Depois que FHC pregou que o PSDB deveria mudar o foco do povão para a classe média, agora é o novo presidente da CNBB, Dom Raimundo Damasceno Assis, que afirma que a melhoria da renda faz com que as pessoas migrem das igrejas evangélicas para a igreja católica. Segundo a Folha de São Paulo, ele disse ontem que a ascensão social de quase 30 milhões de pessoas nos últimos anos as tornou mais "críticas" e, por isso, teria diminuído a presença evangélica no país. "Elas começam a ler mais, a estudar mais, e por isso são mais críticas em relação a muitas posturas hoje na sociedade", afirmou, após o encerramento da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). D. Raymundo Damasceno Assis não soube precisar a fonte das informações, mas afirmou que a nova classe média, ao mesmo tempo em que se afastou das igrejas evangélicas, se aproximou da Igreja Católica. Não deixa de ser uma revelação bombástica, tendo em vista que Jesus Cristo sempre tocou o coração dos pobres, em primeiro lugar. O PSDB poderia fazer uma parceria com a CNBB e, juntos, "venderiam" um combo de partido e igreja para os emergentes: agora que você subiu na vida, começou a ler, comer e gastar, faça um upgrade partidário e religioso. O slogan? Que tal "seja um tucano abençoado por Deus e bonito por natureza"? Para dar certo, só falta combinar com os feios, iletrados e famintos do PT e dos evangélicos.
17 comentários
Caro Coronel: Estão de brincadeira...
ReplyPor isso o número de igrejas evangélicas estão diminuindo, né ?
ReplyEste bispo não leu as edições do CENSO desde a década de 70 ?
Coronel:
Replya CNBB está a anos-luz da verdade e a Igreja Católica continuará perdendo fiéis para as seitas evangélicas. O que ela faz é repetir o mantra petralha que existe uma nova classe média com milhões de recém chegados. A CNBB com essa declaração apenas insulta os católicos mais pobres que nunca abandonaram o seu catolicismo.
Hereticus
Realmente, é uma boa forma de atenuar a crise existencial do PT.
ReplyCel
ReplyIsto é que se pode chamar DELÍRIO GERAL ou EFEITO MULA!
A Igreja Católica e o PSDB podem dar as mãos estão a mais de 10 anos perdendo fiéis e eleitores, não mudam o discurso e ficam brigando entre si.
Tem gente precisando ir para o Hospício!
Átila
Aprendendo de Jesus com a samarita-
Replyna em Jo.4:19-24, quando a mulher disse da disputa entre judeus e samaritanos sobre o lugar onde se deve adorar a Deus "Nossos pais adoraram neste monte e vcs judeus dizem que é Jerusalem o lugar one se deve adorar a Deus e Jesus responde que a hora estava chegada que nem Jerusalem e nem Samaria era o lugar porque Deus o Pai está buscando verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Apocalipse, 2 e 3 fala de 7 igrejas e a mais rica (LAODICÉIA)
3:14 à 22 era uma igreja desgraçada que Jesus sentia nojo dela "vomitar-te-ei da minha boca"
e que Ele estava do lado de fora batendo para entrar. Esmirna era pobre (2:8-11) mas Jesus dizia "tu és rica) isso porque ela tinha Jesus de verdade.
Conta-se uma história que certo PAPA sobre Atos, 3:6 disse: Pedro não tinha ouro e nem prata, mas nós temos em abundancia aqui em roma, e um padre que o ouvia disse, "nós temos prata e ouro mas não temos o poder de fazer o paralítico andar como Pedro."
O PT não ganha a classe média de jeito nenhum.
ReplyEu como católico praticante e atuante, não percebi ainda uma mudança, mas a fala do D, Raimundo tem lógica, pois o crescimento das petencostais foi em cima da desgraça do povo, com promessas de melhoria de vida. É só passar nas portas de um templo da Universal e ver a programação e lá sempre está a reunião para abrir novos caminhos, do descarrego etc e tal.
ReplyEntão quer dizer que para a CNBB evangélico tem que ser pobre (e ter "currículo")? É, pode ser..... pois um povo com educação não se ilude com um pastor (alguns até semi-analfabetos) ditando as regras para uma morte... ops... vida melhor.... como eles sabem? Eles já visitaram o "paraíso"?
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=LsaKtqn66YA
Coronel, só rindo para nao chorar. Parabens pela sua criatividade. Somente o senhor mesmo para inventar esse combo.
ReplySe vc passar em frente de uma garagem de qualquer casa, vc vera uma garagem um pastor envamgelico já verá uma igreja e se o proprietario da casa for acessivel a êle aí pronto é só colocar algumas cadeiras e teremos mais uma igreja envangelica, não importa se vai atrapalhar algum vizinho ou não o que importa é que começe a faturar em nome do Senhor.Pergunto vc frequentaria uma igreja dessa e disporia de algum numerário para ajudar o pastor.Ora srs. sòmente pessoas de baixa escolaridade ou vivencia se sujeitaria a isso uma pessoa com alguma experiencia de vida continuaria a frequentar a sua igreja que com certez êle considere séria e acompanharia a palavra de seu pastor ou padre c om a confiança de sempre Dai o motivo do Cardeal Damasceno dizer que quando uma pessoa atinje uma posição melhor na vida seus conhecimentos tambem melhoram então dai ela confiar em um descrepito pastor sem formação alguma ou um ministro ou padre que represente uma linha de seguidores com 2.000 anos, será que não dá para pensar que talvez o Religioso esteje com a razão.
ReplyComo evangélico só posso dizer: que espírito agregador este senhor!
ReplyÉ tanta bobagem que é melhor nem comentar.
ReplyIzabel/SP
Dom Raymundo se equivocou feio,ou aderiu ao mantra petralha sobre a ascensão dos pobres.Quer dizer então que com a melhora de renda os fiés evangélicos passam a ser fiés católicos? - Francamente,por essa não esperava.Com todo respeito ao bispo,mas essa tese não se sustenta.
ReplyAdemais, não se trata de disputa religiosa, mas de livre convicção e crença.Tanto os evangélicos como os católicos são pessoas sérias quando seguem fielmente as normas bíblicas,bem como qualquer seguimento religioso.Portanto,tanto católico sendo a maioria,ou evangélico,lendo mais ou estudando mais,mais críticos ou menos críticos,o importante é serem seguidores fiéis.
Com todo respeito Coronel, de muito mal gosto o seu Posto. E olha que passo aqui todos os dias para completar meu informativo diário.
Replyo coturneiro que chamou de seitas evangélicas, deveria saber exatamente o que é uma seita, esmo porque a maior seita que existe é o catolicismo.
ReplyEssa tal nova classe média, se é que existe, está preocupada em consumir, não em estudar ou se ilustrar.
ReplySe aumentar o nível educativo e cultural dos neopentecostais, porque cargas d'água eles iriam se tornar católicos?
Isso provocaria algumas mudanças favoráveis dentro das congregações, com o passar do tempo e talvez alguns migrassem para as igrejas "históricas" (batistas tradicionais, presbiterianos, luteranos... ) que valorizam mais a educação e a cultura.
Acredito até que ocorreria um movimento inverso, de diminuição do catolicismo.
Por falar nisso, o IBGE não divulgou ainda os números referentes a religião. Pelo que observo, o número de evangélicos tem crescido muito, já deve estar beirando uns 40 ou 50% da população.