Gafe.

Sem dúvida alguma, a presidente Dilma Rousseff não domina a lingua portuguesa. Na nota oficial emitida para lamentar a morte de Lily Marinho, a presidente lascou: "Com sua cultura e elegância, foi uma grande dama".Como diria a ministra Maria do Rosário para o deputado Jair Bolsonaro, "mas o que é isso?", "mas o que é isso?", "mas o que é isso?" Dama era o tratamento dado à mulher de família nobre, possuidora de feudo, na Idade Média. Seria uma grossura fazer uma alusão ao monopólio da Rede Globo, pelo menos neste momento de luto. Saindo da nobreza para a plebe, dama é, popularmente, sinônimo de concubina, cortesã, meretriz. Mulher dama é prostituta. Aí a presidente pegou pesado. Ao que parece, ela mesmo anda redigindo as suas notas. É a segunda gafe cometida. A primeira foi lamentar a morte de Eliseu Resende, "independentemente de termos atuado em campos políticos diferentes". Imperdoável.

43 comentários

Barão do Cambijú mod

-Como diria um humorista da minha região que identifica-se como (véio).
"como fas farta um segundo grau bem feito".
-É nossa Presidenta Coroné...

Reply

Ao que parece o olho gordo de dilma é mais forte do que a do seu mentor, pois enquanto este "apenas" derruba o(s) esportista(s) com sua torcida, aquela vai mais longe: mata. As outras quarenta participantes da reunião na casa da D. Lily (aquela oferecida para o poste) que se cuidem. Quem será a primeira a fazer companhia à d. Lili?
Isso é que seguir o ditado popular: inveja mata. Afinal, a situação financeira da D. Lili era ou não de dar inveja? O Abilio Dinis já tinha sofrido o sequestro.

Reply

Dilma, a grande dama do Brasil, deveria estar no xadrez!

Reply

"Variações Sobre Um Mesmo Tema"

Dilma Rousseff...

Fosse esse um país sério a dama de paus estaria no xadrez.

Reply

Ela consegue ser cada vez mais podre!

Reply

Copiaremos e colocaremos no nosso blog OMAPADOBRASIL.BLOGSPOT.COM

O "Coturno Noturno" está sempre atento mesmo.

Não causam demasiado espanto as gafes vindas de suas próprias fontes naturais.

É, contudo, de utilidade pública e de didática o serviço de dar ciência aos eleitores brasileiros dos erros imperdoáveis praticados pelos seus governantes.

Reply

..

Putzgrilles!! O que é isso Coronel? Infelizmente vou ter que discordar de Vossa Excelência:

Nas regiões do Brasil arcaico, miserável e analfabeto que votou em massa no boçal e na ex-terrorista, prostitutas, ou meretrizes, são chamadas de damas. No resto do país, um pouco mais culto e civilizado, chama-se dama a uma mulher nobre:


da.ma

sf (fr dame) 1 Mulher nobre. 2 Mulher que participa de uma dança, formando par com um cavalheiro. 3 Atriz. 4 Figura feminina no baralho. 5 Peça do jogo de damas, que atingiu a oitava carreira, condição que lhe faculta maior poder e que é assinalada com a sobreposição de outra peça da mesma cor. 6 Reg (Nordeste, Minas Gerais e Goiás) Meretriz. sf pl 1 Jogo entre dois parceiros, em tabuleiro quadrado de 64 casas brancas e pretas alternadas, com 24 pequenas peças iguais, chamadas pedras ou tábulas, sendo 12 de uma cor e 12 de outra; jogo de damas. 2 Eng Blocos de terra, deixados intatos nos trabalhos de desaterro ou desmonte, para que depois se possa calcular a cubagem da terra removida. D. de honor: senhora nobre que assiste pessoas reais em certos trabalhos palacianos. D.-de-ovos: certa variedade de manga da Bahia. D.-do-lago: planta ninfeácea; baronesa. D.-dos-jardins: certa planta anual da flora brasileira. D.-entre-verdes: planta ranunculácea, de belas flores ornamentais (Nigella damascena).

(c) 1998 Editora Melhoramentos Ltda.

..

Reply

Coronel,

Desculpe, mas acho que agora você exagerou (rs). Dama também significa mulher educada.

Hehe

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Essa Dilma é exagerada no que escreve!
Lily só foi Miss Paris. Depois disso casou-se com um banqueiro e em seguida com o dono do império de comunicação Globo.
Só porque foi bonita em Paris merece ser chamada de prostitura?

Reply

O texto também chama a atenção pela pobreza. Tá certo que aqui no blog ninguém é Camões. Mas, numa nota oficial...

