Haddad ataca Serra e poupa Russomanno, que é o preferido nos redutos petistas.

Celso Russomanno (PRB) lidera sozinho a corrida eleitoral da zona petista de São Paulo. Sua intenção de voto nas áreas onde o PT costuma ser o mais votado é quase quatro vezes maior que a de Fernando Haddad: 26% a 7%, segundo o Ibope. Nessas zonas periféricas, José Serra (PSDB) tem 21% de intenção de voto estimulada, mesmo patamar a que chegou na eleição presidencial de 2010 nesses locais. A novidade, portanto, é Russomanno.

O voto do paulistano tem coerência geográfica e histórica. Os mapas das últimas três eleições majoritárias na cidade se sobrepõem e se repetem. O centro expandido é majoritariamente antipetista, enquanto as periferias ao sul, leste e norte votam preferencialmente em candidatos do PT. Entre elas, uma zona volúvel balança entre o apoio e a rejeição aos petistas e seus adversários. A pedido do Estadão Dados, o Ibope mapeou o voto em São Paulo em 2008 e 2010 (leia texto nesta página). A zona azul, onde fica o centro expandido, corresponde à metade do eleitorado da cidade. Seus moradores têm o dobro da renda dos da zona vermelha, são mais velhos e há maior concentração de brancos. Nela, os candidatos do PT a prefeito, governador ou presidente nunca foram os mais votados. É a zona antipetista.

O oposto ocorre na zona vermelha, onde estão 41% dos eleitores. Lá, candidatos do PT receberam mais votos do que os adversários nas três votações majoritárias analisadas. Seus moradores são mais pobres e jovens do que os do centro antipetista. Também há maior concentração de pretos e pardos, na definição usada pelo IBGE.

Na zona cinzenta estão 9% dos eleitores. Às vezes eles votam mais num petista, outras num tucano ou num malufista. A zona volúvel não tem peso para definir a eleição, mas é um termômetro de para onde o paulistano balança a cada pleito. No primeiro turno de 2008, a zona volúvel rachou entre Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (então no DEM), como ocorreu no total da cidade. Em 2010, Dilma Rousseff (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) foram os mais votados lá e acabaram eleitos. Por ora, há empate técnico na zona cinzenta: 26% para Russomanno e 23% para Serra. Mas o tucano tem rejeição acima da média nessa zona: 43%. Só 1% dos eleitores de lá não votariam de jeito nenhum em Russomanno.

Na zona antipetista, Serra lidera com 30% das intenções de voto estimuladas, mas é seguido de perto por Russomanno, com 24%. Ao contrário do tucano, que depende desproporcionalmente do centro antipetista, o candidato do PRB tem uma distribuição de eleitores que equivale ao peso de cada zona. Mas isso só acontece na pesquisa estimulada - reflexo do alto conhecimento do nome do apresentador de TV e indício da despolitização da campanha até agora.

O resultado é diferente na distribuição do voto espontâneo, aquele que o eleitor dá sem precisar ler o nome dos candidatos. Nada menos do que 71% do voto espontâneo em Serra vem da zona antipetista. O eleitor que tem o nome de Russomanno na ponta da língua também está super-representado na área anti-PT: 59%. Para Haddad, a distribuição do voto espontâneo é proporcional ao peso de cada zona no total da cidade.

O estudo do Ibope revela que há uma grande diferença no grau de interesse do eleitor pela campanha entre as três zonas homogêneas. Na zona petista, 69% dizem ter pouco ou nenhum interesse pela eleição, contra 53% na zona antipetista. É um sinal da desmobilização do eleitorado petista e uma explicação de por que Haddad vai tão mal, ao menos por ora, nos redutos do PT. (Estadão)

16 comentários

Pro PT não parece importar muito a vitória do Haddad, basta derrotar o Serra.
Não me surpreenderei se a Marta entre outros trabalhar pelo Russomano.

Reply

Coronel,

Pesquisa confirma minha percepção empírica da MORTE DO PT.

A "desmobilização" do eleitor do PT, vista pela ótica militar, significa que a guerra terminou. A hora é de contar os mortos, limpar as feridas e seguir em frente na vida civil(izada). Por isto o tal Russomano recebe os votos que antes eram PT!! Viva o novo Brasil sem PT!!!

JulioK

Reply

Cel
Só falta o Russomano ganhar para S Paulo ficar sem rumo. Ninguém merece, muito menos nós paulistanos. Mas, sabemos como o Serra é apagado e faz besteiras, né, ainda mais com o marqueteiro péssimo que tem. Pagará ou está pagando o preço. Já estou até conformada com os analfabetos funcionais ou totais do Brasil.
Esther

Reply

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/katia-abreu-vence-acao-contra-o-greenpeace/

Pela primeira vez, o Greenpeace perdeu uma ação na Justiça brasileira: vítima de um protesto dos ativistas da ONG , que em 2009 adentraram o Senado com uma faixa de “Miss Desmatamento” para entregar-lhe, Kátia Abreu reagiu entrando com uma ação de danos morais.

E obteve na Justiça do Distrito Federal um inédito ganho de causa.

Por Lauro Jardim

Reply

Com a permissão do blogueiro:

Parte do prejuízo da Petrobras decorre do insucesso na exploração de alguns poços, que foram considerados secos ou de pouca produção. Esses são ainda do modelo anterior ao proposto por Lula, o do Pré Sal. Pela nova política concebida por Lula, se a Petrobras tomar algum prejuízo na área do Pré Sal, pode levar a companhia a falência, tanto que Gracinha já trabalha no sentido de rever esse modelo de concessão.

