Lei da Anistia: procuradores de fama do MPF tentam criar "insegurança jurídica", golpeando a democracia.

A tentativa do Ministério Público Federal (MPF) de punir agentes de Estado que cometeram crimes de sequestro e ocultação de cadáveres durante a ditadura militar, sob a alegação de que seriam crimes permanentes, não ajuda a causa dos direitos humanos. Quem faz essa avaliação é o jurista Miguel Reale Junior, titular da cadeira de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Para o jurista, a investida dos procuradores é nula do ponto de vista jurídico e temerária. 'Dar andamento a essa ideia significaria criar uma imensa insegurança jurídica', disse ele em entrevista ao Estado.

Além de professor titular da USP, Reale Junior foi ministro da Justiça no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 e também presidiu a Comissão de Mortos e Desaparecidos. Antes disso, no final da década de 1970, participou, como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos debates que levaram à criação da Lei da Anistia, em 1979. O debate em torno dos crimes de sequestro e ocultação de cadáver ainda está no início. Na semana passada, após a rejeição da primeira denúncia contra o major da reserva Sebastião Curió, os procuradores da República anunciaram que vão recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região. O assunto deve acabar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Frases da entrevista do jurista ao Estadão, publicada hoje:

A Lei 9.140, que criou a comissão, estabelece em seu primeiro artigo que se reconhece, para todos os efeitos legais, a morte das pessoas desaparecidas. Foi em decorrência dessa determinação que houve a emissão de certidões de óbito pelos cartórios e a abertura de processos de sucessão, que eram reivindicações dos familiares. Diante disso, fica absolutamente sem sentido estabelecer agora que os desaparecidos continuam vivos.

Eles faziam parte da guerrilha e as eventuais prisões que ocorreram colocavam-se dentro do nível da legalidade. O ilegal, evidentemente, seria torturá-los e matá-los. Portanto, se alguém fosse encaminhar um processo criminal, se tivesse elementos para isso, seria em relação a tortura e homicídio - jamais por sequestro.

Onde é que existe algum indício, alguma ação que demonstre que, ao longo desse período de quase 40 anos, essas pessoas foram impedidas de recuperar a liberdade e continuam encarceradas?

Todos os casos estão sob o manto da Lei da Anistia de 1979. E não se pode falar em sequestro e crime continuado, porque ninguém ficou sequestrado. Com o fim do AI-5 e o início do governo de Tancredo Neves e José Sarney, ninguém mais ficou encarcerado por crime político.

É uma contradição falar em proteção dos direitos humanos sem o respeito aos princípios básicos do Estado democrático. Forçar uma interpretação, que permita moldar o que aconteceu a um determinado tipo penal, é um desrespeito aos princípios básicos do direito.

14 comentários

Coronel,

Na minha modesta opinião a quadrilha esquerdista está tentando criar moeda de troca para livrar os bandidos do MENSALÃO. É uma articulação do Zé Dirceu.

Reply

Coronel,

Nem precisava ser um jurista reconhecido para ter esta opinião.

É tão clara que qualquer pessoa alfabetizada(antes do Construtivismo, é claro) e de bom senso(não Petista, é claro) pensa assim.

Penso que estes procuradores deveriam devolver seus salarios+benefícios do período que gastaram nessa bobagem!!

JulioK

Reply

Têm sido tantas as investidas governamentais ao arrepio da lei, que a Constituição é lida com olhos vesgos sem a menor cerimônia. Com o maior cinismo, interpretam a seu bel prazer qualquer que seja o artigo, ao sabor dos seus desejos. No máximo, sem o menor pudor, votam e aprovam uma lei (como a que criou essa omissão da verdade) que contraria com a maior clareza a Constituição em vigor. E ainda falam em democracia. Cagliostro

Reply
O GRAVATA VERMELHA mod

Lullo-PTismo (Implantação)

FASE - 2 INSEGURANÇA JURÍDICA

Criar insegurança jurídica no Brasil com o conluio de agentes do Estado aparelhado, em especial do Ministério Público.

FASE - 3 INSEGURANÇA INSTITUCIONAL

Criar insegurança institucional no Brasil por intermédio da desmoralização e desmobilização das Forças Armadas.

TUDO NOS CONFORMES!!!

Reply

O que a Dna Maria do Rosário faz na pasta de Direitos Humanos, se ela não entende nada de nada do assunto. Vá estudar Dna. Maria!!!

Taí, mais uma declaração do Jurista Miguel Reale Junior para calar esta patota de procuradores, que vão recorrer e perder.


Chris/SP

Reply

BEM, ACHO QUE JÁ É HORA DE UMA NOVA REVOLUÇÃO. MAS DESSA VEZ PACÍFICA, POREM MAIS CONTUNDENTE...
PRECISAMOS USAR NOVAS FERRAMENTAS COMO ESSE BLOG PARA MINAR OS SAFADOS, CONSCIENTIZAR O POVÃO E AI LIMPAR O BRASIL!
E O QUE ESTES COMUNISTAS FIZERAM DE MAL AO BRASIL (E AINDA FAZEM) QUEM VAI APURAR DE VERDADE?

Reply

Interessante ver lá no brasil247 sobre os
procuradores-tuiuiús ... quando eles querem, são capazes de TUDO !!!!!

Reply

O ministro dos direitos humanos deveria ter sólida formação jurídica...

