Serra vê Brasil em forte recessão.

"Nada mais fora de lugar,no mundo de hoje,do que o ar de paisagem em relação à economia real. O choque de realidade veio em janeiro, com os dados sobre um colapso do emprego no Brasil: 655 mil postos de trabalho foram fechados no mês passado. O emprego já estava desabando quando a ata da reunião de dezembro do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, concluiu que os juros deveriam cair. Seus integrantes, contudo, decidiram não fazer nada porque não havia acordo! Apenas em janeiro, depois do desastre, o Copom baixou em um ponto percentual a Selic, a taxa de juros básica da economia. Melhor do que nada, e cabe aplaudir a decisão. Mas é muito pouco, muito tarde.A política monetária do Banco Central mantém o Brasil na liderança mundial dos juros reais e tem desperdiçado boas oportunidades para corrigir, sem maiores traumas, uma das grandes distorções da economia brasileira. Perdeu-se tempo, o que ajudou a empurrar a economia para uma forte recessão". Leia a íntegra do artigo de José Serra, candidato tucano para 2010, aqui.

6 comentários

E nessa crise, sob a desculpa de ajudar empresas, preservar empregos, etc, etc, o atual governo vai fazer todo tipo de negociata.

Reply

Não gostei. Texto enferrujado.
Scorpion tem que fazer assim, contrapor ações estaduais tomadas apesar da contraparte federal.

Esse texto faz síntese, tudo bem, mas o jeitão provoca uma sensação de engrenagem com dente faltando que vai destrambelhar a máquina.

José Serra Chirico vai ter que se esforçar mais para tentar a unanimidade.

Reply

Coronel

serra não me convençe nem um pouco! Diz uma coisa e apoia outra!

Reply

Tomo a liberdade de discordar do Sharp. Senti um leve cheiro de preconceito. Minha opinião foi confirmada a seguir ao reler o texto procurando as falhas citadas pelo Sharp.
Profundo conhecedor da economia atual o Serra falou e disse a verdade. Chega de inação irresponsável. A famosa sorte de lula acabou...daqui pra diante lula vai governar cada vez menos ainda. Como se isto fosse possível!?!!!
Na minha opinião ninguém sabe nada sobre esta "marolinha" mas o excesso de conservadorismo do BC e a bundamolice de lula vem atrapalhando há tempos e muito. Meirelles é forte, articulado e...grita INFLAÇÃO !!!
e lula cagão que tem medo de perder sua popularidade se esconde num palanque. Nesta crise inoportuna para seus sonhos de poder.

Serra é candidatíssimo e provavelmente será o próximo presidente, acabando com as pretensões petralhas.
Alguém melhor?

E cá entre nós: Escorpião paulista por escorpião mineiro, alagoano, carioca, cearense ou gaúcho... eu fico com o Serra. Chega de lero.
Dá de 10 a 0 na equipe econômica inteira e de quebra chama o governo de "discurseiro" inconseqüente.
O reizinho está nú.
Ele sifu e nóis sifu!
Uma mé!

Reply

Para explicitar meu comentário anterior leia isto (Entrevista Meirelles) extraído do Estadão Online:

- Há meses, o sr. trava uma nova batalha: a da redução dos spreads. O presidente do BC tem instrumentos para "forçar" os bancos a reduzirem os spreads sem recorrer a uma medida intervencionista?

- Estamos regularizando a liquidez no mercado de crédito doméstico por meio da liberação de compulsórios, do financiamento de exportação por meio dos leilões de empréstimos das reservas, do mercado cambial pela venda de dólares no mercado à vista e com as operações de swap cambial. Nos próximos dias, anunciaremos a oferta de linhas de crédito que poderão ser usadas exclusivamente para empréstimos a empresas que têm dívida externa vencendo e não estão sendo integralmente financiadas. Numa primeira etapa, apenas os bancos autorizados a operar em câmbio no Brasil poderão participar, mas, nas próximas semanas, qualquer banco internacional com rating AA poderá participar. Isso vai aumentar a competição, hoje prejudicada pela restrição de crédito internacional. Isso contribuirá para a redução dos spreads. Os próximos passos serão ações mais decisivas dos bancos públicos, particularmente BNDES, Banco do Brasil e a Caixa, visando também a aumentar a competição.

- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em todo esse período, sempre esteve do lado das decisões do BC? Ele é permeável às críticas ao conservadorismo do BC?

- Sempre tivemos o apoio do presidente Lula contra todas as incompreensões porque ele sabe, melhor do que ninguém, que a inflação corrói o poder de compra do trabalhador. O ganho do emprego e renda são as prioridades do presidente e a estabilidade da economia, nos últimos anos, tem permitido esses avanços. Estamos entrando nesta crise, que é severa e tem reflexos importantes para o emprego, partindo de um nível muito mais elevado do que encontramos.
-----
...tem reflexos importantes para o emprego, partindo de um nível muito mais elevado do que encontramos.

entendeu? lulasifú nóis sifú!

Aqui a entrevista completa:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090125/not_imp312443,0.php

Reply

O serra não viu, nada que já não estivesse previsto e em andamento.
Conta outra, malandro!

Reply