Estadão e um exemplo de jornalismo mentiroso.

Hoje o Estadão publica uma reportagem onde demonstra que Dilma Rousseff(PT), em um artigo produzido para uma revista gaúcha, no início dos anos 90, citou várias vezes José Serra(PSDB). A jornalista é Júlia Duailibi. No meio da matéria, ela produz um parágrafo que deveria entrar para os anais dos cursos de jornalismo, como um exemplo das grandes mentiras produzidas pela grande imprensa. Leiam abaixo:

Em primeiro lugar, os economistas não são citados. É o famoso "dizem por aí" para fazer uma afirmação sem base. Ou baseada em depoimentos de adversários de Serra, que tentam rebaixá-lo ao nível da estelionatária acadêmica. Em segundo lugar, Dilma não tem formação acadêmica alguma, pois apenas cursou alguns créditos na Unicamp, o que não atesta coisíssima alguma, pois não apresentou dissertação, não defendeu tese e não se tem notícia de um só "paper"produzido pela jubilada, quanto mais um artigo em revista indexada. José Serra também não tem formação acadêmica na Unicamp. Sua formação é por Cornell, onde obteve o título de PhD em Ciências Econômicas. Na Unicamp ele foi professor, formando acadêmicos, o que é bem diferente de ter obtido ali a sua formação. Por fim, a visão de estado de Serra é completamente diferente de Dilma. Basta ver o que ele prega em termos do BNDES, que é a manchete de hoje na Folha de São Paulo. Serra defende um estado indutor, Dilma defende um estado patrocinador. O candidato José Serra(PSDB) deveria pedir direito de resposta ao Estadão e entrar com uma ação de danos morais contra o jornal, pois tentar nivelar Serra e Dilma, em termos acadêmicos, é calúnia e difamação. Quanto à jornalista, deveria sair da economia para variedades.

9 comentários

É por isso que deixei de assinar esse jornal. Se é para ser vermelho, melhor ler a folha, que sempre foi vermelha.

Reply

Coronel, mais uma mentira petista:

O apoio dos tucanos a Dilma virou fraude

Elio Gaspari

No dia 1 de julho, a candidata petista à Presidência da República participou, em Campinas, da criação do "Movimento Pluripartidário Pró Dilma Rousseff", patrocinado pelo prefeito da cidade, Hélio de Oliveira Santos, o "Doutor Hélio".

O encontro deu-se no Hotel Royal Palm Plaza, com direito a tablado, discursos e faixas que anunciavam o propósito da reunião. O secretário de Comunicação do município, Francisco de Lagos, saudou a plateia e anunciou que nela estavam 117 prefeitos, 25 dos quais do PSDB, nove do DEM, oito do PV e oito do PPS, partidos comprometidos com José Serra e Marina Silva. Gustavo Reis, de Jaguariúna (PPS), discursou.

Lagos não disse os nomes dos demais, nem os organizadores da festa divulgaram uma lista que os identificasse. Ele explicou o motivo: "Não vou botar pato na boca de jacaré".

Com a propagação da notícia, os quatro partidos anunciaram que tomariam providências contra os trânsfugas, e o PV suspendeu a filiação do prefeito de Itapira, Antonio Belini. Na semana passada, o presidente do PSDB paulista, Mendes Thame, contestou as adesões à candidatura de Dilma, classificando-a de "falsidade", produto de "sonhos petistas".

O sonho pode ser petista, mas a falsidade, se houve, foi produzida pelo anfitrião do evento, o prefeito Hélio de Oliveira Santos, e deu resultado. Nos dias seguintes, a informação foi publicada em diversos jornais e repetida pelo signatário. Procurado para esclarecer a questão, Doutor Hélio se fez de morto.

Uma semana depois do encontro, o repórter Simionato conseguiu uma lista relacionada com o "Evento: 01 de julho de 2010 — com Dilma Rousseff". Nele estão arrolados 116 prefeitos paulistas, de todos os partidos.

Não se pode dizer se essa foi uma lista de convidados ou de pessoas presentes nem se pode garantir que, tendo comparecido, o prefeito aderiu ao "Movimento Pluripartidário". Uma coisa é certa: quem lá estava sabia o que acontecia. Uma das pessoas que assistiram ao ato acredita ter visto uma lista de presença, onde cada um escrevia seu nome.

Simionato procurou os 25 prefeitos tucanos mencionados na planilha. Um desmentiu que lá estivesse, dois disseram que lá estiveram porque foram ludibriados. Quinze simplesmente negaram que tenham comparecido. Os demais não foram alcançados. Essa informação foi colocada no portal "Folha.com" no dia 9 de julho.

Lagos sustenta que, "como cerimonialista" do ato, enumerou todos os 117 prefeitos presentes, o que contradiz sua piada, bem como a lembrança de Simionato, da repórter Leila Suwwan e de um parlamentar que lá estavam.

O secretário recusa-se a divulgar os nomes dos presentes ou a apreciar os prefeitos listados na planilha obtida por Simionato. Faz isso, segundo suas palavras, para "preservar" os novos aliados, que poderiam sofrer retaliações políticas.

Do jeito que estão as coisas, enquanto o prefeito de Campinas, organizador da cerimônia, não divulgar pelo menos a lista de presenças, "patos" terão sido as pessoas que acreditaram nele e caíram na sua "boca de jacaré", inclusive Dilma Rousseff, que teria enfeitado uma fraude.

Ato público para festejar adesões que, um mês depois, estão no cofre é embuste. Em ato público recebem-se apoios públicos, como os dos prefeitos Belini e Gustavo Reis.

Para que se possa avaliar o significado das presenças, ou das "falsidades", aqui vão os nomes dos municípios cujos prefeitos tucanos estão listados na planilha conseguida por Simionato:

Avaré, Botucatu, Buritizal, Guará, Guariba, Itapolis, Louveira, Pedregulho, Pitangueiras, Sabino, Sagres, Salesópolis, Sales Oliveira, Salmourão, Sandovalina, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santa Isabel, Santa Lúcia, Santa Mercedes, Santa Rita do Oeste, São José da Bela Vista e Viradouro.

Reply

Coronel, dá uma olhada num texto do Elio Gaspari, está no blog do Noblat, ele mostra mais uma emntira petista...

Reply

O Estadão está avermelhando. Quem diria.....


Mago

Reply

DILMA-ESTELA ROUSSEFF.
PASSADO NEGRO-AGRESSIVO.
PRESENTE OBSCURO-MENTIROSO.
FUTURO NOCIVO-DITATORIAL.
PENSEM BEM. NÃO VOTEM NISSO!

Reply

Depois de tanta mentiras que este jornaleco publica, ainda vem reclamar que está censurado, espero que este governo que aí está, mantenha a censura e tutele por tempo indefinido este jornalzinho mentiroso.

Reply

Vou mandar esse post para ela pelo twitter. Mas não me parece que foi um erro forçado, foi um erro de jornalista ruim mesmo.


http://twitter.com/juliaduailibi

Reply

Que apresentem qualquer estudo elaborado por Dilma sobre economia.

Reply

AGORA, CARA DE PAU JÁ TEM NOME, É ISSO AÍ,......

Reply