Os efeitos para 2014.

"Em eleições municipais, o eleitor olha gestão; nas presidenciais, faz política. Com a imprecisão de toda a síntese, esta parece aplicável ao pleito que o 2.º turno encerrou ontem. Ele mostra as eleições municipais imunes ao jogo político nacional, em diagnóstico de mão única, pois seus resultados, ao contrário, já influem nos movimentos vinculados à sucessão presidencial de 2014 - e até mesmo na de 2018.

Ainda que o conceito de boa gestão seja morada de cada eleitor, onde essa avaliação foi majoritária, de modo geral, deu-se a reeleição. Exceções à regra certamente encontrarão explicação no apoio de governadores bem avaliados a gestores nem tanto, mas favorecidos pela escora maior. O eleitor insatisfeito escolheu novos perfis ou, à falta deles, recorreu a antigas lideranças que condenara ao purgatório, para mais uma chance. Caso de Aracaju, por exemplo, onde o veterano João Alves (DEM) conseguiu uma vitória esmagadora.

Ocorre com frequência essa espécie de rodízio, ainda que, às vezes, possa vir travestido do novo - caso de São Paulo, onde o conceito é estritamente etário e repete o revezamento histórico entre o PT e o PSDB. Aqui houve renovação de quadro, mas não da política partidária que Fernando Haddad representa. Seu perfil pouco característico do PT acabou palatável ao eleitor tucano insatisfeito com a repetição do velho filme e personagens.

A considerar a influência da eleição municipal na presidencial, o 2.º turno amplia e reafirma o fortalecimento do governador de Pernambuco Eduardo Campos, principal beneficiário das vitórias estratégicas de seu partido, o PSB, algumas delas impondo-se à vontade imperial do ex-presidente Lula sobre seus aliados.

O partido de Campos venceu em capitais estratégicas como Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, também em Cuiabá, em confronto direto com o PT, que custou o rompimento da aliança entre ambos. Fez ainda Porto Velho e, no plano das cidades médias, venceu em Campinas, reduto petista. No Rio, venceu em Duque de Caxias e Petrópolis, importantes redutos peemedebistas.

E é nesse contexto que o PSB ganha capilaridade, visibilidade nacional e dimensão política, fatores que o beneficiam com maior autonomia de movimentos e lhe impõem exercício mais pragmático na administração de suas alianças. O partido segue a corrente natural que estende os movimentos de independência do partido às cidades em que for perceptível a possibilidade de voo solo. É a regra natural da política que foge ao controle de cúpulas, porque determinada pelos interesses regionais.

É um cenário que dita também a necessidade de diversidade nas alianças, o que se traduz por uma gradual renovação de parceiros e redução da centralização das negociações numa só grande legenda, ainda que esta, no caso do PT, tenha o poder federal como forte polo de gravidade a atrair e sustentar linhas auxiliares.

Ao lado de Aécio Neves, o governador de Pernambuco consolida o protagonismo na cena presidencial ensaiado no 1.º turno: qualquer que seja seu papel, as sucessões de 2014 e 2018 passam por ele e por seu PSB.  No caso de Aécio, a derrota de José Serra em São Paulo abre o caminho para uma candidatura que andou sempre à base do conflito interno e que agora pode se firmar sem contestações. Mais que isso, crismada pela confirmação do erro do rival partidário em recusar a renovação que Lula impôs ao PT com êxito.

Campos e Aécio se beneficiam ainda das derrotas da presidente Dilma e do ex-presidente Lula em Salvador e Manaus, onde ambos empenharam prestígio e popularidade e foram derrotados por adversários históricos."
( João Bosco Rabello, no Estadão)

7 comentários

O PT está como um paciente terminal de UTI!!!
Sua insuficiencia respiratoria nas capitais começou agora e em 2014 seus aparelhos serão desligados para se ter ,com certeza e alegria geral da nação, um traçado isoeletrico no monitor politico petista!!
E assim será sua Declaraçao de Obito tendo como Causa Basica de Morte a corrupção e a Causa Imediata de Morte o desrrespeito a nação e ao povo brasileiro!!!
Que assim seja!
Amém

Gililiu

Reply

o individuo que perde tempo e dinheiro com bbb é um eleitor de primeira: Primeira viagem, primeira boquinha, na verdade muitos são retirantes nordestino e que politicamente ainda acredita que o velhaco 9dedos diz ser o que nunca foi, e que por isso qualquer ação há ser empreendida vai de encontro aos planos propalados pelo pt.

Reply

É pra levar a sério esse treco publicado no estadão?

Se fossem olhar gestão, Rattat não teria passado para o 2o turno.

Esse jornalista. também deveria se informar melhor. João Alves foi prefeito biônico de Aracaju apenas. Depois foi governador por 3x. Portanto, na prefeitura de Aju, João está longe de ter sido condenado ao purgatório na cidade, onde ele sempre foi o mais votado
QUANDO CONCORREU. Serra foi recepcionado por ele e levou a vitória nos 2 turnos da eleição contra a Poste. Sim... o PSDB local também traiu Serra.

Na rua, João sempre foi considerado homem que faz. Por isso ganhou. Até seu desafeto pessoal usou esse mote (foi joão quem fez!) em sua campanha.

Coisa feia querer explicar a desonra paulistana falando bobagem dos outros.

