Se as eleições fossem hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria os adversários em todos os cenários, segundo pesquisa do Instituto Sensus feita entre os dias 17 e 21 de outubro em 136 municípios de cinco regiões do Brasil. O levantamento mostra, porém, que entre os eleitores que de fato conhecem os candidatos, a vantagem da petista diminui e quem mais cresce é o senador Aécio Neves (PSDB). O tucano é também o menos rejeitado entre os 2 mil eleitores pesquisados. Nesse quesito, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) seria a pior opção do partido, por apresentar rejeição de quase metade dos entrevistados.
No primeiro cenário pesquisado, Dilma teria 40,2%, contra 18% do senador Aécio Neves e 10,6% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Indecisos, votos brancos e nulos somaram 31,3%. A margem de erro do levantamento encomendado pelo PSDB é de 2,2%. Quando são avaliados os mesmos nomes, mas entre os 1.117 entrevistados que declararam conhecer os três, a preferência por Dilma cai para 33,5% e a por Aécio sobe para 19,2%. Já as intenções de voto em Eduardo Campos atingem 13,3%.
Quando a ex-senadora Marina Silva é o nome do PSB, Dilma tem 38,2% das intenções de voto, Marina 18,4% e Aécio 17,8%. Nesse cenário, entre os que declaram conhecê-los, Dilma cairia para 33,5%, Aécio subiria para 21,3% – uma diferença de 12,2 pontos percentuais – e Marina para 19,9%.
Se o nome do PDDB for José Serra, a presidente vence com 38,8% dos votos. Nesse cenário, o tucano paulista teria 18,6% e Eduardo Campos 13,3%. Considerando o conhecimento dos eleitores sobre os nomes, Dilma teria 32,5%, Campos 18,5 e Serra 18,1%. Ainda com Serra na disputa, mas contra Marina pelo PSB, Dilma teria 38,2% dos votos, seguida por Serra com 18,3% e a candidata do PSB com 18%.
Em um eventual segundo turno, Dilma também venceria, mas Aécio é o que tem o melhor desempenho no embate entre os adversários. Com o mineiro candidato, ele teria 27%, contra 45,2% da petista. Essa diferença cai quando são considerados apenas os que declaram conhecer os candidatos. Nesse caso, Dilma teria 41,7% contra 30,2% de Aécio – 11,5 pontos percentuais. Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, os dados da comparação entre conhecimento e voto são importantes pois mostram uma tendência de votação. “Hoje, a maior tendência, com o desenvolvimento do tempo e das campanhas , é termos um segundo turno entre Dilma e Aécio”, prevê.
Outro ponto importante que o PSDB deve observar, segundo o responsável pelo levantamento, são os índices de rejeição. Nesse critério, 47,4% dos entrevistados afirmaram que não votariam de modo algum em José Serra. Em seguida aparece Eduardo Campos, com rejeição de 39,7%, e Marina Silva, de 39,4%. Na ponta estão Dilma Rousseff, rejeitada por 36,1% e Aécio Neves, por 34,6%. “A rejeição é um dos indicadores fundamentais da pesquisa, pois mostra um percentual do eleitorado que não votaria de jeito nenhum no candidato. Quem tem 40% ou mais está muito dificultoso no processo eleitoral”, afirmou Ricardo Guedes.
O pesquisador destacou que, além de Serra, Marina e Eduardo Campos aparecem com percentuais próximos de 40%. “Quem tem entre 36% e 38% de rejeição é mais fácil, pois temos que, de 100% do eleitorado, 20% vão para branco, nulo ou abstenção. Os 80% restantes, se dividirmos por dois, dá 40%. Então, quem tem 40% ou mais não passa para o segundo turno”, explicou. O levantamento Sensus avaliou também as preferências partidárias. Preferem o PT 17,3% dos entrevistados e o PSDB 7,6%. Sobre o governo Dilma Rousseff, 39,4% consideram o resultado positivo e 38,1% regular. Para 20,8% a gestão da petista é considerada negativa.
