Bate-bola com comentarista.

Do comentarista Boina Verde:

Coronel, o hipotético comentarista, criou também uma hipotética situação. Não que as clausulas pétreas não possam vir a ser modificadas. Com uma maioria absoluta no Congresso e um judiciário aparelhado, tudo se pode. Não é alarmismo, mas estamos falando de um partido cujo projeto é o totalitarismo de esquerda, situação essa inserida num projeto maior de igualdade de regimes em toda a AL,coisa mais do que clara no Foro São Paulo e nas várias tentativas do PT de exercer controles importantes como liberdade de imprensa, implantação do PNDH ( a oposição já deixou esquecer) alem da famigerada Comissão da Verdade. Não conseguindo emplacar tudo num pacote só vão emplacando pelas beiradas, como mostra a tentativa de censura ate a um comercial de uma modelo.

O risco, não esta de imediato na mudança das clausulas pétreas.O risco esta em conseguir uma Constituinte exclusiva, com um Congresso com extensa maioria petista. Ali sim, seria pavimentada a estrada que levaria ao totalitarismo leal, tal qual se fez na Venezuela. O partidarismo, ou a defesa de um partido não pode se transformar num par de óculos escuros que impeçam de se ver o risco real. O PSD teve sim a enorme possibilidade de ocupar um espaço onde caberiam os mais de 40 milhões de votos que não são deles e mais alguns milhões de votos arrependidos. Pelo que eu sempre senti e hoje vi o Kassab falar, o PSD prefere apoiar a reeleição de Dilma. O Brasil definitivamente, está órfão.
..................................................................................
Algumas perguntas ao comentarista Boina Verde:

1. O governo já não tem maioria absoluta no Congresso? O que o PSD alterou no quadro?

2. Quantos deputados e quantos senadores compõe esta "extensa maioria" do PT? É o PT quem dá maioria absoluta ao governo, para que o governo possa mudar a constituição ao seu bel prazer?

3. Por que o PSD, que só foi criado porque os seus membros foram escorraçados do DEM para favorecer o PSDB do Aécio,  deveria cuidar dos 40 milhões de votos dados ao PSDB e ao DEM?  Você acha que estes votos estavam bem cuidados?

4. Você poderia reproduzir exatamente a frase inteira de Kassab, em relação ao apoio à reeleição de Dilma? E, por obséquio, a frase toda dita em relação ao apoio à Serra? Ou alguma declaração explícita (em frase inteira!) de apoio integral ao governo Dilma, em troca de cargos, por exemplo?

8 comentários

Coronel,

Não sou o Boina Verde (talvez eu seja o "hipotético comentarista"), mas o que explicou a questão jurídica envolvida e a diferença entre poder constituinte originário e poder constituinte reformador. Mas vou responder a uma das perguntas, ao menos.

É verdade que o PT tem a maioria no Congresso, somado aos aliados. Porém, boa parte desses aliados podem não fechar com a reforma política pretendida pelo PT. Além disso, o PT quer mudar mais coisas que, por emenda (PEC), a Constituição atual pode não permitir. Daí preferir uma assembléia constituinte formada por representantes exclusivamente eleitos para esse fim, que coexistiriam, enquanto funcionasse essa assembléia, com o Congresso formal que temos hoje.

Então pergunto: que representantes seriam esses, que após os trabalhos constituintes, se retirariam para suas casas? Seriam políticos convencionais, de carreira, ou não? Em não o sendo, quem seriam eles? Esclhidos por quem e de que modo? Pelos "movimentos sociais"? Pelas entidades da "sociedade civil organizada"? Que partido teria mais condição de emplacá-los? O PSD?

Mesmo que fossem políticos, que políticos seriam? Quem se candidataria para essa missão? Quem teria mais condições de ser eleito?

É óbvio que o PT teria maiores chances de fazer maioria assim do que com os aliados que tem hoje no parlamento.

Portanto, mesmo que as cláusulas pétreas não fossem tocadas num primeiro momento, no mínimo, o PT teria muito mais chance dessa forma de fazer a reforma política que almeja que os demais partidos.

Reply

Cel.

Achei ótimas estas duas sacadas de hoje de Reinaldo Azevedo:

"Propaganda de lingerie com mulher bonita ofende a luta das companheiras, “enquanto” cidadãs conscientes e posicionadas “a nível” de ideologia. Em breve, todo homem será obrigado a se deitar ao menos uma vez com um tratado sociológico que não depila o sovaco porque se nega a servir de tratado sociológico-objeto…"


"Essa história de petistas invocarem com propaganda de lingerie é coisa de memória histórica. A turma entende mesmo é de cueca. Recheada de dólares."



Chris/SP

Reply
A Bem Da Verdade mod

Os Ministros do |STF já disseram que as clausulas petreas só poderiam ser modificados em caso de uma revolução e que fizesse uma nova CF como foi em 1964, via constituinte, plebiscito, ou seja lá qualquer outra coisa que não pela força as pétreas não podem ser modificadas.

Reply

A maioria da Camara dos deputados e a maioria do Senado são a favor da CORRUPÇÂO.
Já estamos na PROSTITUITE do PT há quase nove anos.

Reply

Levar pessoas ao beco sem saída da dependência e rancores pode ser contraproducente para essas pessoas, mas produz votos, dinheiro, poder, fama e um senso de exaltação para aqueles [como Lula] que se apresentam como amigos dos oprimidos e humilhados.

Thomas Sowell, em texto recente.

[Hereticus]

Reply

O PT não conseguiria uma maioria de petistas. Mas, poderia colocar alguns dos seus, que foram cassados ou não eleitos nas últimas eleições. Porém dificilmente teria maioria num Congresso exclusivo. A maioria teria se de ser conquistada, negociada. Geraria uma luta política sem razão ou motivação. Ficaria uma luta para cada partido escalar os seus. E os cidadãos não teriam nada melhor com isso.