Essa nova configuração é extremamente significativa com o avanço do PSB e PSDB no nordeste que até eu via rendido ao assistencialismo golpista de Apedelta. PSDB grande no nordeste no cabresto? Isso é féu na boca dos petralhas com ou. sem Rattat! Corta os pulsos petralhas! kkk

Reply

Sr CORONEL e amigos comentaristas:
Faz algum tempo comentei do meu desconforto em ter que escolher entre o RUIM e o PIOR !! Também comentei a falta de um partido NÃO DE ESQUERDA !
Políticos muito sérios, honestos e decentes estão espalhados em TODOS os partidos. Como reuni-los em uma só sigla partidária ??
Repito em seguida texto já enviado anteriormente para a análize de todos"
"Tenho lido muitos comentários anticomunistas, antipetistas e anti esquerdistas. Um artigo de um general (creio Gen Azevedo, no blog Alerta Total) beirava a perfeição, Olavo de Carvalho é direto e incisivo, Reinaldo Azevedo é claro e correto, Aluizio Amorim, Adriana Vandoni e Augusto Nunes outros guerreiros, Coturno Noturno, Ferramula, Mídia sem mascara, Polibio Braga, Demetrio Magnoli, Celso Arnaldo, Marco Antonio Villa, Flavio Morgenstern, Implicante, Espada Pétrea e tantos outros, assim como nós, os comentaristas dos comentaristas, somos todos, repito TODOS soldados carregando cada um sua bandeira e sua indignação. Um verdadeiro exercito, lamentavelmente sem comandante !! Enquanto isto,a grande maioria do povo, os eleitores, não tem a menor ideia do que seja socialismo, comunismo, liberalismo ou outras doutrinas políticas ! A linguagem, ideias e o enfoque de praticamente todos os blogueiros e comentaristas anti comunistas e anti petistas são inacessíveis ao povão. É o general se comunicando com outros generais e coronéis, o filósofo falando para outros filósofos e gente culta se comunicando com gente do mesmo nível e, o povo, massacrado pelas mentiras governamentais, nem aí para política ! O povão está condicionado a “CURINTIA” , MMA, “FRAMENGO”, novela da nove, ai se eu te pego, tchum tcha tcha tchum, bolsa família, copa do mundo, ecologia irresponsável e outras besteiras.
A tragédia do Holodomor, as matanças na Polônia e Hungria , os assassinatos no Kmer Vermelho e China maoista, o Foro de São Paulo, Gramsci, CUT, MST e outras desgraças deste tipo, não chamam a menor atenção e nem provocam a menor curiosidade na maioria votante. Lamentável mas, absolutamente verdadeiro !!! E, um Holodomor está planejado para acontecer AQUI !! Imaginem se o que eles chamam de “agronegócio” for desapropriado e em mãos do MST , Via Campesina e outros que tais !!! Como os comunistas fizeram na Ucrania, em dois anos teremos a fome AQUI, inevitavelmente !!
Agora a pergunta que faço aos amigos de lado: Quem poderá unir as bandeiras boas do mesmo lado ? Quem e como chegar ao povão com uma linguagem SIMPLES e DIRETA para explicar o que nós já sabemos ? Como unificar o discurso, coordenar informações, refutar as mentiras e fazer chegar a verdade à maioria da população ?
Neste momento, no futebol da política brasileira, o time que respeita as leis do jogo, cumpre as regras, respeita a arbitragem, tem ética, joga com honestidade e tem consideração com a platéia (os pagadores de impostos), ESTA DISPERSO, DESATENTO E PERDENDO O JOGO, por GOLEADA, acovardado, inerte, e já estamos aos 35 minutos do segundo tempo !!!
PROCURA-SE: um craque, um técnico ou uma comissão técnica que empolgue nossa torcida (a maioria silenciosa), e que possa VIRAR ESTE JOGO !!"
E agora ?? Manifestem-se por favor, antes que seja tarde !!!
Por favor divulguem e comentem !!
Jacutinga da Mata Atlantica

Reply

O PSDB derretendo e o FHC escrevendo artigo sobre maconha...

Esta é a síntese da lápide mortuária do PSDB nesta eleição.

Um partido cujo presidente é o Sérgio Guerra e o presidente de honra é FHC, esperar o que?!

Um partido cujo presidenciável de 2014 não faz teste de bafômetro, aparece bêbado em vídeo no youtube e, efetivamente, não faz oposição ao PT, esperar o que deste partido?! Não há chance alguma.

Em 2014, se o PSDB abraçar Aécio, será abraço de afogado: o telhado do Aécio é de vidro puro e os esqueletos do armário são muitos.

Aécio é o candidato adversário dos sonhos petistas! Fácil de derrotar!

Dossiês vão pipocar Brasil afora!

Aécio será o maior fiasco do PSDB: irá terminar a eleição em terceiro ou quarto lugar, atrás da Dilma, do Freixo e da Marina Silva. Com isto terão que fechar a sigla.

O Alckmim, este só tem olhos para o Governo do Estado, nasceu para ser governador ou senador, não passa disto. A coisa está feia.

Estamos órfãos de um partido de direita genuíno e que nos represente de fato, somos 44 milhões de eleitores sem representação autêntica.

PSDB REST IN PEACE.

Reply



Jacutinga disse, gostei do seu comentário.

Não sei se votarei em 2014, a idade me faculta o direito de votar ou não.

Para derrotar petralha, serei voluntário de primeira linha.

Torço por uma aproximação entre PSDB e PSB com vistas as eleições de 2014.

Se Eduardo Campos sair para Presidente com qualquer PSDB para vice, terá o meu voto. Se Aecio como cabeça e Eduardo como vice não votarei. (obs. Aécio não me inspira nenhuma confiança)

Reply

Traécio é o fim da picada. Esta eleição só mostrou uma coisa o povo quer mudança. Uma candidatura do Kassab a presidência teria mais votos que o Traécio, fácil. Um Joaquim Barbosa levava no primeiro turno e por ai vai.

Reply