Empate
O senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) estão empatados na preferência dos eleitores do Espírito Santo para a sucessão presidencial em 2014. Segundo levantamento feito pela empresa Enquet, de Vitória, e publicado pelo jornal A Tribuna, Dilma tem 26,8% das intenções de voto, contra 26,5% de Aécio, uma diferença de 0,3 ponto percentual. O terceiro colocado nesse cenário, o governador do Pernambuco Eduardo Campos (PSB), aparece com 12,4% . Outros 14,4% responderam que votariam nulo ou em branco e 19,9% não souberam ou não opinaram. Quando o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), é o candidato tucano, Dilma aparece no Espírito Santo com 27,5% contra 21,1% do rival. Nessa hipótese, Eduardo Campos tem 17,1%, brancos ou nulo 12,9% e não sabe ou não opinou 21,4%. Dilma apresenta também a maior rejeição naquele estado, com 40,1% dos entrevistados dizendo que não votariam nela. Foram ouvidas 1.400 pessoas. A margem de erro é 2,7% para mais ou para menos.(O Estado de Minas)
18 comentários
Coronel,
ReplyEm todas as pesquisas de intenções de votos no passado recente do Brasil, os institutos de pesquisa, totalmente comprados e aparelhados por petistas, roubaram na maior cara de pau pelo menos 7 pontos percentuais dos candidatos do PSDB no segundo turno e entregaram de mão beijada para os candidatos do PT!
Portanto, acredito que numa eventual disputa de segundo turno, o Aécio tenha uns 34% de intenções, contra 38% da Dilma!
Já disse aqui nesse espaço e volto a repetir.O governo não tem uma noção real do potencial de Aécio. Ele é bem articulado e pode agregar em torno de seu projeto apoio vários setores. Sua capacidade de articulação supera em muito à do Lula. Portanto, vai ser jogo pesado. No momento ele está consolidando sua base na hora do "vamos ver" ai vai ser embatível. Podem esperar!
ReplyCidadão brasileiro , Marina Silva
Replyquer tirar o leite da sua despensa, quer tirar a fonte de proteína da sua mesa, quer tirar nosso direito de viajar de avião.
http://istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/331822_GURU+DE+MARINA+DISSE+QUE+E+PRECISO+AUMENTAR+A+CARNE+E+O+LEITE
Não deixe as ONGs internacionais
instalarem uma ditadura no Brasil!
Diga não para Marina Silva!
Aécio tem muito mais votos que os pesquisadores pegaram, muitos dos que dizem NÃO TENHO CANDIDATO, NÃO SEI são certamente pessoas "que recebem o Bolsa-Família e outros benefícios do governo federal e tem medo de perder o benefício se declararem a intenção, OS PETRALHAS SEMPRE APARECEM DE CARA, relincham o nome petralha de cara.
Reply-
Se o rejeitado do PSDB conseguisse com apoio de Dilma Rousseff tirar o Aécio, estaria seguramente eleita.
-
O Aécio ZERA O JOGO e polarizações pois nunca foi candidato ao cargo e muitos defendem o Alckmin, nosso governador e tíbio demais para o cargo, melhor mais quatro anos no cargo SE APOIAR AÉCIO, se ele não apoiar o Aécio deve intervir no diretório paulista e impor novo candidato a governador, o chuchu sem mandato teria que concorrer contra o Haddad à prefeitura, com excelentes possibilidade de ganhar.
Fernando Haddad ou " AVATAR DA MARTAXA", se passar o aumento do IPTU, o avatar da Martaxa vai pegar como apelido do RATTAT.
Cel
ReplySe, veja bem, se este resultado reflete o pensamento atual do eleitorado brasileiro o cenário está de muito bom tamanho para a oposição e o Aécio em particular. A um ano das eleições as pesquisasa não podem NEM DEVEM mostrar o que vai acontecer.
A constatação de que a Dilma já chegou ao teto e está estagnada é otimo pois com o inicio da campanha os adversários menos conhecidos começarão, fatalmente, a lhe biliscar porções.
Há tempos venho postando( mesmo antes do #vemprarua) que ela terá no máximo 35% no 1º turno.
