Nanicos querem pular fora da base da Dilma.

O Palácio do Planalto terá que administrar na próxima semana a ameaça de um novo foco de rebelião entre os partidos que apoiam o governo na Câmara dos Deputados. PTB e PSC estão insatisfeitos com o espaço que têm no governo, e suas bancadas se reunirão na terça-feira para avaliar a conveniência de permanecer na base de apoio à presidente Dilma Rousseff. Os deputados do PR também vão discutir se acompanham a decisão da bancada do partido no Senado, que na semana passada anunciou que irá para a oposição. O PTB tem 21 deputados e o PSC tem 17. Nenhum dos dois tem representante no primeiro escalão do governo, mas ambos fazem parte da coalizão que apoia Dilma.

Se romperem com o Planalto e se unirem ao PR, que tem 36 deputados, eles terão controle sobre 74 dos 513 integrantes da Câmara, o suficiente para criar embaraços e impor derrotas ao governo. Dilma tem indicado que não está disposta a fazer concessões aos rebeldes. Na semana passada, ela substituiu os líderes que fazem a interlocução entre o Planalto e as duas casas do Congresso. A presidente deve indicar nesta semana o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para o Ministério do Trabalho. O PDT manteve o apoio a Dilma enquanto negociava a nomeação, em vez de fazer ameaças ao governo como os rebeldes.

A movimentação do PTB e do PSC é interpretada por interlocutores do governo como uma resposta à decisão de Dilma de manter com o PDT a pasta, que os outros dois partidos cobiçavam. Embora não tenha nenhum ministério, o PTB controla a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Susep (Superintendência de Seguros Privados). O estopim da crise entre Dilma e seus aliados foi o veto do Senado à recondução de Bernardo Figueiredo à direção da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), há duas semanas.

A rejeição fez a presidente trocar seus líderes na Câmara e no Senado, o que alimentou o clima de revolta nos partidos e expôs falhas na articulação política do governo. São duas as preocupações mais imediatas do Planalto. A primeira é apaziguar a ala petista inconformada com a destituição de Cândido Vaccarezza (PT-SP) da liderança do governo na Câmara. São 40 dos 86 deputados do PT. A segunda é impedir que os rebeldes ajudem a instalar CPIs com potencial para criar constrangimento para o governo, como uma que a oposição quer criar para examinar os empréstimos do BNDES a empresas privadas.(Folha de São Paulo)

9 comentários

OFF

Mais uma enganação do governo!

MAIS CARAS, CISTERNAS DE PLÁSTICO DOADAS PELO GOVERNO DEFORMAM NO SEMIÁRIDO E SÃO ALVO DE CRÍTICAS

Depois de não alcançar a meta de construir um milhão de cisternas no semiárido nordestino entre 2003 e 2008, o governo federal está adotando um novo modelo de reservatório, feito de polietileno, para tentar acelerar uma das principais políticas de combate aos efeitos da seca na região.

As 300 mil cisternas de plástico --como ficaram conhecidas no Nordeste-- custam mais que o dobro daquelas construídas com placas de cimento. A escolha virou alvo de reclamações e protestos, que aumentaram este mês, quando as novas cisternas tiveram que ser substituídas depois de apresentarem deformações, em menos de três meses de uso.

Para o governo federal, a tecnologia é segura e será uma solução mais rápida para completar a conta de um milhão de cisternas até 2014, quando se encerra o mandato da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, nesses três anos, serão construídas também 450 mil cisternas de placa de cimento.

Números oficiais apontam que cada cisterna de polietileno tem custo total (equipamento e instalação) de R$ 5.090, ou seja, mais que o dobro da cisterna de placas de cimento –que, segundo a ASA (Articulação do Semiárido), sai por aproximadamente R$ 2.200....
Segue....

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/03/18/mais-caras-cisternas-de-plastico-doadas-pelo-governo-deformam-no-semiarido-e-sao-alvo-de-criticas.htm

Vocês acreditaram na DilmAnta. taí o resultado!


Chris/SP

Reply

Cel.

Na próxima semana, estes partidos deixarão de ser da coalizão, para inaugurar a colisão!

Como será que o poste se sairá nesta dança???? O baile vai ser bom.

Chris/SP

Reply

eh bom mesmo ficarem espertos...

o PT acha que chegou a hora de implantar a hegemonia partidária no Congresso...

essa base aliada dos infernos fazia chantagem?

da pra dizer ate que fazia...

mas diante do poder descomunal do Executivo e da ganancia dos petistas, me parece que não havia um jeito mais, digamos, republicano, de obrigar o governo a andar na linha...

depois de anular a oposição, chegou a hora de massacrar a tal base aliada que ainda tem alguma vontade própria...

Reply

É agora que a porca toce o rabo, como diZ o dito popular...

Reply

Cel
A Dilma está perdidinha sem o Lula p/ traçar o seu caminho. Apagou a luz do Poste. Ela não faz nada sem o Lula, a não ser mais besteiras ainda do que ele fez. A coisa está pra lá de grave.
Esther

Reply

Ora, quem sabe criam mais uma dúzia de ministérios para acomodar mais uns milhares de filiados dos partidos da base aliada.
Os espaços atuais estão todos tomados pelos filiados do PT.

Reply

Teriam sido os primeiros a entrar e não seriam os primeiros a sair.

Assim, poderiam não querer parecer que não estariam apenas fazendo jogo de cena: saindo de costas, para parecer que estariam entrando.

Ou o contrário: entrando de costas para parecer que estariam saindo.

Reply

O fim dos tempos , de certos tempos, se aproxima.

Reply

Esta turma ainda vai derrubar a presidente da república...tô vendo isso, não ainda, ela não tem experiência política suficiente para o cargo!

Reply