de Dilma é que ele não terá mais tempo de se recuperar eleitoralmente, e que a polarização com Marina é irreversível. Os dirigentes petistas sabem que os ataques do PSDB serão intensos, mas esperam que eles tenham pouca ressonância. Por isso, a ideia é deixar Aécio em segundo plano, polarizando mesmo com Marina. Além de colar a pessebista em eventuais problemas de Campos, Dilma insistirá nas contradições da ex-ministra.

Novo coordenador avalia quadro com Dilma

Rossetto passou a tarde de ontem no Palácio da Alvorada com Dilma avaliando o quadro eleitoral e redefinindo os rumos da campanha. Caberá a ele representar Dilma na definição de estratégias para desconstruir Marina. Numa primeira análise, segundo integrantes da campanha, serão mais bem programadas as viagens e os eventos dos quais ela participará. A avaliação é que, como Dilma decide em cima da hora, os eventos acabam parecendo improvisados.

No começo da disputa eleitoral, a presidente sinalizou que o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) assumiria função estratégica na campanha. Há algumas semanas, no entanto, Rossetto vinha sendo chamado por Dilma a opinar politicamente. As conversas vieram se acentuando nos últimos dias. Dilma e o ministro se conhecem há pelo menos 20 anos.

Rossetto foi “chefe” de Dilma quando era vice-governador do Rio Grande do Sul, e ela, secretária de Minas, Energia e Telecomunicações do estado. Ele foi um dos principais articuladores da saída de Dilma do PDT e de sua filiação ao PT. É um dos raros políticos que consegue ter autonomia e carta branca da presidente para trabalhar. Antes de voltar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, cargo que já ocupou no governo Lula, foi presidente da Petrobras Biocombustível.

— A campanha precisava de alguém com uma espécie de mandato de Dilma para resolver, decidir e analisar o quadro de forma mais estratégica — disse um auxiliar da presidente, sem mencionar as denúncias de Costa. Desde o começo da disputa eleitoral se avolumam reclamações sobre desentendimentos internos e falta de comando na campanha. (O Globo)

 
Na foto, ao centro, Paulo Roberto Costa sorrindo em mais um inauguração da Petrobras. Além de Lula e Gabrielli, bem atrás, quase escondido, Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustíveis. Ele apareceu na agenda do diretor preso e está sendo investigado pela Polícia Federal. Leia aqui.

21 comentários

As oposições TEM que se unir , ou serão reduzidas a pó,tudo porquê não dá para confiar nos equipamentos eleitorais,aí incluídas as pesquisas e urnas .
O voto útil tornou-se impossível.

Reply

Plano para assaltar a Petrobras;

Reply

Coronel,
espero que mais este escândalo faça o eleitor abrir os olhos e veja que o Aécio é a nossa solução.

Reply

Ué!!!!
Mas todos os envolvidos se dizem inocentes, o delator está mentindo!
Então porque estão tomando providências por conta dos crimes?
Fiquem onde estão e provem inocência.
CORJA DE LADRÕES! Todo dia um crime novo dessa petralhada e aliados, mesmo assim continuam com cara de bunda fazendo de conta que não são os autores. E os bandidos togados na justiça de bandidos togadosestão garantindo a impunidade dos cumpanheiros. Grandes FDP.

FORA BANDIDOS.
PT/LULA/DILMA/RENAN/COMUNISTAS em geral, que dividem O QUE É DOS OUTROS, mas embolsam a maior parte.

Reply

Coronel, ontem o pisca pisca Rui Falcão, presidente da facção criminosa, declarou que irá processar Aécio Neves por suas declarações sobre o Petrolão, em entrevista dada à imprensa. Pode uma coisa destas, o ladrão acusando a vítima?

Reply

Aecio,

Nao perde a oportunidade meu filho!!

O que o teu avo, o grande Tancredo Neves, faria neste caso? Usaria luvas de pelica?

Ele falaria grosso se necessario, enquadrando os adversarios e deixando bem claro, muito claro pro povao entender!!

Vai que e' sua!!!

Reply

Entregaram o galinheiro para a raposa cuidar. Investiguem a Petrobrás Biodiesel e verão outro mar de roubalheira. Basta ver as compras de outras empresas privadas de biodiesel por preços super-faturados. Vejam as denúncias do Dep. Luiz Carlos Heinze. E o desvio para ONGs comandadas por um sobrinho do Rossetto para repassar grana para o MST

Reply

E o Lula,como sempre sumiu.

