Sem Código Florestal não tem Lei da Copa.

Um impasse sobre a votação do projeto que altera o Código Florestal impediu a votação nesta terça-feira (20) da Lei Geral da Copa no plenário da Câmara. De acordo com o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), a oposição ameaçou obstruir caso não fosse marcada uma data para a votação da nova legislação ambiental.

“Há pressão para que se chegue a um calendário de votação do Código Florestal. Demos um tempo até amanhã [quarta, 21], sem votar a Lei da Copa, para conversar e ver se é possível em comum acordo definir um calendário. Não havendo entendimento entre os líderes da base e da oposição, eu marcarei a data de votação do Código Florestal”, afirmou. Ele disse que tentará votar a Lei Geral da Copa nesta quarta (21).

O governo não concorda com o texto do relator do Código Florestal na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-PE), que faz concessões à bancada ruralista. Por isso, tenta adiar a votação da nova lei ambiental. “Nós dissemos que, sem uma data de votação do Código, fica difícil colocar qualquer outra matéria em votação. Não há clima para votar a Lei Geral da Copa”, disse o líder do DEM, ACM Neto (BA). Segundo o líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), o presidente da Câmara pediu 24 horas para construir um acordo sobre a data de votação do Código Florestal. “Nós condicionamos a votação da Lei Geral da Copa à votação da nova legislação ambiental. Caso contrário, haverá obstrução”, disse.

O relator do Código Florestal na Câmara, Paulo Piau (PMDB-MG) retirou do texto aprovado pelo Senado no final de 2011 artigo que prevê os percentuais de reflorestamento a serem exigidos dos agricultores que desmatarem áreas de preservação permanente (APPs). A alteração atende demanda da bancada ruralista.
O relatório de Paulo Piau mantém a exigência aos produtores de recompor parte da área desmatada, mas deixa a cargo da União e dos Estados estabelecer os percentuais. Ele citou exigência prevista no texto do Senado para que agricultores da Amazônia reflorestem 80% da área por eles desmatada em APPs. "Pelo texto dos senadores, os pequenos produtores da Amazônia, com propriedade de até 4 módulos fiscais, ficarão somente com 20% da propriedade", criticou. Segundo Piau, "a receita de bolo de um estado não pode ser a mesmo de outro". O deputado vai retirar ainda determinação do Senado de que, na área urbana, haja 20 m² de área verde por pessoa. "Isso é um exagero. As Nações Unidas sugerem 14m² por pessoa, e o Brasil já cumpre entre 14m ² e 15m ²", afirmou. (G1)

7 comentários

marcar uma data para a votação?

pra que?

pra desmarcarem de novo?

Reply

Hino Dos Cafajestes

Ultraje a Rigor


Nós, os cafajestes do Brasil
temos como missão cafajestar
queremos nossas esposas prá chifrar
e o povo prá enganar


Filhos nos quatro cantos do Brasil
pensões que nós deixamos de pagar
contamos com o respaldo popular
em qualquer lugar


Canalhas!
em qualquer posto dessa nossa sociedade
os cafajestes do Brasil
podem viver com toda liberdade

Reply

Cel.

O código florestal é muito mais importante do que a lei da copa. Afinal, essa gente se alimenta do que, de gramados?????


Chris/SP

Reply

enquanto isso, na República Bananeira do Rio Grande do Sul...

Piso salarial dos professores fica em R$800, bem longe do piso nacional - que sequer sei o que é isso de piso nacional, já que não vale para muita coisa -, que é de R$1.451.

E ai, sindicalistas frouxos, vão ficar quietos, acovardados? A gaúchada do sindicato, pelo visto, deixou de usar lenço e bombacha para usar calcinha pink. Ui!!!

Reply

Perguntas:

1) Cadê as punições dos milicos?

2) Cadê o navio João Cândido?

Reply

Primeiro a COPA das arvores.

Reply

Pelo amor de Deus senhores deputados. Não caiam nessa. Por tudo que já aconteceu nesses anos de liderança do PT, dá para confiar nessa corja?

Reply