Cadeira no CS da ONU: a imprensa está tendo pouco apreço à verdade.

A diplomacia tem o máximo cuidado com as palavras. Com os pontos e as vírgulas. Para que o que foi dito seja efetivamente compreendido ou, quando o assunto é delicado, que sempre sobre um duplo sentido que permita uma saída estratégica. Hoje a imprensa comemora o apreço de Barack Obama em ver o Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Assim como ele fez com a Índia, recentemente, segundo os apressadinhos. Foi por estas e outras que o "my man" de Obama virou "o cara" do Lula.

A primeira diferença é que, na Índia, Obama fez uma declaração verbal, enquanto aqui no Brasil o apoio saiu na declaração conjunta assinada. Mas os termos, considerando a linguagem diplomática, são completamente diferentes. Vejam, abaixo, as duas declarações:

Em Nova Deli, Obama afirmou que a “justa e sustentável ordem internacional que a América busca inclui uma Nações Unidas eficiente, efetiva, crível e legítima. Por isso eu posso dizer hoje que nos anos que se seguirem eu espero ver um Conselho de Segurança reformado que inclui a Índia como um membro permanente”

O comunicado conjunto assinado em Brasília: “ (…) Os Presidentes concordaram que, da mesma forma que outras organizações internacionais precisaram mudar para se tornarem mais aptas a responder aos desafios do Século XXI, o Conselho de Segurança das Nações Unidas também precisa reformar-se, e expressaram seu apoio a uma expansão limitada do Conselho de Segurança que aprimore suas efetividade e eficiência, bem como sua representatividade. O Presidente Obama manifestou seu apreço à aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil.” (…)

Entre "incluir a Índia" e "manifestar apreço à aspiração do Brasil" há uma grande diferença. Só não vê quem não tem apreço pela verdade, optando pelo oba-oba como grande parte da imprensa. Ainda bem que estamos longe de chegar lá. Um país que tem a metade do seu armamento quebrado e sucateado, que quer colocar as suas Forças Armadas no banco dos réus e que vota constantemente a favor de ditaduras sanguinárias, mais do que uma garantia, é um risco à segurança do planeta.

21 comentários

E alguma vez teve? Ta todo mundo levando algum,é blogueiro,é filho de blogueiro,é artista de circo,enfim,se vc faz parte da turma que esta no poder,pode ter certeza que com a democracia que agora esta instalada vc sera ouvido e reconpensado. Vale qualquer projetinho simples,nada de mais,que tenha custo caro,porque a parte reservada ao michê...ooops cachê é sempre maior que a parte da produção,é ai que esta o pulo do gato....
ABRAÇOS FRATERNOS

Reply
NUNCAANTESNESSEPAISDEMER... mod

Émbora a imensa maioria dos brasileiros não sabe quão é perigoso e dissimulado esse governo petista;grande parte das potências mundiais sabe que a diplomacia atual brasileira,comandada por Lula e por Dilma,é conivente e vota a favor de ditaduras como da Líbia,Cuba e Venezuela...o Brasil é muito imaturo na sua democracia para ter cargo de tão alta responsabilidade...

Reply

Concordo Coronel, se eu não confio, Obama e o resto do mundo também não confia. Essa última abstenção em relação ao Kadafi da uma mostra do que se espera do Brasil. No momento não podemos pleitear nada.

Reply

11 em cada 10 jornalistas brasieiros são esquerdistas, mas a maioria não assume em função de uma pseuda isenção. O que está sendo publicado de besteira, mentiras e malícias sobre visita de Obama não está no gibi. Por exemplo: induzem a acreditar que estão adotando aqui normas de segurança que não é rotina em toda parte do mundo em que o Presidente vá, inclusive dentro dos Estados Unidos. Gentinha primária.

Reply

Mas o pior é o anti-americanismo bocó da trupe esquerdista brasileira.

Opor-se aos americanos em defesa de seus interesses é uma coisa, e é legítimo. Muitos países fazem isso, inclusive os próprios aliados dos EUA.

Hostilizá-los abertamente, aliar-se aos inimigos deles e atravessar-lhes o caminho já é outra coisa, bem diferente. E é precisamente o que o governo brasileiro esteve fazendo nos últimos anos.

O que me surpreende é Obama visitar o Brasil, considerando tudo o que houve. Se eu fosse ele, mandaria um recado mais claro, visitando apenas o Chile. Acho que esse senhor só quer mostrar boa vontade, mas não sei se essa é a atitude correta a ser tomada com esquerdistas radicais. Podem entender esse gesto como sinal de fraqueza.

Reply

Cel

Estes PeTralhas não tem discernimento!

O Brasil é quem comanda a Força de Paz da ONU no Haiti. Certo!

Quando do terremoto foi um Deus nos acuda para atender algumas das necessidades do povo Haitiano.

Por outro lado em menos de vinte dias os americanos montaram hospitais de campanha e colocaram 4000 homens para auxiliar no policiamento do país.

Enquanto isso, no Brasil do CARA, Exercito, Marinha e Aeronáutica estão sendo sucateados desde do governo Sarney.

Assento no CS da ONU, como se a industria bélica do país também virou ferro velho.

Átila

Reply

Com essa esquerda quadrilheira que temos hoje no poder no Brasil e que compactua com ditadores mundo afora, o Brasil hoje não tem chances de obter essa cadeira.O pt não consegue ver , ainda não caiu a ficha... Não se pode enganar a todos e os paises não aceitam receber bolsa familia em troca dos votos favoraveis. Acorda Brasil!!!

