É isso que dá o governo querer mandar na base usando taco de beisebol.

A truculência da Ideli Salvatti misturada com a arrogância do Gilberto Carvalho, somadas com a teimosia da Dilma,  deu no que deu: o time do Planalto perdeu a base. Não é com taco de beisebol na mão que o governo vai agradar vampiros ambientalistas em busca do discurso perdido em temas suprapartidários como o Código Florestal.

No pior dia até agora da atual crise com sua base parlamentar, a presidente Dilma Rousseff sofreu ontem uma série de derrotas na Câmara, teve ministros chamados a se explicar no Congresso e autorizou ataques diretos a deputados aliados. A relação de Dilma com o Congresso nunca foi tranquila, mas a insatisfação dos parlamentares com o Planalto tornou-se pública -e transformou-se em crise- com a rejeição, no início do mês, do indicado da presidente para uma agência reguladora. O Planalto decidiu então trocar seus líderes no Congresso, o que acentuou a crise. A afirmação do novo líder no Senado, Eduardo Braga (PMDB), de que "chegou o momento de novas práticas", ajudou a piorar o clima. 

O maior revés ontem foi o adiamento da votação da Lei Geral da Copa. Maior aliado, o PMDB liderou a rebelião. A votação não ocorreu porque a bancada ruralista, que reúne 230 de 513 deputados de todos os partidos, exige que o Código Florestal entre em pauta antes da Lei Geral. Deputados descontentes e parte das bancadas da saúde e dos evangélicos -que não querem álcool nos estádios- se aliaram aos ruralistas.Diante da resistência, o Planalto instruiu seus líderes a atacar os dissidentes. "Não vamos entrar nesse engodo, nessa chantagem que às vezes predadores da agricultura tentam impor ao governo", disse o líder do PT, Jilmar Tatto (SP). Foi vaiado. 

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), ruralista, rebateu: "A chantagem é do governo! Essa declaração intensifica, incendeia a crise". A Câmara chegou a iniciar a votação da Lei Geral da Copa, mas ela foi logo suspensa e adiada com o apoio da maioria dos partidos. O novo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), disse que Dilma dificilmente aceitará votar o Código antes da lei da Copa. O Planalto teme ser derrotado no Código Florestal, o que provocaria desgaste para o governo na conferência ambiental Rio+20, em junho. Antes das derrotas, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) chegou a dizer que a crise estava superada. "Está tudo ótimo." Logo depois, porém, veio o primeiro sinal contrário. Contrariando orientação do Planalto, a bancada ruralista aprovou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara texto que transfere a competência sobre a demarcação de terras indígenas da União para o Congresso -o projeto ainda precisa passar por comissão especial e pelo plenário, em dois turnos.

Ao mesmo tempo, outra comissão, a de Trabalho, aprovava por 11 a 9 a convocação da ministra Miriam Belchior (Planejamento) para falar sobre concursos públicos. Além dessa convocação, de caráter obrigatório, outra comissão, a de Fiscalização e Controle, marcou outros dois depoimentos com potencial para constranger o governo. Mas nos casos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Sepúlveda Pertence, o governo fechou acordo para que fossem apenas convidados. O ministro deve ser questionado sobre problemas na Casa da Moeda e no Banco do Brasil. Pertence deverá falar sobre suspeitas relativas a consultorias de Fernando Pimentel (Desenvolvimento).(Folha de São Paulo)

12 comentários

O país do futebol acaba virando o do beisebol...

Reply

Os 'predadores da agricultura' são os ecoterroristas a soldo, tá certo o tato.

Reply

A troco de se dar bem na Rio+20, o desgoverno Diuma vai colocar milhares de famílias no limbo, na sarjeta, e encarecer a comida do brasileiro.

Não é à toa que conseguiu falir em pouco tempo uma lojinha de 1,99.

É mesmo uma vagabundagem sem tamanho!