Mas não duvido que seja deboche à la Pasquim, tal como, na posse, quando usaram a mesmíssima referência a Guimarães Rosa que Serra fez ao sair candidato.

Os petralhas são dedicados na arte da inveja, acreditem. Nada para eles é conquista, apenas butim.

Reply

Coronel,
Vai se acostumando. A Dilma é fraca e para se auto-afirmar ella necessita reduzir o "outro". A coleção de imbecilidades esta só começando!!!
JulioK

Reply

Estou esperando o primeiro grande escândalo, para os petistas começarem a reclamar. Nós também reclamaremos (muito), mas teremos o gostinho de apontar o dedo na cara desses hipócritas e dizer: "EU TE DISSE, seu filho da puta! Agora chora!"
Dilma... veio pra sujar a imagem das mulheres que conseguiram tanta coisa com tanto esforço.

Reply

Coronel,
Essa agregada da "quadrilha silva" (a que se encontra acampada lá no Forte), jamais será uma "Lady". Tem formação no submundo, nunca terá a classe da realeza.
Faz dupla com lula, e como diz o ditado: "diz com quem andas que direi quem és".

O "espetáculo" continua, só mudou o os orifício que produz a caca, as varejeiras são as mesmas.

Assim como lula continua atuando na degradação da Nação Brasileira, no intuito de se plantar no poder em definitivo,numa ditadura comunista, a oposição e principalmente Serra, deveria estar atuando com total empenho e afinco, no sentido de acabar com essa alucinação do lula e paranoia dos petralhas.

A oposição até agora não se manifestou em nada contra o que estamos vendo acontecer. Vão dar mais 4 anos para esse bando se fortalecer de vez e se fincar como donos do Brasil. Sobra quadrilheiro e falta brasileiro na política de oposição.

Reply

É UMA JUMENTA, MAS QUEM COLOCOU ELA LÁ, É MAIS JUMENTO AINDA...

Reply

Será que é por esta causa que não escreveu o doutorado ? nem ela mesmo entendeu os postulados ?

Reply

A presidenta não tá errada não....a história da "dama" que é outra, não tão cor de rosa...Ainda existem alguns velhos cariocas bem nascidos que lembram quando ela morava solteira com o filho,na rua Buarque de Macedo...Alguem já viu a data do primeiro casamento dela? O filho foi o degrau dela para a fortuna...

Reply

Sem dúvida, fica para a história:"Lula, um governo de bandidos".

"Filhos de Lula recebem passaporte diplomático 'em interesse do país'
O Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Lula, quando faltavam dois dias para o fim de seu mandato. O documento informa que a medida foi tomada foi "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão. O passaporte diplomático é concedido a presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes. Dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência). Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, não sofrem de deficiência. Informações da Folha de SP".

E com a dilma isso não vai mudar nada. A não ser que ela reverta todos os crimes praticados nesses 8 anos. ...... Mais fácil um burro voar!

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Confusão nos tribunais: Casais homossexuais autorizados a utilizarem fertilização
Decisão permite uso de material biológico coletado após a morte de parceiros
O Conselho Federal de Medicina (CFM) editou resolução permitindo que homossexuais e solteiros possam ser beneficiados pelas técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro e a inseminação artificial.

Até hoje, o conselho só permitia o procedimento em casais heterossexuais e oficialmente casados. A resolução também autoriza o uso do material biológico coletado — espermatozóide, óvulo ou embrião — após a morte de um dos integrantes do casal, desde que comprovada autorização prévia, registrada em cartório.

Imaginem só o que ocorrerá de confusão nos tribunais daqui a dez ou quinze anos.
Quantas mães de aluguel aparecerão com filhos desconhecidos dos parentes para reivindicar nova partilha de bens? Quantos outras aparecerão com filhos de idosos para reivindicar do INSS ou dos fundos previdenciários municipais pensões para filhos menores que a viúva já não era capaz de gerar?
E olhe que só estamos começando o governo de Dilma.

Reply

Coronel,
A doença "Dilmaréia" mata mesmo.
Foi só ela dizer(infectar) que era colorada e fizemos aquele fiasco africano em Abu Dabi!
Quer saber Coronel, quando escutei a notícia da morte, a primeira coisa que veio em mente foi o chazinho com a Sra. Presidente!
JulioK

Reply

Itamaraty dá passaporte diplomático a dois filhos de Lula, diz jornal

Reply

"Grossura" vc quis dizer grosseria, não? mas o que que é isso?!

