Hora de fazer uma reforma agrária nos latifúndios improdutivos indígenas.

Os indígenas são os maiores latifundiários brasileiros. Representam 0,42% da população e possuem 13% de todo o território nacional. E queriam mais e mais e mais. Ontem a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deu um basta nesta desigualdade e neste privilégio, impedindo que o Executivo crie novos latifúndios improdutivos no país. E o pior: que sejam, posteriormente, vendidos para empresas estrangeiras, como recentemente denunciado. A Comissão aprovou uma proposta de emenda constitucional tirando poderes do presidente da República para demarcar terras indígenas, áreas de preservação ambiental e regiões de quilombolas.

Pelo projeto, o Executivo não poderá mais fazer demarcações das terras. Essa decisão ficará por conta dos parlamentares por meio de projeto de lei, aprovado por maioria simples. Depois da CCJ, a proposta de emenda constitucional seguirá para votação em comissão especial e no plenário. "Todos os Estados têm problemas com questões indígenas. Queremos discutir isso com a sociedade. A Funai exagerou na proposta de novas terras para demarcação", argumentou o deputado Moreira Mendes (PSD-RO), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. (Com informações do Estadão)

Fato interessante

Cada um dos 817.000 silvícolas brasileiros possui o equivalente a 130 hectares ou 1.300.000 metros quadrados. A área é equivalente a 2.889 terrenos de 450 m2. Um senhor loteamento, vocês não acham?

9 comentários

"Pelo projeto, o Executivo não poderá mais fazer demarcações das terras. Essa decisão ficará por conta dos parlamentares por meio de projeto de lei, aprovado por maioria simples."

na verdade ja passou da hora de acabarmos eh com o presidencialismo nessepaiz...

o caminho eh o parlamentarismo, onde eh possível sim haver mais democracia...

passando a outro regime os parlamentares seriam muito mais visados, receberiam muito mais pressão da sociedade e, acredito eu, o eleitor passaria a ser mais seletivo nas eleições para o Congresso...

sem contar que acabaria com essa figura monárquica repugnante que eh de presidente da republica...

nesse Bananão dos "coroné" e dos "painhos", o presidencialismo eh uma verdadeira desgraça...

Reply

Dá uma olhada na camisa do cara que foi preso por roubo em Londres durantes os tumultos do ano passado:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2117194/Jamie-Waylett-Harry-Potter-actor-joined-masked-mob-London-riot-jailed-2-years.html

Reply

Melhor que isso, só se a Emenda Constitucional deixasse claro que todas as Terras Indígenas e quilombos reconhecidos desde a Constituição de 1988 precisariam ser ratificadas pelo Congresso Nacional pelo mesmo processo. Ficariam temporariamente aprovadas, mas passariam por uma reanálise pelos representantes do Povo brasileiro.

No demais, grande iniciativa!

Reply

"MP investigará repasses do governo de Minas para rádio de Aécio Neves"

ahahahaha... já começaram a revirar a vida de Aecim...

os petistas vão deitar e rolar...

o tontim acha que fazendo aquela aliança mineira com os petralhas fara com que eles aliviem na arapongagem sobre a sua vida - publica e privada - durante a campanha presidencial...

oh coitado...

Reply

Coronel,

Demorôôôôô!!!!!

O Brasil produtivo ama a "base aliada rebelada"!!!!

É a velha história: ruim para o PT, bom para o Brasil!!

JulioK

Reply

PRIMEIRO TEM É QUE ACABAR DE VÊZ COM ESSE NEGÓCIO DE TEATRO INDIGENA QUE JÁ ROLA A MUITO TEMPO E O POVO ACABA ACREDITANDO QUE AINDA EXISTEM INDIOS COMO OS QUE APARECEM NA MIDIA POR QUE ELES SE VALEM DAS GRANDES DISTANCIAS QUE NÃO PERMITEM AO POVÃO FAZER A COMPROVAÇÃO.

Reply

Os índios são bonações,nunca gostaram de trabalhar,exceto poucos que fogem pra cidade grande.Enfim,eles não podem ter o poder de barganhar terras brasileiras,pois nossa nacionalidade já se trnsformou há muito tempo.É mixigenada.Até eu descendo de índios e,ralo pra cacete porra.Punto.!!!.fonseca.

Reply

Até que enfim entenderam que índio não quer mais apito? Como disse Julio K: demorô.

Mariana

Reply

O povo precisa tomar conhecimento e entender o que aconteceu na Raposa Serra do Sol.

Até o Exército, os indios queriam impedir a entrada. Area muito grande, fronteira com países não confiáveis, e com muitos estrangeiros fuçando.

Reply