Dilma ameaça categorias e cassa direito de greve para garantir lucros da FIFA.

Quanto mais próxima a Copa, mais irritada e autoritária fica Dilma Rousseff, cassando direitos fundamentais de trabalhadores em nome dos lucros da FIFA.

Com receio de que greves na área de segurança criem problemas internos durante a Copa e arranhem a imagem do Brasil no exterior, o governo decidiu atacar os movimentos com ações na Justiça Federal e medidas que atingem o bolso dos grevistas.

São duas as principais frentes que serão adotadas na Copa: o governo vai entrar com ações judiciais contra as paralisações, medida que hoje cabe aos Estados, e quer cobrar de líderes de greve que arquem com os custos de eventual emprego da Força Nacional para garantir a ordem pública.

Recentemente, uma onda de greves de policiais militares afetou Estados como a Bahia e Pernambuco, e a violência explodiu no período com cenas de saques e depredações. Há indicativos de que novas paralisações de policiais militares, civis e até da Polícia Federal ocorram no período da Copa.

Na sexta-feira (23), jornalistas estrangeiros demonstraram preocupação com as greves na área de segurança pública em entrevista de ministros do governo envolvidos com a questão. Sem dar detalhes aos jornalistas, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) havia admitido apenas que o governo tem planos alternativos.

À Folha o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, revelou o conjunto de medidas contra greves dessas categorias durante o Mundial. "Quem é responsável pela segurança, policial militar ou policial civil, não pode fazer greve, é ilegal." A União decidiu que irá intervir e não vai deixar só com os municípios e Estados a competência para acionar a Justiça em caso de ameaça de paralisação.

"Podemos entrar como assistente do município ou do Estado. Mas, no caso de segurança --e os eventos recentes mostraram isso--, a União adquire legitimidade para tomar iniciativa de buscar coibir práticas ilegais, seja com a Força Nacional, seja por meio da Justiça, proibindo e impedindo a greve. Isso é uma novidade", disse Adams.

A segurança é a única área na qual a União pode ser obrigada a indenizar a Fifa por danos causados por eventuais distúrbios. A norma, que não cita valores, é prevista na Lei Geral da Copa, acordo internacional aprovado pelo Brasil para a realização do Mundial. "Como a União tem que indenizar a Fifa em caso prejuízo por distúrbios, logo tem o interesse de avocar para si o poder de atuar contra a greve nos Estados."

A entrada da AGU contra a greve de policiais não federais na Copa dará mais agilidade às decisões de magistrados, de acordo com Adams, pelo fato de os processos serem tocados pela Justiça Federal. "Nada impede que os Estados tomem suas iniciativas próprias. O problema do movimento é que ele procura os momentos de maior fragilidade do Estado a fim de ter mais ganhos, agir com oportunismo", afirmou.

MEXER NO BOLSO

Adams também quer que líderes grevistas e as próprias associações que organizarem eventuais greves devolvam aos cofres públicos todo o dinheiro gasto pelo governo federal caso uma paralisação leve ao emprego da Força Nacional de Segurança para compensar a ausência de policiamento nos Estados.

Despesas como deslocamento, alimentação, diárias, equipamento utiliza- do deverão ser ressarci- das por parte dos responsáveis pelo movimento. "Não vamos tolerar a baderna. Por isso decidimos mexer no bolso do movimento grevista", disse o ministro.

BLITZ

A AGU realizará, ainda, uma espécie de blitz para municiar juízes responsáveis por julgar assuntos da Copa, como a suspensão de jogos. As defesas contra liminares contrárias aos eventos serão entregues preventivamente ao magistrado antes de seu despacho para evitar decisões de interrompam jogos e outras atividades.

Em outra linha de atuação, o ministério promete monitorar e processar um suposto conluio de pessoas interessadas em acionar, de forma velada, a Justiça. No caso da concessão dos aeroportos, por exemplo, modelos de petição circulavam na internet e embasavam ações em diversos lugares. (Fonte: Folha de São Paulo)

15 comentários

Uai, então quando o PT organizava greves era bonito, AGORA fazer greves é feio. Canalhas hipócritas.

Reply

A Dilma deu uma de GENERAL TAILANDÊS e tomou dos estados a autoridade?
Cassou a autonomia residual destes?
Agora somos REPÚBLICA DO BRASIL para proximamente ser Brasil Bolivariano?

Será este o plano do PINGUSSÍSSIMO REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA? O animal que vive com 0,6% de água no sangue? O resto é a água que PASSARINHO NÃO BEBE.

Os estados têm que exigir a sua autonomia e até mesmo governadores quando assumirem o mandato novo NÃO IREM TRABALHAR, que vão para o palácio e esperem ORDENS FEDERAIS, já que são províncias da mamada.

*** Isto na delirante hipótese da lacraia vencer OU NA PLAUSÍVEL HIPÓTESE DA QUEBRA DO ESTADO DE DIREITO PELO GOVERNO COM ESTADO DE DEFESA talvez escudado pela FIFA.

A constituição NÃO PODE SER MEXIDA com o país em estado de sítio.
Golpe é loucura e OBAMA IRIA COM OS MARINERES FORÇAR ELEIÇÕES COM OUTROS CANDIDATOS, SEM BÊBADO NEM DILMA e uma COMISSÃO INDEPENDENTE no senado norte-americano apurando os casos de corrupção, desde a Petrobrás, Alston e outros do país e tem MUITOS OUTROS ENCOBERTOS QUE SÓ O GOVERNO CONHECE, custos da copa do mundo e outras palhaçadas.