Reply
A mão que embala o berço mod

Seria impactante ver o C S da ONU colocando em votação algo que o Brasil sabidamente é contra, como tudo que até a pouco o megalonanico sempre se posicionou ele sempre esteve do lado negro da diplomacia isso era birra ou burrice? Ser contra desde os primórdios dos petralhas na presidência era regra esta do lado errado era uma estupidez tamanha que só mesmo esses imbecis poderiam almejar é muita burrice e arrogância da petralhada.

Reply

A única cadeira a que esse governo petralha, aloprado e mentiroso -claro,junto com esse tipo de imprensa- têm direito é a de uma cadeira elétrica no conselho.No conselho de bosta.

Reply

O Brasil só pode ter banquinho permanente na zona, pois é só m.... e p....ria que megalonanico sabe fazer.

Reply

Coronel, um detalhe que passou despercebido é a conferência com a imprensa que os dois presidentes fariam e que foi cancelada.
É claro, o Obama fala sem precisar de papel, enquanto ela fala lendo o tempo todo. A diferença intelectual seria gritante, além do que ela só enfiaria o pé na jaca, aliás, a língua.

Reply

Coronel,
nossa imprensa é realmente ridícula. Isto para não termos de baixar o nível das qualificações que ela merece.

Reply

Seria uma irresponsabilidade imensa em adicionar o brasil no CSO. Um país que apoia ditaduras e tiranos, seria dar a esses bandidos a voz da vez.

brasil no CSO é pedir antecipadamente uma 3ª Guerra Mundial. Já pensou o Irã dando a cartada com o apoio desse lixo ocidental?

Reply

Na real, tem vários motivos para que o Lula não estivesse no encontro com Obama. Um deles, seria o fato de que quando os mariner's americanos se estabeleceram em Porto Príncipe, no Haití, foram encontrados nesta cidade, fortes grupos de narco-traficantes, todos sob o comando de poderosos brasileiros.

Reply

Falando em verdade da imprensa (é verdade que um blog não é um noticiário, mas um lugar de opinião):
Em linguagem diplomática, um comunicado é um compromisso entre dois Estados soberanos. É logo abaixo de um tratado.
Muito acima de uma manifestação informal, como na índia.
E, não, não é linguagem de políticos. É um jargão, mas tem significado preciso.
O Brasil, aliás, eta membro permanente parte do Conselho de Segurança da Liga das Nações.
Quanto a voto divergente, a Alemanha se omitiu nesta votação da Líbia, e a França vetou a segunda invasão do Iraque.
E a Rússia e a China naturalmente divergem wuase sempre dos EUA.

Reply

VER MINISTROS IMPOSTORES E ANTIAMERICANOS PRIMÁRIOS SENDO REVISTADOS PELUZAMERICANO NO PRÓPRIO PAÍS, NÃO TEM PREÇO.

Reply

Ei. E o Foro de São Paulo? Onde ia ficar o Foro de São Paulo? Lula recebendo os yankes em casa. Como Lula ia defender o Foro de São Paulo? Como Lula ia defender o seu irmão, o Hugo Chávez? o Fernando Lugo? a Cristina Kirchner? Como Lula ia continuar a falar bem das Farc? do Raul Reyes? do Alfonso Cano? do cocalero Evo Morales?

Reply

É claro, Coronel. Quem tem apreço busca compreender o desejo do outro, e só. (foi "would appreciate" o que foi dito? alguém sabe?).

Se a imprensa quiser fazer entender que, por Obama, o Brasil já está a um passo do conseklho de segurança da ONU, vai estar MENTINDO. Chato, muito chato, é que a maioria é gado, se deixa enrolar facilmente, tem preguiça até de pensar.

Reply

Coronel,
Pra que queremos um cadeira no CS da ONU? Qual é o nosso papel no mundo? Pela falta de seriedade deste pais, não somos potencia militar! não somos potencia economica! Toda a vez que som os instados a dar algum palpite no cenário politico internacional, fazem m... O Brasil esta no Haiti, porque não interessa a mais ninguem. Que gloria queremos, só nos resta desempenharmos o papel higiênico!

Reply

Acho que quando Obama chamou Lula de "O Cara" foi para que ele se sentisse lisonjeado e não fizesse o besterol que fez depois de 4 anos de razoavel governo (votei no Cara). Mas como a Cadeira demorou o Cara começou a andar e a dar dinheiro (o nosso) para os piores elementos do nosso planeta. Esses petistas não se mancam. Dilma não deveria ter inserido essa cadeira no discurso dias depois de o Brasil ter justicado o seu voto negativo sobre a Líbia. Ainda bem que Lula não apareceu no almoço o clima ficou melhor. Pensei por instantes queeestava num País de primeiro mundo. Que bom seria se o Brasil trilhasse esse caminho. Um terremoto poderia varrer e levar todos os políticos que não fariam falta, pelo contrário fariamos econômia. e Fechariamos o Congresso.

Reply

Se o Brasil não tiver um programa de armas nucleares, ele não vai entrar no conselho de segurança da ONU... PONTO FINAL!

Pra se entrar no CS da ONU tem-se que ser "intocável", ou seja, capaz de retaliar uma ameaça nuclear!

Só alguem muito idiota pra não perceber isso! Nesse ponto Enéas estava certo em querer "a bomba", isso só não pode ser centro de uma plataforma de governo, mas que tá certo, tá!

Reply