Porta-voz de Lula detona PMDB.

Lembram de André Singer, o antigo porta-voz de Lula? Ele volta ao seu papel e publica artigo na Folha de São Paulo, detonando o PMDB. Leiam alguns trechos:

Vocalizando o crescente mal-estar com respeito ao comportamento do partido comandado por Michel Temer, Ciro acaba por tocar em ponto nevrálgico da situação atual, com possíveis reflexos de longo prazo, ao dizer à Folha que "a coalizão PT e PMDB tem feito mal ao Brasil".

Ciro Gomes não é um político tradicional. Em que pesem aspectos tipicamente personalistas, como a simpatia por Aécio Neves, que contrasta com a simétrica antipatia que devota por José Serra, o pré-candidato socialista detém uma característica que o distingue na geleia geral da política: tem ideias para o Brasil.

Vale recordar que numa conversão, à época chocante e inesperada, FHC optou por uma aliança com o então PFL (hoje Democratas) na disputa presidencial de 1994. Tal junção descaracterizou o PSDB, como a de hoje com o PMDB ameaça o PT. Menos pelas concessões programáticas que acarreta do que pela falta de conteúdo que implica.

Desde há muito o PMDB deixou de ter apego a um programa. Talvez uma análise minuciosa mostre que o ciclo programático do partido se esgotou quando promulgada a Constituição de 1988. Desde então, a sigla se transformou em um condomínio de lideranças regionais, com as mais diversas inclinações.

Desde há muito o PMDB deixou de ter apego a um programa. Talvez uma análise minuciosa mostre que o ciclo programático do partido se esgotou quando promulgada a Constituição de 1988. Desde então, a sigla se transformou em um condomínio de lideranças regionais, com as mais diversas inclinações.

As razões para priorizar o PMDB não são desprezíveis. Elas atendem ao frio cálculo eleitoral. Deixar os cinco minutos de TV e várias seções estaduais peemedebistas nas mãos de Serra pode ameaçar a vitória nas urnas em outubro de 2010.

Mesmo com as incoerências passadas e presentes de Ciro Gomes e do PSB, eles ainda são uma chance que resta ao PT para impedir que o sistema partidário evolua em uma direção pasteurizada que não interessa à sociedade brasileira.

3 comentários

Não sei com qual intenção, mas o Singer foi perfeito ao descrever o cipoal em que se transformou o PMDB!
O partido tem um dono em cada estado. No Pr, o palhaço Requião (também "candidato" ao planalto), deita e rola, transformando isso aqui, no primeiro estado legitimamente bolivariano do Brasil!
A radio chapa branca, toca mais música cubana que brasileira, com direito a discursos intermináveis do mais novo filhote de Fidel, também conhecido por Maria Louca! O noticiário da tv chapa branca, da mesma forma, dispensa horas e horas diariamente, com noticias sem o menor interesse para nós, vindas dos paisécos agregados ao maldito Foro S.Paulo!
Eta país infeliz, esse nosso Brasil varonil!

Reply

criticou, criticou, criticou pra depois pegar na mão...

típico de petistas...

uma vela pra cada santo...

Reply

Ridículo: cheguei a achar o Singer (embora filho do Paul) fosse um cara decente. Tava redondamente enganado. Mostrou quem era ao aceitar o papel de porta-conversa fiada do Lula e agora piorou.
Trata-se de um ex-jornalista promissor. Um PHA com tintas de refinamento, nada mais.

Marco Loss

Reply