Reply

Bom dia Coroenel:
Até quem ouve o ditado das notas deveria filtrar e corrigir. Algum dos cheira-calçola em volta deveria alertar. Ou são incompetentes ou têm medo ( ou os dois, que é mais provável).

Reply

Coronel, pode até ser que popularmente seja, mas segundo o dicionário Aurélio, dama é uma designação atenciosa ou honorífica de qualquer mulher.

Independente disso, gafe foi no dia da posse uma senhora de preto com uma flor branca, não sei se era do cerimonial, estar sempre na frente de Dilma, mas que foi isso?

Edir Macedo estar entre os chefes de estado, mas o que foi isso?

O tal Gilberto vibrar como se o time tivesse feito gol na posse de ministro, que foi isso?

Sugiro que Dilma se cerque de pessoas mais competentes.

Reply

A pobreza de espírito é uma coisa séria.
A soberba também.
Errar todos nós erramos, mas considerando que se trata da Presidente do Brasil, eleita por 100% dos brasileiros, segundo DataMula, é uma aberração.

Reply

O fim dos tempos está chegando, coronel! Agora os babies moluscos possuem passaporte diplomatico!

http://www1.folha.uol.com.br/poder/855601-itamaraty-da-passaporte-diplomatico-a-filhos-de-lula.shtml

Reply

Renarlly disse...

"Grossura" vc quis dizer grosseria, não? mas o que que é isso?!

É, petralha, é exatamente grossura, que é sinônimo de grosseria. Vai estudar e leva a Dilma junto!

Coronel

Reply

QUEM MANDOU ELEGEREM UMA DOIDA QUE FOI EMPURRADA DO AVIÃO TECO-TECO E CAIU DE PARA-QUEDAS VERMELHO NO COLO DO PUDIM DE CACHAÇA E DEPOIS NA PRESIDÊNCIA!
É... CADA POVO TEM OS POLÍTICOS QUE MERECE!
MAS EU NÃO VOTEI NEEELAAAA!!!
SOCORRO GENERAL HELENO!!!

Reply

viu a ultima do Gim Argello?

e os deputados estaduais que pegaram o trem da alegria e aumentaram os seus salários?

e Lula e prole curtindo ferias em bens públicos?

cara, nunca vi tanta esbornia nesse pais!

esta uma bagunça geral, ninguém pode falar mais nada porque senão os petralhas colocam para funcionar a sua maquina de desmoralizar pessoas e sempre dão um jeito de colocar todos no mesmo balaio...

olha, ja vi patifaria nesse pais, mas sempre havia protestos ou os patifes perdiam o cargo, pelo menos, ja que ir para cadeia e devolver o dinheiro eh um delírio tropical...

mas agora nem isso mais!

não vão para a cadeia, não devolvem o dinheiro e não perdem os cargos...

pelo contrario, se for petralha, ganha um premio ainda!

Reply

Corona:

Não acho que seja uma referência pejorativa. É só um clichezão de que se valem os que não têm muita familiaridade com a escrita.

Isso demonstra que Dilma pensou no que diria. Escreveu qualquer coisa quando da morte de Eliseu Resende e agora procurou retratar-se, usando um elogio forçado. Se minha hipótese estiver correta, isso revela insegurança.

Reply

Cel.

Ja que dama tem esta dupla conotação da nobreza para a plebe (concubina, cortesã, meretriz), como o Sr. colocou, então o que significa Primeira Dama, esposa do presidente ou do governador ?? Elas são também chamadas de dama.

Só quero entender!


Chris/SP

Reply

e li nao sei aonde que essa coisa falava francês, inglês e alemão (se nao me engano)...

ta de brincadeira!!!!!!!!

foi em uma matéria sobre o novo tradutor oficial que, segundo o sistema de cotas vigente, sera uma mulher...

se eh competente para tal, sempre ficaremos na duvida, pois depois que as cotas foram instituídas não da mais pra saber quem entra por mérito ou por condição social, sexual ou cor da pele...

Reply

Coronel, não deixe que o fígado lhe suba ao cérebro. Dama é um tratamento cerimonioso usado até ontem. Dama de honra, dama de companhia, comportar-se como uma dama, etc., são expressões que abonam o significado elogioso da palavra. Eles são arrogantes, mal-educados, o chefe da quadrilha é analfabeto funcional, o Luis Dulci passou oito anos enxertando discursos presidenciais com citações do único livro do Guimarães Rosa que leu... - isso nós estamos cansados de saber. Mas, como dizem os americanos, even a broken clock is right twice a day. Pela elegância, pela discrição, Dona Lily era uma dama. Já as mulheres que o PT exibe no governo...

