Rio, campo de concentração olímpico(3)

O Blog publicou um post, seguido de outro, sobre os muros que o prefeito do Rio vai construir às margens da Linha Amarela, Linha Vermelha e Avenida Brasil, para proteger os moradores do barulho. Textualmente, esta foi a justificativa dada pelo mandatário. Se fosse pelo barulho, o Blog sugeriu que fossem feitas barreiras acústicas, e não muros. Em certo momento, os brios fluminenses e cariocas foram feridos por um "estou pouco me lixando para a opinião pública do Rio", no sentido de que tamanha insanidade jamais faria parte da "opinião pública" que, no caso, não incluiu a opinião da maioria: os favelados. Abaixo, seguem mais dois comentários recebidos. Em um deles, a técnica é petralha pois pinça, do meio do texto, a "ofensa" à "opinião pública" dos cariocas e fluminenses. E ainda defende Lula, que nem foi citado no texto. Já o segundo prega "dos males o menor": já que não dá para retirar todas as favelas, que fiquemos com o muro, que é "menos pior". Sem mais comentários. Ponto final.

"O Coronel está "pouco se lixando para a opinião pública do Rio". Acha mesmo que a "opinião pública do Rio" está nas favelas e não nos leitores cariocas aqui do blog. Então faz o seguinte Coronel: vai (mais seguro, manda alguém) nas favelas aqui do Rio divulgar a tua mensagem anti-lula e anti-pt para você ver o que é bom... Quanto a mim, como humilde integrante da "opinião não-pública" do Rio, já decidi: a partir de hoje, estou me lixando para a opinião e o blog do "Coronel"...

"O ideal seria remover todas as favelas ao longo dessas vias. Como isso não dá politicamente, surgiu a idéia do muro que, como o menos pior, faz sentido. É fácil criticar de casa, com o micro na frente e, principlamente, bem longe do Rio. O fato é que como está não dá, pessoas em trãnsito estão morrendo nessas vias pelos constantes tiroteios. Bola fora do blog que, aliás, de tão anti-lula, está se afastando crescentemente da linha justa."

13 comentários

Esta atitude do prefeito de "esconder" a favela para proteger o cidadão me fez lembrar uma musiquinha fazendo piada com os portugueses.
O Rio pensa que o muro resolverá o problema. Só mesmo o otimismo carioca para acreditar nesta besteira.

Portugal não foi à guerra
mas também não acovardou-se
Cobriram Portugal com um pano
escreveram por cima "Portugal mudou-se".

Reply

Há, há, há! Ideia velha pra xuxu! A Nigéria já fez isso em 1960...

Bom seria se os indignados de plantão largassem um pouco a arte do latido espumoso e passassem a pensar a cidade TODA, e não só a orla e o caminho pro aeroporto...

Reply

É a mesma coisa que fazer uma plástica no rosto quando se tem 80 anos, esconde-se as rugas, mas não consegue esconder os problemas cardiacos, respiratórios e por ai afora, este foi o jeito que escolheram para SEPARAR A FAVELA DO ASFALTO.

Reply

É duro ver meus conterrâneos falando tanta besteira. Em vez de torrar o nosso dinheiro com esses muros que só servem para esconder a vergonha dos representantes do poder público - municipal, estadual e federa - que até hoje preferiram apelar para medidas demagógicas em vez de propor e executar programas voltados para a urbanização dessas favelas e sua plena integração à cidade. Abaixo os muros! Aliás, é só esperar para ver: vão ser derrubados pelos favelados muito mais rapidamente do que o muro de Berlim. Conselho ao Prefeito: use o dinheiro do muro para melhora a infraestrutura da Maré e adjacências. Conselho ao Governador: mande a polícia trancafiar os bandidos que dominam o local. Afinal, vocês sabem perfeitamente quem são e onde estão. E permitam, assim, que a população pobre e trabalhadora que vive nessas comunidades tenha uma vida mais segura e mais digna.

Reply

Coronel, sou de um tempo que favela e miséria eram coisas que deveriam acabar, simples assim. Hoje elas viraram "geradoras de valores alternativos", para ficar num eufemismo bem ao gosto da novilíngua pobrista.
O fato é que ambas continuam a ser usadas por políticos e sociólogos sem-vergonha como massa de manobra, para a manutenção da mesma situação dos tempos d´antanho.

Reply

Coronel

Vamos aos fatos.

Quem vai construir o muro? Os mesmos de sempre, ligados ao lulla? Quanto vai custar? Quantos bilhões? Quanto vai ganhar o lulla! Só isso mizifio! E quem são os favelados? Que representam eles? Nada! Problemas, apenas. Fecham estradas, rodovias, incendeiam carros, submetem-se ao poder dos traficantes que até dizem quando o comercio deve abrir e fechar. Assim, que dêem algum lucro para lulla!

E bem no íntimo dessa operação, está como isolar favelas, bairros, quarteirões. O futuro vem já aí. De onde veio essa idéia? Do Clube de Roma com sua experiência dos Khemers Vermelhos no Camboja que esvaziaram as cidades e mataram todos intelectuais, como professores, cientistas, engenheiros, economistas, médicos, policiais, militares e por aí fora! Foram liquidados cerca de 3 milhões de cambojanos,

O que essa esquerdopata disse, revela miopia bem própria deles.

Reply

Tem é que tirar essas favelas e construir bairros de verdade em cima, só isso resolve, aí sim colocar isolamento acustico.

[]'s

Reply

O fato é que há territórios em pleno Rio de Janeiro onde o Estado não vige.

Esse é o fulcro da questão.

O governo Lulla, por suas ligações históricas com o narcotráfico no Foro de São Paulo, se absteve de dar seguimento às políticas de reintegração dessas áreas ao controle do Estado.

Estamos falando de áreas urbanas na 2ª cidade do país.

O resto é diversionismo, pura perda de tempo.

Reply

Muros demandam morteiros...

Reply

Quanto mais antilullalau e petralhismo safado, com perdão do pleonasmo, mais justa a linha.

Reply

Óbvio que vão murar as favelas, quem ainda não percebeu que aguarde.

Reply

Parabéns,Coronel

O senhor acaba de receber, com honras, o diploma de blogueiro.

Blog é isso mesmo. Sustente a sua opinião e não jogue para a torcida.

Reply

Acho que Rio é favela, e favela é Rio, e foi o Rio cheio de favelas que ganhou a sede da Olimpíada.
Que palhaçada é esta agora?
Por acaso não há dentro das favelas pessoas maravilhosas e decentes?
Não dá pra separar e muito menos cercar.
O tal muro, se é que vai ser construído, tem como único objetivo esconder a feiúra, porque evitar a violência ele não vai.
Balas perdidas vão passar por cima de muro, e os assaltos, cada vez mais atrevidos e bem arquitetados vão continuar.
O problema das cidades, e falo tbm da minha, é que aumenta o consumo de drogas na mesma proporção que aumenta o tráfico e os crimes do tráfico.
Vítimas são os que não usam drogas, só.
Favela vai virar District 9?

Reply