Reply

Acho que a Ministra dos Direitos Humanos está tentando fazer um bom trabalho de apuração dos responsáveis pelos crimes da repressão, através da Comissão da Verdade, mas falta muito preparo à sua luta e para que realmente atinja a VERDADE se é que este é o real objetivo, ela deveria tomar algumas providências internacionais conforme abaixo esclarecido.
Parece que ela está se esquecendo de quem é o principal inimigo, daquele que sempre foi e ainda é o grande responsável por tudo o que aconteceu no Brasil, segundo a incontestável e sempre opinião das grandes personalidades de esquerda.
A Ministra esta se esquecendo dos Estados Unidos da América!
Não foram eles que exigiram dos Militares Brasileiros fizessem a revolução de 1964?
Não foram eles que vieram treinar através dos agentes da CIA os militares brasileiros no combate aos revolucionários comunistas, inclusive com a inserção de treinamentos de tortura que eram antes deste fato até desconhecidos e ignorados pelas Forças Armadas Brasileiras? Quantos deles participaram das operações de inteligência no Brasil? E das torturas?
Nada mais justos que os responsáveis dos EUA, inclusive Presidentes e o próprio País respondam junto com os militares Brasileiros pelos crimes ocorridos bem como também participem das despesas de indenizações, não só as já realizadas, mas também as à serem realizadas.
Uma condenação dos responsáveis dos EUA pelo tribunal de Haia seria a grande porta de abertura para a reparação dos erros cometidos no Brasil, afinal tudo foi feito e realizado pelos Militares Brasileiros apenas e somente para atender os interesses dos EUA na política internacional.
Portanto os reais responsáveis se encontram nos EUA e não no nosso território, nossos irmãos brasileiros apenas foram massa de manobra do poderio americano.

Reply

Imaginem se esse lixo é aceito pelo poder judiciário. Teríamos o precedente de uma lei sendo revogada e outra lei retroagindo. Porteira por onde passa um boi passa uma boiada inteira. Ninguém mais estaria seguro para negociar, viver, trabalhar e estudar. Contratos não valeriam mais nada e tudo o que um indivíduo fez ou deixou de fazer no passado poderá ser motivo para, a qualquer momento, penalizá-lo.
.
Essa proposta do MP simplesmente FEDE. E acho que deveríamos discutir maneiras de limitar os poderes investigativos do Ministério Público, como já foi sugerido. Isso deve ser exclusividade da Polícia.

Reply

É exatamente esse o objetivo, a insegurança jurídica para banalizar as ocorrências dessa natureza e , detendo o poder de iniciar a ação penal mediante a denúncia,vai depender do juii ser valente ou covarde para azucrinarem a vida de quem quiserem. Tudo vai depender da sorte, ou do azar, somente a aleatoriedade da distribuição sendo considerada, claro.
A questão suscita muitas indagações de cunho político ...

Reply

Gostaria de perguntar, olhando bem nos olhos da ministra Maria do Rosário, que punição ela daria ao monstro que tentou sodomizar o menino do MEP na prisão?!
Só não vale ela me responder:
Mas o que é isso?!
Mas o que é isso?!
Mas o que é isso?!
Mas o que é isso?!
Mas o que é isso?!

Reply

Ao petralha de 18 de março, das 14:27:
Essa tua conversinha mole é pra boi dormir, pois é velha, carcomida e mentirosa. Coisa típica da esquerdalha imunda da qual você deve fazer parte.
“Acho que a Ministra dos Direitos Humanos está tentando fazer um bom trabalho de apuração dos responsáveis pelos crimes da repressão, através da Comissão da Verdade”. Mas vá te catar, seu babaca!!! Quem é que te disse que a Maria lombriga anêmica busca alguma verdade? Você já ouviu ela pedir para que sejam apuradas os mais de 130 assassinatos cometidos pelas organizações criminosas que pegaram em arma a serviço do MCI ( movimento comunista internacional), a maioria cometida de maneira covarde? Você já ouviu ela querendo saber onde a dona Dilma e seu bando meteram os milhões de dólares roubados da casa do Ademar? Você já viu ela querendo saber quem era a mulher que estava no segundo veículo que participou do atentado a bomba que matou sd Kosel no portão de um quartel de São Paulo? Quanto a “providências internacionais”, você falou dos EUA, como é de praxe do comunas, mas omitiu com a maior cara de pau, a então União Soviética, China, Cuba e outros redutos comunistas que financiaram e encorajaram os terroristas da época, entre eles a Dilma, o Zé Dirceu, o Genuino, e tantos outros vagabundos traidores da Pátria, para instalar aqui a tão sonhada ditadura comunista, que era um projeto russo para toda a América Latina. Cuba era o escritório avançado da cortina de ferro, era lá que os teus “heróis” iam pegar a grana, receber armas, treinamento e outras “cositas”mais, por isso que agora o governo petista manda bilhões para auxiliar o “cumpanhero” Fidel Castro, a quem devem muitos favores. Nessa tua imbecil afirmação que ”nossos irmãos brasileiros apenas foram massa de manobra do poderio americano”, desde quando mercenários a serviço do comunismo internacional, eram “irmãos'? Eram e são até hoje, traidores da Pátria da pior espécie, se tivessem logrado êxito, hoje estaríamos sob o domínio da foice e do martelo, debaixo da ira do "comandante Zé Dirceu e suas dilmas”, e o país reduzido a um monte ferro-velho, igualzinho a Cuba, aliás, sugiro que você se mude pra lá, seu babaca! Outra coisa, quem teria que indenizar esses terroristas, seriam os países aos quais eles prestaram serviço, não os cofres da União. A única coisa que não perdoo os militares que combateram esses terrorista, é o fato de eles não terem mandado toda essa corja para as profundezas inferno.

Reply

O pior de tudo é ouvir do MP citações do velho e enxovalhado " As véias abertas da América Latrina" em pareceres. Tô louca então.. Isso existe, tenho provas.

Reply