Reply

Coronel.
Não quero e não vou entrar em polemicas. Quando escrevo, apenas expresso a mina opinião pessoal e jamais teve a intenção de polemizar, ate porque , já escrevi isso antes, sou coturnista praticamente dos primeiros minutos.
Ainda assim, respondo as questões

1-A extensa maioria, não é do PT.Quando me referi a extensa maioria, referia-me genericamente comandada naturalmente pelo PT, partido que governa. Não sei números exatos, mas acredito que existam pouco mais de 500 deputados e a base aliada conta com mais de 400. Isso, para mim, é extensa maioria sim.
Não fiz nenhum comentário em relação ao PSD neste fato

2- Não atribui a maioria ao PT e sim a base aliada. Os números que indiquei acima, não são exatos mas são aproximados.

3-Eu não afirmei que o PSD DEVERIA cuidar dos mais de 40 milhões de votos não dados ao PT .Eu disse e reafirmo que, O PSD teve sim a enorme possibilidade de ocupar um espaço onde caberiam os mais de 40 milhões de votos que não são deles e mais alguns milhões de votos arrependidos.
Teve a possibilidade e frustrou as esperanças.
Repito Coronel, é mina opinião.Apenas isso.

4- Em momento algum afirmei que Kassab pleiteava ou pleitearia caros.
Apenas afirmei e postei o link do vídeo em que numa entrevista, Kassab afirma que numa eleição presidencial pode apoiar Serra.Todos sabem que Serra nunca voltara a ser candidato a presidente. Afirmei e reafirmo que Kassab afirmou no vídeo, que pode sim apoiar a candidatura a reeleição de Dilma. A menos que o dito cujo seja ventríloquo foi isso que afirmou.Afirmei também que ele bancou um estádio que é um projeto pessoal de Lula, intimamente ligado a estratégia eleitoral do PT.Presume-se que o Brasil seja campeão em Julho e a eleição será em outubro.Sem o dinheiro de Kassab , o estádio nunca sairia.
Da mesma forma, Lula será ovacionado no Carnaval de São Paulo , antes das eleições municipais.
Coronel, eu não disse nada de novo. Apenas disse, o que Kassab disse e coloquei o link para quem quiser, ver.
Finalizando, hoje, Candido Vacareza, o líder do PT afirmou hoje que ira convidar o líder da PSD na Camará, para participar das reuniões semanais de lideres da base aliada.
Eu, não falei nada.Quem falou foi ele.

Reply
Nicolas Tramontini mod

Trecho da entrevista de Kassab para o Grupo Folha.

Folha/UOL: Seu partido deve ter cerca de 10% dos deputados na Câmara. Se a presidente Dilma Rousseff convidá-lo para discutir uma possível aliança e uma integração à base do governo, com possibilidade de o PSD ter um ministério no governo Dilma, o que dirá o PSD?
Gilberto Kassab: A presidenta Dilma sabe que ela vai contar conosco, com a nossa lealdade, com nosso espírito público, com a nossa posição transparente em relação ao seu governo apoiando todas as ações que estiverem identificadas com as nossas convicções dos nossos líderes, do nosso partido, do nosso programa. Porém ela sabe que não será possível participar do seu programa, e nem queremos isso. Não precisamos disso para apoiar o que é correto nas propostas do governo. Portanto, não iremos participar do seu governo e ela sabe disso e falo de uma maneira respeitosa. Eu acho que é uma honra para qualquer brasileiro, para qualquer cidadão participar do governo da presidenta Dilma. Mas no caso do PSD, até por conta das razões que levaram ao nascimento e das origens de cada um, seria uma grande incoerência dar um primeiro passo errado.

Folha/UOL: 2014. O PSD é um partido jovem e o sr. Acha que vai adquirir musculatura em 2014 para ter voos próprios para governadores de Estado e Presidência da República? E no caso de Presidência da República, poderia apoiar candidatos dos partidos maiores?
Gilberto Kassab: Eu falo em relação à minha pessoa. Todos sabem que será natural se eu apoiar uma candidatura do ex-governador [de São Paulo] José Serra [a presidente em 2014]. Tenho uma afinidade com ele. Mas no PSD também ninguém poderá achar que não é natural apoiar uma reeleição da presidenta Dilma se ela fizer um bom governo. Portanto, falar agora em relação a posição do partido na eleição de 2014 é muito prematuro, seria um grande equívoco.

Folha/UOL: Mas o sr. particularmente, o sr. mencionou, se a presidente Dilma fizer um bom governo poderia apoiar a reeleição da presidente Dilma. É isso?
Gilberto Kassab: Eu não vejo nenhum problema. Não vejo nenhum problema se ela estiver fazendo um governo que seja bom para o país e que esteja correspondendo às expectativas dos brasileiros não há porque não debater essa questão internamente no partido e, havendo consenso, apoiá-la.

Folha/UOL: Ela faz um bom governo agora?
Gilberto Kassab: Até o presente momento, faz.

Folha/UOL: Qual foi o principal erro da presidente Dilma até agora?
Gilberto Kassab: Ela está no início do seu governo agora. E eu posso dizer a você que ela tem acertado bastante. Então, eu iria registrar que existe muito entusiasmo e confiança em relação ao seu governo. Eu, nesses primeiros meses, eu vejo muitos acertos. Principalmente em relação à sua conduta pessoal, em relação à sua posição de líder de governo, sabendo liderar o governo, sabendo exigir dos seus companheiros trabalho, eficiência. Eu vejo até o presente momento o seu governo sendo aprovado.

As conclusões são tuas!

Reply