Brasil perde credibilidade e pode ser rebaixado nos rankings econômicos.

A agência de classificação de risco Standard & Poor's ameaçou ontem rebaixar a avaliação de risco do Brasil, citando a "perda de credibilidade" do governo, que dá "sinais ambíguos" sobre a condução da política econômica. É a primeira ameaça de rebaixamento da avaliação de risco de o país honrar sua dívida desde 2008, quando o país obteve o grau de investimento, selo de bom pagador.

Ela ocorre no momento em que o governo tem dificuldades para conter a desvalorização do real e pode ter forte impacto hoje nos mercados. "Poderemos reduzir a nota do Brasil se o fraco crescimento, a piora nas contas públicas, a deterioração no balanço de pagamentos, e a perda de credibilidade na condução da economia reduzirem a capacidade do país de administrar choques externos", afirmou a agência.

Segundo o analista Sebastian Briozzo, o Brasil terá o terceiro ano consecutivo de crescimento modesto --reflexo do fraco desempenho das exportações e da redução dos investimentos pelas empresas, que perderam a confiança devido a "sinais ambíguos" da política econômica. "Por que, apesar da melhora que o Brasil teve, o nível de investimentos tem sido tão baixo? Vai ser difícil elevá-lo com esse problema de confiança", diz Briozzo à Folha.

O rating brasileiro está em "BBB", uma escala acima do "grau de investimento", obtido em maio de 2008. Na avaliação da agência, a chance de rebaixamento é de uma em três nos próximos dois anos. Nesse período, a agência prevê aumento da dívida líquida do governo em relação ao PIB, que será prejudicado pelos atrasos na implementação de medidas que incentivem o investimentos em infraestrutura.

A agência também alerta sobre a expansão do crédito pelos bancos públicos. Para a S&P, o aumento nos empréstimos para estimular o consumo podem causar resultar em inadimplência elevada. A perspectiva negativa para o rating brasileiro afeta as estatais, como a Petrobras. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse que a S&P não fez mudanças na nota brasileira, mas emitiu um sinal de alerta sobre as perspectivas da economia. "Eles fazem um alerta sobre a questão fiscal, mas asseguramos que ela não mudou e que vai garantir a manutenção da redução da dívida pública em relação ao PIB", disse o secretário.

Quanto ao outro alerta, sobre a confiança dos investidores, ele disse que a tendência é de recuperação no segundo semestre, principalmente por causa dos leilões de concessões de rodovias, ferrovias, aeroportos e portos que serão feitos neste ano.(Folha de São Paulo)

6 comentários


É o "efeito Orloff", a Argentina de La Loca hoje é o Brasil da Mônica Vermelha amanhã, com uma diferença, lá não tem o Coveiro de Santo André para incitar os "passa fome" contra a população ordeira.

Mas no quesito "economia" La Loca está levando porrada do mundo econômico, presumo que a Anta Vermelha vai seguir o mesmo caminho.

Este é o resultado do grande governo de mentiras do Velhaco bêbado e sua boneca, aliás ontem ele confessou isso ao mundo ao vivo e a cores no Peru.



Reply

Com esse bando de calhordas petralhas representando a imagem do Brasil perante o mundo, o Brasil baixa tudo em todos os rankings. Já baixou tanto nas mãos do pt que estamos com a bunda de fora. Para consertar tudo que o Lula/PT fez de mal ao Brasil vamos precisar de muito tempo e muito trabalho. Queimaram nossa imagem, nosso patrimônio e nossa reputação, estamos de tanga.
Vai depender da justiça cumprir seu dever logo, de prender essa corja e fazê-los devolver o que roubaram, feito isso podemos começar o rescaldo na sequência. Como somos brasileiros honestos e com garra, não desistiremos nunca!

Reply

CEL,

Quem não faz a lição de casa recebe nota baixa.

Índio Tonto/SP

Reply

Investir no Brasil, só louco ou corrupto (para evitar que tudo vá para o ralo) e quando a divisão do butim compensar, principalmente devido à generosa ação do BNDES.

Reply

Militares acreditam em ‘golpe’.

Em palestra de 28 de maio o General Marco Antônio Felício da Silva apresentou suas ideias no Círculo Militar da capital

Para general, Foro de SP, união da esquerda no continente, é preparação para tomada do poder.

O OLAVO DE CARVALHO HÁ 20 ANOS VEM AVISANDO OS MILITARES, PSDB E TODO MUNDO SOBRE O FORO DE SÃO PAULO FUNDADO EM 1990 E NÃO FIZERAM NADA!

O FALECIDO ENÉIAS CARNEIRO RIBEIRO DENUNCIOU O FÓRUM INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO, CONSENSO DE WASHINGTON E TUDO MAIS! FOI CHAMADO DE LOUCO E MORREU NO OSTRACISMO.

EM QUE MUNDO A GENTE VIVE?

Reply

Esse partido dos trogloditas comandado pelo nove dedos etilico e larapio esculhambou o pais.
Com esse povinho que temos vai ser duro tirar essa corja do poder.

Reply