Reply

Coronel e Coturneiros,

não tenho qualquer dúvida de que são seres ligados profundamente às trevas.
E quando peço que oremos, falo muito sério!

Óbvio que além de orar temos que fazer o trabalho incansável de formiguinha. Diuturnamente!

Falem com todos em todos os lugares!
Alertem sobre o Foro de São Paulo!
Ninguém conhece!
Expliquem que Marina é o plano B do Foro de São Paulo. Ela já declarou apoio ao decreto 8.243. Assim começou o comunismo na antiga Rússia!!

ABRAM OS OLHOS!

O brasileiro ODEIA o comunismo!

As pessoas precisam se assustar com essa realidade asquerosa do bolivarianismo imposto à América Latina! Os monstros do PT estão comendo nossa liberdade pelas bordas, quietinhos, com cara e voz mansa, mentindo descaradamente!

Peçam para as pessoas procurar na internet:
Foro de São Paulo
Felipe Moura Brasil

Contem que aparecerá um site escrito:
"o maior inimigo do Brasil"

Peçam que passem adiante esse conhecimento para todos os amigos e parentes!
Para todos que encontrem: filas, super mercado, etc.

Sábado falei com 6 pessoas no supermercado. Ninguém sabia!

Imprimam o nome dos blogs abaixo e distribuam para a vizinhança e todos que encontrarem pela frente:

Coturno Noturno
Reinaldo Azevedo
Rodrigo Constantino
Aluizio Amorim
Felipe Moura Brasil - Foro de São Paulo

Nossa preguiça, silêncio, covardia, está permitindo que os vermelhos tomem conta da nossa Pátria!


Flor Lilás

Reply

De que adianta tirar os peixes pequenos e continuar os grandes (Lula, Dilma)?

Reply

Não adianta querer desvincular a imagem do presidente do PT da campanha da Dilma.Eles são como irmãos siameses.Aliás,fica até pior para o PT porque assim o partido admite que o homem é ladrão.

Reply

objetivo é fazer o eleitor de otário...

alguns, talvez muitos, merecem mesmo...

Reply

Tremenda confissão de culpa, e reação a declaração do Falcão, que tentou abafar o caso na base da porrada. Como sempre.

Reply

Essa anta devia ter vergonha na cara e renunciar. Prestaria um servico ao pais.

Reply

É bizzaro! Ela pensa que pode desvincular o nome dela do do PT? Enlouqueceram.

Reply

CADÊ O VAGABUNDO DO LULA???

NÃO VAI FALAR NADA?????

CANALHA!!!!

Reply

Aécio tem que dizer: A POLARIZAÇÃO NÃO ACABOU, EXISTE UM CAMPO POSITIVO SEM OS PETRALHAS DE AÉCIO NEVES.
O POLO NEGATIVO É O DOS PETRALHAS QUE TEM DUAS CANDIDATAS MARINA E DILMA.

Não é difícil o povo entender, o PCC não tem só um bandido e a polícia não é um só policial MAS HÁ POLARIZAÇÃO.

Aécio tem que mostrar: Dilma é dos ladrões e Marina também por omissão e o dinheiro roubado ajudou a alavancar a sua candidatura do quarto lugar para o primeiro. O POVÃO ACREDITARÁ e saberá que duas larápias conta um honesto será a batalha de DAVID e Golias. Com uma pedra ( petrolão ) o Davi matará o gigante ladrão ( com duas cabeças no caso brasileiro ).

Reply

E chama alguém que foi diretor da PTROUBRÁS para se descolar do escândalo na própria PTROUBRÁS? Conta outra!

Rosseto vai é trazer o MST e outros movimentos oficialóides para a campanha, usar este exército de miseráveis pagos com dinheiro público.

Sempre que a campanha engrossa, o PT faz isso.


Lanterna.

Reply

O PT já não tem salafrarios com o gabarito suficiente para acobertar vigaricies como desejado
pela cúpula.

Reply


Rossetto comprou uma grande fazenda no Pará, e mora em condomínio de luxo em POA, vizinho do Henrique Fontana.

Prá quem era comunista, está muito boa a coisa !!!

Reply

Coronel,seu blog é muito bom,só não gosto do espaçamento entre as letras das palavras na chamada pro link.

Reply