Enem: Oposição deve fazer um trabalho de utilidade pública.

É preciso informar aos quase 12 milhões de jovens o que eles devem fazer se criminosos utilizarem os seus dados pessoais para abrir uma conta bancária ou falsificar um cartão de crédito, por exemplo. Explicar os efeitos que o vazamento de dados do Enem, fruto da incompetência das autoridades, podem causar. Fazer um trabalho de prevenção. Talvez esteja aí um bom assunto para ser trabalhado pelo vice Indio da Costa. O Enem é um foco de insatisfação enorme entre o eleitorado jovem, que coloca sob suspeita a segurança da prova. É preciso que a Oposição tranquilize este segmento da sociedade e ofereça soluções para quem está em um momento importantíssimo da sua vida e já sente na pele a incompetência do atual governo. É importante não esquecer: são 12 milhões de jovens atingidos pelo vazamento dos dados do Enem.

7 comentários

Cel. Se eu fosse um dos prejudicados com a publicação de dados que deveriam ser SIGILOSOS, entraria com Ação na Justiça eu e minha familia. Não só por exposição gratuita e perigosa de dados confidenciais. Além de danos morais.
Aliás, todos os que tiveram seus dados divulgados deveriam entrar na justiça contra o governo.

Reply

Boa Coronel.Dora

Reply

Com certeza deveria haver maior divulgação para mais esta violação dos direitos. No entanto, acho que o Índio deveria vir com tudo na questão FARC. Ele deveria entrar com ação pesada, criminal mesmo, contra o PT que, documentalmente, apoia as FARC. Os documentos são fartos e claros quanto à ligação PT - FARCs. Seria a maior contribuição que ele faria para nossa sociedade, para o futuro do Brasil.

Reply

E elles ainda tentaram jogar a culpa a uma "entidade" que fez algo que colocou os dados amostra, se isto é "verdade", temos os seguintes aspectos:
a) quem fez isso é incompetente, pois não houve a preocupação com a seguraça.
b) que banco de dados é esse que permite que se consulte toda base sem nenhum critério de seleção, seria o equivalente a: SELECT * FROM base, logo, novamente incompetência.
c) que banco de dados é esse que não se registra as consultas efetuadas, uma vez que são dados sigilosos, incompetência.
d)"INCOMPTÊNCIA" --> Pessoas erradas nos cargos.

Reply

Eu sou um desses 12 milhões, coronel.

Reply

.
Então Rodrigo, junte uma turma e entre com uma ação COLETIVA.

Reply

Outra sugestão aos vitimados :

05/08/2010 - 08h35
Professor sugere que inscritos no Enem façam B.O. após vazamento de dados

http://www1.folha.uol.com.br/saber/778121-professor-sugere-que-inscritos-no-enem-facam-bo-apos-vazamento-de-dados.shtml


Para se proteger de eventuais golpes, os inscritos no Enem podem registrar um boletim de ocorrência, afirma o professor da Direito GV Marcel Leonardi, especialista em direito na internet.

Com dados como nome, RG e CPF do aluno, criminosos podem tentar falsificar documentos, abrir uma empresa ou conta bancária.

Para Leonardi, pedidos de indenização não deverão ter sucesso, pois a Justiça costuma exigir comprovação de dano concreto --ou seja, o candidato precisaria comprovar que foi alvo de fraude, não basta demonstrar o risco.

Folha - Os alunos podem exigir indenização na Justiça?
Marcel Leonardi - Até cabe, mas não é eficaz. Em um vazamento de dados, você nunca sabe como eles serão utilizados. A Justiça tende a exigir um dano concreto.

Seria mais eficaz o Ministério Público Federal pleitear uma indenização, para forçar o governo a destinar recursos ao fundo de direitos difusos, para que sejam destinados a investimentos como educação ou tecnologia.

Reply