Ives Gandra e a Comissão da Verdade.

Sou um admirador das séries de "Star Trek". Suas edições refletem muito a história da humanidade. Os Borgs são um povo de humanos robotizados e respondem a um comando central único, que pretende ""assimilar" todos os povos do universo. Assimilar é fazer com que pensem rigorosamente como eles e obedeçam como uma só unidade. Senão, são mortos. 

Os Borgs representam as ditaduras ideológicas, que não admitem contestação e que procuram dominar os povos, eliminando as oposições e as verdadeiras democracias. Se a 1ª Guerra Mundial foi um embate pela realocação de poderes na Europa, a 2ª Guerra já foi uma guerra entre as democracias e os regimes totalitários (alemão, italiano e russo, visto que, no início, Stálin apoiou Hitler na invasão à Polônia).
A vitória de princípios democráticos naquele conflito, que gerou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10/12/1948, nem por isso eliminou essa luta permanente entre ideologias totalitárias, que não admitem contestação e que continuam poluindo a convivência das nações e das democracias.

Rawls, em dois de seus livros, "Uma Teoria da Justiça" e "Direito e Democracia", mostra que a democracia só pode ser vivida se as teorias políticas não forem abrangentes em demasia e possam conviver, em suas diversidades, com outras maneiras de pensar. Teorias abrangentes provocam a eliminação dos opositores ou a "assimilação", no estilo dos Borgs da "Star Trek", daqueles que vivem sob seu jugo.  Estamos no início de um novo governo, tendo a presidente sinalizado, mais de uma vez, que quer fazer um governo de união, mas com respeito aos opositores. Não creio que a Comissão da Verdade venha auxiliar muito esse seu projeto, na medida em que, sobre relembrar fantasmas do passado e rememorar dolorosos momentos de história em que militares e guerrilheiros torturaram e mataram, tende a abrir feridas e a acirrar ânimos.

Como ex-conselheiro da seccional de São Paulo da OAB, durante seis anos no período de exceção, estou convencido de que com a arma da palavra fizemos muito mais pela redemocratização do que os guerrilheiros com suas armas, que, a meu ver, só atrasaram tal processo.  À evidência, sou favorável a que os historiadores -e não os políticos- examinem, pela perspectiva do tempo, o ocorrido naquele período, pois não são os políticos que contam a história, mas, sim, aqueles que se preparam para estudá-la e examinam-na sem preconceitos ou espírito de vingança.  Apoio, entretanto, o entendimento do ministro Nelson Jobim de que, se for instalada Comissão da Verdade, ela deve refletir o pensamento dos dois lados do conflito.

Tenho fundados receios de que uma pequena ala de radicais, a título de defender "direitos humanos" por um único e distorcido enfoque -e os vocábulos permitem uma flexibilização infinita para todos os gostos-, pretenderá "assimilar", à maneira dos Borgs na "Star Trek", todos os que não pensem da mesma maneira, transformando uma Comissão da Verdade em Comissão da Vingança.  Pessoalmente, como combati o regime de então -sofri em 1969, inclusive, pedido de confisco de meus bens e abertura de um IPM (Inquérito Policial Militar), processos felizmente arquivados- e participei da Anistia Internacional, enquanto tinha um ramo no Brasil, por ser visceralmente contra a tortura, sinto-me à vontade para criticar a "ideologização" dos fatos passados, a meu ver enterrados com a Lei da Anistia, de 1979.  Que os historiadores imparciais -e não os ideólogos- contem a verdadeira história da época, pois são para isso os mais habilitados.

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, 75, advogado, professor emérito da Universidade Mackenzie, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra, é presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio. Artigo publicado hoje, na Folha de São Paulo.

16 comentários

Coronel

Mais uma vez brilhante o artigo de Ivens Gandra Martins.

Ele nos mostra que:

... estou convencido de que com a arma da palavra fizemos muito mais pela redemocratização do que os guerrilheiros com suas armas, que, a meu ver, só atrasaram tal processo.

O único cuidado é que para os PeTralhas, a moeda não tem duas faces. Possui apenas a face deles.

"Uma guerra se ganha com inteligência, sabedoria e estratégias, não com a força."

POR UMA NAÇÃO UNIDA, EM TORNO DE SUA BANDEIRA, COM ORDEM E PROGRESSO


General Maximus Decimus Miridius

Reply

Sim, brilhante!!

Reply

O que a bandidagem quer na verdade, é uma vingança. A anistia ampla, geral e irrestrita colocou uma pá de cal.

Os historiadores devem estudar o caso e mostrar as verdades. Politicos querem transformar os Heóis em bandidos, e os verdadeiros bandidos que aterrorizavam e matavam, em heróis.

Verdade é verdade.

Reply

Vida longa e próspera ao Dr. Ives Gandra!

Reply

O "governo que aí está" é de união? Mesmo?

Reply

"Que os historiadores imparciais -e não os ideólogos- contem a verdadeira história da época, pois são para isso os mais habilitados"

Lamento, professor, mas isso é quase impossível: quase todos os terroristas da década de 70 são justamente professores de história das universidades,e.g., uma senhora que escondia armas sob uma barriga falsa, que atualmente é professora de história da UFRJ, no IFCS. Outro,dá aulas no curso de história da UFF, e por aí vai.

