Dos 1.595 médicos formados no exterior que participaram da
primeira fase do exame de revalidação do diploma, o Revalida, apenas 155 foram
aprovados. Isso representa 9,72% do total. Eles já podem verificar o resultado
da prova no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
(Inep). A primeira fase, em agosto, teve provas objetiva e discursiva. A
segunda fase medirá habilidades clínicas e será realizada em 30 de novembro, em Brasília. Os profissionais vão passar por simulações de
atendimento médico. Para participar da próxima etapa, os aprovados deverão
pagar uma taxa de R$300 até segunda-feira.
O exame é aplicado desde 2011 e sempre teve baixos índices
de aprovação. Ao todo, segundo o Inep, 884 médicos formados no exterior passaram
pelo Revalida em 2012, dos quais 77, ou 8,7%, foram aprovados.
Em 2011, dos 677 inscritos, 65, ou 9,6%, conseguiram
revalidar o diploma. Quem tem o diploma revalidado pode trabalhar em todo o
território nacional e não enfrenta as limitações impostas aos profissionais
participantes do programa Mais Médicos. Pelo programa, o médico não precisa
revalidar o diploma, mas só pode trabalhar no local indicado pelo Ministério da
Saúde.
16 comentários
Pior que tudo isso foi os órgãos governamentais esconder estes resultados, para não influenciar na aprovação da MP do 'Mais médicos (?)'. Desta leva de cubanos que aqui aportaram, quantos seriam aprovados?
ReplyÉ a confissão desse governo estúpido que o Brasil é país de 4º mundo! Aceitar que pessoas sem a mínima habilitação atuem como médicos é um desrespeito à população pobre, aquela que o maldito PT diz defender!
ReplySó queria entender: o médico que tem o diploma revalidado pode trabalhar em todo Brasil, e o que não tem o diploma revalidado poder trabalhar no Mais Médicos, também em todo Brasil?
ReplyCoronel,
Replyos otários que elegeram e reelegeram essa corja é que vão pagar o pato. Pensam que por está sendo atendido por um "médico" vai ter seu problema resolvido. Estão colhendo o que plantaram.
e o pior disso é que esses "médicos" vão atender justamente quem mais precisa, ou seja os pobres. deviam fazer um estágio em Brasília atendendo os políticos, a presidentA e cia!
ReplyEsses canalhas estando bem não interessa os outros. provam por a+b que não tem o mínimo de apreço pela vida da população mais carente que precisa dos SUS.
ReplyAssim como a diferença entre o remédio e o veneno é a dose,
Replya diferença entre o médico e o carrasco é a prescrição..
E só quem "revalida" não é carrasco..
E os médicos cubanos que nem revalida fizeram. Não poderão ser auxiliar de enfermagem com diploma falso? Imaginem que nem o Padilha é mais um médico, mas um militante comuna e petralha ainda por cima.Estamos f... e mal pagos.
ReplyPor mim, que se f***m esses beneficiários do bolsa-esmola. Eles é que mantêm no poder esses canalhas; agora vão ter que ser "tratados" por esses médicos qualificadíssimos... Estão colhendo o que plantaram, como já disseram acima.
ReplyPois é, mais quanta a "ANTA" precisa ser clinicada procura o melhor hospital do país, com médicos brasileiros. O pinguço também agia da mesma forma. Quero ver quando o câncer voltar se eles vão se tratar com médicos cubanos, afinal, não precisam viajar para Cuba, como fazia o Hugo Chaves, porque os médicos já foram IMPORTADOS para o Brasil. Vamos esperar.
ReplyBom, se alguém morrer por incompetência de um "médico" desses, o MPF (PGR), sob pena de incidir em crime de Prevaricação, tem obrigação de denunciar Dilma e o Ministro da Saúde por CRIME DOLOSO (posto que estão assumindo o risco de produzir o dano).
Reply
ReplySerá que passaram ,pelo menos, no teste de Pajelança ????
Hoje foi preso um boliviano atuando, como médico, no Pronto Socorro de Franco da Rocha(SP). Não apresentou nenhum documento, que era médico há mais de vinte anos, como alegou. Imagine quantos não tem por ai atendendo livremente.
ReplyEsse programa é um crime contra a humanidade!!! #quevergonhaalheia!
ReplyQuero mais é que este país se foda mais e mais.
ReplyQuero que a patuleia imbecializada se lasque com estes curandeiros cubanos e que o SUS se exploda.
País não é sério: temos tributos suecos e serviços africanos e ainda assim os petralhas caminham para o quarto mandato consecutivo.
Esperar o quê de um país destes??!!
É uma vergonha o desrespeito com os Conselhos de Medicina com a população brasileira a atitude deste Ministro da Saúde e deste atual Presidente da República do Brasil incentivando a importação de profissionais sem o Revalida.
Reply