Criadora do Cadastro Único de Programas Sociais desmente Dilma e o PT.

Wanda Engel está achando "ótima" a disputa entre tucanos e petistas pela paternidade do Cadastro Único de programas sociais federais, criado por ela quando ministra da Secretaria de Assistência Social na segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso. "É ótima. Há um tempo essa não era nem uma questão no centro das atenções políticas", disse ela sobre o cadastro, lembrando que, no início do governo Lula, a prioridade era o Fome Zero, e não as transferências de renda alavancadas pelo cadastro. Nele estão reunidas hoje informações de mais de 23 milhões de famílias de baixa renda (algo em torno de 40% da população brasileira).
 
Uma ferramenta de gestão de políticas públicas, ele veio à superfície do debate sobre o fim da miséria após uma nova expansão do Bolsa Família realizada em fevereiro. A ação zerou o número de miseráveis no cadastro, levando assim à erradicação da "miséria cadastrada". Com base nesse resultado, o governo passou a usar o slogan "O Fim da Miséria é só um Começo", provável mote eleitoral de Dilma no ano que vem. Foi o suficiente para que a presidente e um de seus prováveis rivais em 2014, o senador tucano Aécio Neves (MG), trocassem nas últimas semanas críticas sobre quem afinal criou o cadastro.
 
"Criamos um cadastro, porque não existia cadastro. É conversa que tinha cadastro", disse Dilma na semana passada. Aécio retrucou que Dilma precisa "respeitar o passado" e o PSDB entrou com um pedido via Lei de Acesso à Informação para obter dados provando que o cadastro funcionava antes do início do governo Lula.
 
Para Engel, "as pessoas gostam de reescrever a história". "Antes, ninguém dava bola para isso. Aí começaram a dar bola e todo mundo quer ser o pai da criança. Tanto o cadastro quanto o cartão [para pagamento de programas] foram [inventados] de 2000 a 2002 [no governo FHC]". O decreto 3.877, de julho de 2001, penúltimo ano do governo tucano, é claro em seu objeto: "Institui o Cadastramento Único para Programas Sociais do governo federal".
 
A própria Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social, agradeceu no ano retrasado em discurso aos "muitos que, ao longo da história, ajudaram a construir o cadastro, como é o caso da professora Wanda Engel". (Folha de São Paulo)
 
Este blog publicou todos os documentos que comprovam que Dilma quis se apossar do cadastro único criado pelo PSDB. Clique aqui para relembrar.

9 comentários

Cel
A Anta só sabe mentir. Como é cínica e hipócrita!
Esther

Reply

tem gente que acha "chato" e desnecessário os tucanos ficarem confrontando as mentiras petistas com o que o governo FHC construiu através de documentos e de fatos do passado...

não eh chato, eh necessário e muito bom que isso ocorra...

eh a historia do pais que não pode ser mais fraudada...

não dava mais mesmo para deixar o terreno livre para as mentiras e presepadas petistas prosperarem...

os tucanos não podem cair na conversa dos petistas de que ninguém esta interessado no que ocorreu no passado...

isso eh tudo o que esse bando de falsificadores da historia quer...

alias, toda vez que os petistas derem uma dica de como a oposição deve se comportar, ela deve fazer exatamente o oposto...

e volto a repetir: se FHC deixou os petistas chegarem ao poder, Serra deixou que eles destruíssem a reputação e os feitos do governo passado ao se negar, veementemente, discutir e defender o legado do governo tucano...

ha apenas um culpado pelo desconhecimento das novas gerações sobre o governo que, de fato, mudou o pais...

ele se chama Jose Serra e suas campanhas medíocres e covardes...

Reply

Coronel,

Falando em PSDB, anote ai:

- Sérgio Guerra piscou o olho para o Eduardo Campos;

- Minha teoria, já a bastante tempo, é Aécio VICE do Dudu campos;

- Será que foi o Aécio que traiu o Serra ou foi apenas "usadinho" por um "malígrino"!!!

Na continuação da vida, cenas dos próximos capítulo da novela: Guerra dos Egos!!! ;)


JulioK

Reply

Se eles ja querem se apossar de nossas mentes e almas, êsse cadastro será cafe pequeno para eles.

Reply

o arranjo de Aecio vice de Campos nao eh de todo mal...

o importante eh tirar o petismo de la...

unir forças e chegar com vontade de vencer - e VENCER!

temos que desarrumar esse ajuntamento que se instalou no Planalto e no Congresso...

pessoal, esqueçamos o Serra...

ele se esqueceu de nós - durante a campanha - e apos cada derrota que sofreu...

Reply

Não só o cadastro já existia como eram mandados pra que as escolas fizessem o cadastramento. Tempos do bolsa escola. Me recusei a ajudar na tarefa porque tinha gente que não precisava do auxílio e se cadastrava porque não precisava provar nada do que declarava, incluindo renda familiar real que muitos tinham na informalidade, sem carteira assinada, mas tinham. Caso de pedreiros, manicures, revenda de produtos de beleza, faxineiras ,etc. Além de colocar uma penca de dependentes que nem morava na mesma casa. Só faltavam emprestar filhos uns dos outros...

Reply

Dilma precisa respeitar o passado! que saco! Enfia a mão no focinho dessa trouxa mentirosa. Coronel, é uma mão metafórica, nada de violência.

Reply

Caro Corone(General).

Se os tucanos tivesse 10% da garra e combatividade deste blog a história das eleições seria outra.

Reply

Pergunta: se o Brasil vive uma situação de pleno emprego, os 22 milhões de que recebem bolsa família estão ou não empregados?
Se não estão como estamos em pleno emprego? E se estão porque preciam do bolsa família? Ou bolsa família é emprego?

Reply