Reply

Uma dama é uma lady[ milady/milord],corona.Tradução vernácula,ao que outros sentidos ou conotações foram acrescentados,desde que devidamente contextualizados.Uma dama é sempre uma senhora respeitável,ainda que seja dona de feudos,ilhas,reinos,impérios ou capitanias hereditárias,o que não me parece desdouro,a não ser aos olhos dos
socialistas que transferem para os dias de hoje o que era a regra, o modelo normal no devido momento histórico,dandos cores de exploradores e explorados e todo mimimi anexo de quem o senhor feudal era vilão e a plebe santificada.Não à toa o defunto fazia comparações entre o Brasil atual e o de 1500...
Ah!as palavras!estas misteriosas e poderosas criações humanas!Inventadas,usadas,extintas umas e modificadas outras na viagem pelo tempo...Em que ponto da viagem deixamos de criar peixes em piscinas e passamos e nadar num 'aquarium'?O uso não se prendeu à raiz etimológica,pois lugar de 'piscis' deveria ser em piscinas...Ou em algum Ministério escamoso,hehehe.
Melhor não enveredar pelas armadilhas linguísticas...Corre-se os risco de julgamentos apressados e de mal-entendidos que podem terminar em morte,como quando alguém usa "rapariga" no nordeste brasileiro versus uso em Portugal ou aqui no 'suli'.
"Mulher dama",assim casados os termos,sim,tem conotação um tanto pejorativa,ainda que tenha sido criado justamente como eufemismo do contrário,para não dizer 'mulher da vida,mulher puta'.

Menas,menas...

Lembre-se do dito popular que norteia o imaginário masculino da mulher ideal "uma dama na sociedade e uma p*&¨% na cama"

Que Notre Dame de Lourdes o ilumine!

¬¬

Reply

Certas coisas uma dama não comenta...Um cavalheiro também não,certo?

¬¬

Reply

cumpanheira dilma numca erra. ces são muinto princunceitusu.
iscolhi muito bem.

Reply

Devem ter comparado o próprio aumento se salário com aquele dado aos demais cidadãos.

Reply

Mais um escândalo, Coronel!

"Caixa errou e pagou mais aos beneficiários do Bolsa Família - e justamente durante a campanha eleitoral"

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/caixa-errou-e-pagou-mais-aos-beneficiarios-do-bolsa-familia-e-justamente-durante-a-campanha-eleitoral

Reply

Não se pode esquecer, que ela é ex terrorista, passou sua juventude, assaltando e assombrando. Não teve tempo, de se educar, muito menos de aprender o básico de bôas maneiras

E não podemos esquecer também, que ela conviveu oito anos com um analfabeto, que se orgulhava de não gostar de lêr.

Mais parece, que o falecido tinha o mínimo, de humildade para seguir seus ascessores, o que não acontece com a dilma, que é metida e arrogante.

Começou mal dilma

Izabel

Reply

Acredito que já esteja usando parte da Lei que deverá ser aprovada no congresso (PROFISSIONAIS DO SEXO), a´sera correto as "DAMAS DA NOITE" OU DAMA DO SEXO, O QUE NÃO VAI FAZER DIFERENÇA, O OBJETIVO É O MESMO.

Reply

Profecia de Nossa Senhora, de 02 de fevereiro de 1634, a uma vidente de um Convento de Quito, Equador, referindo-se ao século XX:

http://saudedalma.blogspot.com/2011/01/os-avisos-de-maria-santissima-para-os.html

- Terceiro, a impureza maciça que saturaria a atmosfera. ”Como um mar sujo, a impureza inundará ruas, praças e locais públicos, com uma liberdade nunca vista”, disse Ela. ”Quase não haverá nenhuma alma virgem no mundo”;

- Quinto, o laxismo e a negligência dos ricos, que testemunhariam indiferentes o calvário da Igreja, a virtude sendo perseguida e o triunfo do mal, sem fazerem uso de suas riquezas para combater o erro e restaurar a fé.

Os Marinho devem estar pagando agora pelo mal que sempre promoveram...

Reply

Desta jukebox não vai sair uma música agradável.

Porto-Rio

Reply

Palocci ficou sem notebook!!! huahauhauhau

Reply

Quando comecei a ler a sua nota... eu fiquei pensando... vixe, o coronel bebeu! Ehehehehed.... afinal estava claro que dama na nossa sociedade, e principalmente no tempo da mocitude de D. Lili, era sinônimo de dama da noite.

E lá vamos nós nos divertindo com as "notas" soltas pela Rainha de Copas!

Reply