Reply

Coronel,
acredito que o Serra continuando com esta campanha medíocre e medrosa, não aprendendo com os erros da eleição para presidente, perderá para o Russomanno. Nós, os otários, nesta eleição, não poderemos ter a desculpa das traições do Aécio Silvério Neves e do Sérgio Traíra Guerra.

Reply

é off topic , mas necessário :

Noticia quente e importante > A Globo está fazendo uma campanha para dar nome á bola da copa de 2014. Os "genius" da globo escolheram 3 nomes terrivelmente ridiculos que eu me recuso e citar.
Portanto a partir de hoje todo internauta está convocado a detonar os nomes que a globo quer colocar na bola.
DIGAM NÃO AOS NOMES DA GLOBO.
Eu particularmente prefiro a homenagem que querem fazer ao osMar santos e batizar a bola de "Gorduchinha" .É um ome ruim , mas MUITO MELHOR DO OS 3 DA TV GLOBO.

Aglobo está com crise de criatividade .CHAMEM O BONI !

e em relação a este assunyo : Parece que o ultimo reduto de civilização meno male deste áis vai , finalmente , se render ao populismo barato..ACABOU O BRASIL.

Reply

Russomano (PRB do Edir Macedo) nunca. Haddad, idem. Agora, não entendo porque estão falando da campanha do Serra. Pelo que sei,está percorrendo São Paulo assim como os outros candidatos.Antes de criticar, devemos esperar pela campanha da televisão. Vamos ver se mudou para melhor.Espero que tenham aprendido com os erros da campanha passada. Agora, esperar que o Serra, faça campanha agredindo ou caluniando é perda de tempo, pois este tipo de coisa não é da índole dele.

Reply

sei não, Cel...

mas acho que o Russomano tem tudo pra levar essa...

se sai bem na tv, tem la carisma a sua maneira de ser e o pior, tem espaço para crescer na preferencia do eleitorado...

Reply

PSDBistas se preparam para perder outra...

Reply

É cedo. Parece, entretanto, que a tese de que o PT tem, de saída, 33% dos votos é uma FALÁCIA das grandes.

PT E LADRÃO SÃO SINÔNIMOS.

Reply

O Lula enterrando o Hadad e o kit gay é uma VITÓRIA, e se enterrando junto. he he he
O PSDB pode até se dar ao luxo de perder essa, desde que não seja para os PT ladrões, que se afundarão, de vez, em São Paulo.

Assim seja.

Reply

O PT não parece se importar com a vitória do Hadad kit gay? he he he Me engana que eu gosto.

Fala isso pro Lalau.

Reply

Já estou antevendo a vitória de boneco demagogo e oportunista chamado Russomano. Não é sempre assim que o povo vota, no que sabe mentir, caluniar, prometer, fingir,e se fazer de "bonzinho" da forma mais eficiente? Veja-se os estados do nordeste, as câmaras e o senado, afinal quem botou todo esse lixo lá, senão o próprio povão?

Reply

A RATOCRACIA PETRALHA JÁ ESTÁ USANDO SEU PLANO B, apoiar o candidato menos rejeitado, palatável pela maioria das correntes políticas, RATTAT já está afundado e vai fugir do velho navio afundando e apoiará outro candidato, poderá alegar uma "velha úlcera que tenha piorado", operar "com urgência o apêndice, fazer plásticas e se fosse possível COLOCAR UM CÉREBRO.

Reply

A caveirão não manda mais nada na Petrossáuro, os planos dela NÃO ANDAM porque a petralhada marajá deste monopólio NÃO QUEREM LUCRO e sim que o governo fique colocando dinheiro o tempo todo, como o governo militar punha nas siderúrgicas, na Vale que davam prejuízos monumentais, o regime caiu, FHC privatizou as siderúrgicas e telefonia, os imensos prejuízos se transformaram em lucros enormes e IMPOSTOS PARA O ERÁRIO PÚBLICO, se a Petrossáuro fosse entregue GRÁTIS a alguma empresa OGX por exemplo, o preço dos combustíveis cairiam 40% e não haveria nenhuma "defasagem" porque o empresário sobe o preço em caso de prejuízo. * Outras 10 ou mais empresas teriam liberdade total para importar combustíveis e evitar abusos do monopólio privado, depois as refinarias dos 10 ou mais concorrentes ficariam prontas e os preços cairiam 40% pois seria impossível haver DOMÍNIO ECONÔMICO se tiver muita concorrência, sem cide e vários outros impostos a gasosa baixaria 40% no preço e depois com a gasolina artificial sintetizada pelas micro-algas, cada uma fazendo um dos muitos dos componentes do petróleo, refinaria seria peça de museu e os derivados de petróleo seriam MONTADOS COM A MISTURA CORRETA DAS SUBSTÂNCIAS QUE COMPÕEM O DIESEL NATURA, GASOLINA, QUEROSENE DE AVIAÇÃO, o petróleo seria só um líquido fedido sem nenhuma utilidade, o governo nunca poderia taxar DERIVADOS OBTIDOS PELA FOTOSSÍNTESE DE 200 CEPAS DE MICRO-ALGAS ( biocombustíveis de segunda E ÚLTIMA GERAÇÃO ).

Reply