Cel, a maior chance de vitória do Aécio é ir para um segundo turno com a Dilma pois se for com o Eduardo, não sei não.Fazendo uma comparação com o movimento do voto ( candidatos diferentes mas mesmo fenômeno)em sampa na última eleição : A Dilma é o Russonano, em queda e desacreditada e o Eduardo é o Haddad em crescimento.
carioca
Coronel,
Replye o jogo ainda nem começou. A petralhada está em pânico. Agora não é o Serra, eterno candidato dos petistas.
so que não pode passar do inicio do ano para começar a se expor...
Replydepois do maldito Carnaval - porque antes nada funciona nesse bananal - Aecio tem que se mostrar, se vender, aparecer o maximo possivel...
nao me faça como o Çerra que so começa campanha duas semanas antes de iniciar o horário eleitoral na tv...
Coronel!
ReplyInteressante estes dados de uma pesquisa em Pernambuco em relação a Campos.
Segundo a pesquisa IPMN/JC, ao serem indagados se “Eduardo deve ser candidato contra Dilma”, 40% disseram “sim” e outros 40% responderam “não”. Entre os de nível superior, 48% “sim” e 38% “não”, mas é entre os com renda acima de cinco salários mínimos que está a maior diferença: 64% “sim” e 24% “não”. Entre os mais pobres (um salário), 43% concordam e 37% discordam, mas entre os de menor instrução (3ª série) 46% não querem a disputa e 25% desejam que Eduardo enfrente Dilma.
Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2013/10/29/eleitor-dividido-sobre-o-possivel-embate-entre-eduardo-e-dilmalula-103206.php
O PT ESTÁ PERDENDO O REDUTO.
O PT está rachando internamente e só o que pode uni-lo é o molusco candidato. Por isso é bom essas pesquisas mostrando a terrorista na frente, até que a candidatura dela ficar irreversível, aí basta um trabalho decente da oposição para desmascará-la.
ReplyNunca foi tão fácil negar uma re-eleição neste país.
ReplyÉ o fim do mundo. O apedeuta cachaceiro foi homenageado pelos 300 PICARETAS !!!! que ele denominou !
Não custa lembrar que na eleição de 2010 o instituto SENSUS fez dobradinha com o famigerado VOX POPULI, um "confirmando" os números do outro. Hoje o SENSUS é contratado do PSDB, enquanto o IBOPE é contratado do governo da Gorda. É bom ser cauteloso com a divulgação de pesquisas, Coronel, mesmo as favoráveis à oposição. O que interessa é a expressão da realidade. Não queremos ser enganados e nem enganar ninguém.
ReplyO Aécio não é muito conhecido ainda. Pé na estrada Aécio. Vamos conhecer bem os problemas e as necessidades do povo; vamos com sua simpatia conquistar o povo brasileiro pra mudarmos esta situação caótica que estamos vivendo.
ReplyAécio Neves 2014. MUDA BRASIL!
Resumo da ópera : A menos que aparece um candidato que represente o novo ,d e fato, um outro "Collor" , vamos perder mais uma....Mas sem rejeição.
ReplyO nome é Aécio, e vamos torcer e conversa com outros eleitores para votarem nele. É a única saída para o Brasil. Chega de corrupção petista.
ReplyÓtimo resultado pra quem ainda não é candidato.
ReplyInimigo da onça
ReplySÃO PAULO PRECISA APOIAR O AÉCIO!!!
Homi, vamo acabar com esse nhem nhem. Essa p**** de eleição já tá consumada. A gerentona ou a santa já está eleita.
ReplyEu vou pagar a multa do tse e ponto.
Vou perder meu tempo em fila prá votar em ladrão? Nãããããooooo!!!
Esse tipo de pesquisa só tem validade se for divulgada (de preferência com exageros de elogios ao candidatos da oposição), ao lado das pesquisas fajutas compradas pelo PT para manipular e provocar a opinião pública, com aqueles altos índices de aprovação da raça bolivariana, inventados e pagos pelo PT.
ReplySe a oposição não usar as mesmas armas não vence a quadrilha. Elles usam canhão e a oposição estilingue? Vencer a guerra como?Piada, né!