Reply

Grande professor Ives Gandra. Quem dera o Brasil tivesse homens públicos como ele.

Reply

"...estou convencido que com a palavra fizemos mais do que guerrilheiros com suas armas..."(Ives Granda). Colocação, aparentemente óbvia,pontual e altamente necessária em nosso país, onde as pessoas parecem anestesiadas e autoconvencidas pela ideologia implantada pelo PT. Contudo,o melhor de suas palavras, a meu ver, é a ênfase no "diálogo".Pois, a esta altura do campeonato,com tudo o que já se aprendeu e apreendeu, a humanidade já está em fase de resolver seus dilemas pela palavra, felizmente. Só alguns - e sabemos bem quem são-, muito atrasados, ainda
insistem em recordar,reafirmar e aplicar como válidos preceitos jurássicos.Os historiadores-imparciais-com a palavra,portanto,principalmente para dizer aos petralhas que a hora dos ideólogos já passou.Não somos mais "seres guerreiros",já estamos no caminho da fraternidade universal.

Reply

Petralha:
28 de janeiro de 2011 06:58
Racumin nele já!

Reply

Parabéns ao Excelentissimo Doutor Ives Gandra Martins pela brilhante sabedoria,
o Brasil precisa de mais pessoas Integras, Sábias e Corajosas iguais a ele,
na Vida temos que nos espelhar nos Melhores

Reply

RESUMINDO CORONEL...

NÓS OS 44 MILHÕES DE ELEITORES QUE VOTAMOS CONTRA A DILMA, O PT E O PMDB, SOMOS TAMBÉM CONTRA TODO O TIPO DE DITADURA, SEJA ELA DECLARADA OU VELADA, COMO A QUE O BRASIL VIVE HÁ OITO ANOS E POUCO. TAMBÉM NÃO APOIAMOS O COMUNISMO, OU QUALQUER OUTRO REGIME TOTALITÁRIO, NEM MESMO O NOVO COMUNISMO SEMI-CAPITALISTA DA CHINA...

QUE FIQUE BEM CLARO...

NÓS NÃO ACEITAMOS GENTE QUE QUER GANHAR TUDO NO GRITO E NA MOLEZA COMO FAZ O PT E SEUS ALIADOS E NEM GENTE QUE VIVE MENTINDO PARA O SEU PRÓPRIO POVO, E LHE ENGANA ADOÇANDO A BOCA COM MIGALHAS, PARA CALÁ-LO COMO SE FAZ COM CRIANÇAS CHATAS.

E SÓ PRA LEMBRAR QUE A NÓS OS 44 MILHÕES DE ELEITORES, AINDA SE SOMAM CERTAMENTE, OS ELEITORES QUE SE ABSTIVERAM DE VOTAR E OS QUE VOTARAM BRANCO OU NULO!

DILMA, PT E SEUS ALIADOS, SE EU VOCÊ VOCÊS PUXAVA BEM O FREIO DE MÃO DAS SUAS INTENÇÕES EXCUSAS, PARA NÃO O CARRO NÃO CAIR NA RIBANCEIRA...

Reply

CORONEL,
Parabéns por ter trazido para nossa deleite a leitura do artigo do eminente JURISTA IVES GRANDA, a quem já tive oportunidade e honra de ouvir pessoalmente.Um nome que honra as letras jurídicas deste Brasil, tão carente de homens com integridade e o caráter como as que esbanja Ives Gandra

Reply

COMISSÃO DA VERDADE???

êles poderiam começar esclarecendo, quem matou Celso Daniel? quem matou o Toninho do pt.

Poderiam também investigar os responsáveis, pela tragédia no rio??

Hospitais sem vagas, prá tantas pessoas doentes, por infecção das águas, quantas pessoas ainda terão que morrer, prá ela se dignar, e olhar por êsses filhos de DEUS???

Ficar olhando o passado não vai resolver nada, olha para o presente, prá muitas pessoas terem futuro.


Izabel

Reply

Caro Coronel,

É muito procedente este texto compilado do Dr. Ives Gandra Martins, porque denota a que veio esta mentalidade da petista guerrilheira no governo.

Uma mente doentia e, à luz dos traumas, psicótica, que é capaz de desmerecer uma eminente crise mundial, inflação doméstica e bolsa decadente, para alimentar a "COMISSÃO DA VAIDADE", cuja VERDADE é míope.

Esta doente mental, seguida de outros tantos 'xiitas' obtusos, quer colocar o país em mais risco, não apenas econômico, mas social, visto que com os ânimos acirrados, conforme disse o Dr. Ives, de cerca da metade dos brasileiros contrários, cresce a possibilidade de perigos reais, e não somente no campo das idéias, Coronel.

Reply

Artigo sensato e correto do Dr. Yves Gandra.
Concordo com ele quando diz, se é para existir a Comissão da Verdade que seja a verdade para os dois lados e que seja pela história dos fatos acontecidos e não por ideologia.

Reply

...Esta é diferença de quem estudou, lê muito e não tem preguiça de trabalhar...já o Nefasto...

Reply