Com a CI americana um governo provisório brasileiro conseguiria investigar com o ministério público, FBI + Polícia Federal e comissões independentes BR + EUA prenderem 95% da rataiada para permitir as eleições limpas para o Aécio Neves ter seus deputados e senadores, sem ratos o Aécio ganhará uma esmagadora maioria e os americanos poderão sair em paz e Obama vir para fazer acordo de livre comércio com IMPOSTOS ZERO PARA IMPORTAÇÃO / EXPORTAÇÃO.

Americanos poderiam entrar no Brasil somente com a carteira de identidade ou de motorista, não mais o país exigiria passaporte.
INDEPENDENTE DOS EUA FAZER O MESMO MAS PROVAVELMENTE IRÃO FACILITAR.
BASTARÁ O PASSAPORTE VÁLIDO E SÓ NÃO PODERÃO TRABALHAR, EXCETO EM FUNÇÃO QUE GANHE SALÁRIO MÍNIMO, QUALQUER MÍNIMO CENTAVO ACIMA SERIA VIOLAÇÃO DO VISTO DE TRABALHO E IMEDIATA DEPORTAÇÃO.

Reply

A bem da verdade estes pulhas que governam o Brasil deveriam há muito tempo proibir toda e qualquer greve em serviço público, pois é só a população que sofre. Não ele ficam caladinhos e no final fazem um acordo pagando os dias parados. Depois reclamam quando o povo sai às ruas e pede padrão FIFA para tudo.

Reply

Não vamos tolerar a baderna, disse o sinistro. Só cacarejando feito a petralhada: KKKKKKK. Se fosse assim mesmo, dilmente e o coveiro não receberiam em seus (nossos, a bem dizer) palácios, com água mineral e pão de queijo, qualquer baderneiro em que elles farejem a possibilidade de prejudicar a oposição. Agora provam do seu veneno amargo e estragado. Como escreveu Reinaldão, dilmacabra é a baderna.

Reply

Coronel,

A bruaca está mostrando que não é ex-terrorista, mas é a própria !

Onde já se viu se intrometer na autonomia dos estados ???? É o fim da picada!

Para começar, certas áreas de serviço público, principalmente a que tange a segurança, deveriam ser proibidas de fazer greve. Que vão escolher outra forma de exigir seus direitos e de se manifetar.

Agora este governinho medíocre quer segurança “Padrão Fifa” na Copa????? E, depois do evento, teremos o quê ??? “padrão PT” que é uma VERGONHA. Bem disse Aécio Neves, o governo é OMISSO na área de segurança desde que assumiu o poder.

FORA DILMA!


Chris/SP

Reply

Não estou entendendo. Mas não são os petralhas que desenvolveram uma poderosa organização criminosa a custa de greves? Não são deputados petralhas, parceiros do PCC, que estimulam as greves dos transportes em SP? O deus delles não surgiu graças a greves, embaladas por muito uisque fino nas chacaras dos empresários? Agora querem cassar o direito às greves? A FIFA ordenou?

Reply

É tudo que trabalhador que vota em Partido de Trambiqueiro merece! É pouco! Mas é como diz o Tom Zé: deixa a bola rolar e a turma pular, pelo menos faz bem pra saúde!

Reply

o PT sempre flertou com a baderna. A Dilma recebe os baderneiros no palácio, o Gilberto Carvalho coordena a baderna.
Na hora H o governo federal joga a culpa nos estados e continua a flertar com a baderna.
Agora quer ordem por decreto? Não vai rolar, até porque nenhuma greve ultimamente seguiu a lei e não será agora que irá seguir porque não há como garantir isto.

Reply

A FIFA vai faturar como, com a Copa por aqui? Em que as greves e mobilizações podem atrapalhar os lucros dela? Alguém leu a lei da copa?

Reply

A ausência de inteligência minimamente funcional desta mulher e de quem a assessora é impressionante. O que ela vai conseguir com isso é mais inimigos, que votarão contra ela. Sorte do Brasil.

Reply

e esse é o tal governo do trabaidô!

imagina se fosse um governo dos "reacionários" fazendo isso...

Reply

Pois é, o PT, como qualquer partido comunista, é assim mesmo. Pode-se fazer greve e ser oposição, desde que seja a favor do partido, e não contra ele. Quero que os comunistas se lasquem. Sou favorável a greves e paralisações desde que não prejudiquem a população. Greve é um direito garantido pela constituição, que não pode ser revogado por uma lei ordinária. E Copa é um luxo ao qual o país nunca poderia ter se dado. O dinheiro torrado ou roubado nos fará muita falta num futuro próximo.

Reply

A Dima e seu partido é que serão cassados nas urnas em outubro.Fora candidatos do PT seja para que cargo for.

Reply

Cel
A Anta está mais perdida do que cego em tiroteio. Para variar está tomando providências de última hora num improviso de fazer dó. Tiveram 7 anos para fazer lei anti-terrorismo, não quiseram. Não querem usar a Lei de Segurança Nacional. Só podia dar nesta baderna mesmo. Credo! Resultando daí um governo sem nenhuma autoridade e uma anarquia generalizada no País.
Esther

Reply

A lei de greve precisa ser revista ,
os funcionários públicos estão exigindo aumento( do salário que já é alto) sem produzir ou melhorar nada!

Gabriel-DF

Reply