Dona de 3,5% do Itaú e com fortuna estimada em R$ 5 bilhões, a "socióloga" Neca Setúbal não tem nada de sonhática.

A colunista Juliana Duailibi faz meio jornalismo na sua coluna de hoje, no Estadão. Em nenhum momento entrevista a banqueira sobre a "Rede" de Marina Silva, nos enfiando goela abaixo a socióloga. Leia abaixo.
 
A socióloga Neca Setubal, integrante da Rede, partido criado pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, admite que o projeto tem uma “dose de utopia”. “Se não tiver, você não muda, faz sempre a mesma coisa.” “Estamos apostando. Pode ser inviável fazer de outra forma. Mas, para mim, uma das grandes contribuições será mostrar que é possível fazer de uma outra forma. Será uma grande referência, independentemente de ganhar ou perder a eleição”, disse. Leia abaixo trechos da entrevista.
Por que a sra. resolveu entrar no projeto de fundar um novo partido?
Na campanha de 2010, eu me envolvi bastante também. Estava super envolvida, publicamente envolvida. Realmente, a primeira vez foi em 2010, mas o meu envolvimento é porque eu acredito nesta proposta, acho que é uma proposta que faz sentido para os princípios em que eu acredito, como a questão da sustentabilidade, da ética, da Justiça social. São três pilares em que eu acredito. Então, para mim, é trabalhar em função de uma utopia de um País, de uma sociedade, é caminhar nesta direção. E, com a Marina, há uma identidade muito forte entre nós duas.
A Rede não adota uma postura ingênua em relação à política brasileira? O grupo já é chamado de “sonhático”…
Eu acho que tem uma dose de utopia mesmo, porque, se não tiver, você não muda, faz sempre a mesma coisa. Mas eu acho que, embora tenha uma dose de utopia, é uma utopia que tem muita gente, muitas pessoas que estão falando: ‘É isso mesmo, vai por aí’. Eu acho que existe uma grande sustentação na sociedade, diferente da política (tradicional). Também é o seguinte: estamos arriscando. Estamos arriscando pensamento, uma série de coisas. Estamos apostando. Pode ser inviável fazer de outra forma. Mas, para mim, uma das grandes contribuições, será mostrar que é possível fazer de uma outra forma. Será uma grande referência, independentemente de ganhar ou perder a eleição.É possível fazer uma diferença e que é possível batalhar por isso.
Há espaço no País para esse tipo de alternativa?
Vamos ver. Claro que é um risco. É um risco. Não tem modelo. Mas, se fosse para ter um modelo e não ter um risco, não precisava nem de um partido, entrava num outro partido já existente. Eu acho que a contribuição é isso, sair todo mundo da zona de desconforto, porque eu acho que já está até acontecendo nos outros partidos. E trazer para o debate uma outra perspectiva.

8 comentários

A impressão que me ficou, é que, inteligência e coerência não têm nada a ver com o saldo na conta bancária. Ela tem um discurso bem próximo do discurso da Marina Silva, superficial e com uma lógica de ginasiano. E então eu me pergunto: Será que este pessoal é assim mesmo, e não tem um mínimo de profundidade quando fala de sustentabilidade, ética, justiça social e outras questões? Tem sentido se nomear estas pessoas como sonháticas, talvez até, lunáticas seja mais apropriado. Sonhadora é um outro tipo de pessoa que tem mais familiaridade com a coerência embora perseguindo objetivos situados no limite das possibilidades. Realmente são pessoas utópicas, seja lá o que isto signifique em seus vocabulários.

Reply

Coronel
A socióloga parece viver em um outro planeta, no reino do sonho, da poesia e do romance. Está meio perdida com seus planos sonháticos e, tentando explicá-los não atina dizer coisa com coisa.
De resto, é bem possível que os dirigentes do seu (dela) banco vejam esses seus devaneios com alguma apreensão o que pode resultar, quem sabe, em mudança de rumo desses seus confusos projetos políticos. A ver.

Reply

Coronel,

Socióloga ou socialite???

Se ela não vive do trabalho de sociologa, a denominação correta é "socialite"!!!

JulioK

Reply

cEL
ESSA CRIATURA FALOU, FALOU E NÃO DISSE NADA, ABSOLUTAMENTE NADA. eLA ESTÁ NO PARTIDO CERTO. fALA IGUAL A Marina, isto é, frases completamente disprovidas de conteudo.
Esther

Reply

''mais um pouco e o PSDB vai dizer que o partido é das zelites...''

Reply

Este é outra sonhática !!!! Tal como a original, nada se entende do que fala.

Como tem dinheiro sobrando, caiu nesta "rede" furada.

E ainda põe o nome do Itau no meio, que nada tem a ver com isto.


Chris/SP


Reply

Deixem a socióloga gastar sua fortuna, adquirida sem grande esforço.

Pena que o Olavão não esteja por aqui pra ver o que ele gerou.

Sds

Reply

Uma sugestão dna neca(de piribitibas):
Doe sua fortuna aos "povos da floresta" e vá viver de sangrar a seringa, coletar castanhas e açai.
Uma ova que vai!!!!Ecologista de cobertura. Quantos empregados tem e como os remunera ou trata?
Only God knows.
Fonebone

Reply