Reply

e o Congresso que tome cuidado...

pelas manchetes dos portais e dos jornais e pelos texticulos dos mesmos articulistas de sempre, parece que uma operação de difamação do Congresso esta sendo executada....

ja tem post no esgoto do isento dizendo que a popularidade da presidente "que quanto menos faz, mais popular fica", subiu mais ainda...

e o texto fala claramente que eh por causa do "enfrentamento" que o governo da búlgara esta fazendo com o Congresso...

vejam que o velhaco já soltou uma das suas perolas, caracterizando a questão como sendo "a boa luta", e querendo tirar o corpo fora do esquema corrupto que ele montou para governar...

a operação eh clara: o governo petista sai como o moralizador do pais e os congressistas como chantagistas, inescrupulosos e aproveitadores...

eh bom a politicada dos outros partidos ficar de olho...

o tal acordo que mantinham com a base já foi pro saco...

o PT ja roeu a corda, pra variar...

Reply

Coronel,
para quem estava se gabando sentada no "trono" e fazendo de conta que mandava. Com as "educadas, competentes e habilidosas" Idelis lhe fazendo reverências e salamaleques, como é bom ver a Anta II ficar de joelhos, no milho.

Reply

Coronel, e eles usam ainda daquela surrada, manjada, falaciosa, mentirosa, cansada e velhaca tática de que a aprovação da Anta Gorda está subindo!
NUNCA!!!!!!!
JAMAIS!!!!!!
Inventem outra, nessa nem o mais beócio dos brasileiros acredita.
O caos chegou, a bancarrota está aí, o país sem comando e à deriva, Dilmaldita totalmente acéfala e perdida, e eles sempre com essa mesmíssima tática de que a Jamanta é aprovada pela maioria da população. Logo mais Madame Satã atinge os 138% de popularidade e aceitação, é só o tsunami econômico quebrar de vez com o Brasil.

Reply

Caos administrativo e PIB de 2,7% faz Dilma chegar aos 99% de aprovação.

Coronel, e pensar que ainda tem pangaré que acredita nisso.

Reply

Certas atitudes demandam retornos catastróficos. Ideli, por exemplo. Rejeitada pelo povo, ganha ministérios até chegar à condição de semeadora de discórdias. De cara intragável , de voz gutural do além, de atitudes baba-xeca. Vai dar à Dilma dissabores irrecuperáveis. Será bem feito. Porque a única coisa que essa senhora sabe fazer é cultivar a arte da intriga.

Reply

É. Estão, pelo menos, se mexendo de alguma forma. Mas a Comissão de Fiscalização e Controle aceitou fazer acordo para somente "convidar" o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência para falar no lugar do consultor de negócios escusos, o Sr.Pimentel. SE ELE (Sepúlveda) FOR, vai mentir mais que outro, pois vai alegar que não tem como falar de tudo pelo consultor de tranbiques.

Mariana

Reply

Urna quebrada?

O prof. Dr. Diego Freitas Aranha, da Universidade de Brasília, revelou à TV UnB que teve sucesso em quebrar o embaralhamento dos votos registrados nas urnas eletrônicas, durante o teste de segurança que está ocorrendo no TSE entre 20 e 22 de março.

O Investigador conseguiu, através de testes, montar a sequência dos votos dados por 485 eleitores.

Na prática, o sucesso do prof. Aranha, siginifica que o sigilo do voto eletrônico fica comprometido, podendo ser quebrado por quem anotar a ordem dos eleitores.

Aquí: http://www.alertatotal.net/

Reply

Que coisa chata essa imprensa amestrada: pela primeira vez, desde que a petralhada chegou ao poder, o Congresso atua segundo sua função constitucional: com INDEPENDÊNCIA. E lá vem o jornalismo chapa branca gritando: "crise, crise"...
Crise na democracia é o executivo definindo o que vai para votação e o que não vai!
Essa gente perdeu de vez até o mínimo senso do ridículo!
Bia/RS

Reply

DTfon nesse povo! Ratos. Ora essa! Temos congressistas ou o quê?! Vote-se o código antes da lei da dessoberania do Brasil uai! Dilma manda no executivo e não no legislativo.

Reply