O país do twitter e do facebook.

A falta de prestígio dos Três Poderes da República é a maior em dez anos entre os moradores de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha realizada ontem com 805 paulistanos. Ao mesmo tempo, as redes sociais na internet e a imprensa aparecem empatadas com mais prestígio do que todas as outras instituições pesquisadas. 

Há dez anos, 51% dos habitantes da capital paulista achavam que o Executivo (Presidência e ministérios) tinha muito prestígio. Em 2007, o percentual caiu para 31%. Hoje, são apenas 19%. Essa década analisada pelo Datafolha coincide com a administração do PT no Planalto --com Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (de 2011 até hoje). A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. 

No caso do Congresso, a avaliação tem sido ruim: os que achavam que o Poder Legislativo não tem nenhum prestígio eram 17% em 2003. Agora, a taxa subiu para 42%. 

Os partidos também nunca estiveram em alta. Mas em 2003 havia apenas 22% dos habitantes da cidade de São Paulo que consideravam que essas agremiações não tinham nenhum prestígio. Agora, são 44% --trata-se do maior percentual de desprestígio entre todas as instituições pesquisadas. 

No caso do Judiciário, 38% dos paulistanos achavam que esse Poder tinha prestígio em 2003. A taxa recuou em 2007 para 34%. Ontem o Datafolha registrou só 20%. Uma demonstração de que os habitantes de São Paulo não melhoraram seu conceito geral sobre os juízes, apesar de o Supremo Tribunal Federal ter concluído em 2012 o processo do mensalão. 

Na outra ponta da avaliação das instituições pesquisadas aparecem as redes sociais, que lideram com "muito prestígio" para 65% dos paulistanos. Empatada na margem de erro da pesquisa, a imprensa vem a seguir com 61%. Em terceiro lugar está a Igreja Católica (35%). A Igreja Universal do Reino de Deus, com 28% de "muito prestígio", empata tecnicamente com as Forças Armadas, que pontuam 27%. 

Mas todas as instituições perderam prestígio na última década. As redes sociais foram a exceção por nunca terem sido pesquisadas antes. Quando o Datafolha pergunta quem tem mais de influência na sociedade, redes sociais (72%) e imprensa (70%) estão em primeiro lugar. Bem abaixo vêm Igreja Católica (34%) e Igreja Universal (32%).

O Datafolha também constatou que aumentou muito a parcela dos paulistanos que apoia os protestos contra o reajuste da tarifa de ônibus na cidade. Na quinta passada, 55% eram a favor das manifestações. Agora, são 77%. Uma das possíveis razões para esse salto pode ser o fato de o levantamento da semana passada ter sido realizado antes do protesto que terminou com acusações de uso de violência por parte da PM contra os manifestantes. Já o de ontem foi feito um dia após novas passeatas sem grandes confrontos entre ativistas e forças de segurança.

De maneira espontânea, 67% dos paulistanos disseram que o motivo que levou 65 mil pessoas a protestar anteontem em São Paulo foi o aumento no preço das passagens do transporte. Para 38%, a razão da marcha foi a corrupção. E 35% responderam que o protesto teria sido contra os políticos. Outros motivos citados pelos paulistanos para os protestos são a reivindicação de mais qualidade no transporte (27%), mais segurança (20%), contra a violência ou repressão da polícia (18%). Apenas 5% acreditam que as passeatas sejam por causa de gastos com Copa das Confederações ou Copa do Mundo. 

O uso da Paulista para protesto tem o apoio dois em cada três habitantes da cidade (65%). Só 32% não querem a via sendo ocupada por ativistas e 3% não souberam responder.(Folha de São Paulo)

5 comentários

Meu Coronel, o governo federal é um desmoralizado,uma merda. É o Estado que o mantém, a estrutura estatal complexa.

CNN americana publicou artigo que me pareceu o mais lúcido e coerente.

A coisa vai ficar pior quando forem baixadas medidas para arrecadarem MAIS IMPOSTOS. A INFLAÇÃO está de olho atento, babando de satisfação, diante da expectativa. É o Procurador da Inflação que está liderando esses movimentos todos.

Reply

Cel, apesar dos vândalos que infiltram nas manifestações, estas estava passando da hora porque estes políticos estavam abusando da paciência do povo. Foi muito bem vinda esta reação.

Reply

os partidos sao os piores, certamente...

e Caçaby contribuiu mais ainda para a degradação do que ja era ruim, com a criação canalha e oportunista do PSD...

alias, se houvesse um premio "Dupla Nefasta do Ano", certamente seria concedido a Caçaby e Fifinho, devido as suas patifarias mais recentes...

Reply

Coronel,

Fecham a Paulista para a Parada Gay, então é lá que as coisas acontecem!!

JulioK

Reply

Falta prestígio no executivo, legislativo, judiciário, ministério, imprensa, institutos de pesquisa, empreteiras, polícia federal, instituições e tudo mais! Sabe por que, por que todo acha que tem que manipular tudo para vencer ao invés de trabalhar, produzir, ser eficiente, ser decente e tudo mais. Quando acabar com a a indústria da manipulação bancária, financeira, política, fiscal, militar, de mídia, sindical e tudo mais, o povo ficará em paz. O que o povo está cansado é de mentiras e manipulação no mundo todo. O povo está cansado em ser tratado como massa de manobra de idiotas úteis por todos os lados.

Reply