Estamos bem arranjados.

Clique no quadro da Veja para conhecer o pensamento dos "donos" dos institutos. Marcos Coimbra, da Vox Populi, manda uma frase em que inventa um neologismo: a pesquisa "benfeita". É a cara do instituto que ele comanda. Já o presidente da Sensus diz que não comenta a metodologia dos outros institutos, obviamente, para que a sua "metodologia" não seja questionada. Como se o que fosse produzido pelos institutos não interferisse na opinião pública. Já os dois "grandes", Ibope e Datafolha, que possuem boa imagem no mercado, trocam farpas entre si. Um acusando o outro de manifestar opiniões, seja pessoalmente, seja através do jornal dono de um deles. Estamos bem arranjados.

4 comentários

Zé Mané Bocó, do brasil, país de TOLOS mod

Pesquisa não faz ganhar eleição. Mentira ou verdade? Mentira e verdade. Se a diferença for pouca ajuda muito - faz ganhar sim. Não se esqueçam que 7 a 8% é daquele eleitor que só vota em quem ganha, é o chamado " voto útil". É só observar o que acontece com os políticos (os representantes do povo), que ficam mudando de lado ou em cima do muro até o momento final.

Reply

"...metodológicamente lícito existirem perguntas que repliquem a estrutura natural de decisão do eleitor." - Ricardo Guedes diretor da sensus

Nem tudo o que é lícito, é moralmente aceitável. É lícito, por exemplo, dizer que fulano é melhor do que beltrano. Ou existe lei que proiba? Ou, junto de cada entrevistador, vai um fiscal?

"A sensus não comenta a metodologia de outros institutos 'por uma questão de ética'" - idem

A "metodologia" dele já é conhecida, graças ao Coronel. Ele repete as mesmas cidades, bairros e ruas, coincidentemente ligadas ao pt, nas "pesquisas" que faz. Isso não é novidade pra ninguém!

Ética? Ahan...será que ele, realmente, conhece o verdadeiro conceito desta palavra? São poucas (pra não dizer nenhuma) as pessoas ligadas ao pt que mantêem uma conduta ética e moral.

Enfim...o instituto dele perdeu toda a credibilidade. Se é que algum dia a teve!

Reply

Cel

Instituto de pesquisas é igual empresa de auditoria, apresenta ao cliente o que ele deseja ver e apresentar ao publico interno e externo.

Exemplo É a barrigada do IBOPE no plebiscito do desarmamento. Um dia antes do plebiscito era certo que o governo de Terroristas ia ganhar e no final PERDEU ele e o IBOPE.

Desta vez o Montenegro esta vendo mais o lado da empresa dele.

Átila

Reply

Os institutos de pesquisas no Brasil não são sérios e trabalham por dinheiro. "Nunca antes neste país fui entrevistado".Duvido que eles tomem a iniciativa de saber por ex: O brasileiro de bem quer ser treinado para se defender da bandidagem e ter armas para usa-las na defesa de sua família, e, não ser mais um acovardado, vítima em potencial,cordeiro,etc etc etc...Duvido,vivem às custas de eleições e não prestam serviço algum de ajuda ao desenvolvimento do país.fonseca.

Reply